[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Achei o 7950x por 3k e pouco naquela Gigantec, alguém aí já comprou por lá?
 

CPUs de desktop AMD ficam mais baratas a cada dia​

O preço do AMD Raphael está cada vez melhor, CPU de 16 núcleos agora em US$ 569.



PP4aXuL.png



Outro dia, outro desconto para a série AMD Ryzen 7000. Apenas 2 dias atrás, a Amazon implementou um cupom de $ 10 para o Ryzen 5 7600X, reduzindo efetivamente o preço da CPU Zen4 de 6 núcleos para $ 239. Hoje, os varejistas também estão implementando um novo preço para a variante de 16 núcleos.

A CPU Ryzen 9 7950X já está disponível por $ 568,99 e esse preço não está limitado a um varejista. Este não é um preço baixo recorde, mas é o mais baixo que esteve em mais de um mês. Você pode encontrar esse preço na Amazon ou Newegg , mas ainda não na loja oficial da AMD:


gJBjZO8.jpg



Como agora temos os preços confirmados para os próximos processadores Ryzen 7900/7700/7600 da AMD (esperados em US$ 429, US$ 329 e US$ 229, respectivamente), pode-se perguntar se esses preços permanecerão válidos por muito tempo.

Mas o problema da série Ryzen 7000 não é mais o preço dos processadores, mas de toda a plataforma em si. As placas-mãe da série 600 não são baratas e o upgrade necessário para a memória DDR5 também. Se a AMD puder resolver esse problema rapidamente com seus parceiros e fornecedores de memória, o preço do Ryzen 7000 pode finalmente se estabilizar. Caso contrário, poderemos ter que relatar outro desconto muito em breve.


m4IzkKk.png



Fonte: Amazon
 
Achei o 7950x por 3k e pouco naquela Gigantec, alguém aí já comprou por lá?
Comprei um nobreak lá uma vez pro escritório, faz uns 4 anos isso. Lembro que foi tudo certo com a compra, nenhum problema.
 

CPUs de desktop AMD ficam mais baratas a cada dia​

O preço do AMD Raphael está cada vez melhor, CPU de 16 núcleos agora em US$ 569.



PP4aXuL.png



Outro dia, outro desconto para a série AMD Ryzen 7000. Apenas 2 dias atrás, a Amazon implementou um cupom de $ 10 para o Ryzen 5 7600X, reduzindo efetivamente o preço da CPU Zen4 de 6 núcleos para $ 239. Hoje, os varejistas também estão implementando um novo preço para a variante de 16 núcleos.

A CPU Ryzen 9 7950X já está disponível por $ 568,99 e esse preço não está limitado a um varejista. Este não é um preço baixo recorde, mas é o mais baixo que esteve em mais de um mês. Você pode encontrar esse preço na Amazon ou Newegg , mas ainda não na loja oficial da AMD:


gJBjZO8.jpg



Como agora temos os preços confirmados para os próximos processadores Ryzen 7900/7700/7600 da AMD (esperados em US$ 429, US$ 329 e US$ 229, respectivamente), pode-se perguntar se esses preços permanecerão válidos por muito tempo.

Mas o problema da série Ryzen 7000 não é mais o preço dos processadores, mas de toda a plataforma em si. As placas-mãe da série 600 não são baratas e o upgrade necessário para a memória DDR5 também. Se a AMD puder resolver esse problema rapidamente com seus parceiros e fornecedores de memória, o preço do Ryzen 7000 pode finalmente se estabilizar. Caso contrário, poderemos ter que relatar outro desconto muito em breve.


m4IzkKk.png



Fonte: Amazon

Será que estão abrindo espaço pro 7xxx 3d?
 
Faz um pouco de sentido, pq tu não escuta um corte de nada nos preços das placas mãe.
 
Peguei a memória 2x32 6000c30 EXPO só esperar chegar

E vou vender a 2x16 6000c30 EXPO

Com isso minha build fica pronta
 

CPU AMD Ryzen 9 7950X com preço atual de US$ 569, US$ 130 abaixo do MSRP.​



abGuUze.jpg



Recentemente, o AMD Ryzen 5 7600X caiu paraU$ 238,99 uma queda de U$ 62 em relação ao preço sugerido . Os varejistas europeus estavam obtendo economias ainda mais consideráveis do que os lançamentos nos Estados Unidos. Hoje, estamos testemunhando mais varejistas dos EUA baixando os preços dos chips da série AMD Ryzen 7000, como o AMD Ryzen 9 7950X.


Vários varejistas dos EUA, incluindo Amazon, Newegg, Microcenter e BestBuy, compartilham essa nova redução de preço para a CPU AMD Ryzen 7950X, que agora está reduzida a US$ 568,99. A loja oficial da AMD não oferece o mesmo desconto, portanto, os usuários que desejam obter uma redução de quase 30% em relação ao preço de tabela de $ 799 na Amazon ou uma redução de 18% em relação a $ 699 na Newegg precisam encontrar o chip nos varejistas mencionados. Antes da temporada de compras da Black Friday/Cyber Monday, o AMD Ryzen 7950X teve sua redução mais considerável, caindo para US$ 549,99 nos EUA . A loja oficial da AMD teve reduções de preço idênticas às da Amazon.


CPU AMD Ryzen 9 7950X 16 núcleos "Zen 4" para desktop

O AMD Ryzen 9 7950x mantém sua contagem saudável de 16 núcleos e 32 threads das duas gerações anteriores. A CPU apresentará uma impressionante frequência base de 4,5 GHz e um boost clock de até 5,7 GHz (5,85 GHz F-Max), o que deve torná-lo 200 MHz mais rápido que o Alder Lake Core i9-12900KS da Intel, que tem uma frequência de boost de 5,5 GHz em um único núcleo. Quanto ao cache, a CPU vem com 80 MB do que inclui 64 MB de L3 (32 MB por CCD) e 16 MB de L2 (1 MB por núcleo). A CPU tem um preço sugerido oficial de US$ 699,99 .

Especificações da CPU de desktop AMD Ryzen 7000 Raphael:​



QIyJtoP.png




A redução no preço dos novos processadores AMD pode ser atribuída aos componentes que exigem o poder de processamento da arquitetura Zen 4. Os módulos de memória DDR5 são caros para converter e as placas-mãe que suportam a memória e o novo chipset também são caras. Essa inflação de custo para atualizar exigiu que a AMD assumisse um risco severo ao reduzir seus custos de produção para manter sua liderança atual sobre a rival Intel.



yoSEbIK.jpg



Não se sabe por quanto tempo o preço permanecerá tão baixo quanto está atualmente ou se a AMD aumentará o preço em 2023, meses após o lançamento do Intel Raptor Lake, que será seu maior concorrente, pelo menos nos EUA. Além disso, ainda não ouvimos se algum varejista europeu reduzirá ainda mais o custo desse SKU nos próximos dias. A AMD em breve expandirá sua linha de CPUs Ryzen 7000 com peças X3D e não X em 2023, o que permitiria um melhor valor na plataforma AM5.
 
Alguém usando 7700x? Qual cooler 240mm está refrigerado bem ? Como está a temperatura em jogos tipo warzone?
 
Galera,
Vou montar um PC e preciso pegar cpu, mpbp, memória, cooler. Enfim, quase tudo (minha máquina anterior está quebrada há anos).

Estou cogitando ir direto ao 7600x porque o preço não muda muito do 5700x.

O que estou penando é achar uma mobo com preços dignos. Além disso, estou na dúvida que acesso várias am5 e não vejo eles listando que suportam pcie 5.0, aí não sei se isso requisito de algum chip set específico.

Enfim. O que indicam?
 
Galera,
Vou montar um PC e preciso pegar cpu, mpbp, memória, cooler. Enfim, quase tudo (minha máquina anterior está quebrada há anos).

Estou cogitando ir direto ao 7600x porque o preço não muda muito do 5700x.

O que estou penando é achar uma mobo com preços dignos. Além disso, estou na dúvida que acesso várias am5 e não vejo eles listando que suportam pcie 5.0, aí não sei se isso requisito de algum chip set específico.

Enfim. O que indicam?

Fica mais fácil pro pessoal poder te ajudar se disser quanto pretende gastar :) Apesar do preço dos processadores não variar muito, o problema dos AM5 é o custo da plataforma - como já deve ter observado, mesmo as placas-mãe de entrada possuem preços elevados, sem falar que você precisará comprar memórias DDR5. Não sei se pretende ficar com esse PC por anos sem se preocupar com upgrades de processador e depois trocar tudo de novo, caso seja essa a ideia acho mais coerente nesse momento ir de Intel LGA1700.

Agora, se a sua ideia é ir de AM5 por conta da longevidade da plataforma e pretende ir fazendo upgrades de processador sem ter que se preocupar em trocar de placa-mãe... sinceramente acho que é o único argumento válido pra escolher o AM5 agora. Mas aí tem um alerta, a AMD criou vários chipsets (X670E, X670, B650E, B650) e apesar de cada um deles ter características específicas ela deu um bom nível de liberdade para as AIBs quanto a implementação. Dessa forma, caso escolha um modelo de placa-mãe AM5 é imperativo que vá até o site do fabricante, baixe o manual e cheque como estão distribuídas as lanes PCI-E do modelo pra ver se ela vai te atender.

A tabela abaixo mostra as diferenças básicas de cada chipset, por exemplo, uma placa-mãe X670E precisa obrigatoriamente ter pelo menos um PCI-E 5.0 16x ou 8x8 para a VGA, já uma X670 não tem essa obrigatoriedade, podendo ser 4.0. Mas reforçando que essas são as diferenças básicas, atendendo a elas as AIBs fazem o que querem com o restantes das lanes PCIE, o que torna importante baixar o manual da placa-mãe antes de comprá-la pra checar como foi feita a implementação.

LKx9QOE.png
 
Fica mais fácil pro pessoal poder te ajudar se disser quanto pretende gastar :) Apesar do preço dos processadores não variar muito, o problema dos AM5 é o custo da plataforma - como já deve ter observado, mesmo as placas-mãe de entrada possuem preços elevados, sem falar que você precisará comprar memórias DDR5. Não sei se pretende ficar com esse PC por anos sem se preocupar com upgrades de processador e depois trocar tudo de novo, caso seja essa a ideia acho mais coerente nesse momento ir de Intel LGA1700.

Agora, se a sua ideia é ir de AM5 por conta da longevidade da plataforma e pretende ir fazendo upgrades de processador sem ter que se preocupar em trocar de placa-mãe... sinceramente acho que é o único argumento válido pra escolher o AM5 agora. Mas aí tem um alerta, a AMD criou vários chipsets (X670E, X670, B650E, B650) e apesar de cada um deles ter características específicas ela deu um bom nível de liberdade para as AIBs quanto a implementação. Dessa forma, caso escolha um modelo de placa-mãe AM5 é imperativo que vá até o site do fabricante, baixe o manual e cheque como estão distribuídas as lanes PCI-E do modelo pra ver se ela vai te atender.

A tabela abaixo mostra as diferenças básicas de cada chipset, por exemplo, uma placa-mãe X670E precisa obrigatoriamente ter pelo menos um PCI-E 5.0 16x ou 8x8 para a VGA, já uma X670 não tem essa obrigatoriedade, podendo ser 4.0. Mas reforçando que essas são as diferenças básicas, atendendo a elas as AIBs fazem o que querem com o restantes das lanes PCIE, o que torna importante baixar o manual da placa-mãe antes de comprá-la pra checar como foi feita a implementação.

LKx9QOE.png
Penso muito em montar o PC e ficar uns bons anos sem me preocupar. Para ter ideia, meu PC atual é um notebook que peguei em 2020 por causa do trabalho, mas antes disso meu desktop é de 2010! Kkkkkk

. Estive olhando bastante. Estou optando pela x670e pg lightning da ASRock. A única com um preço não tão horroroso é que parece legal (PCI 5.0 etc.)


Não tenho muito conhecimento técnico mas a placa parece boa.

 
Penso muito em montar o PC e ficar uns bons anos sem me preocupar. Para ter ideia, meu PC atual é um notebook que peguei em 2020 por causa do trabalho, mas antes disso meu desktop é de 2010! Kkkkkk

. Estive olhando bastante. Estou optando pela x670e pg lightning da ASRock. A única com um preço não tão horroroso é que parece legal (PCI 5.0 etc.)


Não tenho muito conhecimento técnico mas a placa parece boa.

pelo google vi que ta um preço razoavel nessa loja
vulcan1nformatica
Não sei se presta. Alguém já comprou lá?
 
AMD Ryzen série 7000 não-X será lançado em 10 de janeiro, Ryzen 9 7900 mais rápido que 5900X

AMD-RYZEN-7000-NONX-PRICING-RELEASE-DATE-1200x479.jpg


"De acordo com o slide [vazado], todas as três CPUs serão lançadas em 10 de janeiro por US$ 429, US$ 329 e US$ 329, respectivamente. Dados os recentes cortes de preços introduzidos nos modelos 7000X, esse preço não parece particularmente bom. Por apenas US $ 20 a mais, é possível encontrar os modelos 7900X ou 7700X 'desbloqueados'. Se a AMD mantiver esse preço no lançamento, o 7600X de 6 núcleos mais rápido custará apenas US $ 10 a mais.

AMD-RYZEN-9-7900-VS-5900X-1.jpg


O principal ponto de venda para as novas CPUs é o menor consumo de energia. De acordo com outro slide, a CPU AMD 65W 7900X emparelhada com memória DDR5-6000 será 19% mais rápida em jogos em média do que 105W Ryzen 9 5900X baseado na arquitetura Zen3 usando memória DDR4-3600.

Ambos os processadores foram testados em 12 jogos com resolução de 1080p e rodando junto com Radeon RX 6950XT NITRO+ da Sapphire. A vantagem do Ryzen 9 7900 sobre o 5900X é de 103% (Assassin's Creed Valhalla) a 134% (Far Cry 6)."


image.png
 
Penso muito em montar o PC e ficar uns bons anos sem me preocupar. Para ter ideia, meu PC atual é um notebook que peguei em 2020 por causa do trabalho, mas antes disso meu desktop é de 2010! Kkkkkk

. Estive olhando bastante. Estou optando pela x670e pg lightning da ASRock. A única com um preço não tão horroroso é que parece legal (PCI 5.0 etc.)


Não tenho muito conhecimento técnico mas a placa parece boa.


Acredito que de fato não encontrará outra opção com 1 PCIE16x Gen 5.0 + 1 M.2 Gen 5.0 nessa faixa de preço 👍 Mas sinceramente, amigo, com base no uso que disse que fará (montar e usar o sistema até o dia em que ele pedir água) um Intel LGA1700 não seria melhor escolha? Um combo Z690 + 13600K é um canhão e com a economia poderia gastar mais na placa de vídeo 😀

AMD Ryzen série 7000 não-X será lançado em 10 de janeiro, Ryzen 9 7900 mais rápido que 5900X

AMD-RYZEN-7000-NONX-PRICING-RELEASE-DATE-1200x479.jpg


"De acordo com o slide [vazado], todas as três CPUs serão lançadas em 10 de janeiro por US$ 429, US$ 329 e US$ 329, respectivamente. Dados os recentes cortes de preços introduzidos nos modelos 7000X, esse preço não parece particularmente bom. Por apenas US $ 20 a mais, é possível encontrar os modelos 7900X ou 7700X 'desbloqueados'. Se a AMD mantiver esse preço no lançamento, o 7600X de 6 núcleos mais rápido custará apenas US $ 10 a mais.

AMD-RYZEN-9-7900-VS-5900X-1.jpg


O principal ponto de venda para as novas CPUs é o menor consumo de energia. De acordo com outro slide, a CPU AMD 65W 7900X emparelhada com memória DDR5-6000 será 19% mais rápida em jogos em média do que 105W Ryzen 9 5900X baseado na arquitetura Zen3 usando memória DDR4-3600.

Ambos os processadores foram testados em 12 jogos com resolução de 1080p e rodando junto com Radeon RX 6950XT NITRO+ da Sapphire. A vantagem do Ryzen 9 7900 sobre o 5900X é de 103% (Assassin's Creed Valhalla) a 134% (Far Cry 6)."


image.png

Será que os X3D vão chegar em janeiro? Anteriormente havia especulação sobre os X3D, agora estão pipocando informações sobre os non-X... seria curioso ter esses 2 lançamentos (X3D e non-X) juntos agora em janeiro 🤔
 
Blza, mas quando vão abaixar o preço das mobos?
Pelo andar da carruagem é nunca! :haha:

Difícil de encarar um AM5, esperar AM6 a menos que venha algo muito fora da curva em desempenho ou tecnologia que faça o AM4 virar velharia.
 
Pelo andar da carruagem é nunca! :haha:

Difícil de encarar um AM5, esperar AM6 a menos que venha algo muito fora da curva em desempenho ou tecnologia que faça o AM4 virar velharia.
Se depender desses preços eu prefiro ainda "investir" num 3950X ou 5950X futuramente e me manter no AM4.
 
Será que os X3D vão chegar em janeiro? Anteriormente havia especulação sobre os X3D, agora estão pipocando informações sobre os non-X... seria curioso ter esses 2 lançamentos (X3D e non-X) juntos agora em janeiro 🤔
É o que estou me perguntando também, todos os vazamentos apontam para a CES'23, mas acho difícil a AMD anunciar duas linhas de processadores simultaneamente... Mais fácil ela atrasar/adiar os X3D para o segundo semestre e deixar os não-X para a CES, e assim garantir mais 6 meses de venda dos Ryzens comuns (que já tiveram seus preços reduzidos). Olhando por esse lado faz sentido, pois tudo indica que a Intel não trará uma nova geração ano que vem, e sim um refresh, então a AMD teria os X3D para ofuscar/combater o lançamento da concorrente =X


Pelo andar da carruagem é nunca! :haha:

Difícil de encarar um AM5, esperar AM6 a menos que venha algo muito fora da curva em desempenho ou tecnologia que faça o AM4 virar velharia.
Se depender desses preços eu prefiro ainda "investir" num 3950X ou 5950X futuramente e me manter no AM4.
O AM5 durará um bocadinho ainda, mais umas duas gerações de Ryzen no mínimo. O pior mesmo é que o cenário para o próximo ano continuará não favorecendo a AMD:
- Para o AM5 virão os Ryzen não-X, depois os modelos X3D e por último as APUs;
- Não há garantias, mas poderão aparecer os Ryzen 7050 (refresh) ou Zen 8000 (bem difícil);
- Para o LGA1700 (Intel) virá o refresh do Raptorlake, com uma pequeniníssima probabilidade de vir o socket LGA1851 (MTL/ARL, DDR5).

Viram? A concorrente continuará em um socket que possui memórias e placas-mãe igualmente acessíveis, enquanto que a AMD lançará processadores mais caros e mais baratos, mas as placas continuarão caras (algo me diz que nem as A620 virão nesse patamar de entrada) e as memórias... igualmente não acessíveis. Claro que o preço das RAM irão baixar progressivamente, mas ele só cairá mesmo quando a Intel também adotá-la com exclusividade (no seu próximo socket), então mesmo que a AMD consiga o topo no desempenho com seus modelos X3D a Intel continuará sendo a escolha CxB, e a única a alcançar os 6GHz (sim, tem quem compre por isso).
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo