[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

a cpu fica em 50~55 graus so com o pc ligado e no teste do aida64 ele chegou a 98 graus mas depois que desligo o test ums 5 segs ele vai pra 55 de novo
Captura-de-Tela-1.png
Você deixou a tensão padrão e ela chegou em 1,450v aproximadamente, já as temperaturas dos núcleos estão dentro do esperando. Se está apitando, você por um acaso ajustou na BIOS para temperatura menor? E os Clocks estão no máximo do máximo, batendo 5949MHz/5920MHz no que deu para ver.
Utilize o HWiNFO64 ao invés desse aí para monitoramento, você pode ajustar para que ele detecte, na aba Safety (segurança) o modo de baixo nível (Low Level PCI access).

o cara que te vendeu não entende nada, podia ter pedido um abate no preço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

um WC de 360 em um simples ryzen 7700 jamais era pra dar essa temperatura nem do idle. deve estar mal encaixado ou com os fios ligados no lugar errado (aio pump). reencaixa e aproveita pra ver se nao deixou o plastico da bomba colado.
ele deixou no default a tensão, a temperatura sobe mesmo em WC de 360mm porque o processador tem sensores que vão perceber que dá para subir e vão subir o clock até o talo. Ele tem que tentar outros ajustes no BIOS se não quiser ultrapassar todos os limites, como ativar a economia de energia/potência
 
Você deixou a tensão padrão e ela chegou em 1,450v aproximadamente, já as temperaturas dos núcleos estão dentro do esperando. Se está apitando, você por um acaso ajustou na BIOS para temperatura menor? E os Clocks estão no máximo do máximo, batendo 5949MHz/5920MHz no que deu para ver.
Utilize o HWiNFO64 ao invés desse aí para monitoramento, você pode ajustar para que ele detecte, na aba Safety (segurança) o modo de baixo nível (Low Level PCI access).

o cara que te vendeu não entende nada, podia ter pedido um abate no preço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


ele deixou no default a tensão, a temperatura sobe mesmo em WC de 360mm porque o processador tem sensores que vão perceber que dá para subir e vão subir o clock até o talo. Ele tem que tentar outros ajustes no BIOS se não quiser ultrapassar todos os limites, como ativar a economia de energia/potência
eu mexi na bios coloquei -30 na curva e 90 max de temperatura e coloquei no windows em economia de energia agora fica no max 44 temp em idle e 91 com stress test no aida64 com max de 1.2 de voltage vo fazer os teste pra ver se ele apita ainda no unity e na unreal engine
 
eu mexi na bios coloquei -30 na curva e 90 max de temperatura e coloquei no windows em economia de energia agora fica no max 44 temp em idle e 91 com stress test no aida64 com max de 1.2 de voltage vo fazer os teste pra ver se ele apita ainda no unity e na unreal engine
veja o LLC também porque no stress test a tensão cai e o LLC segura, veja na sua placa-mãe como funciona o LLC, na Asus o nível 5 já é bom e o 6 é pra quem não se preocupa em danificar o processador e perder a garantia de brinde (por conta e risco próprio de quem sobe demais o LLC).
 
eu terminei minha build comprei um ryzen 7700 sem x no mercado livre de um cara que compro da china antes de começa a taxa mas a cpu fica numa temperatura alta mesmo sem fazer nada e quando eu compilo algo na unity e a cpu fica 100% o pc fica apitando e da umas travadas mas nada de tela azul
Por acaso, esse vendedor do ML que lhe vendeu, Não seria o RICHARDSINFO? Para ver isso vá lá nas conversas, para conversar com o vendedor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre as temperaturas, o meu 7800 fica na média de 50c parado na área de trabalho, sempre entre 45 com picos de até 60, mesmo estando em 0% de uso, e o engraçado é quem jogos como por exemplo The Witcher, fica entre 60 e no máximo 70, o mesmo no warzone, fica na faixa de uns 65~70... Quando comecei usar e vi ele a 50 na área de trabalho, achei que ia dar m&rd@ jogando, e foi tranquilo..
 
Última edição:
pessoal, até os 74°C é super tranquilo e o ponto suave ideal dos sonhos molhados, ainda mais se o desempenho estiver dentro do esperado. Já 80°C é quente e 90°C para mais é preocupante, mas desde que você esteja usando um cooler fraco. Quem tem um WC bem instalado vai ver a temperatura subir porque os sensores do Ryzen percebem que tem margem para subir o clock e vai ultrapassar os limites, inclusive o manual.
No meu caso, coloquei em 80°C o limite para ter throttling (estrangulamento) com o clock sendo baixado, mas isso somente acontece quando o cooler é fraco e não dissipa bem, quando é bom ele ultrapassa esse limite manual que coloco de 80°C, então, no AssassinIII, somente estrangula quando bate os 95°C e antes de bater 100°C, já no WC de 360mm passa dos 100°C para começar a ter estrangulamento.

não entendo porque o pessoal vê 50/60°C com preocupação jogando, hoje em dia tem games com instruções AVX2 como obrigatórias no processador e o seu uso causa altas temperaturas, ainda mais que o Ryzen 7000 tem AVX-512 e, embora seja 256bits, vai aumentar o consumo. É preocupante atingir esse patamar apenas se você está com a máquina usando coisas muito leves, ou parado ou quando está no BIOS e essa temperatura está querendo passar esses limites. Daí precisa revisar os ajustes no BIOS, se está no padrão de tensão de 1.4V que causa altas temperaturas, se está fazendo overclock pesado ou se há um erro na instalação do cooler.
 
pessoal, até os 74°C é super tranquilo e o ponto suave ideal dos sonhos molhados, ainda mais se o desempenho estiver dentro do esperado. Já 80°C é quente e 90°C para mais é preocupante, mas desde que você esteja usando um cooler fraco. Quem tem um WC bem instalado vai ver a temperatura subir porque os sensores do Ryzen percebem que tem margem para subir o clock e vai ultrapassar os limites, inclusive o manual.
No meu caso, coloquei em 80°C o limite para ter throttling (estrangulamento) com o clock sendo baixado, mas isso somente acontece quando o cooler é fraco e não dissipa bem, quando é bom ele ultrapassa esse limite manual que coloco de 80°C, então, no AssassinIII, somente estrangula quando bate os 95°C e antes de bater 100°C, já no WC de 360mm passa dos 100°C para começar a ter estrangulamento.

não entendo porque o pessoal vê 50/60°C com preocupação jogando, hoje em dia tem games com instruções AVX2 como obrigatórias no processador e o seu uso causa altas temperaturas, ainda mais que o Ryzen 7000 tem AVX-512 e, embora seja 256bits, vai aumentar o consumo. É preocupante atingir esse patamar apenas se você está com a máquina usando coisas muito leves, ou parado ou quando está no BIOS e essa temperatura está querendo passar esses limites. Daí precisa revisar os ajustes no BIOS, se está no padrão de tensão de 1.4V que causa altas temperaturas, se está fazendo overclock pesado ou se há um erro na instalação do cooler.
Você tem um 7800x3d certo? Me diz uma coisa por favor, qual sua temp em idle, paradinho no windows? Qual a máxima em jogos? Usa water cooler ou air cooler? Obrigado desde já!
 
Você tem um 7800x3d certo? Me diz uma coisa por favor, qual sua temp em idle, paradinho no windows? Qual a máxima em jogos? Usa water cooler ou air cooler? Obrigado desde já!
7950x, em idle fica por volta de 30°C em uso comum, como navegando, ou em dias quentes e secos, uns 40°C. Agora está frio, ventando e úmido. Uso air cooler Assassin III e usei um WC de 360mm. Você vai obter o máximo de sua máquina pesquisando e testando, aos poucos vai poder ganhar desempenho com menos tensão elétrica e etc.
 
pessoal, até os 74°C é super tranquilo e o ponto suave ideal dos sonhos molhados, ainda mais se o desempenho estiver dentro do esperado. Já 80°C é quente e 90°C para mais é preocupante, mas desde que você esteja usando um cooler fraco. Quem tem um WC bem instalado vai ver a temperatura subir porque os sensores do Ryzen percebem que tem margem para subir o clock e vai ultrapassar os limites, inclusive o manual.
No meu caso, coloquei em 80°C o limite para ter throttling (estrangulamento) com o clock sendo baixado, mas isso somente acontece quando o cooler é fraco e não dissipa bem, quando é bom ele ultrapassa esse limite manual que coloco de 80°C, então, no AssassinIII, somente estrangula quando bate os 95°C e antes de bater 100°C, já no WC de 360mm passa dos 100°C para começar a ter estrangulamento.

não entendo porque o pessoal vê 50/60°C com preocupação jogando, hoje em dia tem games com instruções AVX2 como obrigatórias no processador e o seu uso causa altas temperaturas, ainda mais que o Ryzen 7000 tem AVX-512 e, embora seja 256bits, vai aumentar o consumo. É preocupante atingir esse patamar apenas se você está com a máquina usando coisas muito leves, ou parado ou quando está no BIOS e essa temperatura está querendo passar esses limites. Daí precisa revisar os ajustes no BIOS, se está no padrão de tensão de 1.4V que causa altas temperaturas, se está fazendo overclock pesado ou se há um erro na instalação do cooler.
Eu comprei o PC da assinatura a dois dias. Ainda falta chegar 1 nvme (que veio com defeito) e estou esperando ele pra poder colocar a GPU, já que não quero desmontar de novo.

Com esse WC, o 7900X3D fica 44ºC em idle. Onde posso configurar essa questão do throttling? Aqui costuma ser quente pra caramba com dias que nem o AC resolve. Isso seria uma boa.

Outra coisa que notei é que na BIOS (ainda não cheguei a atualizar ela), a memória ficava em 4000. Quando habilitei o Expo II, reconheceu os 6800 e ficou por isso. Minha dúvida é em questão da velocidade da memória. É de boa deixar na config detectada ou posso ter algum problema na CPU? O máximo que fiz foi instalar o Windows pra ver se estava tudo OK.
 
Por acaso, esse vendedor do ML que lhe vendeu, Não seria o RICHARDSINFO? Para ver isso vá lá nas conversas, para conversar com o vendedor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre as temperaturas, o meu 7800 fica na média de 50c parado na área de trabalho, sempre entre 45 com picos de até 60, mesmo estando em 0% de uso, e o engraçado é quem jogos como por exemplo The Witcher, fica entre 60 e no máximo 70, o mesmo no warzone, fica na faixa de uns 65~70... Quando comecei usar e vi ele a 50 na área de trabalho, achei que ia dar m&rd@ jogando, e foi tranquilo..
nome do vendedor é leandroduartenunes
Eu comprei o PC da assinatura a dois dias. Ainda falta chegar 1 nvme (que veio com defeito) e estou esperando ele pra poder colocar a GPU, já que não quero desmontar de novo.

Com esse WC, o 7900X3D fica 44ºC em idle. Onde posso configurar essa questão do throttling? Aqui costuma ser quente pra caramba com dias que nem o AC resolve. Isso seria uma boa.

Outra coisa que notei é que na BIOS (ainda não cheguei a atualizar ela), a memória ficava em 4000. Quando habilitei o Expo II, reconheceu os 6800 e ficou por isso. Minha dúvida é em questão da velocidade da memória. É de boa deixar na config detectada ou posso ter algum problema na CPU? O máximo que fiz foi instalar o Windows pra ver se estava tudo OK.
teve sorte no meu em 6400 nem liga fica estável somente em 6000 ou no padrao 4800
 
Eu comprei o PC da assinatura a dois dias. Ainda falta chegar 1 nvme (que veio com defeito) e estou esperando ele pra poder colocar a GPU, já que não quero desmontar de novo.

Com esse WC, o 7900X3D fica 44ºC em idle. Onde posso configurar essa questão do throttling? Aqui costuma ser quente pra caramba com dias que nem o AC resolve. Isso seria uma boa.

Outra coisa que notei é que na BIOS (ainda não cheguei a atualizar ela), a memória ficava em 4000. Quando habilitei o Expo II, reconheceu os 6800 e ficou por isso. Minha dúvida é em questão da velocidade da memória. É de boa deixar na config detectada ou posso ter algum problema na CPU? O máximo que fiz foi instalar o Windows pra ver se estava tudo OK.
ativei o PBO em modo mais econômico e fui pesquisando no fórum overclock e mexendo no BIOS até entender, no começo fiz muita besteira mesmo. Se deixar no padrão o processador é mais esquentado
nome do vendedor é leandroduartenunes

teve sorte no meu em 6400 nem liga fica estável somente em 6000 ou no padrao 4800
4800MHz é um o padrão inicial JEDEC, tem outros (JEDEC) que podem estar configurados nas memórias, a minha veio apenas 4800 JEDEC e 6400 XMP, sendo na verdade uma memória 5600MHz que dá para chegar em 6000MHz com temporizações apertadas. Mas não se preocupe, tem vez que o JEDEC é o que dá no início e você vai subindo na mão, o XMP e o EXPO são overclocks bem mal testados e já vi um cara recentemente com problemas numa memória cara de 2x 32GB 6000MTs que ele não consegue manter o EXPO ativo, então, tem de fazer na mão.

existem dicas boas também no https://theoverclockingpage.com/
 
7950x, em idle fica por volta de 30°C em uso comum, como navegando, ou em dias quentes e secos, uns 40°C. Agora está frio, ventando e úmido. Uso air cooler Assassin III e usei um WC de 360mm. Você vai obter o máximo de sua máquina pesquisando e testando, aos poucos vai poder ganhar desempenho com menos tensão elétrica e etc.
Entendi, perfeito.. Deixa eu te pedir, achou melhor o Assassin III do que o WC de 360? Ao usar meu 7800x3d todo em stock, ele foi direto para 89c que é o limite. Ajustei o PBO, com -25, limite de temperatura em 80 e consumo de no máximo 75w, ele manteve a mesmas pontuações em vários benchmarks que teste com ele em stock, quero dizer, com essas configurações ele não pega os 89 graus e chega a ganhar um pouco de score. Eu estou pesquisando sobre cooler.
 
Entendi, perfeito.. Deixa eu te pedir, achou melhor o Assassin III do que o WC de 360?
não, o WC é melhor para tirar o calor. Aliás, o que estou conseguindo agora com Air Cooler é graças às melhorias nos novos AGESA da AMD, antes, somente com WC de 360mm

Ao usar meu 7800x3d todo em stock, ele foi direto para 89c que é o limite. Ajustei o PBO, com -25, limite de temperatura em 80 e consumo de no máximo 75w, ele manteve a mesmas pontuações em vários benchmarks que teste com ele em stock, quero dizer, com essas configurações ele não pega os 89 graus e chega a ganhar um pouco de score. Eu estou pesquisando sobre cooler.
pesquisa em fóruns gringos, como o overclock
 
Última edição:
Pessoal, quanto vale ums 7900x usado? 2.2? 2.5k?
 
Pessoal, quanto vale ums 7900x usado? 2.2? 2.5k?
Menor preço de novo 2600,00

depois pula para 2900,00

...usado de 2000 a 2300 seria justo, com menor valor negociável por 1800, considerando 20% a 30% de depreciação.
 
Última edição:
Galera, seria interessante eu pegar um cooler pro 7900?
Por enquanto eu ainda não peguei uma placa de vídeo, então eu não vou fazer nenhum uso muito sofisticado por enquanto, mas quando eu pegar a RX 7900 XT serie interessante eu pegar algum air cooler?
 
Galera, seria interessante eu pegar um cooler pro 7900?
Por enquanto eu ainda não peguei uma placa de vídeo, então eu não vou fazer nenhum uso muito sofisticado por enquanto, mas quando eu pegar a RX 7900 XT serie interessante eu pegar algum air cooler?
Vai ser interessante quando vc quiser dar uma brincada com os limites energéticos mas não há relação direta com usar/não usar uma GPU dedicada uma vez que o desempenho dele em stock já é bem bacana em jogos também.

Por curiosidade, como ficam as temperaturas dele com o cooler box? Nunca cheguei a usar o que veio com o meu.
 
Galera, seria interessante eu pegar um cooler pro 7900?
Por enquanto eu ainda não peguei uma placa de vídeo, então eu não vou fazer nenhum uso muito sofisticado por enquanto, mas quando eu pegar a RX 7900 XT serie interessante eu pegar algum air cooler?

A vantagem de ter um air cooler legal é manter temps razoáveis (ao seu critério) com ruído menor.
Se isso é interessante ou não, depende de ti. Eu acho bem legal ter um cooler mais forte e poder deixar ele funcionando a 30~45% o tempo todo. Mas tolerância a ruído é um negócio tão pessoal que é difícil dar uma sugestão objetiva.

Se a preocupação for com "segurança" ou porque tu acha que pode danificar o processador de alguma forma, tu pode ter zero preocupações quanto a isso. Manter a BIOS atualizada é mais importante nesse sentido que o seu cooler. :p
 
Vai ser interessante quando vc quiser dar uma brincada com os limites energéticos mas não há relação direta com usar/não usar uma GPU dedicada uma vez que o desempenho dele em stock já é bem bacana em jogos também.

Por curiosidade, como ficam as temperaturas dele com o cooler box? Nunca cheguei a usar o que veio com o meu.

Não cheguei a usar no 7900, mas o Wraith Prism fez uma diferença grande em relação ao Wraith Stealth no 5600. Mais de 10 graus para o mesmo nível de ruído, além da melhor aparência. Roda tranquilo deixando nos 1300 RPM, e subindo até 2000 RPM em full load. O Prism vai até 3600 RPM, mas eu ficaria surdo se deixasse assim kkk
 
Última edição:
Vai ser interessante quando vc quiser dar uma brincada com os limites energéticos mas não há relação direta com usar/não usar uma GPU dedicada uma vez que o desempenho dele em stock já é bem bacana em jogos também.

Por curiosidade, como ficam as temperaturas dele com o cooler box? Nunca cheguei a usar o que veio com o meu.
Eu ainda não fiz o teste, falta montar ele na placa mãe. Assim que eu montar vou fazer um teste
 
Fiquei uns dias fazendo testes no PC e tudo ficou estável. Não precisei fazer nenhum tipo de ajuste. Como mencionei antes, coloquei as memórias em 6800MHz com o Expo II e deixei por isso mesmo.

Em jogos, o processador fica estável em 5/5.2GHz, as memos tranquilas em 6800 e nada de crash, travadas ou instabilidades. Pelo que vi vocês comentando, tive muita sorte então porque a única coisa que alterei na BIOS foi isso e o esquema para cortar a energia dos USB quando o PC for desligado.

O pulo de um i5 7600/GTX 1070 pra esse 7900X3D/4070 Ti Super foi tão grande que chega a parecer bruxaria. No mais, obrigado pelas dicas. Pesquisei nos sites que me foram recomendados e anotei as dicas dadas aqui também. Qualquer probleminha no futuro já sei onde olhar.
 


legal, mas é uma plataforma para trabalho e acho que seria relevante também ver a questão de compartilhamento com outras máquinas jogando tarefas para esse Threadripper. Outra coisa é essa questão de fazer overclock, até agora os revisores colocam a máquina no talo e fazem poucos testes, para overclock a estabilidade é tudo, então, quero ver ficar em uso por 30 dias seguidos ininterruptos para saber se o overclock é estável e o impacto na energia com e sem o overclock.

Queria ver essa questão do overclock melhorada não apenas com WC mas com Air Cooler e buscando outras alternativas separadas ou em conjunto, como ativar outras otimizações disponíveis para se verificar pontos de instabilidade. Podia ser uma live de 30 dias.
 
Vale a pena sair de um b350/5600 pra uma b650m r5 7600?
em umas das chuvas aqui na minha minha cidade, algumas satas e o conector de rede da minha mobo.

tava buscando algo ate uns 4k no max pra trocar, mas os preços das mobos am5 é muito caro.
vi 2 placas mae nao sei se são boas, estava pensando em ir de asrock MSI Pro B650M-P ou ASRock B650M-HDV/M.2

Ou mantenho em ddr4 mesmo e vou atras de umas b550.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo