[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 87 33.0%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.4%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.2%

  • Total de votos
    264
Algum ai com Placa mãe Gigabyte AM5? Saiu a Bios F8a (AGESA 1.0.0.7 b).
 
Algum ai com Placa mãe Gigabyte AM5? Saiu a Bios F8a (AGESA 1.0.0.7 b).
Atualizei há pouco.

1690336676063.png

De cara um pequeno susto após fazer os ajustes triviais, carregar XMP e salvar/reiniciar pois a máquina não quis mais voltar, achei que ia estrear o USB Flashback :bem:

Resolvi esperar um pouco mais e subiu normalmente, desliguei/liguei 2-3x pra testar e aparentemente tudo certo, talvez seja coisa do memory training mas nunca tinha acontecido antes.

Vou testar melhor nos próximos dias.
 
pode ser problema no seu wc e tb tem o fato de que a área de contato do IHS nos Ryzen 7000 é menor, daí tem que usar uma boa pasta térmica, ou de metal líquido ou fazer delid (e perder de vez a garantia sob conta e risco de quem pratica isso)

tá estranho aí você passar dos 95C

O WC aparentemente tá tudo OK. Até revisei a montagem e está tudo bem preso. A temperatura da água ficou em torno dos 35ºC no teste de stress.
Com relação ao contato, eu até comprei aqueles Fix que normalmente a gente usa nos Intel da 13th.
Minha pasta térmica é um Kryonaut da Thermal Grizzly.

Sinceramente não sei. Arriscar fazer Delid não tenho coragem.

O que eu fiz de lá pra cá foi atualizar a BIOS pra utilizar o Agesa 1.0.0.6 e as tensões estão aparentemente OK. O SoC tá a 1.3v.
Configurei na BIOS pro Modo Eco de 105w. E foi a única forma que achei de utilizar na faixa dos 90º no stress.
 
Atualizei há pouco.

Ver anexo 135393
De cara um pequeno susto após fazer os ajustes triviais, carregar XMP e salvar/reiniciar pois a máquina não quis mais voltar, achei que ia estrear o USB Flashback :bem:

Resolvi esperar um pouco mais e subiu normalmente, desliguei/liguei 2-3x pra testar e aparentemente tudo certo, talvez seja coisa do memory training mas nunca tinha acontecido antes.

Vou testar melhor nos próximos dias.
Da uma agonia...
 
Atualizei há pouco.

Ver anexo 135393
De cara um pequeno susto após fazer os ajustes triviais, carregar XMP e salvar/reiniciar pois a máquina não quis mais voltar, achei que ia estrear o USB Flashback :bem:

Resolvi esperar um pouco mais e subiu normalmente, desliguei/liguei 2-3x pra testar e aparentemente tudo certo, talvez seja coisa do memory training mas nunca tinha acontecido antes.

Vou testar melhor nos próximos dias.
Não se esqueçam que qualquer bios da Gigabyte com uma letra no final significa que é uma bios beta!
 
Da uma agonia...
Pois é, ao menos há um aviso bem claro no site:

1690370393063.png


Com as versões anteriores o primeiro boot não levava mais de 10-15 segundos, nessa foi pra casa do minuto, felizmente foi só no primeiro.

Não se esqueçam que qualquer bios da Gigabyte com uma letra no final significa que é uma bios beta!
serjao.gif
 
Galera, preciso da ajuda de vocês.....rsrs
Já me perdoem pelo textão!
:incri2:
Fiquei uns bons anos sem desktop, então estou bem por fora de alguns problemas de compatibilidade e etc.
Vou montar um PC até o final do ano que quero ficar pelo menos uns 3/4 anos com ele. E tenho algumas dúvidas que surgiram nas conversas, matérias e materiais técnicos que tenho lido pela Internet.
Estou entre montar um Core i5 13600k ou um 7800x3d, ambos com DDR5-6000mhz, ssd m.2, RTX 4070, mobos Intel Z790/AMD B650e ou X670.

Dúvidas que surgiram na caminhada:

1 - Eu gostaria de usar 4x16, mas me falaram que usando 4 pentes de memória a velocidade fica mais limitada, não rodando a 6000mhz nos amd, na Intel não ocorre esse problema, procede isso?

2 - Como minha intenção é longevidade, pensei em pegar o AM5 que deve durar uns 3 anos a plataforma, a Intel provavelmente vai morrer esse ano com os novos lançamentos. Vocês acham melhor eu partir de AM5 msm ou esperar os lançamentos da Intel no final do ano?

3 - Qual é a real diferença entre os chipsets das placas-mãe AMD? Tenho visto na pra comprar os chips que citei acima, porém vejo B650 com pciex 5.0 e x670 com pciex 4.0, acho isso bizarro! No momento estou inclinado a pegar a Asus Rog Strix B650E-F Gaming, pois possui pciex 5.0 além de todas as outras tecnologias.

4 - Pra quem possui alguma RTX 3070/3070ti/4060ti/4070, eu vou rodar os jogos em 1440p 144hz, pois já tenho o monitor, jogos como CSGO/CS2 e Warzone rodam numa taxa de 144fps a 1440p? Qual é a experiência de vocês nesses jogos? Os demais jogos não ligo de rodar numa taxa de quadros menor, pois não são competitivos.

Que eu me lembro são essas as dúvidas.
:rub1:
 
O WC aparentemente tá tudo OK. Até revisei a montagem e está tudo bem preso. A temperatura da água ficou em torno dos 35ºC no teste de stress.
Com relação ao contato, eu até comprei aqueles Fix que normalmente a gente usa nos Intel da 13th.
Minha pasta térmica é um Kryonaut da Thermal Grizzly.

Sinceramente não sei. Arriscar fazer Delid não tenho coragem.

O que eu fiz de lá pra cá foi atualizar a BIOS pra utilizar o Agesa 1.0.0.6 e as tensões estão aparentemente OK. O SoC tá a 1.3v.
Configurei na BIOS pro Modo Eco de 105w. E foi a única forma que achei de utilizar na faixa dos 90º no stress.
blz, mas não precisava de Fix para o Ryzen e mesmo para metal líquido vc deve passar pouquíssimo e não chega sequer a ser uma gota, se já encobriu as marcas a laser, já basta. No máximo, passe tb na base de contato do cooler uma camada residual ultrafina. E pode tentar baixar algumas tensões, como o Soc para 1.28V ou um pouco menos, já a MC que é a controladora, pode ser necessário deixar mais alto devido a ter de acompanhar a velocidade das memórias.

Galera, saiu ROG STRIX B650E-E GAMING WIFI BIOS 1634 -> BESTA TESTE. Quem tem aí a coragem?
 
blz, mas não precisava de Fix para o Ryzen e mesmo para metal líquido vc deve passar pouquíssimo e não chega sequer a ser uma gota, se já encobriu as marcas a laser, já basta. No máximo, passe tb na base de contato do cooler uma camada residual ultrafina. E pode tentar baixar algumas tensões, como o Soc para 1.28V ou um pouco menos, já a MC que é a controladora, pode ser necessário deixar mais alto devido a ter de acompanhar a velocidade das memórias.

Galera, saiu ROG STRIX B650E-E GAMING WIFI BIOS 1634 -> BESTA TESTE. Quem tem aí a coragem?

Cara, eu não recomendaria metal liquido pra ninguém, só por conta do risco mesmo. A chance de dar merda é muito alta, inclusive pra quem já conhece.
 
Belo relato! Só não entendi muito bem porque ter memórias 6000Mhz e usá-las em 5600 ou 5200Mhz (aliás, entendo, mas não vejo necessidade a essa altura), se o vSoC estiver efetivamente sob controle coloca 6000Mhz e deixa rolar.

Na CPU acho que vale a pena dar uma pesquisada no PBO, no 7900 brinquei por uns dias e vi praticamente os mesmos clocks do 7900x sem acréscimo muito relevante nas temperaturas então vale o teste pra ver como fica por aí. Acabei deixando stock por pura preguiça/falta de tempo pra afinar melhor e porque o desempenho já é excelente e as temperaturas fantásticas, a ponto de personalizar a curva para suavizar ainda mais a rampa dos fans da CPU pois achei as configurações de fábrica muito agressivas, mesmo no perfil silent.

Particularmente não faço qualquer alteração no plano de energia do Windows e/ou placa de vídeo pois acho que isso mais atrapalha do que ajuda, mas aí é escolha de cada um.
É que na verdade (e isso aconteceu também com meu PC anterior) quando fui escolher as memórias nem sempre vc encontra as frequências exatas pra comprar e no fim acabei pegando uma que era com um clock maior por estar disponível como um kit de x2 e também por ter uma preço relativamente parecido em comparação a pentes com frequência menor. Então melhor ter pentes já de fábrica maiores. Mas a questão de rodar abaixo dos 6000 era que nos meus testes com o DOCP nessa frequência em algum momento fiz um leitura de 1,39 na voltagem delas. Então como eu fiquei comum cag@ço enorme kkk preferi fazer isso que relatei. Mas se bobear depois de um tempo eu volto para os 6000 :).

Agora na CPU é o seguinte: já consegui passar um tempo usando o PC e ontem baixei o Cyberpunk 2077 tanto porque eu já queria rejogar quanto pra testar o brinquedo novo kk.
E durante todo o uso muito poucas vezes o CPU atingiu 80° do thermal limit que setei na BIOS e quase todo tempo com o clock por volta de 4,9, 5,0, 5,1.
Então acabei concluindo que o que realmente faz ele bombar as temps são os testes sintéticos que forçam um cenário full load all cores por muito tempo.
Posso dizer que as temps ficaram sempre por volta de 60° a 70°. Então pra mim tá bom demais.

Já o perfil de energia eu mantive o equilibrado normal com a aplitude de 5-100%. Achei que funcionou bem. Na plataforma anterior, com o 1700, já era diferente porque como o IPC era "fraco" em comparação com o que veio depois e o clock era baixo (3,2) então deixar no equilibrado fazia ele as vez dar uma "relaxada" e diminuir od esempenho enquanto jogava. Então mantinha o perfil alto desempenho pra isso. Mas com o 7600 não senti que preciso me preocupar mais com isso. É vida, kkkkk.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso é o que eu costumo recomendar pra quem se incomoda com esses spikes dos Ryzen mesmo que seja o comportamento no normal mas mesmo sendo um procedimento que leva 10 segundos pra fazer dificilmente alguém sequer tenta fazer por algum motivo kkkk

Por curiosidade, como isso afetou a questão das temperaturas (média e máxima) e consumo (médio e máximo) aí? Faço isso no 5800x também e sem boost na faixa dos 3,7ghz o desempenho é parelho com o 3700x tanto em multi quanto single, o consumo/temp máximo reduzem por não dar os spikes mas a média acaba ficando a mesma, já que os spikes são por poucos milissegundos, acaba que muitas vezes mantenho sem o boost já que com a 4070ti em várias situações aqui acaba sobrando CPU e rodar a 4,85ghz ou 3,7ghz não afeta meu fps mínimo/médio em grande parte dos jogos, mas se deixar o boost liberado o consumo fica consideravelmente mais alto e a temperatura também (apesar de super tranquilo ainda), é tipo 40c/40w vs 60c e 80w~ pra 0 ganho aqui em vários jogos

Olha, até onde eu conseguir monitorar usando até agora esses spike de temperatura loucos foram mais em testes sintéticos ou que fazem 100% all core (Cinebench) ou que forçam o boost single core por muito tempo como no caso do CPUZ e o teste single dele. Ai você ve essa temperatura saltar muito rápido. Acontece que com o 7600 ela salta de forma absurdamente rápida e com incrementos de 10°, 15° em poucos segundos. Pra quem veio do 1700 que também chegava a ficar perto dos 80 nesses testes mas levando muito mais tempo pra isso, dá uma assustada.

No meu uso particular tem dois cenários onde eu uso o CPU por tempo longo com uma carga elevada: ou quando jogo e o jogo exige muito CPU mesmo que o muito seja 50% ou quando eu vou executar alguma tarefa no blender ou no pacote Adobe em que leve tempo pra processar como um filtro mais pesado ou manipular efeitos complexos de vetores no illustrator por exemplo. E talvez isso aconteça mais quando eu usar o After Effects que faz a renderização em tempo real usando a CPU ou o Media Encoder que usa bastante CPU para exportar o vídeo final.
Ali talvez role esse comportamento porque esses programas costumam usar todos os threds e a tarefa leva vários minutos pra terminar. E digo talvez porque não os usei ainda mas se seguir o que acontecia com o 1700, provavelmente vai bombar as temps kkk.

Mas com relação aos planos de energia uma coisa que acabei achando interessante é o fato de, ao usar algo menor que 100% neles, nem que seja 99%, o Windows interrompe o boost. E isso seria algo que eu até faria, mas tipo, dá pena de desligar isso na BIOS sabendo que o boost com o uso normal não fica batendo sempre essas temps. Então to chegando a conclusão que o tal Thermal Limit aqui da Asus foi mesmo a melhor escolha porque ele permite o CPU usar o potencial dele mas impede dele chegar a temperaturas maiores que 80° e a dissipação dele as vezes não chega nem aos 100% (no HWmonitor ele as vezes mostra lá num campo de potência que ele não chegou aos 100% de dissipação).

De forma prática aqui: Cyberpunk 2077 em 4K, DLSS no balanceado, tudo no máximo: 60 quadros cravados, 80% de uso da GPU, 30 a 60% uso da CPU, temps da CPU na casa dos 60 a 70°.
COm raytracing desativado. Se eu ativar o raytracing ai é a 3070ti que começa achorar e percebo que nem com 1080p no médio eu consigo manter os quadros estáveis porque em algum ponto da cidade vai bater 100% na GPU e cag@ar tudo kkkk.

Literamente o "gargalo" do meu setup é a GPU e confesso que não esperava por isso porque comprei a 3070 ti pra poder jogar em 4K mesmo que com DLSS e afins para aproveitar o monitor que eu tenho aqui. E consigo fazer isso na maior parte do tempo. Acontece que o 7600 é bom demais mesmo se eu colocasse ele sem boost, kkkkk.
 
Última edição:
Cara, eu não recomendaria metal liquido pra ninguém, só por conta do risco mesmo. A chance de dar merda é muito alta, inclusive pra quem já conhece.
de fato, metal líquido é bem power no risco de dar meleca. Tanto que falei para quem for usar, por conta e risco, tem de ser pouquíssimo. Ele costuma, inclusive, escorre facilmente. É como se fosse passar cera líquida, se passar muito não fica legal.
 
Galera, preciso da ajuda de vocês.....rsrs
Já me perdoem pelo textão!
:incri2:
Fiquei uns bons anos sem desktop, então estou bem por fora de alguns problemas de compatibilidade e etc.
Vou montar um PC até o final do ano que quero ficar pelo menos uns 3/4 anos com ele. E tenho algumas dúvidas que surgiram nas conversas, matérias e materiais técnicos que tenho lido pela Internet.
Estou entre montar um Core i5 13600k ou um 7800x3d, ambos com DDR5-6000mhz, ssd m.2, RTX 4070, mobos Intel Z790/AMD B650e ou X670.

Dúvidas que surgiram na caminhada:

1 - Eu gostaria de usar 4x16, mas me falaram que usando 4 pentes de memória a velocidade fica mais limitada, não rodando a 6000mhz nos amd, na Intel não ocorre esse problema, procede isso?

2 - Como minha intenção é longevidade, pensei em pegar o AM5 que deve durar uns 3 anos a plataforma, a Intel provavelmente vai morrer esse ano com os novos lançamentos. Vocês acham melhor eu partir de AM5 msm ou esperar os lançamentos da Intel no final do ano?

3 - Qual é a real diferença entre os chipsets das placas-mãe AMD? Tenho visto na pra comprar os chips que citei acima, porém vejo B650 com pciex 5.0 e x670 com pciex 4.0, acho isso bizarro! No momento estou inclinado a pegar a Asus Rog Strix B650E-F Gaming, pois possui pciex 5.0 além de todas as outras tecnologias.

4 - Pra quem possui alguma RTX 3070/3070ti/4060ti/4070, eu vou rodar os jogos em 1440p 144hz, pois já tenho o monitor, jogos como CSGO/CS2 e Warzone rodam numa taxa de 144fps a 1440p? Qual é a experiência de vocês nesses jogos? Os demais jogos não ligo de rodar numa taxa de quadros menor, pois não são competitivos.

Que eu me lembro são essas as dúvidas.
:rub1:
O que eu sei sobres esses pontos:
1) A AMD tem uma tabela de compatibilidade oficial do setup de DIMM instaladas.
No site da AMD você vai encontrar algo assim:
AMD-Ryzen-7950X-memory.png


Lendo essa tabela: 1R significar pentes de memória com chips apenas de 1 lado do PCB da RAM. 2R significa que o PCB da RAM tem chips dos dois lados.
Normalmente memórias com densidade muito alta são 2R como 32, 64 GB.
Ou seja, oficialmente, a AMD diz ai que pra suportar 2 pentes (ou seja, ativar o Dual Channel) você teria que rodar a 3600 mhz.
Mas estou usando 2 pentes a 5600 mhz e tudo bem por aqui, kk. Então eu acho meio conservador demais essas tabelas. Porque assim que eu liguei a mobo com os dois pentes o que vc espera que aconteça? QUe a mobo coloque por padrão a configuração oficial né? Mas assim que eu liguei a máquina a mobo da Asus colocou as memos a 4800 mhz, kkkk. E no AIDA64 mostra que a memória tem configurações JEDEC pra rodar abaixo de 4800. Ai fica a pergunta, porque a prórpia mobo não seta logo de cara o que tá ai né.
ENtão eu acho se você precisa de muita memória saiba que pode ser que você não rode elas a sei lá 6000 mhz, ou mais. Mas se estiverem rodando a 5200 já seria lucro.

2) Pelo que eu vi da Intel, se você foca mais em produtividade e precisa de CPU pra produção de conteúdo (vídeo, render, etc) os CPUs da Intel levam vantagem na faixa dos i5 porque ele vem com aquele combinação de núcleos performance e econômicos. Mas são mais caros. Tirando isso, eu iria de AM5 por um único motivo: a plataforma tá adiantada. Isso significa menor dor de cabeça com compatibilidade de memória, BIOS, etc. Porque mesmo que vc espere o lançamento, vc vai pegar preços de lançamento e uma plataforma imatura. Minha esperiência com o lançamento da primeira geração dos Ryzen me ensinou isso ai. Demora mesmo pra a plataforma estar redondinha. Então teu prazo não é o fim do ano, é daqui uns 1 anos meio, 2 vamos dizer assim. Se não puder esperar até lá, vai de AM5.

3) A principal diferença dos chipsets é o suporte a PCIe 5.0, quantidade de lanes PCI e quantidade de portas SATA.
Seria algo assim:
B650: PCIe 4.0 x16, PCIe 5.0 opcional nvme (a fabricantes pode oferecer ou não, é o caso da minha placa da assinatura)
B650E: PCIe 5.0 x16, PCIe 5.0 nvme oficial

B670: PCIe 4.0 x16, PCIe 5.0 nvme oficial
B670E: PCIe 5.0 x16, PCIe 5.0 nvme oficial

É muito parecido o que vai variar além disso, é a quantidade de USB 20gb, lanes PCI e SATA. Ou seja: se você não pretende usar diversos dispositivos via USB-C ultra rápido combinados com RAID de SATAs pra fazer um mini servidor, a B650E acho que tá de bom tamanho, kkkkk. Eu mesmo só não peguei a E porque confesso que não vi vantagem pagar mais pelo PCI 5.0 na GPU considerando que não vi aumento de desempenho prático em testes e pelo preço mesmo. Mas eu posso queimar a língua e as, sei lá, RTX 5000 vier com um algoritmo superultramegablaster que desbloqueie a largura de banda do 5.0 pra alguma cosia util. No seu caso vcs estaria mais a prova de futuro no meu caso, kk.

4) Eu confesso que não sou jogador de CSGO, mas pelo que eu já vi por ai, um 7800 + uma 3070 vai manter acima de 144 quadros e combinar com essa frequência de monitor que vc tem.
Já o COD não saberia dizer porque ele é masi pesado né.
 
Não se esqueçam que qualquer bios da Gigabyte com uma letra no final significa que é uma bios beta!
entao vou continuar esperando.
 
Última edição:
entao vou continuar esperando.
Tá usando qual?

Por garantia tenho salvo todas as que já baixei/usei/aprovei pois não era incomum eles arrancarem do site ou mudarem a descrição, se der alguma zica é só voltar.

1690423512553.png


Por exemplo, a F7 que está lá agora eu não tenho certeza se é exatamente igual a F7a que eu estava usando, já aconteceu antes.
 
O que eu sei sobres esses pontos:
1) A AMD tem uma tabela de compatibilidade oficial do setup de DIMM instaladas.
No site da AMD você vai encontrar algo assim:
AMD-Ryzen-7950X-memory.png


Lendo essa tabela: 1R significar pentes de memória com chips apenas de 1 lado do PCB da RAM. 2R significa que o PCB da RAM tem chips dos dois lados.
Normalmente memórias com densidade muito alta são 2R como 32, 64 GB.
Ou seja, oficialmente, a AMD diz ai que pra suportar 2 pentes (ou seja, ativar o Dual Channel) você teria que rodar a 3600 mhz.
Mas estou usando 2 pentes a 5600 mhz e tudo bem por aqui, kk. Então eu acho meio conservador demais essas tabelas. Porque assim que eu liguei a mobo com os dois pentes o que vc espera que aconteça? QUe a mobo coloque por padrão a configuração oficial né? Mas assim que eu liguei a máquina a mobo da Asus colocou as memos a 4800 mhz, kkkk. E no AIDA64 mostra que a memória tem configurações JEDEC pra rodar abaixo de 4800. Ai fica a pergunta, porque a prórpia mobo não seta logo de cara o que tá ai né.
ENtão eu acho se você precisa de muita memória saiba que pode ser que você não rode elas a sei lá 6000 mhz, ou mais. Mas se estiverem rodando a 5200 já seria lucro.

2) Pelo que eu vi da Intel, se você foca mais em produtividade e precisa de CPU pra produção de conteúdo (vídeo, render, etc) os CPUs da Intel levam vantagem na faixa dos i5 porque ele vem com aquele combinação de núcleos performance e econômicos. Mas são mais caros. Tirando isso, eu iria de AM5 por um único motivo: a plataforma tá adiantada. Isso significa menor dor de cabeça com compatibilidade de memória, BIOS, etc. Porque mesmo que vc espere o lançamento, vc vai pegar preços de lançamento e uma plataforma imatura. Minha esperiência com o lançamento da primeira geração dos Ryzen me ensinou isso ai. Demora mesmo pra a plataforma estar redondinha. Então teu prazo não é o fim do ano, é daqui uns 1 anos meio, 2 vamos dizer assim. Se não puder esperar até lá, vai de AM5.

3) A principal diferença dos chipsets é o suporte a PCIe 5.0, quantidade de lanes PCI e quantidade de portas SATA.
Seria algo assim:
B650: PCIe 4.0 x16, PCIe 5.0 opcional nvme (a fabricantes pode oferecer ou não, é o caso da minha placa da assinatura)
B650E: PCIe 5.0 x16, PCIe 5.0 nvme oficial

B670: PCIe 4.0 x16, PCIe 5.0 nvme oficial
B670E: PCIe 5.0 x16, PCIe 5.0 nvme oficial

É muito parecido o que vai variar além disso, é a quantidade de USB 20gb, lanes PCI e SATA. Ou seja: se você não pretende usar diversos dispositivos via USB-C ultra rápido combinados com RAID de SATAs pra fazer um mini servidor, a B650E acho que tá de bom tamanho, kkkkk. Eu mesmo só não peguei a E porque confesso que não vi vantagem pagar mais pelo PCI 5.0 na GPU considerando que não vi aumento de desempenho prático em testes e pelo preço mesmo. Mas eu posso queimar a língua e as, sei lá, RTX 5000 vier com um algoritmo superultramegablaster que desbloqueie a largura de banda do 5.0 pra alguma cosia util. No seu caso vcs estaria mais a prova de futuro no meu caso, kk.

4) Eu confesso que não sou jogador de CSGO, mas pelo que eu já vi por ai, um 7800 + uma 3070 vai manter acima de 144 quadros e combinar com essa frequência de monitor que vc tem.
Já o COD não saberia dizer porque ele é masi pesado né.
Valeu pela explicação!
Sinceramente, ainda estou boiando nessa tabela das memórias, massssssss, vou pegar 2x16GB 6000mhz mesmo, que se lasque....Hahahah
E a mobo vou pegar a Asus Rog Strix B650E-F Gaming, achei por um bom preço e vale mais a pena que pegar uma x670 pciex 4.0.
Vou editar com o PC, mas prefiro ter mais força pra jogos do que pra edição.
 
Valeu pela explicação!
Sinceramente, ainda estou boiando nessa tabela das memórias, massssssss, vou pegar 2x16GB 6000mhz mesmo, que se lasque....Hahahah
E a mobo vou pegar a Asus Rog Strix B650E-F Gaming, achei por um bom preço e vale mais a pena que pegar uma x670 pciex 4.0.
Vou editar com o PC, mas prefiro ter mais força pra jogos do que pra edição.

Disponha. Olha, pra edição quanto mais memória melhor, porque os programas de edição de vídeo usam a RAM para fazer pré-render de visualização em tempo real.
Quando o preview excede a RAM disponível ele passa a usar o HD/SSD pra isso e ai pode ficar um pouco lento o processo. Ou limitar a quantidade de segundos de pre view na RAM que vc pode ter. Mas 32GB para algo que não vai ser sua ocupação principal tá de bom tamanho.

Quanto à tabela, é aquela coisa: eles colocam clocks de memória e os ranks 1 e 2 mas é tudo muito conservador. POr exemplo, na plataforma anterior que eu tinha, usava um Ryzen 7 1700 e o controlador de memória dele era meio cru e comparado ao que veio depois. Acontece que se vc colocasse 2 pentes precisaria ser no máximo a 2666mhz oficial. Mas eu rodei por muito tempo a 2933 mhz. Depois eu comprei 32GB de ram de 3000 mhz. Se não me engano, o oficial era que 4 pentes a velocidade tinha que ser paroximadamente 1800 Mhz. Mas eu rodei até hoje 4 pentes a 2933 mhz e 2666 mhz e nunca tive 1 tela azul, kkkk. To contando isso porque era uma plataforma novíssima na época, todo mundo tava descobrindo a parada e mesmo assim tudo rodava normal. Ou seja, se naquela época já rodava razoavelmente bem, agora com IMCs mais maduros imagino que a tolerância seja maior.

O engraçado é que a própria AMD fala pelos quatro ventos que o sweet spot de clock de memória é 6000 mhz mas ela oficialmente não dá suporte, kkkkk. É meio doido isso ai mas, em resumo: vai de 2x16GB 6000 que vai dar bom, kkk.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso é o que eu costumo recomendar pra quem se incomoda com esses spikes dos Ryzen mesmo que seja o comportamento no normal mas mesmo sendo um procedimento que leva 10 segundos pra fazer dificilmente alguém sequer tenta fazer por algum motivo kkkk

Por curiosidade, como isso afetou a questão das temperaturas (média e máxima) e consumo (médio e máximo) aí? Faço isso no 5800x também e sem boost na faixa dos 3,7ghz o desempenho é parelho com o 3700x tanto em multi quanto single, o consumo/temp máximo reduzem por não dar os spikes mas a média acaba ficando a mesma, já que os spikes são por poucos milissegundos, acaba que muitas vezes mantenho sem o boost já que com a 4070ti em várias situações aqui acaba sobrando CPU e rodar a 4,85ghz ou 3,7ghz não afeta meu fps mínimo/médio em grande parte dos jogos, mas se deixar o boost liberado o consumo fica consideravelmente mais alto e a temperatura também (apesar de super tranquilo ainda), é tipo 40c/40w vs 60c e 80w~ pra 0 ganho aqui em vários jogos
Só complementando a sua pergunta: fui verificar mais detalhadamente jogando CP2077 e a média de temperatura foi de 67°. Só teve 1 momento em horas de jogo que atingiu o Thermal Limit de 80° e foi por segundos.

Um coisa que eu esqueci de comentar: atualizei para o Windows 11 então essa questão que citei ai é nesse cenário. Não saberia dizer se isso é relevante ou não. Além disso, quando eu instalei o CPU eu tinha 1 gotinha de pasta térmica, esqueci que tava acabando. Então eu apliquei a pasta que tinha e removi a pasta do cooler padrão e apliquei no CPU. Não era o ideal mas deu pra ter pasta ali, apesar de ter menos do que eu gostaria. Fiquei achando que poderia ser isso também. Comprei uma pasta térmica (MX-6) e reapliquei direitinho com tudo o que tem direito. Resultado: deu na mesma kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Pelo menos no teste com o CPUz o troço sai de 50 pra 80° em 5 segundos e se não tivesse o power limit ele certamente passaria disso. Então é isso: essa alopração de temperatura tá ocorrendo nesses testes sintéticos. Dificilmente ele bate 80+ "in natura" em uso normal.
 
Última edição:
Sempre é a mesma coisa desde os fx, pra usar a plataforma amd tu precisa ser phd em informática e hardware pra consertar as incompatibilidades, voltei 4 páginas do tópico e o assunto predominante é manutenção do sistema e/ou flashbios, queria migrar pro amd5 saindo de um velho i5 6600k, mas essas coisas desanimam, não sou um leigo no assunto hardware, mas só de pensar na dor de cabeça já me desanima.

Na Intel, por mudar de socket a cada lançamento, todos os processadores são redondos em suas respectivas placas mãe, é só plugar e usar, o que torna tudo mais fácil pro consumidor.
 
Sempre é a mesma coisa desde os fx, pra usar a plataforma amd tu precisa ser phd em informática e hardware pra consertar as incompatibilidades, voltei 4 páginas do tópico e o assunto predominante é manutenção do sistema e/ou flashbios, queria migrar pro amd5 saindo de um velho i5 6600k, mas essas coisas desanimam, não sou um leigo no assunto hardware, mas só de pensar na dor de cabeça já me desanima.

Na Intel, por mudar de socket a cada lançamento, todos os processadores são redondos em suas respectivas placas mãe, é só plugar e usar, o que torna tudo mais fácil pro consumidor.

Se vc ficar lendo páginas de fóruns e reddits da vida só vai ver isso mesmo... Tirando os ryzen 1000 , nunca tive nenhum tipo de problema de compatibilidade com nada.
 
Sempre é a mesma coisa desde os fx, pra usar a plataforma amd tu precisa ser phd em informática e hardware pra consertar as incompatibilidades, voltei 4 páginas do tópico e o assunto predominante é manutenção do sistema e/ou flashbios, queria migrar pro amd5 saindo de um velho i5 6600k, mas essas coisas desanimam, não sou um leigo no assunto hardware, mas só de pensar na dor de cabeça já me desanima.

Na Intel, por mudar de socket a cada lançamento, todos os processadores são redondos em suas respectivas placas mãe, é só plugar e usar, o que torna tudo mais fácil pro consumidor.
O problema é não ler/filtrar as outras 155 páginas :fami:
Brincadeiras à parte não te julgo, meu último AMD tinha sido um Athlon64 (vulgo K8) que nem vou dizer o ano pois não lembro e vai entregar minha idade :bem:

De lá pra cá só Intel, o último foi um 9900KF antes do AM5 que montei com o pé atrás e ciente de que ia sofrer com alguma coisa em algum momento, mas felizmente me enganei.

Se vc ficar lendo páginas de fóruns e reddits da vida só vai ver isso mesmo...
Justo, o mais engraçado é que a meia dúzia de casos mais sérios com AM5 que vi aqui no fórum foram bem pontuais e nem passaram por este tópico.
 
Sempre é a mesma coisa desde os fx, pra usar a plataforma amd tu precisa ser phd em informática e hardware pra consertar as incompatibilidades, voltei 4 páginas do tópico e o assunto predominante é manutenção do sistema e/ou flashbios, queria migrar pro amd5 saindo de um velho i5 6600k, mas essas coisas desanimam, não sou um leigo no assunto hardware, mas só de pensar na dor de cabeça já me desanima.

Na Intel, por mudar de socket a cada lançamento, todos os processadores são redondos em suas respectivas placas mãe, é só plugar e usar, o que torna tudo mais fácil pro consumidor.
não tenho problemas de uso comum, mas eu sou usuário extremis com certa experiência, então, busco tirar o máximo e isso pode significar travamentos e muitos testes. Agora, se você é ultra extremis vai querer competir com quem faça 6GHz all core 24/7 e, daí, vai ter de partir para medidas extremas. Porém, os limites do silício são os mesmos em qualquer plataforma e, se hoje o seu processador Intel suporta 6.999GHz all core lindos, amanhã ele nem dá boot, seja por um deslize, ou acidente, ou desgaste ou falha de outro componente.

se o silício não suporta x temperatura, em y tensão por z tempo e você quer extrapolar, vai queimar o equipamento. Eu faço tudo nos limites e não vou além das ferramentas que sabidamente não vão queimar o equipamento. Fazer estresse deteriora e precisa medir a tensão ideal, a temperatura limite adequada que ainda assim há desgaste que você somente vai perceber quando der reboot aleatório.

já tive intel e deu pane com overclock que todo mundo dizia fácil e seguro, consegui trocar no suporte deles e veio o novo com uma mudança na tensão que corrigia o problema do anterior, ou seja, eles não avisaram que houve uma drástica mudança no produto, mas ainda assim tive problemas e o processador Intel queimou de vez. Daí eu vi que muito do que falam em testes de revisores não é bem 100% e usando 24/7 você tem problemas que não são reportados.

AM5 é bem estável, testei ontem a BIOS beta, verifiquei o funcionamento da memória no clock máximo, não ficou estável, retornei para a BIOS anterior e reportei o problema para a Asus. No que consegui testar em 6400MHz, não há diferença com meus 6200MHz. Já no meu Intel, já tive várias panes com BIOS sendo beta ou não.
 
Última edição:
Sempre é a mesma coisa desde os fx, pra usar a plataforma amd tu precisa ser phd em informática e hardware pra consertar as incompatibilidades, voltei 4 páginas do tópico e o assunto predominante é manutenção do sistema e/ou flashbios, queria migrar pro amd5 saindo de um velho i5 6600k, mas essas coisas desanimam, não sou um leigo no assunto hardware, mas só de pensar na dor de cabeça já me desanima.

Na Intel, por mudar de socket a cada lançamento, todos os processadores são redondos em suas respectivas placas mãe, é só plugar e usar, o que torna tudo mais fácil pro consumidor.

Vc está enganado meu caro. Vc tem liberdade em fazer os tweaks que achar interessantes, mas estão longe de serem necessários.

No 7000 eu só encaixei o processador, liguei o expo e pronto. Zero problemas, estável e a temperatura em jogo é muito baixa comparando com o 5900x que eu tinha antes.

Vc pode mexer no pbo/co pra baixar temperatura e/ou ganhar mais performance? Sim. E a mesma coisa acontece nas cpus da intel.

Edit: A sim, e quanto às páginas anteriores, boa parte da conversa era a respeito do problema com o SOC, que já foi resolvido em meados de maio. A parte mais atual é so update e evollução da bios mesmo.
 
Espero que melhorem a tempertura em jogo. O 5900hs fica nos 95 graus auehuhe. O 6000 eu não sei como era nesse ponto.
 
Salve pessoal...

Alguem sabe me dizer se é normal esses preços de mobo AM5? Pq nossa, tá caro hein!!!

Eu tava a fim de montar um pc novo mas as B650 tão em torno de 1,5k e pra mim é caro dms pagar esse preço em mobo mATX. E eu não queria comprar mobo AM4 pq uma vantagem da AMD é justamente a compatibilidade dos novos processadores com o soquete =/
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo