[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 88 33.1%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 55 20.7%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.1%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.2%

  • Total de votos
    266
Parece ser quando vc clica no "accept" na página de aviso quando vc vai abrir esse menu.

1- Acho que dificilmente alguém vai fazer OC em um TR, meio desnecessário.
2- Nunca vi a AMD recusando RMA de CPU, aqui no Brasil mesmo um monte de gente já mandou CPU até com pino torto e teve reembolso com correção kkkkkk
Se fosse só overclock nem seria tão ruim, o problema é que você não consegue nem habilitar PBO pra fazer um undervolt e creio que nem mesmo habilitar XMP/EXPO, pois se não me engano a opção também está nesse menu de overclocking.

O problema é que AMD faz marketing baseado na possibilidade dos Ryzen Threadripper para a linha HEDT fazerem overclock. Já fazem isso ao recomendar e até enviar para reviewers kits de memória com frequência acima do suportado pela CPU. Isso é até publicidade enganosa, pois prometem desempenho com overclock na hora de vender, mas na hora de dar garantia mudam o discurso, mesmo que o overclock não tenha causado o defeito.

No Reddit tem relatos de usuários que tiveram atrito para a AMD acatar a garantia quando os Ryzen 7000 começaram a queimar por voltagem excessiva. Alguns pedidos de RMA só foram aceitos depois que o problema ser amplamente divulgado pela mídia, assim como aconteceu com placas-mães da Asus que queimaram junto.

Mas a avaliação do RMA da AMD para CPUs ainda é positiva no geral. A daqui no Brasil é realmente muito boa, tem gente que conseguiu até reembolso de processador comprado no Aliexpress, pois eram unidades com número de série destinados ao varejo e não OEM.
 
Se fosse só overclock nem seria tão ruim, o problema é que você não consegue nem habilitar PBO pra fazer um undervolt
PBO seria pra mexer no CO, né? Aí pode complicar mesmo.
creio que nem mesmo habilitar XMP/EXPO, pois se não me engano a opção também está nesse menu de overclocking.
Na minha Asus isso é separado, creio que demais sejam assim também.
O problema é que AMD faz marketing baseado na possibilidade dos Ryzen Threadripper para a linha HEDT fazerem overclock. Já fazem isso ao recomendar e até enviar para reviewers kits de memória com frequência acima do suportado pela CPU. Isso é até publicidade enganosa, pois prometem desempenho com overclock na hora de vender, mas na hora de dar garantia mudam o discurso, mesmo que o overclock não tenha causado o defeito.

No Reddit tem relatos de usuários que tiveram atrito para a AMD acatar a garantia quando os Ryzen 7000 começaram a queimar por voltagem excessiva. Alguns pedidos de RMA só foram aceitos depois que o problema ser amplamente divulgado pela mídia, assim como aconteceu com placas-mães da Asus que queimaram junto.

Mas a avaliação do RMA da AMD para CPUs ainda é positiva no geral. A daqui no Brasil é realmente muito boa, tem gente que conseguiu até reembolso de processador comprado no Aliexpress, pois eram unidades com número de série destinados ao varejo e não OEM.
Acho que vc assumir isso pros TRs é complicado, e RAM acho que não se enquadra nessa discussão. Bem, de toda forma é ver se isso vai dar dor de cabeça pra alguém no futuro ou não, não adianta muita coisa ficarmos de bola de cristal aqui.
 
Minha antiga X470 Strix foi comprada na Kabum e a mesma veio lacrada, a diferença é que no site deles tem o anúncio da placa nova e da open box. A tera esta empurrando as open box como novas.

No caso entao esse adesivo significa que é open box?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Falando especificamente de placas mãe, não lembro se já recebi alguma com plásticos em volta da caixa.

Minha B650 Aorus Pro AX veio da Tera e internamente o lacre/adesivo do plástico antiestático que envolve a placa mãe em si estava intacto, já comprei outras placas lá e vieram da mesma forma, com este aviso por fora e lacradas internamente, 100% novas.

Vamos com calma.

O problema é que o plástico anti-estático nao está lacrado também, nao veio nem com adesivo. Entao nesse caso acho que a Terabyte testou mesmo a placa, só nao consigo entender o motivo do teste caso nao seja open box. :(
 
Última edição:
O problema é que o plástico anti-estático nao está lacrado também, nao veio nem com adesivo. Entao nesse caso acho que a Terabyte testou mesmo a placa, só nao consigo entender o motivo do teste caso nao seja open box. :(
Cara, assim, se a placa parece 0km, as embalagens dos acessórios estão lacradas e há uma NF em seu nome mencionando a garantia não vejo porque sofrer.

Procure por vídeos de unboxing de placas Gigabyte e outras marcas pra vc ver como elas vem, a etiqueta que a loja coloca é mero detalhe e pessoalmente acho que eles só colocam por praxe sem nem olhar o que tem dentro.

Note que vc tem 7 dias após o recebimento para devolver a placa por arrependimento independentemente de abrir/usar ou não, neste caso vc mesmo poderia fazer uma placa que pode muito bem ser nova se tornar open box.
 
Cara, assim, se a placa parece 0km, as embalagens dos acessórios estão lacradas e há uma NF em seu nome mencionando a garantia não vejo porque sofrer.

Procure por vídeos de unboxing de placas Gigabyte e outras marcas pra vc ver como elas vem, a etiqueta que a loja coloca é mero detalhe e pessoalmente acho que eles só colocam por praxe sem nem olhar o que tem dentro.

Note que vc tem 7 dias após o recebimento para devolver a placa por arrependimento independentemente de abrir/usar ou não, neste caso vc mesmo poderia fazer uma placa que pode muito bem ser nova se tornar open box.

Pois é, tentei registrar a garantia aqui e ela já foi registrada em 2022. Nesse caso mesmo passando os 7 dias eu estaria no direito, ainda bem. Ou seja, vou retornar mesmo!

FDUWgiE.png
 
Última edição:
Pois é, tentei registrar a garantia aqui e ela já foi registrada em 2022. Nesse caso mesmo passando os 7 dias eu estaria no direito, ainda bem. Ou seja, vou retornar mesmo!

FDUWgiE.png
É, bem... neste caso prefiro não refutar :bem:

Não sei se há mais um site para registro mas a minha parece ok.

1702567091970.png


Bizarro mostrar 3 anos de garantia sendo que nos termos e condições menciona claramente que as placas mãe tem apenas 1 ano... 🇧🇷
 
É, bem... neste caso prefiro não refutar :bem:

Não sei se há mais um site para registro mas a minha parece ok.

Ver anexo 135749

Bizarro mostrar 3 anos de garantia sendo que nos termos e condições menciona claramente que as placas mãe tem apenas 1 ano... 🇧🇷

É, bem... neste caso prefiro não refutar :bem:

Não sei se há mais um site para registro mas a minha parece ok.

Ver anexo 135749

Bizarro mostrar 3 anos de garantia sendo que nos termos e condições menciona claramente que as placas mãe tem apenas 1 ano... 🇧🇷

Pois é, na verdade talvez nao seja nem openbox, o termo "Status de serviço de assistência primária" acionado em 2022 me faz suspeitar que a placa é refurbished. De qualquer forma placa nova nenhuma deveria ter sido registrada no site da Gigabyte em nenhuma situaçao. O que pelo menos pra mim é pior do que uma open box testada. Eu ainda pensaria em ficar com uma open box testada se tivesse na garantia, mas se for refurbished mesmo eu nao aceito.

Já mandei toda essa info pra eles e vou esperar eles confirmarem a origem do produto pra eu poder devolver tranquilamente.
 
Pois é, tentei registrar a garantia aqui e ela já foi registrada em 2022. Nesse caso mesmo passando os 7 dias eu estaria no direito, ainda bem. Ou seja, vou retornar mesmo!

FDUWgiE.png
então é uma placa usada
É, bem... neste caso prefiro não refutar :bem:

Não sei se há mais um site para registro mas a minha parece ok.

Ver anexo 135749

Bizarro mostrar 3 anos de garantia sendo que nos termos e condições menciona claramente que as placas mãe tem apenas 1 ano... 🇧🇷
1 ano na loja e o resto no fabricante?
 
Pessoal to pensando em fazer upgrade de CPU, MB e memoria... foco e jogos mesmo...

talvez um 7900x - recomendam outra versao? as versoes 3XD
MB - estava lendo os topicos atras sobre as Asus, etc... fiquei meio com pe atras, X670E-PLUS, qual outra recomendariam?
Memoria possivelmente seria 5200, que e a limitacao do processador.
 
Pessoal to pensando em fazer upgrade de CPU, MB e memoria... foco e jogos mesmo...

talvez um 7900x - recomendam outra versao? as versoes 3XD
MB - estava lendo os topicos atras sobre as Asus, etc... fiquei meio com pe atras, X670E-PLUS, qual outra recomendariam?
Memoria possivelmente seria 5200, que e a limitacao do processador.
Isso pra usar com sua 4070ti? Acho que faz mais sentido só ir pra um 5800X3D.
 
Pessoal to pensando em fazer upgrade de CPU, MB e memoria... foco e jogos mesmo...

talvez um 7900x - recomendam outra versao? as versoes 3XD
MB - estava lendo os topicos atras sobre as Asus, etc... fiquei meio com pe atras, X670E-PLUS, qual outra recomendariam?
Memoria possivelmente seria 5200, que e a limitacao do processador.
7800x3D, 2x16GB 6000c30, b650 ou b650E. Isso se quiser trocar tudo.

Um 5800x3D também vai ser excelente, não vai ter uma performance muito inferior a um 7900x, em jogos.
 
Isso pra usar com sua 4070ti? Acho que faz mais sentido só ir pra um 5800X3D.
isso, seria para usar com 4070ti.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

7800x3D, 2x16GB 6000c30, b650 ou b650E. Isso se quiser trocar tudo.

Um 5800x3D também vai ser excelente, não vai ter uma performance muito inferior a um 7900x, em jogos.

das b650, alguma marca especifica?
e essas memorias dificilmente acha aqui no BR, correto, teria que importar.
 
Pois é, tentei registrar a garantia aqui e ela já foi registrada em 2022. Nesse caso mesmo passando os 7 dias eu estaria no direito, ainda bem. Ou seja, vou retornar mesmo!

FDUWgiE.png

Caramba, assustadora essa situação. Teve um colega em outro tópico que comprou uma GPU da Gigabyte, recebeu modelo diferente da que havia comprado e verificou que o produto já estava registrado há alguns meses também. O caso dele aconteceu na loja que explode, não sei qual foi o desfecho, se ele acabou postando algo mais acabei não acompanhando.

É bom o pessoal ficar esperto com os produtos da Gigabyte independente de onde comprarem, logo que receber checar no site da Giga como está a situação do registro/garantia.

O pessoal da Tera já te deu algum posicionamento?
 
Pessoal estou apanhando com as memorias do meu novo kit, sai do AM4 pro AM5, agora o kit está com um 7950x3d, uma TUF x670e e comprei um kit de memorias XPG Lancer 2x16 6000 MHZ. Mas estou com uma situação bizarra com as memorias, pra começar o rgb delas não ligam de jeito nenhum, e ao ativar o EXPO elas continuam a 4200. Alguém aí já viu esse problema, fucei em tudo que é canto da internet e não achei a solução?

Kit ta funcionando bem?
To pensando em pegar mesmo kit... CPU e Mb pegou onde?
Memoria pegou no Ml mesmo? Achei as Lancer Blade 6000 c30 la.
 
Kit ta funcionando bem?
To pensando em pegar mesmo kit... CPU e Mb pegou onde?
Memoria pegou no Ml mesmo? Achei as Lancer Blade 6000 c30 la.
Se for pegar um CPU x3D nem precisa se preocupar tanto com as memórias ainda mais se não for tunar elas manualmente, os ganhos são mínimos e a maior parte do ganho tende a ser no tuning manual (que dá pra fazer em qualquer memória), então dá uma olhada em todas as opções e não se limite a só 6000 CL30
 
Se for pegar um CPU x3D nem precisa se preocupar tanto com as memórias ainda mais se não for tunar elas manualmente, os ganhos são mínimos e a maior parte do ganho tende a ser no tuning manual (que dá pra fazer em qualquer memória), então dá uma olhada em todas as opções e não se limite a só 6000 CL30


Entao, meu budget nao esta taaaaao alto, eu havia dado a sugestao acima do 7900x, porque da praticamente 1.5k de diferenca dele para o x3D.

talvez um 7900x - recomendam outra versao? as versoes 3XD
MB - estava lendo os topicos atras sobre as Asus, etc... fiquei meio com pe atras, X670E-PLUS, qual outra recomendariam?
 
Entao, meu budget nao esta taaaaao alto, eu havia dado a sugestao acima do 7900x, porque da praticamente 1.5k de diferenca dele para o x3D.

talvez um 7900x - recomendam outra versao? as versoes 3XD
MB - estava lendo os topicos atras sobre as Asus, etc... fiquei meio com pe atras, X670E-PLUS, qual outra recomendariam?
CPU - 7800x3D (pra jogos é o melhor, o 7900x acaba sendo pior e no mesmo preço)
MB - MSI b650m Mortar (patoloco) ou ASUS TUF x670E plus (kabum)
RAM - 2x16GB na faixa de 6000MHz (falei CL30 antes, mas se quiser relaxar o timing dá pra tunar)


Edit: por exemplo tem no ML umas corsair 6400c36 por 830 reais, pode valer a pena (sem RGB)
 
Última edição:
Entao, meu budget nao esta taaaaao alto, eu havia dado a sugestao acima do 7900x, porque da praticamente 1.5k de diferenca dele para o x3D.

talvez um 7900x - recomendam outra versao? as versoes 3XD
MB - estava lendo os topicos atras sobre as Asus, etc... fiquei meio com pe atras, X670E-PLUS, qual outra recomendariam?
7900x 1500 reais mais barato que o 7800x3D? wtf, tem algo errado aí kkk, se for pra pegar um 7000 não x3D eu sinceramente pegaria um 5800x3D e pronto, aliás provavelmente seria minha opção nº1 com a 4070 Ti provavelmente, a não ser que jogue jogos extremamente CPU bound e realmente queira esse desempenho extra

EDIT: Aliás, imagino que seja 7900x vs 7900x3D no caso? Você disse que o foco é jogos então eu só consideraria o 7800x3D mesmo, sem necessidade alguma pegar um 7900x3D/7950x3D, e se for pegar um Ryzen 7900/7700 acho que faz mais sentido ir de 5800x3D pela praticidade já que o desempenho é bem próximo no geral

Recomendação de mobo é difícil, qualquer mobo toca o 7800x3D com o pé nas costas, a questão é a conectividade que você precisa e isso ninguém sabe, porque se você botar um 7800x3D numa A620 de <1k ou numa X670E Plusmegablaster de >5k vai rodar da mesma forma
 
CPU - 7800x3D (pra jogos é o melhor, o 7900x acaba sendo pior e no mesmo preço)
MB - MSI b650m Mortar (patoloco) ou ASUS TUF x670E plus (kabum)
RAM - 2x16GB na faixa de 6000MHz (falei CL30 antes, mas se quiser relaxar o timing dá pra tunar)


Edit: por exemplo tem no ML umas corsair 6400c36 por 830 reais, pode valer a pena (sem RGB)


No caso das memorias, https://www.kabum.com.br/produto/42...b-2x16gb-ddr5-dram-6400mhz-cmh32gx5m2b6400c32 serviria bem

Mb no valor ali, acaba dando no mesmo as duas...
 
7900x 1500 reais mais barato que o 7800x3D? wtf, tem algo errado aí kkk, se for pra pegar um 7000 não x3D eu sinceramente pegaria um 5800x3D e pronto, aliás provavelmente seria minha opção nº1 com a 4070 Ti provavelmente, a não ser que jogue jogos extremamente CPU bound e realmente queira esse desempenho extra

EDIT: Aliás, imagino que seja 7900x vs 7900x3D no caso? Você disse que o foco é jogos então eu só consideraria o 7800x3D mesmo, sem necessidade alguma pegar um 7900x3D/7950x3D, e se for pegar um Ryzen 7900/7700 acho que faz mais sentido ir de 5800x3D pela praticidade já que o desempenho é bem próximo no geral

Recomendação de mobo é difícil, qualquer mobo toca o 7800x3D com o pé nas costas, a questão é a conectividade que você precisa e isso ninguém sabe, porque se você botar um 7800x3D numa A620 de <1k ou numa X670E Plusmegablaster de >5k vai rodar da mesma forma


O site que eu estava olhando o 78003xd tava 3.5k por isso havia citado,

Entao acho que vou acabar indo de 78003XD mesmo com uma MSI b650m Mortar (patoloco) ou ASUS TUF x670E plus (kabum) como o amigo sugeriu acima, to pesando mais da 670 por ser ATX.

Memoria daria pra ir com essa corsair https://www.kabum.com.br/produto/42...b-2x16gb-ddr5-dram-6400mhz-cmh32gx5m2b6400c32 ?

Pergunto porque nao sou entusiasta ao ponto de ficar ajustando e testando trocentas mil coisas, quero ativar o perfil EXPO la e ser feliz
 
O site que eu estava olhando o 78003xd tava 3.5k por isso havia citado,

Entao acho que vou acabar indo de 78003XD mesmo com uma MSI b650m Mortar (patoloco) ou ASUS TUF x670E plus (kabum) como o amigo sugeriu acima, to pesando mais da 670 por ser ATX.

Memoria daria pra ir com essa corsair https://www.kabum.com.br/produto/42...b-2x16gb-ddr5-dram-6400mhz-cmh32gx5m2b6400c32 ?

Pergunto porque nao sou entusiasta ao ponto de ficar ajustando e testando trocentas mil coisas, quero ativar o perfil EXPO la e ser feliz
Essas memos são XMP, mas devem rodar de boa. Tem várias corsair 6400 no QVL da ASUS, então...

Lembrando que XMP/EXPO não são garantia de funcionamento imediato.
 
O site que eu estava olhando o 78003xd tava 3.5k por isso havia citado,

Entao acho que vou acabar indo de 78003XD mesmo com uma MSI b650m Mortar (patoloco) ou ASUS TUF x670E plus (kabum) como o amigo sugeriu acima, to pesando mais da 670 por ser ATX.

Memoria daria pra ir com essa corsair https://www.kabum.com.br/produto/42...b-2x16gb-ddr5-dram-6400mhz-cmh32gx5m2b6400c32 ?

Pergunto porque nao sou entusiasta ao ponto de ficar ajustando e testando trocentas mil coisas, quero ativar o perfil EXPO la e ser feliz
Usa esse site pra monitorar CPU, e memória também tem as Lexar Ares 6400CL32 por 859, estou usando elas aqui no 7800x3D e numa B650 Tomahawk tudo tranquilo, nem olhei QVL nem nada mas fica aí mais uma opção
 
Essas memos são XMP, mas devem rodar de boa. Tem várias corsair 6400 no QVL da ASUS, então...

Lembrando que XMP/EXPO não são garantia de funcionamento imediato.

É percebi depois que voce havia falado... vou pegar outras opcoes EXPO, como falei, quero pegar algo que nao fique me dando dor de cabeca kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Usa esse site pra monitorar CPU, e memória também tem as Lexar Ares 6400CL32 por 859, estou usando elas aqui no 7800x3D e numa B650 Tomahawk tudo tranquilo, nem olhei QVL nem nada mas fica aí mais uma opção


Eu tinha esquecido desse site, peguei a 4070 por ai na epoca acompanhando as promocoes... vou acompanhar, foda que capaz de esperar mais perto de natal esses valores subirem...

tu pegou a tomahawk aqui? ou importou? pergunto pq to com uma b550 tomahawk e gostei
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo