[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 87 33.0%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.4%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.2%

  • Total de votos
    264
Pelo menos 24/04 é menos de 1 mês 😄 Se eu não estiver enganado os X3D anteriores tinham espera de algo próximo de 1 mês ou mais 😅
Verdade! 18 dias, passa rápido! Hahaha

No sistema deles a previsão é dia 11/04 pra entrega, mas isso certamente foi algo gerado automaticamente pelo sistema, considerando como se tivesse em estoque...
 
E não é que o bicho brotou por 3499? Eu ainda preciso comprar a placa mãe... Mas acho que vou comprar ele hehehehe
 
Ia avisar agora aqui! Hehehe

Acabei de comprar o meu! Agora é esperar até dia 24, infelizmente! Mas já imaginava que não teriam estoque no lançamento! Com os 7900X3D foi assim também!
Aí sim!
Agora é fazer a 4090 chorar kkkk
 
Brotou na loja que explode, pré-venda:

XKRngrT.png
Ainda prefiro o 7900X por 3mil, 12/24 e ainda vai ter jogo que vai ser mais rápido nele do que no 7800X3D.
 
O problema é atualização de BIOS... Nenhuma placa AM5 a venda hoje nos estoques provavelmente está atualizada. Pelo que andei pesquisando a loja que explode não atualiza, único que vi que faz com certeza é a terabyte, pagando 60 pila. Na verdade, nem sei se as BIOS das mobos para ryzen 7 7700 / 7900 já estão ok ou se precisaria atualizar tb = /

Se eu comprar e não vier atualizado, vou sofrer um pouco tendo de achar um lugar para ir e me deslocar até lá levando a mobo... Esforço e trabalho desnecessário. Osso
 
Bora pegar o monstrinho também @cesarkalel e @diefen! Hahahaha

Olha, a mão treme, viu 😂 O porém é que estou com um 7700X muito bom, a amostra que tenho faz CO -30 All Cores e ele tem rodado assim desde que montei o sistema. Daria o maior dó me desfazer dele, então estou na mesma situação do @cesarkalel, pensativo 😅

O problema é atualização de BIOS... Nenhuma placa AM5 a venda hoje nos estoques provavelmente está atualizada. Pelo que andei pesquisando a loja que explode não atualiza, único que vi que faz com certeza é a terabyte, pagando 60 pila. Na verdade, nem sei se as BIOS das mobos para ryzen 7 7700 / 7900 já estão ok ou se precisaria atualizar tb = /

Se eu comprar e não vier atualizado, vou sofrer um pouco tendo de achar um lugar para ir e me deslocar até lá levando a mobo... Esforço e trabalho desnecessário. Osso

Salvo engano, todas as AM5 vem com BIOS Flashback, você consegue atualizar a BIOS sem precisar de CPU 🙂 Mas como disse, seria "salvo engano" uma vez que não conheço todas as placas-mãe AM5 do mercado. Antes de bater o martelo em uma placa-mãe específica, é necessário confirmar se ela vem com o sistema.
 
Parece que o LTT recebeu chip já ruim duas vezes seguidas, li em um artigo.


Só consegui achar esse que foi overclockado, mas tenho um que realmente alguns em stock quebraram.
Galera, em especial o @igormp e @dayllann o que acham desses aumentos de relatos do 7950X 3D simplesmente morrendo em stock, fazendo o básico? Com poucas horas ou dias de uso. O que a AMD fez de errado?

Fonte: https://avalanchenoticias.com.br/pr...x3d-enfrentam-perda-massiva-de-processadores/
Pior é que este tipo de notícia só aparece depois de semanas, e curiosamente explodiu/ganhou repercussão agora com o lançamento do 7800X3D por um site pouco conhecido, falando de um tópico do Reddit com quase 30 dias...

Bem, deixando teorias conspiracionais de lado, eu também não estava sabendo disso, e ao ler sobre boa parte das mortes o que dá para supor é o mesmo que o @igormp disse, que é um problema com o atual AGESA que acaba mandando a mesma tensão do chiplet sem V-Cache para o chiplet com V-Cache, matando assim o dito-cujo. Curiosamente em 90% dos casos esses 7950X3D estavam em placas-mãe da ASUS.

Falando do tópico do Reddit, poucas pessoas relataram esse problema diretamente (cinco), e isso está bem longe de ser uma "perda massiva" (claramente um título click-bait), onde apenas uma pessoa teve o CPU morto após aproximadamente 12 horas, outros três que também tiveram a morte do CPU conseguiram utilizar eles por semanas. Dos outros dois um disse ter utilizado por dois meses, e o último conseguiu utilizar por dois dias, depois o sistema não iniciou mais (a placa-mãe deste era uma AsRock).

Por fim, dois outros foram citados indiretamente, e as placas-mãe deles eram Gigabyte e AsRock, respectivamente. Mais nenhuma outra pessoa, mas teve uma pessoa dizendo que "mais de 100 apresentaram este problema nos canais de YT", mas não citou fontes. Em outros links internet àfora não cheguei a conclusões definitivas, apenas a possibilidade do IOD estar recebendo tensão maior que o necessário e por isso estar morrendo, e não o CCD com V-Cache, mas só quem poderá esclarecer definitivamente isso é a AMD. E não, não há relatos de 7900X3D mortos, apenas de 7950X3D, o que é estranho mas como um utiliza chiplets de 8 núcleos e outro de 6 núcleos, podemos ter esse ocorrido como um caso isolado do CPU de 16 núcleos.
 
O problema é atualização de BIOS... Nenhuma placa AM5 a venda hoje nos estoques provavelmente está atualizada. Pelo que andei pesquisando a loja que explode não atualiza, único que vi que faz com certeza é a terabyte, pagando 60 pila. Na verdade, nem sei se as BIOS das mobos para ryzen 7 7700 / 7900 já estão ok ou se precisaria atualizar tb = /

Se eu comprar e não vier atualizado, vou sofrer um pouco tendo de achar um lugar para ir e me deslocar até lá levando a mobo... Esforço e trabalho desnecessário. Osso
Hoje essas placas podem ser atualizadas com um pendrive numa porta USB especifica pra isso. Nao precisar botar outro CPU pra ligar e atualizar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olha, a mão treme, viu 😂 O porém é que estou com um 7700X muito bom, a amostra que tenho faz CO -30 All Cores e ele tem rodado assim desde que montei o sistema. Daria o maior dó me desfazer dele, então estou na mesma situação do @cesarkalel, pensativo 😅



Salvo engano, todas as AM5 vem com BIOS Flashback, você consegue atualizar a BIOS sem precisar de CPU 🙂 Mas como disse, seria "salvo engano" uma vez que não conheço todas as placas-mãe AM5 do mercado. Antes de bater o martelo em uma placa-mãe específica, é necessário confirmar se ela vem com o sistema.
Cara, e eu achei ele em pré venda no Tio Ali hein... 2600,00 Reais! Mas a entrega é lá pra maio.
 
Cara, e eu achei ele em pré venda no Tio Ali hein... 2600,00 Reais! Mas a entrega é lá pra maio.

Caramba, 2600? 😲 Compartilha o link, por favor 😄

EDIT: Nossa, verdade 😲 Achei na SZCPU, tá saindo R$ 2.648,41 😲 Só não encontrei a informação de que é pré-venda, onde você viu isso?

EDIT²: Bom, o anúncio tá todo zoado, apesar de ser possível concluir que é o 7800X3D, como as informações parecem ter sido escritas dando cabeçadas no teclado, eu tomaria cuidado 😅
 
Última edição:
O problema é atualização de BIOS... Nenhuma placa AM5 a venda hoje nos estoques provavelmente está atualizada. Pelo que andei pesquisando a loja que explode não atualiza, único que vi que faz com certeza é a terabyte, pagando 60 pila. Na verdade, nem sei se as BIOS das mobos para ryzen 7 7700 / 7900 já estão ok ou se precisaria atualizar tb = /

Se eu comprar e não vier atualizado, vou sofrer um pouco tendo de achar um lugar para ir e me deslocar até lá levando a mobo... Esforço e trabalho desnecessário. Osso
Pode só usar o bios flashback, acho que a maioria das placas mid/high tem isso, só espetar o pendrive com a bios nova e tchau.
apenas a possibilidade do IOD estar recebendo tensão maior que o necessário e por isso estar morrendo, e não o CCD com V-Cache, mas só quem poderá esclarecer definitivamente isso é a AMD.
Seria estranho o IOD dos x3D ser tratado de forma diferente que os do non-x3D, não? Do meu ponto de vista, se fosse por isso, teríamos modelos non-x3D morrendo também.
 
Seria estranho o IOD dos x3D ser tratado de forma diferente que os do non-x3D, não? Do meu ponto de vista, se fosse por isso, teríamos modelos non-x3D morrendo também.
Mas morreram, ao menos tenho conhecimento de apenas dois casos, um deles é citado na notícia, inclusive, "A high level of marriage was also noted on the regular Ryzen 9 7950X. For example, one of the two processors purchased by the 3DNews lab had a faulty memory controller". Mas nesse caso a unidade já veio com defeito, e não foi danificada com o tempo, já o outro usuário disse supor ser IOD pois o processador começou a apresentar diversas falhas de BSOD, corrompimento de dados e afins (no caso problemas tipicamente relacionados à memória) antes do processador brickar, e a certeza de que foi o CPU foi que ao colocar um 7600X todo o sistema ligou e funcionou normalmente.
 
Acham melhor um 7950x ou 7800x3d para empurrar um 4090 em 4k?
Consegui o 7950x por 3500,00.
 
  • Curtir
Reações: ZAC
Acham melhor um 7950x ou 7800x3d para empurrar um 4090 em 4k?
Consegui o 7950x por 3500,00.
Só jogos? 7800X3D. Mexe com render ou outras aplicações mais pesadas? 7950X. Pelo preço? 7950X novamente. Mas terá que ter um cooler pika pro 7950X e um underclock no CPU se não for fanático por clocks altos e CPU trabalhando mais frio.
 
  • Curtir
Reações: ZAC
Estou namorando os 7950x3d no alie... Mas os problemas de importações atuais, me deixam apreensivos de fazer essa compra.
 
Última edição:
Boa! Hahaha
Mas acho que por essa diferença ainda vou manter o da Kabumda!

Mas manda bala, para de fazer contas senão não compra! :naza: :bem:
O problema é que nao tenho ainda a placa mãe! A memorias estão vindo do Tio Ali e deve chegar daqui 15 dias. A placa mae se eu for comprar no Tio, vai demorar uns 20 tambem... isso se nao for barrada. Ae teria que comprar aqui no Brasil, que não vale a pena.
 
O problema é que nao tenho ainda a placa mãe! A memorias estão vindo do Tio Ali e deve chegar daqui 15 dias. A placa mae se eu for comprar no Tio, vai demorar uns 20 tambem... isso se nao for barrada. Ae teria que comprar aqui no Brasil, que não vale a pena.
Você mora muito longe do Paraguai? Não tem ninguém que possa trazer de lá pra você a Mobo?
O que me salvou foi isso, pedi pra trazerem de lá a Mobo e RAM e saiu um meio termo entre o roubo no BR e os preços do tio Ali, na verdade fica mais perto dos valores do Ali do que dos daqui, mesmo pagando comissão e sem os riscos de ser taxado/barrado.
 
 
Você mora muito longe do Paraguai? Não tem ninguém que possa trazer de lá pra você a Mobo?
O que me salvou foi isso, pedi pra trazerem de lá a Mobo e RAM e saiu um meio termo entre o roubo no BR e os preços do tio Ali, na verdade fica mais perto dos valores do Ali do que dos daqui, mesmo pagando comissão e sem os riscos de ser taxado/barrado.
Moro em SP, é bem longe... :( O bom de esperar é que o estoque vai ficando maior e as placas-mãe ficando mais baratas no Tio Ali. Se eu ver que as placas tão passando, mesmo com taxa, eu compro la... em 2 meses no máximo to com o PC montado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo