[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 90 32.8%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 57 20.8%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 99 36.1%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 28 10.2%

  • Total de votos
    274
Pessoal estou apanhando com as memorias do meu novo kit, sai do AM4 pro AM5, agora o kit está com um 7950x3d, uma TUF x670e e comprei um kit de memorias XPG Lancer 2x16 6000 MHZ. Mas estou com uma situação bizarra com as memorias, pra começar o rgb delas não ligam de jeito nenhum, e ao ativar o EXPO elas continuam a 4200. Alguém aí já viu esse problema, fucei em tudo que é canto da internet e não achei a solução?
 
Respondendo a mim mesmo… voltei uma versão da bios e o EXPO funcionou, e o rgb da memória não funcionou pq… bem… a versão que eu peguei não tem rgb kkkkkk
Não me liguei que tinha dois tipos de memórias XPG Lancer e no anúncio não tinha essa informação, mas não importa o negócio é que agora funciona e a diferença do 5800x pro 7950x3d foi bem considerável, não estava planejando o upgrade agora mas pelo preço que achei na black fraude valeu muito a pena.
 

AMD 7800X3D atinge um novo preço baixo​

Já $ 20 mais barato que na semana passada.
x7Dwqar.jpg

Após a Black Friday, a AMD reduziu o preço de sua CPU Ryzen 7 7800X3D de 8 núcleos para US$ 358. Resumidamente, na semana passada, esse preço atingiu um novo mínimo de US$ 348, marcando a primeira queda de US$ 100 da CPU em comparação com o preço sugerido oficial de US$ 449. Este preço aumentou agora em US$ 10 e parece que este pode ser o novo preço de varejo da AMD para este processador específico.

Embora os varejistas populares dos EUA mantenham esse preço, no eBay Antoline está oferecendo esta CPU por um preço muito mais baixo de US$ 339,99. Esta é a primeira vez que esta CPU cai abaixo de US$ 340. Normalmente, as ofertas do eBay com CPUs Ryzen de varejistas conhecidos não incluem pacotes de jogos oferecidos atualmente, mas, neste caso, os clientes também receberão uma cópia de Avatar: Frontiers of Pandora.

AMD Ryzen 7 7800X3D oferece


dX9OabE.png


O 7800X3D se destaca como um CPU Zen4 de 8 núcleos com um V-Cache 3D de 64 MB em um único chiplet. Em contraste com a configuração de chip duplo empregada pelo Ryzen 9 7900X3D e 7950X3D, o design do 7800X3D elimina a necessidade de um agendador de software ou hardware para gerenciar a alternância de tarefas entre os chips Zen4 e Zen4 X3D. Essa abordagem contribui para melhorar o desempenho dos jogos.

O Ryzen 7 7800X3D, lançado pela AMD com preço inicial de US$ 449 em 9 de abril, seguiu a tendência de reduções constantes de preços comuns entre todos os CPUs Ryzen 7000. A listagem atual do eBay reduz o preço em US$ 110.
 
Qual kit de 32gb DDR5 6000 cl "baixo" vcs recomendam pra am5?
To usando um Kit 2x16 XPG Adata AX5U6000C3016G-BLARWH (brancas).
Funcionaram desde o primeiro "start" em EXPO na minha placa mãe.
Trabalhando em 30-40-40-76.

Não tentei melhorar timing nem nada. Só acionei o EXPO na Bios e nem mexi mais.

Até o momento, tudo certo
 
Boa noite. Faço parte da turma que vai aproveitar a baixa de preço do ryzen 7 7800x3d.
A Amazon indica (bundle automático) a placa mãe.
GIGABYTE B650 AORUS Elite AX mas inicialmente haviam em um grupo do zap me indicado a
GIGABYTE X670 AORUS Elite AX.

Alguém poderia opinar se uma vale muuuito mais que a outra? A primeira está 200 reais mais barato. Se a outra placa for melhor, eu pago essa diferença.

Aproveitando. Essa placa terá futuramente uma 4070 ti (zotac provavelmente) e uma fonte de 850w da corsair. Caso isso influencie em algo.

Obrigado por qualquer opinião ou informação.
 
Galera, comprei uma Gigabyte B650M DS3H na Terabyte, e a caixa veio sem nenhum plástico em volta e com esse adesivo que parece coisa de produto recondicionado/open box. Quando comprei comprei como nova, não tinha nada de recondicionada ou open box. O que vocês acham?

Ou esse adesivo é da Gigabyte mesmo? (Os danos ao adesivo são meus, eu estava quase retirando quando percebi o que estava escrito e achei estranho)

Upb9xRt.jpg
 
Galera, comprei uma Gigabyte B650M DS3H na Terabyte, e a caixa veio sem nenhum plástico em volta e com esse adesivo que parece coisa de produto recondicionado/open box. Quando comprei comprei como nova, não tinha nada de recondicionada ou open box. O que vocês acham?

Ou esse adesivo é da Gigabyte mesmo? (Os danos ao adesivo são meus, eu estava quase retirando quando percebi o que estava escrito e achei estranho)

Upb9xRt.jpg
essa empresa anda dizendo que testa o hardware novo, o que é estranho demais, já que sai caro testar peça por peça num grande volume de vendas. Esse "controle de qualidade" é mencionado em outros produtos, então, ou eles vendem algum tipo de contrabando(?) ou são produtos rejeitados/retornados(?), porque não faz o menor sentido um produto NOVO que já é testado pela indústria ser re-testado por uma empresa que nem deveria abrir a caixa. Os preços mais em conta deles estão trazendo junto esse tipo de situação muito estranha. Infelizmente as embalagens de placas-mãe não vêm seladas, no máximo alguma embalagem interna, mas nesse caso há risco de se perder alguma peça ou haver substituição por outra danificada ou inferior. E não se engane, o pós-venda deles não é nada legal.
Eles dizem testar também equipamentos sensíveis que vêm em caixas seladas de fábrica, coisa sem sentido algum.
Comprei a minha placa-mãe AM5 na gkinfostore e não veio lacre adicional algum

edit
essa aí tem um lacre que é o esperado, a minha veio sem podendo ser aberta pela loja (gkinfostore)
 
Última edição:
essa empresa anda dizendo que testa o hardware novo, o que é estranho demais, já que sai caro testar peça por peça num grande volume de vendas. Esse "controle de qualidade" é mencionado em outros produtos, então, ou eles vendem algum tipo de contrabando(?) ou são produtos rejeitados/retornados(?), porque não faz o menor sentido um produto NOVO que já é testado pela indústria ser re-testado por uma empresa que nem deveria abrir a caixa. Os preços mais em conta deles estão trazendo junto esse tipo de situação muito estranha. Infelizmente as embalagens de placas-mãe não vêm seladas, no máximo alguma embalagem interna, mas nesse caso há risco de se perder alguma peça ou haver substituição por outra danificada ou inferior. E não se engane, o pós-venda deles não é nada legal.
Eles dizem testar também equipamentos sensíveis que vêm em caixas seladas de fábrica, coisa sem sentido algum.
Comprei a minha placa-mãe AM5 na gkinfostore e não veio lacre adicional algum

edit
essa aí tem um lacre que é o esperado, a minha veio sem podendo ser aberta pela loja (gkinfostore)


Muito estranho mesmo. Tava pensando em romper esse adesivo pra pelo menos ver se as peças dentro estão dentro de lacres originais, mas caso as peças dentro não estejam em nenhum lacre é capaz de eles dizerem que fui eu que abri e não quererem trocar.

Mandei um ticket, vou ver a resposta deles.
 
Muito estranho mesmo. Tava pensando em romper esse adesivo pra pelo menos ver se as peças dentro estão dentro de lacres originais, mas caso as peças dentro não estejam em nenhum lacre é capaz de eles dizerem que fui eu que abri e não quererem trocar.

Mandei um ticket, vou ver a resposta deles.
não rompa, é a lorotagem deles para você se obrigar a ficar com o produto. Eu queria que a minha viesse com lacre, o meu WC veio com lacre original da fábrica ao ser enviado pela eliteplayer. No passado, eu comprei na Pichau e veio lacre do produto, hoje não sei.
 
não rompa, é a lorotagem deles para você se obrigar a ficar com o produto. Eu queria que a minha viesse com lacre, o meu WC veio com lacre original da fábrica ao ser enviado pela eliteplayer. No passado, eu comprei na Pichau e veio lacre do produto, hoje não sei.

Que merda, tinha marcado a montagem pra sexta-feira, agora vou ter que remarcar se eles não mandarem uma nova por SEDEX.

Aproveitando mandei também um ticket pra Gigabyte também, vou avisar que a Terabyte está repassando Open Box como se fosse novo caso isso seja confirmado.

EDIT: Falando nisso, a Terabyte tem algum sistema muito escroto pra evitar cancelamentos. Eu fiz uma compra no domingo, depois descobri que não era o modelo certo (era uma fonte que tinha o mesmo nome mas eu queria o modelo 80 Plus e comprei sem 80 Plus), aí tentei cancelar com um ticket e LOGO EM SEGUIDA, NUM DOMINGO, NEM MESMO 1 HORA DEPOIS, mudou o status pra enviado.

GBHP1sjWsAAHOGE
 
Última edição:
Galera, comprei uma Gigabyte B650M DS3H na Terabyte, e a caixa veio sem nenhum plástico em volta e com esse adesivo que parece coisa de produto recondicionado/open box. Quando comprei comprei como nova, não tinha nada de recondicionada ou open box. O que vocês acham?

Ou esse adesivo é da Gigabyte mesmo? (Os danos ao adesivo são meus, eu estava quase retirando quando percebi o que estava escrito e achei estranho)

Upb9xRt.jpg

Essa inspeção deles se resume a checar se os pinos do Socket estão em ordem, eles fazem isso há anos e colocam esse adesivo desde as LGA 1151, passaram a fazer nas AM5 uma vez que o Socket delas também é LGA.

Boa noite. Faço parte da turma que vai aproveitar a baixa de preço do ryzen 7 7800x3d.
A Amazon indica (bundle automático) a placa mãe.
GIGABYTE B650 AORUS Elite AX mas inicialmente haviam em um grupo do zap me indicado a
GIGABYTE X670 AORUS Elite AX.

Alguém poderia opinar se uma vale muuuito mais que a outra? A primeira está 200 reais mais barato. Se a outra placa for melhor, eu pago essa diferença.

Aproveitando. Essa placa terá futuramente uma 4070 ti (zotac provavelmente) e uma fonte de 850w da corsair. Caso isso influencie em algo.

Obrigado por qualquer opinião ou informação.

A Gigabyte tem boas placas-mãe AM5, no caso dessa B650 Aorus Elite AX o ideal é que ela seja versão 1.0, 1.1 ou 1.2. Recentemente eles lançaram a V2 dessa placa, visualmente ela não aparenta ser diferente de suas irmãs mais velhas, mas na V2 ao invés de melhorarem algo eles optaram por baratear a fabricação. As versões anteriores (1.0, 1.1 e 1.2) possuem PCB de 8 camadas, na V2 a placa passou a ter apenas 6.

No caso específico das X670 vs B650 Aorus Elite AX não possuem diferenças significativas, a primeira tem 13 USBs traseiros + 1 saída HDMI enquanto que a segunda possui 12 USBs traseiros + saída HDMI + saída Display Port. Em termos de slots internos e NVME ambas são idênticas, o PCI-E x16 para GPU é PCI-E 4.0 e o primeiro M.2 é PCI-E 5.0. Há uma diferença no VRM, a primeira tendo 2 fases a mais, mas exceto as Asus Prime de entrada os VRMs das AM5 no geral são overkill.

=====

Aproveitando, a Asus acabou de soltar nova BIOS BETA com nova AGESA 1.1.0.1
 
Última edição:
Galera, comprei uma Gigabyte B650M DS3H na Terabyte, e a caixa veio sem nenhum plástico em volta e com esse adesivo que parece coisa de produto recondicionado/open box. Quando comprei comprei como nova, não tinha nada de recondicionada ou open box. O que vocês acham?

Ou esse adesivo é da Gigabyte mesmo? (Os danos ao adesivo são meus, eu estava quase retirando quando percebi o que estava escrito e achei estranho)

Upb9xRt.jpg
essa empresa anda dizendo que testa o hardware novo, o que é estranho demais, já que sai caro testar peça por peça num grande volume de vendas. Esse "controle de qualidade" é mencionado em outros produtos, então, ou eles vendem algum tipo de contrabando(?) ou são produtos rejeitados/retornados(?), porque não faz o menor sentido um produto NOVO que já é testado pela indústria ser re-testado por uma empresa que nem deveria abrir a caixa. Os preços mais em conta deles estão trazendo junto esse tipo de situação muito estranha. Infelizmente as embalagens de placas-mãe não vêm seladas, no máximo alguma embalagem interna, mas nesse caso há risco de se perder alguma peça ou haver substituição por outra danificada ou inferior. E não se engane, o pós-venda deles não é nada legal.
Eles dizem testar também equipamentos sensíveis que vêm em caixas seladas de fábrica, coisa sem sentido algum.
Comprei a minha placa-mãe AM5 na gkinfostore e não veio lacre adicional algum

Falando especificamente de placas mãe, não lembro se já recebi alguma com plásticos em volta da caixa.

Minha B650 Aorus Pro AX veio da Tera e internamente o lacre/adesivo do plástico antiestático que envolve a placa mãe em si estava intacto, já comprei outras placas lá e vieram da mesma forma, com este aviso por fora e lacradas internamente, 100% novas.

Vamos com calma.
 
essa empresa anda dizendo que testa o hardware novo, o que é estranho demais, já que sai caro testar peça por peça num grande volume de vendas. Esse "controle de qualidade" é mencionado em outros produtos, então, ou eles vendem algum tipo de contrabando(?) ou são produtos rejeitados/retornados(?), porque não faz o menor sentido um produto NOVO que já é testado pela indústria ser re-testado por uma empresa que nem deveria abrir a caixa. Os preços mais em conta deles estão trazendo junto esse tipo de situação muito estranha. Infelizmente as embalagens de placas-mãe não vêm seladas, no máximo alguma embalagem interna, mas nesse caso há risco de se perder alguma peça ou haver substituição por outra danificada ou inferior. E não se engane, o pós-venda deles não é nada legal.
Eles dizem testar também equipamentos sensíveis que vêm em caixas seladas de fábrica, coisa sem sentido algum.
Comprei a minha placa-mãe AM5 na gkinfostore e não veio lacre adicional algum

edit
essa aí tem um lacre que é o esperado, a minha veio sem podendo ser aberta pela loja (gkinfostore)

Minha antiga X470 Strix foi comprada na Kabum e a mesma veio lacrada, a diferença é que no site deles tem o anúncio da placa nova e da open box. A tera esta empurrando as open box como novas.
 
Boa noite. Faço parte da turma que vai aproveitar a baixa de preço do ryzen 7 7800x3d.
A Amazon indica (bundle automático) a placa mãe.
GIGABYTE B650 AORUS Elite AX mas inicialmente haviam em um grupo do zap me indicado a
GIGABYTE X670 AORUS Elite AX.

Alguém poderia opinar se uma vale muuuito mais que a outra? A primeira está 200 reais mais barato. Se a outra placa for melhor, eu pago essa diferença.

Aproveitando. Essa placa terá futuramente uma 4070 ti (zotac provavelmente) e uma fonte de 850w da corsair. Caso isso influencie em algo.

Obrigado por qualquer opinião ou informação.
Melhor a X670 é, agora se isso sequer faz qualquer diferença pra você que é a questão, a X670 tem USB-C de 20 Gbps e a B650 "só" 10 Gbps, também tem 1 slot M2 a mais, tem botão interno de power e clear cmos (na B650 tem "só" de reset), VRM um tiquinho melhor (irrelevante), aí é 100% de você se vale a pena os 200 a mais ou não, pra alguns essa diferença na velocidade do USB-C ou o slot M2 extra seja algo crítico/muito importante e pra outros não, pra alguns o switch de clear cmos pode ser uma conveniência interessante e pra outros não, 200 reais não é tanta diferença, mas não dá pra dizer que vale muuuuuito mais a pena também, ainda mais sem saber a necessidade de cada um
 
Melhor a X670 é, agora se isso sequer faz qualquer diferença pra você que é a questão, a X670 tem USB-C de 20 Gbps e a B650 "só" 10 Gbps, também tem 1 slot M2 a mais, tem botão interno de power e clear cmos (na B650 tem "só" de reset), VRM um tiquinho melhor (irrelevante), aí é 100% de você se vale a pena os 200 a mais ou não, pra alguns essa diferença na velocidade do USB-C ou o slot M2 extra seja algo crítico/muito importante e pra outros não, pra alguns o switch de clear cmos pode ser uma conveniência interessante e pra outros não, 200 reais não é tanta diferença, mas não dá pra dizer que vale muuuuuito mais a pena também, ainda mais sem saber a necessidade de cada um
Já que ele vai pagar mais de 2k em uma mobo não seria melhor pegar uma com pci-e 5.0. :thinking:
 
Já que ele vai pagar mais de 2k em uma mobo não seria melhor pegar uma com pci-e 5.0. :thinking:
É outro ponto também kkkkk, eu acho que realisticamente o 5.0 tanto em SSD quanto GPU não vão fazer diferença pra >99% das pessoas, talvez pra quem for manter o hardware por MUITO tempo ou tenha algum uso extremamente específico, porque o que vemos hoje pelo menos é que até o 4.0 é praticamente indiferente, bonito nos benchs sintéticos pra SSD mas em uso real tem 0 diferença (pensando num usuário mais casual), e pensando na melhor GPU atual que é a 4090 de PCIE 3.0 pra 4.0 tem uns 2%~ de diferença se não me engano, acho que ainda vai muito chão pra 5.0 fazer alguma diferença já que nem o 4.0 muda muita coisa ainda mas não tem como prever também, aí tem que analisar todas as opções de mobo disponívei porque as vezes acha algo mais completo no mesmo preço mesmo, mas como ele só citou essas 2 só considerei essas 2
 
tá saindo a AGESA 1.1.0.1 nas ASUS, quem já besta-testou?

e das outras, como andam as coisas seus bestas-testes?
 

rapaz, já tem um tempo que os fabricantes de processadores querem chutar o balde, ainda mais hoje com tanta corrida por clock + temperatura + consumo = queima fácil. Threadripper deve ser muito quente e subir a performance certamente eleva os riscos de queimar o equipamento em algum momento, ou seja, o cara overcloca e quando um belo dia vai ver, a máquina não dá boot ou se estava ligada, travou ou desligou e não volta.
se o r9 7950x já sofre, imagina com mais CCDs, quero ver se melhora quando mudarem para 2nm GAAFET
 
rapaz, já tem um tempo que os fabricantes de processadores querem chutar o balde, ainda mais hoje com tanta corrida por clock + temperatura + consumo = queima fácil. Threadripper deve ser muito quente e subir a performance certamente eleva os riscos de queimar o equipamento em algum momento, ou seja, o cara overcloca e quando um belo dia vai ver, a máquina não dá boot ou se estava ligada, travou ou desligou e não volta.
se o r9 7950x já sofre, imagina com mais CCDs, quero ver se melhora quando mudarem para 2nm GAAFET
Os TR 7000 são incrivelmente fáceis de resfriar, mesmo com mais CCDs o calor é distribuído melhor no IHS, e o binning deles é excelente.
 
Os TR 7000 são incrivelmente fáceis de resfriar, mesmo com mais CCDs o calor é distribuído melhor no IHS, e o binning deles é excelente.
o que motivaria esse chute no balde? pessoal tem que abrir o bico e reclamar se for birra do fabricante

editado
Overclock em Ryzen Threadripper 7000 danifica CPUs, mas garantia é mantida No caso de um overclock mal feito, um fusível estoura nos CPUs Ryzen Threadripper 7000, uma medida de segurança da AMD

não entendi, a festa acabou ou não? Esse fusível estoura ou não estoura?
 
o que motivaria esse chute no balde? pessoal tem que abrir o bico e reclamar se for birra do fabricante
Não entendi oq vc quis dizer com isso.
Fusível estoura e AMD sabe que vc fez overclock. Garantia só vai ser negada se a CPU morreu pq no seu OC vc meteu 12v na CPU, se morreu por outra causa a garantia ainda vai cobrir tranquilo, mesmo tendo usado OC.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Btw, videozinho do linus sobre os TR novos:


tldw; stock nem passa dos 70º (350W), com PBO beira os 90º (e puxa 520W), com um WC de 360, desempenho pra produtividade multi-core é monstruoso, single core é meia boca.
 
Última edição:
o que motivaria esse chute no balde? pessoal tem que abrir o bico e reclamar se for birra do fabricante

editado
Overclock em Ryzen Threadripper 7000 danifica CPUs, mas garantia é mantida No caso de um overclock mal feito, um fusível estoura nos CPUs Ryzen Threadripper 7000, uma medida de segurança da AMD

não entendi, a festa acabou ou não? Esse fusível estoura ou não estoura?
Aí é que está: só de acessar o menu de overclock da BIOS já estoura esse e-fuse, ou o usuário tem que alterar algum parâmetro nesse menu para que o aviso apareça e então aceitar o aviso? Na matéria diz que é só ao alterar, mas vai saber se é assim com todas as placas-mães.

Eu não sinceramente não acredito muito na declaração da AMD. A primeira coisa que vão checar é se essa flag foi ativada pra negar garantia, mesmo que o dano não tenha sido causado pelo overclock, seja de CPU seja de memória ao habilitar XMP/EXPO.
 
Última edição:
Aí é que está: só de acessar o menu de overclock da BIOS já estoura esse e-fuse, ou o usuário tem que alterar algum parâmetro nesse menu para que o aviso apareça e então aceitar o aviso? Na matéria diz que é só ao alterar, mas vai saber se é assim com todas as placas-mães.
Parece ser quando vc clica no "accept" na página de aviso quando vc vai abrir esse menu.
Eu não sinceramente não acredito muito na declaração da AMD. A primeira coisa que vão checar é se essa flag foi ativada pra negar garantia, mesmo que o dano não tenha sido causado pelo overclock, seja de CPU seja de memória ao habilitar XMP/EXPO.
1- Acho que dificilmente alguém vai fazer OC em um TR, meio desnecessário.
2- Nunca vi a AMD recusando RMA de CPU, aqui no Brasil mesmo um monte de gente já mandou CPU até com pino torto e teve reembolso com correção kkkkkk
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo