[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

mais não teve uma informação que eles mudariam a bios pro modelo open soruse como e nos servidores
assim esses problemas acabariam
eu prefiro comparações com programas de código aberto pois assim vc ve se tem mutretas
Talvez no Zen 6 pros Epyc, sem ideia de quando virá pros Ryzen.
acho que não vem agora isso aí, deve demorar bastante
É o OpenSIL, já existe o código e a ideia da AMD é colocar em produção em 2026 com o Zen 6:

image.php
 
Talvez no Zen 6 pros Epyc, sem ideia de quando virá pros Ryzen.

É o OpenSIL, já existe o código e a ideia da AMD é colocar em produção em 2026 com o Zen 6:

image.php
dei uma olhada no código, Zen4 tá incluso. Poxa, bem legal e é MIT license, mas será que vão deixar atualizar com isso nas AM5 de 1gen? O bom é ganhar as mesmas otimizações do EPYC com memória
 
dei uma olhada no código, Zen4 tá incluso. Poxa, bem legal e é MIT license, mas será que vão deixar atualizar com isso nas AM5 de 1gen? O bom é ganhar as mesmas otimizações do EPYC com memória
Isso substitui a AGESA, as fabricantes que tem de refazer seus firmwares (aí seria com as parceiras que realmente fabricam, tipo AMI, Insyde ou Phoenix), e não acho que irão se dar esse trabalho pra plataformas já existentes. Isso do lado consumidor acho que só rola no AM6 e olhe lá.

O suporte pro Zen 4 é mais pensando na plataforma de exemplo da própria AMD (que usa o EDKII como base, acho que só a Dell quem usa algo open assim).
Acho que a única implementação de firmware até o momento é o coreboot mesmo.
 
tinha visto a noticia no adrena mesmo
mais a galera parece que ja esta tentando porta a do epic

isso é ótimo, openSIL é código mais do que aberto e isso vai motivar mais aplicações assim futuramente. Tomara que dê certo porque geralmente as fabricantes dão às costas para placas quando há um novo lançamento.

E um alerta: O HWiNFO64 já até avisa que pode dar pane em BIOS Asustek quando ativa os sensores, nas BIOS anteriores a v2413 não acontecia, mas nessa v2413 ou se atualizar para ela e regredir, ainda assim, passa a ter pane. Funciona assim: você dá boot e tudo bem, então vai carregar o HWiNFO64 e os sensores dele, daí corre tudo bem sem problemas, mas quando desliga e vai novamente ligar a máquina em seguida, ela dá boot e até entra na BIOS, se tentar, mas ao entrar no Windows 11, tem congelamento depois de tudo carregado.
Se você não usar antes o HWiNFO64, não vai ter problema algum.
 
tinha visto a noticia no adrena mesmo
mais a galera parece que ja esta tentando porta a do epic

não tão "tentando". Isso daí é discussão sobre portar o coreboot pra uma placa x370, não conseguiram ainda.
Depois que conseguirem isso é que vão poder pensar em usar o openSIL, só jogaram a ideia aí no meio desse bate papo.
isso é ótimo, openSIL é código mais do que aberto e isso vai motivar mais aplicações assim futuramente. Tomara que dê certo porque geralmente as fabricantes dão às costas para placas quando há um novo lançamento.
Não confunda as coisas, o OpenSIL é substituto do AGESA, mas o firmware das mobos seguirá sendo proprietário com o OpenSIL embutido nele.
 
Pessoal, minhas memórias a 6400 Mhz, roda todos os testes de boa, sem travamentos, estável.
Mas notei que o CPU-Z não reconhece 1 pra 1 nelas.

Fica Frequencia 3.200 mas no NB ele fica 1800 ou algo assim, é normal ?
 
Pessoal, minhas memórias a 6400 Mhz, roda todos os testes de boa, sem travamentos, estável.
Mas notei que o CPU-Z não reconhece 1 pra 1 nelas.

Fica Frequencia 3.200 mas no NB ele fica 1800 ou algo assim, é normal ?
'NB' seria Uncore/UCLK? Aqui fica na mesma frequência das memórias, confere no ZenTimings tb.

1708604696697.png


Minhas memórias são 5600Mhz e ao colocar 6000Mhz a própria Bios seta 2000Mhz no FCLK (padrão aqui é 1800Mhz) e iguala o UCLK, talvez seja algo nesse sentido.

1708605401631.png
 
eu acho que a sua DDR5 chega nos 6600MHz parece ser o mesmo conjunto, se os chips forem iguais
Sim são os mesmo chipsets, até pessoal que estava otimizando me passou que minhas memórias tem o MELHOR CHIP já fabricado para INTEL.

É UM KIT FECHADO, então muito compatível.

até 6000 MHZ ela reconhece, 3000 e 3000 ou seja 1 por 1.

Acima disso ela reconhece exemplo 3200 e no NB F. fica 1800

não entendi o que está acontecendo. Vou postar fotos de como fica correto, aki pela noite.
 
Sim são os mesmo chipsets, até pessoal que estava otimizando me passou que minhas memórias tem o MELHOR CHIP já fabricado para INTEL.

É UM KIT FECHADO, então muito compatível.

até 6000 MHZ ela reconhece, 3000 e 3000 ou seja 1 por 1.

Acima disso ela reconhece exemplo 3200 e no NB F. fica 1800

não entendi o que está acontecendo. Vou postar fotos de como fica correto, aki pela noite.
Acho que vc fez confusão na msg citada mas creio que seja só questão de ajustar manualmente o FCLK para 2000/2066/2133/etc e verificar a estabilidade.

Está com a Bios mais recente? Por algum motivo sua placa mãe provavelmente está voltando para o padrão ao utilizar determinados setups de memória.
 
Não estou achando o 7800x3d em lugar algum, o mais barato aque achei foi sob ecomenda na performance solutions, por acaso alguém já comprou ali? Veio rapido e certinho?
 
Não estou achando o 7800x3d em lugar algum, o mais barato aque achei foi sob ecomenda na performance solutions, por acaso alguém já comprou ali? Veio rapido e certinho?
Certo deve vir mas 20+dias úteis de espera é dose, dependendo da pressa é melhor ficar de olho nos estoques das outras lojas ou avaliar alternativas.
 
Podem me tirar uma duvida por favor, os coolers do AM4 funciona no AM5 ?
 
Podem me tirar uma duvida por favor, os coolers do AM4 funciona no AM5 ?
Se refere a algum em específico? Não sei se podemos generalizar mas a grande maioria sim.
 
o meu msm Corsair H110, quando fui usar ele no AM4 precisei comprar o adaptador separado, agora vendo os preços dos processadores para possível Up não to achando vantagem em comprar um AM4 e já iria direto pro AM5.
Se refere a algum em específico? Não sei se podemos generalizar mas a grande maioria sim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

o meu msm Corsair H110, quando fui usar ele no AM4 precisei comprar o adaptador separado, agora vendo os preços dos processadores para possível Up não to achando vantagem em comprar um AM4 e já iria direto pro AM5.
agora, se não desse pra usar o mesmo, ai talvez eu compria um 5700x3d msm, só pra não dar mão de obra pra trocar tudo.
 
o meu msm Corsair H110, quando fui usar ele no AM4 precisei comprar o adaptador separado, agora vendo os preços dos processadores para possível Up não to achando vantagem em comprar um AM4 e já iria direto pro AM5.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


agora, se não desse pra usar o mesmo, ai talvez eu compria um 5700x3d msm, só pra não dar mão de obra pra trocar tudo.
Se já tem o adaptador para AM4 acho que tá tudo certo, esse material pode ajudar.
 
não tão "tentando". Isso daí é discussão sobre portar o coreboot pra uma placa x370, não conseguiram ainda.
Depois que conseguirem isso é que vão poder pensar em usar o openSIL, só jogaram a ideia aí no meio desse bate papo.

Não confunda as coisas, o OpenSIL é substituto do AGESA, mas o firmware das mobos seguirá sendo proprietário com o OpenSIL embutido nele.
esse termo fez aparecer a noticia aqui
em 2026 então AM4 ta fora da parada ou sera que a amd vai da um suporta por que sim
na pratica o que mudaria ?
 
em 2026 então AM4 ta fora da parada ou sera que a amd vai da um suporta por que sim
na pratica o que mudaria ?
Não, isso só quer dizer que em 2026 a AMD planeja que o OpenSIL esteja em produção e seja o principal.
A AGESA provavelmente só será deprecata, sem receber coisas novas além de fixes importantes, mas provavelmente continuará sendo suportada por um tempo.
Pense que o OpenSIL é apenas como se fosse a MS lançando o Win 11, o 10 segue vivo mas uma hora deve morrer.
 
Não, isso só quer dizer que em 2026 a AMD planeja que o OpenSIL esteja em produção e seja o principal.
A AGESA provavelmente só será deprecata, sem receber coisas novas além de fixes importantes, mas provavelmente continuará sendo suportada por um tempo.
Pense que o OpenSIL é apenas como se fosse a MS lançando o Win 11, o 10 segue vivo mas uma hora deve morrer.
Então basicamente o openSIL só entraria no AM6 e o suporte pro restante continuaria mantendo o AGESA?
 
Então basicamente o openSIL só entraria no AM6 e o suporte pro restante continuaria mantendo o AGESA?
Acredito que sim, seria muito trabalho migrar algo desse jeito caso contrário.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo