[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Putz. Eu fico muito cabreiro de comprar esse tipo de coisa pelo aliexpress.
meu 5800x é do aliexpress e nada a reclamar.
CPU agora acho que só compro se for do ali mesmo. A menos que a diferença de preço pra cá seja de uns 100~200 reais apenas.
 
Putz. Eu fico muito cabreiro de comprar esse tipo de coisa pelo aliexpress.
É igual ML, tem que comprar de vendedor com reputação que a chance de dar merda fica bem pequena.
 
Putz. Eu fico muito cabreiro de comprar esse tipo de coisa pelo aliexpress.

Somos dois, mas o preço tá incrivelmente bom... acho que se voce tiver ja a placa-mãe pra ele e as mem ddr5 é mais facil de argumentar algum problema no produto.

Antigamente eu tinha receio também, comprava no Ali apenas umas bugigangas de valor pequeno, mas ao acompanhar esses canais do Youtube que promovem compras de hardware no Ali (Iskandar, Fafa, Mario, etc) resolvi experimentar e no meu caso não tem mais volta 😂

meu 5800x é do aliexpress e nada a reclamar.
CPU agora acho que só compro se for do ali mesmo. A menos que a diferença de preço pra cá seja de uns 100~200 reais apenas.

Concordo 100% 👍 Peguei recentemente um 13600K por R$ 1800, novo, chegou perfeito, melhor embalado que o saco plástico porco que a Terabyte costuma usar 😂 Ontem boletei no Ali um Ryzen 7 7700X por R$ 1680, preço de 7600X aqui no Brasil.
 
Blza, mas quando vão abaixar o preço das mobos?
Pelo visto vai demorar para as fabricantes largarem o osso. Com a longevidade do soquete AM4, elas não querem que a história se repita e estão segurando os preços das mobos AM5 lá em cima para compensar as vendas perdidas do AM4, e possivelmente as do AM5 se o soquete também tiver alta longevidade. Mas também tem o custo do PCIe 5.0, que é desnecessário com o hardware atual e só serve para encarecer as placas.
 
É o que estou me perguntando também, todos os vazamentos apontam para a CES'23, mas acho difícil a AMD anunciar duas linhas de processadores simultaneamente... Mais fácil ela atrasar/adiar os X3D para o segundo semestre e deixar os não-X para a CES, e assim garantir mais 6 meses de venda dos Ryzens comuns (que já tiveram seus preços reduzidos). Olhando por esse lado faz sentido, pois tudo indica que a Intel não trará uma nova geração ano que vem, e sim um refresh, então a AMD teria os X3D para ofuscar/combater o lançamento da concorrente =X
Ontem mesmo falei disso com o @diefen da improbabilidade de saírem duas linhas na CES (e por isso o X3D viria depois) e hoje olhem o que apareceu:




Ou seja, lançado na CES só os processadores não-X, o que poderá ocorrer em relação aos X3D é seu anúncio, com lançamento para depois (primeiro trimestre ou semestre, ninguém sabe).


Pelo visto vai demorar para as fabricantes largarem o osso. Com a longevidade do soquete AM4, elas não querem que a história se repita e estão segurando os preços das mobos AM5 lá em cima para compensar as vendas perdidas do AM4, e possivelmente as do AM5 se o soquete também tiver alta longevidade. Mas também tem o custo do PCIe 5.0, que é desnecessário com o hardware atual e só serve para encarecer as placas.


No caso futuramente placas-mãe com VRMs mais simples e sem suporte ao PCIe 5.0 serão lançadas, reduzindo o preço base (ao menos lá fora). Quem sabe não já aparece algumas na CES? Who knows...
 
É igual ML, tem que comprar de vendedor com reputação que a chance de dar merda fica bem pequena.

Teu processador saiu por quanto no Ali? tá caro pra caramba ele lá... quase preço daqui... tava afim de comprar...
 
Teu processador saiu por quanto no Ali? tá caro pra caramba ele lá... quase preço daqui... tava afim de comprar...
Peguei 2 por ~R$1.535(cada).
 
Po... nunca nem vi... kkkkkkk

Que pena, agora tá salgado os valores...
Espera saírem os 7xxx "non x", acho que é capaz de rolar outra promoção dos 5xxx
 
Espera saírem os 7xxx "non x", acho que é capaz de rolar outra promoção dos 5xxx

Daqui a pouco as Memos DDR5 e Mobo decentes começam a ter uma queda, aí já vai está valendo migrar de plataforma...
 
Bem, a x670e já foi comprada ...

Estava com plano de pegar o 7700x e aguardar o que vem por ai nos x3d, ou até zen5. Mas, a diferença para o 7900x é de apenas 600,00 na loja que vou pegar. Então, por esse preço vou colocar 4 núcleos a mais nessa cpu. PC para tudo! embora, a maioria do tempo jogos. 600,00 a mais não fará muita diferença aqui no orçamento.

E outra ...
Memoria 6000mhz cl32 EXPO ? ou 6400mhz cl32 XMP ? Sendo o mesmo preço. A expo vai alem de habilitar na bios as opções de baixa latência e alta largura de banda ? como estabilidades no am5 e etc ... No modo baixa latência que é o que vou usar, vai fazer a diferença dos 400mhz a menos ? Ou coisas de pífios 3%~5% entre uma e outra rsrs
 
Bem, a x670e já foi comprada ...

Estava com plano de pegar o 7700x e aguardar o que vem por ai nos x3d, ou até zen5. Mas, a diferença para o 7900x é de apenas 600,00 na loja que vou pegar. Então, por esse preço vou colocar 4 núcleos a mais nessa cpu. PC para tudo! embora, a maioria do tempo jogos. 600,00 a mais não fará muita diferença aqui no orçamento.

E outra ...
Memoria 6000mhz cl32 EXPO ? ou 6400mhz cl32 XMP ? Sendo o mesmo preço. A expo vai alem de habilitar na bios as opções de baixa latência e alta largura de banda ? como estabilidades no am5 e etc ... No modo baixa latência que é o que vou usar, vai fazer a diferença dos 400mhz a menos ? Ou coisas de pífios 3%~5% entre uma e outra rsrs
Opa cara, onde está encontrando essas memórias? Eu tenho olhado nas lojas daqui e está tudo caro demais ou são memórias mais fracas. Eu queria 6000mhz CL30, sem deixar meu rim pra loja (quando eu falo deixar o rim é pagar 4k em 32GB).
 
Opa cara, onde está encontrando essas memórias? Eu tenho olhado nas lojas daqui e está tudo caro demais ou são memórias mais fracas. Eu queria 6000mhz CL30, sem deixar meu rim pra loja (quando eu falo deixar o rim é pagar 4k em 32GB).
Vou importar, é o jeito. Aqui não tem como.
 
Ontem mesmo falei disso com o @diefen da improbabilidade de saírem duas linhas na CES (e por isso o X3D viria depois) e hoje olhem o que apareceu:




Ou seja, lançado na CES só os processadores não-X, o que poderá ocorrer em relação aos X3D é seu anúncio, com lançamento para depois (primeiro trimestre ou semestre, ninguém sabe).





No caso futuramente placas-mãe com VRMs mais simples e sem suporte ao PCIe 5.0 serão lançadas, reduzindo o preço base (ao menos lá fora). Quem sabe não já aparece algumas na CES? Who knows...


Agora ficou claro que os X3D não devem chegar tão cedo, obrigado pelas informações, @dayllann 😄

Curioso esse movimento da AMD por placas-mãe mais baratas... teoricamente era pra elas já existirem, pois o B650 (non E) é limitado ao PCI-E Gen 4 e já está no mercado. Fazendo uma pesquisa rápida, no mercado nacional as AM5 mais baratas estão em torno dos 2000 reais, enquanto que dá pra encontrar LGA1700 na faixa dos 500 reais 🤔 Bom, vamos ver onde eles pretendem cortar custos, de qualquer forma é positivo saber que caiu a ficha pra AMD, que ficar baixando preço de processador não ajuda muita coisa quando toda plataforma é cara.
 
Agora ficou claro que os X3D não devem chegar tão cedo, obrigado pelas informações, @dayllann 😄

Curioso esse movimento da AMD por placas-mãe mais baratas... teoricamente era pra elas já existirem, pois o B650 (non E) é limitado ao PCI-E Gen 4 e já está no mercado. Fazendo uma pesquisa rápida, no mercado nacional as AM5 mais baratas estão em torno dos 2000 reais, enquanto que dá pra encontrar LGA1700 na faixa dos 500 reais 🤔 Bom, vamos ver onde eles pretendem cortar custos, de qualquer forma é positivo saber que caiu a ficha pra AMD, que ficar baixando preço de processador não ajuda muita coisa quando toda plataforma é cara.
Sites paraguaios já estão listando o 13400F por U$228(acredito que nos EUA fique em torno de $200), assim 7600 "non x" vai ter que ter um preço bem agressivo.
 
Sites paraguaios já estão listando o 13400F por U$228(acredito que nos EUA fique em torno de $200), assim 7600 "non x" vai ter que ter um preço bem agressivo.

A WAZ já tem o 13400 listado 👀 Sabendo que a WAZ costuma meter a faca, será que vai rolar um preço médio de uns R$ 1400~1500 nas demais lojas? 🤔

cjuta2M.png


Os Raptor Lake são verdadeiros canhões, colocar um 13400 desses numa H610 + DDR4... vai ser "O" combo custo-benefício. Em termos de desempenho os AM5 são bastante competitivos quando se trata de Single Thread, mas no Multi é inegável dizer que a Intel tem hoje uma boa dianteira e que essa distância aumentará ainda mais uma vez que ela continua socando mais cores a cada nova geração. Penso se ainda nos AM5 será possível implementar o conceito de P+E Cores, pois imagino que esse será o caminho para se ter um Multi Thread competitivo.
 
Pessoal, pra que tem/teve alguma placa mãe com Q-Code ou variantes, sempre que ele msotra um numero la, algum erro ta rolando?

Aqui, ele fica dando uns codigo diferente toda hora, mas ta tudo no padrão, testei o processador/Memória no Prime 95 e sem erros la.

Aqui ta variando 74/75/77 etc.

No manual mostra que são processos inicializando.
 
Pessoal, pra que tem/teve alguma placa mãe com Q-Code ou variantes, sempre que ele msotra um numero la, algum erro ta rolando?

Aqui, ele fica dando uns codigo diferente toda hora, mas ta tudo no padrão, testei o processador/Memória no Prime 95 e sem erros la.

Aqui ta variando 74/75/77 etc.

No manual mostra que são processos inicializando.

Quando você liga o PC vão sendo mostrados os códigos dos sistemas que estão subindo, VGA, memória... ao terminar de carregar tudo, normalmente o código final é "40" ou "AA". Com a chegada do Windows 11 e a obrigatoriedade de estar com o TPM habilitado, o código final passou a ser "9E". Acredito que esses códigos sejam padrão, pois tive placas-mãe da MSI, Asus e Gigabyte e os códigos sempre foram os mesmos, independente do fabricante.

Numa placa-mãe da MSI que tive, após terminar todo o processo de boot, ao invés de ficar no "40" ou "AA" estático, a tela de post code passava a mostrar a temperatura do processador. Esse "74, 75, 77" que descreveu, não seria isso? Provavelmente ele está mostrando a temperatura do processador depois de terminar o processo de boot.
 
Putz. Eu fico muito cabreiro de comprar esse tipo de coisa pelo aliexpress.

CPU, Mobo, Memórias da assinatura foram compradas no Ali. Aliás, é o quarto pc q monto com peças de lá.

Funciona como a maioria dos market places. Procure um vendedor confiável (no ali inclusive vc encontra lojas oficiais dos fabricantes), com boas avaliações, com muitas vendas, leia os comentários dos usuários e etc, e já era.
 
Última edição:
Do jeito que as mobos AM4 estão subindo de preço daqui a pouco as AM5 estarão mais baratas.
por isso eu comprei antes
e so a repetição do ciclo toda vez que sai uma gem nova a anterior fica mais cara pois a galera que tem placa intermediaria/de entrada ta trocando pra uma top pra durar mais tempo
 
por isso eu comprei antes
e so a repetição do ciclo toda vez que sai uma gem nova a anterior fica mais cara pois a galera que tem placa intermediaria/de entrada ta trocando pra uma top pra durar mais tempo
Pois é...perdi a chance de pegar a B550 Tomahawk por 999 reais na BF...agora vou usar minha B450M com meu 5600 até quando durar...quando trocar já vou direto pro AM5 ou o equivalente da Intel.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo