• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 86 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.5%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.3%

  • Total de votos
    263
Mudando de assunto, e falando do Bergamo e Zen4c, aconselho uma leitura aqui (para qualquer um que tenha interesse em saber mais do Zen4c):

Infelizmente o artigo é pago na área de desempenho, mas as partes interessantes são gratuitas de se conferirem :3
Triste que não veremos um bergamo com 192 cores por não ter como fazer o routing pro IOD :(
 
Então é só fonte e placa mãe? Nada de memória e SSD? Tenho uma x670e-a
Não precisa fazer atualização de bios antes de montar tudo. Monta certinho, liga a máquina e atualiza do jeito mais normal e simples do mundo vendo tudo acontecer no seu monitor.
 
Não precisa fazer atualização de bios antes de montar tudo. Monta certinho, liga a máquina e atualiza do jeito mais normal e simples do mundo vendo tudo acontecer no seu monitor.
É pq como são 4 pentes de 16gb a 6000mts, tenho medo de queimar, mas se não, eu vou fazer isso mesmo
 
Pessoal, vai aqui o relato de um problema que encontrei usando a BIOS mais recente da MSI pra X670E Carbon e o AGESA 1.0.0.7a da AMD:
Intermitentemente o slot PCI-E 4.0 16x para a placa de vídeo não vai funcionar corretamente e ficará em 1.1!!

Não sei se o problema é exclusivo com placas de vídeo 4090 ou com qualquer outra. Aqui eu uso uma 4090 e tava dando esse problema quando ligava ou reiniciava a máquina, sendo necessário varios boots até que fosse detectado ou funcionasse em 4.0 - quando funcionava apenas em 1.1 a 4090 apresentava mal funcionamento e era como se não fosse detectada e não rodava/renderizava nenhuma aplicação 3D.

Fiz o rollback da BIOS para a versão anterior sem o AGESA da AMD e está funcionando perfeitamente.
Portanto caso alguém aqui use placas X670E e tenha atualizado para uma BIOS com o AGESA 1.0.0.7a e encontre um problema semelhante basta fazer um rollback da BIOS.

Topico de suporte MSI
 
É pq como são 4 pentes de 16gb a 6000mts, tenho medo de queimar, mas se não, eu vou fazer isso mesmo
Não vai queimar, fique tranquilo. Quem teve algum problema com isso estava rodando há bastante tempo com as voltagens muito altas e foi queimando aos poucos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, vai aqui o relato de um problema que encontrei usando a BIOS mais recente da MSI pra X670E Carbon e o AGESA 1.0.0.7a da AMD:
Intermitentemente o slot PCI-E 4.0 16x para a placa de vídeo não vai funcionar corretamente e ficará em 1.1!!

Não sei se o problema é exclusivo com placas de vídeo 4090 ou com qualquer outra. Aqui eu uso uma 4090 e tava dando esse problema quando ligava ou reiniciava a máquina, sendo necessário varios boots até que fosse detectado ou funcionasse em 4.0 - quando funcionava apenas em 1.1 a 4090 apresentava mal funcionamento e era como se não fosse detectada e não rodava/renderizava nenhuma aplicação 3D.

Fiz o rollback da BIOS para a versão anterior sem o AGESA da AMD e está funcionando perfeitamente.
Portanto caso alguém aqui use placas X670E e tenha atualizado para uma BIOS com o AGESA 1.0.0.7a e encontre um problema semelhante basta fazer um rollback da BIOS.

Topico de suporte MSI
Eu tenho a x670e tomahawk e estava usando a versão 1.0.0.7a beta desde que lançaram sem problema nenhum. Vi ontem que tinha saído a versão final do bios e instalei ela, porém notei um comprtamento estranho: o vsoc que antes ficava travado em 1.185 agora fica variando entre 1.295 e 1.3V. E às vezes, enquanto configurava o bios, ele travava. Bem estranho, nunca tinha acontecido. Mas consegui fixar o vsoc em 1.2V e vou testar a estabilidade do sistema. Se não estiver ok, vou voltar para a beta que estava "perfeita".

Só para constar, estou usando o perfil enhanced mode 3 da MSI + os timings do Buildzoid nas memórias. Ficou muito bom. E era justamente no enhanced mode 3 que ele ativa automaticamente curve -25 em todos os núcleos e pegava o vsoc automático em 1.185V.
 
Não vai queimar, fique tranquilo. Quem teve algum problema com isso estava rodando há bastante tempo com as voltagens muito altas e foi queimando aos poucos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu tenho a x670e tomahawk e estava usando a versão 1.0.0.7a beta desde que lançaram sem problema nenhum. Vi ontem que tinha saído a versão final do bios e instalei ela, porém notei um comprtamento estranho: o vsoc que antes ficava travado em 1.185 agora fica variando entre 1.295 e 1.3V. E às vezes, enquanto configurava o bios, ele travava. Bem estranho, nunca tinha acontecido. Mas consegui fixar o vsoc em 1.2V e vou testar a estabilidade do sistema. Se não estiver ok, vou voltar para a beta que estava "perfeita".

Só para constar, estou usando o perfil enhanced mode 3 da MSI + os timings do Buildzoid nas memórias. Ficou muito bom. E era justamente no enhanced mode 3 que ele ativa automaticamente curve -25 em todos os núcleos e pegava o vsoc automático em 1.185V.

Como eu disse - não sei se o problema é exclusivo com a 4090 ou com qualquer placa de vídeo.
Eu já vi inclusive relatos de incompatibilidade da 4090 com maquinas AM5. Olha isso aqui do hardware unboxed -->
E outros relatos --> https://linustechtips.com/topic/1481280-am5-and-rtx4090-compatibility-issue/
 
Mas isso é antigo pra caramba, eu nem tinha AM5 ainda. rsrs
 
A Gigbayte soltou mas BIOS... voces estãoa atualizando e ligado o EXPO? @diefen ? Acho que a última é a F6b
 
Não precisa fazer atualização de bios antes de montar tudo. Monta certinho, liga a máquina e atualiza do jeito mais normal e simples do mundo vendo tudo acontecer no seu monitor.
Atualizei pela bios mesmo. Foi super simples e deu tudo certo.
 
Mas isso é antigo pra caramba, eu nem tinha AM5 ainda. rsrs

Esse vídeo é antigo sim mas o estranho é o problema ter aparecido pra mim justamente na BIOS mais nova da MSI e o AGESA 1.0.0.7a da AMD.

Quando voltei pra BIOS anterior o problema sumiu.
 
Esse vídeo é antigo sim mas o estranho é o problema ter aparecido pra mim justamente na BIOS mais nova da MSI e o AGESA 1.0.0.7a da AMD.

Quando voltei pra BIOS anterior o problema sumiu.
Estranho mesmo porque eu nunca nem usei o Agesa anterior porque recebi o kit, montei e já atualizei para o beta com agesa 7a e nunca notei nenhum tipo de problema. Coincidentemente agora que coloquei a versão final eu tive esses travamentos usando o bios. Mas estabilidade não tive nada por enquanto. Rodei ontem o Spider-man para testar e perfeito. Depois larguei fazendo Corecycler + TestMem 5 e está até agora rock solid. CB R23 mesma pontuação. Por último vai OCCT + Furmark e, se não pegar fogo, tá aprovado. :yeah:
 
Estranho mesmo porque eu nunca nem usei o Agesa anterior porque recebi o kit, montei e já atualizei para o beta com agesa 7a e nunca notei nenhum tipo de problema. Coincidentemente agora que coloquei a versão final eu tive esses travamentos usando o bios. Mas estabilidade não tive nada por enquanto. Rodei ontem o Spider-man para testar e perfeito. Depois larguei fazendo Corecycler + TestMem 5 e está até agora rock solid. CB R23 mesma pontuação. Por último vai OCCT + Furmark e, se não pegar fogo, tá aprovado. :yeah:

Sua placa de vídeo é RTX 4000? Talvez o problema seja específico com as placas da nvidia
 
Pessoal, vai aqui o relato de um problema que encontrei usando a BIOS mais recente da MSI pra X670E Carbon e o AGESA 1.0.0.7a da AMD:
Intermitentemente o slot PCI-E 4.0 16x para a placa de vídeo não vai funcionar corretamente e ficará em 1.1!!

Não sei se o problema é exclusivo com placas de vídeo 4090 ou com qualquer outra. Aqui eu uso uma 4090 e tava dando esse problema quando ligava ou reiniciava a máquina, sendo necessário varios boots até que fosse detectado ou funcionasse em 4.0 - quando funcionava apenas em 1.1 a 4090 apresentava mal funcionamento e era como se não fosse detectada e não rodava/renderizava nenhuma aplicação 3D.

Fiz o rollback da BIOS para a versão anterior sem o AGESA da AMD e está funcionando perfeitamente.
Portanto caso alguém aqui use placas X670E e tenha atualizado para uma BIOS com o AGESA 1.0.0.7a e encontre um problema semelhante basta fazer um rollback da BIOS.

Topico de suporte MSI
já tentou configurar na mão fixando no modo 16x PCI-E 4.0/5.0?
Eu tenho a x670e tomahawk e estava usando a versão 1.0.0.7a beta desde que lançaram sem problema nenhum. Vi ontem que tinha saído a versão final do bios e instalei ela, porém notei um comprtamento estranho: o vsoc que antes ficava travado em 1.185 agora fica variando entre 1.295 e 1.3V. E às vezes, enquanto configurava o bios, ele travava. Bem estranho, nunca tinha acontecido. Mas consegui fixar o vsoc em 1.2V e vou testar a estabilidade do sistema. Se não estiver ok, vou voltar para a beta que estava "perfeita".

Só para constar, estou usando o perfil enhanced mode 3 da MSI + os timings do Buildzoid nas memórias. Ficou muito bom. E era justamente no enhanced mode 3 que ele ativa automaticamente curve -25 em todos os núcleos e pegava o vsoc automático em 1.185V.
vsoc está automaticamente indo para o valor próximo de 1.30V, ainda que se mude na mão, mas insistindo até pega o valor manual, ainda que de vez em quando volte. Provavelmente por conta de estabilidade maior com maior tensão. Antes da atualização, o vsoc poderia ir até 1.7V como dá para ver nos vídeos do Buildzoid. E tem mais, nos AMD os timings são muito apertados, daí a exigência de tensões altas é maior
 
já tentou configurar na mão fixando no modo 16x PCI-E 4.0/5.0?

vsoc está automaticamente indo para o valor próximo de 1.30V, ainda que se mude na mão, mas insistindo até pega o valor manual, ainda que de vez em quando volte. Provavelmente por conta de estabilidade maior com maior tensão. Antes da atualização, o vsoc poderia ir até 1.7V como dá para ver nos vídeos do Buildzoid. E tem mais, nos AMD os timings são muito apertados, daí a exigência de tensões altas é maior
Sim, exato. Mas não estava assim antes. Com o bios beta estava sempre ali no 1.18~1.19 e agora ele está indo sempre para 1.29~1.3V. 1.3V é perfeitamente normal, mas preferi fixar, ele não oscila mais e também não perdi performance, então deixei em 1.2V.

Edit: só porque falei:
ERROR: 12:47:22
ERROR: Prime95 seems to have stopped with an error!
ERROR: At Core 2 (CPU 4)
ERROR MESSAGE: The Prime95 process doesn't use enough CPU power anymore (only 0.48% instead of the expected 6.25%)
ERROR: The last *passed* FFT size before the error was: 20480K
ERROR: Unfortunately FFT size fail detection only works for Smallest, Small or Large FFT sizes.

Mesma configuração do bios beta, mas nesse deu erro. Vou ver se foi o CO, mas antes vou subir o vsoc para 1.3V só por curiosidade.
 
Última edição:
Eu provavelmente peguei o CPU com o pior binning da história.

Como já falei, não consigo fazer NADA no CO, -5 pra mim já é muito.
Mas ok, vamos focar na memória, fui testar os timmings que o Buildzoid testou em vários setups diferentes Video Texto.

E... meu PC trava na BIOS, sério, ele consegue congelar dentro da Bios.

É que não posso ficar sem PC até meio de Julho, mas depois disso, vou tentar acionar a AMD, sem condições.

Minha memória
 
Quanto aos asteriscos, é a parte que mais incomoda: O slide fala de "AM5", mas em nenhum momento existiu um "Ryzen 5000G" com iGPU Vega no desktop, e sim nos notebooks
Ôxe, como assim? A linha Ryzen 5000G de APUs para desktop (codinome Cezanne) vinha com gráficos Vega.
 
Ôxe, como assim? A linha Ryzen 5000G de APUs para desktop (codinome Cezanne) era justamente a última que veio com gráficos Vega.
Não, pera... 5700G... EITA, OMG, confundi com a linha 4000G o_O
Vou corrigir ASAP, obrigado per informar >.<
 
Sim, exato. Mas não estava assim antes. Com o bios beta estava sempre ali no 1.18~1.19 e agora ele está indo sempre para 1.29~1.3V. 1.3V é perfeitamente normal, mas preferi fixar, ele não oscila mais e também não perdi performance, então deixei em 1.2V.

Edit: só porque falei:
ERROR: 12:47:22
ERROR: Prime95 seems to have stopped with an error!
ERROR: At Core 2 (CPU 4)
ERROR MESSAGE: The Prime95 process doesn't use enough CPU power anymore (only 0.48% instead of the expected 6.25%)
ERROR: The last *passed* FFT size before the error was: 20480K
ERROR: Unfortunately FFT size fail detection only works for Smallest, Small or Large FFT sizes.

Mesma configuração do bios beta, mas nesse deu erro. Vou ver se foi o CO, mas antes vou subir o vsoc para 1.3V só por curiosidade.
não é uma boa torrar o processador em aplicativos de estresse, eles degradam de modo robusto e você não sabe quando a bomba vai estourar. E instabilidade uma hora vai ocorrer quando a gente tenta por tensão mais baixa no uso normal do dia a dia.
 
Só se fizer o tempo todo. Faz algumas vezes, encontra a estabilidade e nunca mais mexe. Sucesso!
 
já tentou configurar na mão fixando no modo 16x PCI-E 4.0/5.0?

vsoc está automaticamente indo para o valor próximo de 1.30V, ainda que se mude na mão, mas insistindo até pega o valor manual, ainda que de vez em quando volte. Provavelmente por conta de estabilidade maior com maior tensão. Antes da atualização, o vsoc poderia ir até 1.7V como dá para ver nos vídeos do Buildzoid. E tem mais, nos AMD os timings são muito apertados, daí a exigência de tensões altas é maior

Sim, tentei e mesmo assim em boots aleatórios ficava em 1.1... tinha hora que funcionava e hora que não
 
Eita...

Devo montar meu setup novo nesta quinta. Então é bom atualizar a bios assim que ligar, certo?
Acho bom atualizar a BIOS kkkkk... Embora o primeiro boot demore um pouco, acredito que não seja tempo suficiente pra acontecer alguma coisa prejudicial.
 
Eu provavelmente peguei o CPU com o pior binning da história.

Como já falei, não consigo fazer NADA no CO, -5 pra mim já é muito.
Mas ok, vamos focar na memória, fui testar os timmings que o Buildzoid testou em vários setups diferentes Video Texto.

E... meu PC trava na BIOS, sério, ele consegue congelar dentro da Bios.

É que não posso ficar sem PC até meio de Julho, mas depois disso, vou tentar acionar a AMD, sem condições.

Minha memória
veja se as tensões para as memórias estão corretas e o vsoc. Tive travamento também e era algum ajuste errado de tensão ou de timings, pois timings menores e clocks maiores exigem maior tensão nesses componentes

tenta ajustar uma coisa por vez para isolar o problema, deixa o processador no modo ECO 105W que daí já sabe que o problema está noutro lugar
Sim, tentei e mesmo assim em boots aleatórios ficava em 1.1... tinha hora que funcionava e hora que não
então é esperar novo AGESA e é bom reportar no fórum do fabricante da placa-mãe para que foquem no problema e saber se outras pessoas já tiveram o mesmo problema
se a gente considerar a correria que foi para tapar a errata em cima do VSOC, então vários bugs devem ter ressurgido
 
veja se as tensões para as memórias estão corretas e o vsoc. Tive travamento também e era algum ajuste errado de tensão ou de timings, pois timings menores e clocks maiores exigem maior tensão nesses componentes

tenta ajustar uma coisa por vez para isolar o problema, deixa o processador no modo ECO 105W que daí já sabe que o problema está noutro lugar

então é esperar novo AGESA e é bom reportar no fórum do fabricante da placa-mãe para que foquem no problema e saber se outras pessoas já tiveram o mesmo problema
se a gente considerar a correria que foi para tapar a errata em cima do VSOC, então vários bugs devem ter ressurgido

Com certeza. Eu reportei o problema no fórum da MSI
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo