[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 89 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 57 21.0%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 98 36.0%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 28 10.3%

  • Total de votos
    272
Galera, estou em dúvida sobre duas mobos e aproveitando o assunto de ssd me surgiu algumas dúvidas sobre ssd no comentário do amigo acima.

As duas mobos que estou em dúvida são:
- Gigabyte X670 Aorus Elite AX
- Asus TUF Gaming X670E-Plus

Com base nas suas experiências com ambas as marcas. Qual vocês recomendam?

E sobre o SSD, o amigo acima comentou sobre usar um para S.O. e outro para programas/jogos. Nunca pensei em fazer isso, mas fiquei curioso!

- Existe alguma perda ou ganho em utilizar SSD's separados para sistema e programas instalados?
- No caso de utilizar ssd separados, teria como usar um mais lento somente pro S.O. na porta mais lenta 3.0/4.0 e o para programas na porta mais rápida 5.0? (pq aí eu economizaria no ssd para sistema e compraria o mais rápido para os programas/jogos)
Iria de Asus pois esta é pcie 5.0 para gpu e ssd.
 
Galera, estou em dúvida sobre duas mobos e aproveitando o assunto de ssd me surgiu algumas dúvidas sobre ssd no comentário do amigo acima.

As duas mobos que estou em dúvida são:
- Gigabyte X670 Aorus Elite AX
- Asus TUF Gaming X670E-Plus

Com base nas suas experiências com ambas as marcas. Qual vocês recomendam?
Minhas 2 últimas plataformas foram Giga e zero problemas há muitos anos mas é gosto pessoal, em seu lugar ainda veria se uma B650/B650E já não atenderia bem.

E sobre o SSD, o amigo acima comentou sobre usar um para S.O. e outro para programas/jogos. Nunca pensei em fazer isso, mas fiquei curioso!

- Existe alguma perda ou ganho em utilizar SSD's separados para sistema e programas instalados?
- No caso de utilizar ssd separados, teria como usar um mais lento somente pro S.O. na porta mais lenta 3.0/4.0 e o para programas na porta mais rápida 5.0? (pq aí eu economizaria no ssd para sistema e compraria o mais rápido para os programas/jogos)
Eventual "perda" vai depender dos discos usados e principalmente da performance deles mas, como disse em algum dos posts anteriores, uma das grandes vantagens (além da organizacional) a meu ver é o fato de não compartilhar o mesmo 'barramento', mas naturalmente quanto maior a performance do disco mais isso é desprezível.

Usei um SSD SATA3 para o S.O. por anos e sempre atendeu bem, recentemente troquei por um NVMe e não vi muita diferença, os jogos estão em NVMe Gen3 e Gen4 há bastante tempo.
 
Minhas 2 últimas plataformas foram Giga e zero problemas há muitos anos mas é gosto pessoal, em seu lugar ainda veria se uma B650/B650E já não atenderia bem.


Eventual "perda" vai depender dos discos usados e principalmente da performance deles mas, como disse em algum dos posts anteriores, uma das grandes vantagens (além da organizacional) a meu ver é o fato de não compartilhar o mesmo 'barramento', mas naturalmente quanto maior a performance do disco mais isso é desprezível.

Usei um SSD SATA3 para o S.O. por anos e sempre atendeu bem, recentemente troquei por um NVMe e não vi muita diferença, os jogos estão em NVMe Gen3 e Gen4 há bastante tempo.
Então, eu quero pegar uma mobo com o máximo de tecnologia possível. Pq a princípio, as tecnologias não vão mudar muito nos próximos anos, como pciex 5.0, DDR5 etc. E minha intenção é mudar no máximo processador e vga se preciso apenas.
Sobre o SSD, eu pensei no seguinte, um m.2 básico somente pro sistema, afinal vai servir basicamente só pra iniciar e rodar o sistema, e pegar um m.2 dos mais rápidos para programas e jogos.
 
Então, eu quero pegar uma mobo com o máximo de tecnologia possível. Pq a princípio, as tecnologias não vão mudar muito nos próximos anos, como pciex 5.0, DDR5 etc. E minha intenção é mudar no máximo processador e vga se preciso apenas.
Sobre o SSD, eu pensei no seguinte, um m.2 básico somente pro sistema, afinal vai servir basicamente só pra iniciar e rodar o sistema, e pegar um m.2 dos mais rápidos para programas e jogos.

Peguei a x670e da Asus, por enquanto nada a reclamar (porém estou com ela a 1 semana só kk). Se for usar com o x3D já faz update da BIOS antes do primeiro setup (aqui não funcionou sem fazer...)

Não acho que o PCIe5 vai fazer diferença nos próximos anos (ao menos pra jogos). 4090 funciona bem em PCIe3 até onde sei.. pra aplicações fora de jogos não sei dizer

Sobre M2 fiz a mesma coisa, comprei um Kingston NV2 de início. Mais pra frente pretendo comprar um de 7.000 (quem sabe do Ali que é mais barato), mas nem sei se vai fazer uma diferença real em jogos. Até pouco tempo só usava SSD sata e já me atendia bem
 
procurei review de a620 e b650 baratas e nao achei muita coisa

a ideia é usar um ryzem 7600, 32gb entre 5600 e 6400, placa de video media(rx 6700 minha e rtx4060 no da esposa), ai no meu placa de som e um ssd kc3000, o da esposa manteria um mx500 antigo

em quesito temperatura e queda de performance, o que acham das opções abaixo, no paraguai?

MSI a620m-e pro = R$ 455
Asrock a620m-hdv/m.2 = R$ 520
Asrock a620m-hdv/m.2+ = R$ 620
Gigabyte b650m K = R$ 630
Asrock a620m pro RS = R$ 680 (esssa pra mim nao cabe pela falta so pci-e x1)
Asrock b650m-hdv m.2 = R$ 690
Asrock b650 pg lightning = R$ 890

na opção mais barata o ssd 4.0 iria dar conflito com o pci-e da placa de video? A placa de som pci-e x1 corre risco de atrapalhar algo na placa de video e/ou ssd?
 
Não sei se foi o fato de ter ficado desligada desde sábado/domingo ou a fria manhã de 5ºC mas hoje a máquina pareceu uma Belina à álcool pra ligar :bem:

Mesmo ficando energizada (fonte ligada e na tomada) aparentemente rolou um re-training das memórias e o cold boot demorou aquele tempinho chato.

Vou monitorar nos próximos dias e apesar dos benefícios pra quem tem memórias 6000+ (que pra mim não é relevante neste momento) não curti muito essa bios F8a das Gigabyte não.
 
procurei review de a620 e b650 baratas e nao achei muita coisa

a ideia é usar um ryzem 7600, 32gb entre 5600 e 6400, placa de video media(rx 6700 minha e rtx4060 no da esposa), ai no meu placa de som e um ssd kc3000, o da esposa manteria um mx500 antigo

em quesito temperatura e queda de performance, o que acham das opções abaixo, no paraguai?

MSI a620m-e pro = R$ 455
Asrock a620m-hdv/m.2 = R$ 520
Asrock a620m-hdv/m.2+ = R$ 620
Gigabyte b650m K = R$ 630
Asrock a620m pro RS = R$ 680 (esssa pra mim nao cabe pela falta so pci-e x1)
Asrock b650m-hdv m.2 = R$ 690
Asrock b650 pg lightning = R$ 890

na opção mais barata o ssd 4.0 iria dar conflito com o pci-e da placa de video? A placa de som pci-e x1 corre risco de atrapalhar algo na placa de video e/ou ssd?
1690985227213.png


Por essa diferença de preço eu certamente iria de B650, sobre conflito de portas teria que ver caso a caso e em termos de performance certamente não há grande diferença entre uma placa mãe mais cara e uma mais barata quando elas usam o mesmo chipset.

Na minha o que aconteceu ao colocar um disco no 3º slot M.2 dela (M2C_SB) foi isso aqui:

1690985517680.png


Mas como pode ver o slot x1 está disponível então teoricamente não seria problema pra vc, por isso é importante dar uma passeada mais a fundo pelos manuais e especificações delas.
 
Não sei se foi o fato de ter ficado desligada desde sábado/domingo ou a fria manhã de 5ºC mas hoje a máquina pareceu uma Belina à álcool pra ligar :bem:

Mesmo ficando energizada (fonte ligada e na tomada) aparentemente rolou um re-training das memórias e o cold boot demorou aquele tempinho chato.

Vou monitorar nos próximos dias e apesar dos benefícios pra quem tem memórias 6000+ (que pra mim não é relevante neste momento) não curti muito essa bios F8a das Gigabyte não.
mas bios beta é pra testes, dificilmente fica estável. E tem uns bugs a mais, como desconfiguração do nada, se a bios "estável" já tem, imagina a beta.
 
mas bios beta é pra testes, dificilmente fica estável. E tem uns bugs a mais, como desconfiguração do nada, se a bios "estável" já tem, imagina a beta.
Justo, o fato é que não tinha acontecido antes e estou usando bios betas praticamente desde que montei a plataforma, foi apenas uma observação para registro mesmo.
 
Eu não consigo entender essa necessidade constante de treinamento de memória dos Ryzen 7000, mesmo com o Memory Context Restore ativado. Essa aporrinhação também existe com Intel de 12ª e 13ª em mobos DDR5? É alguma deficiência do controlador de memória ou depende da placa-mãe e/ou versão da BIOS?


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E ficou muito estável, muito mais do que os valores da nova BIOS beta em testes, inclusive enviei para a AMD informação sobre a minha memória e testes que fiz com a impedância que consegui na bios beta, fica instável depois de um tempo.

Rapaz, eu achei muita coragem e inocência sua, pois podem usar essa informação para negar um eventual RMA, alegando que você fez overclock e assim anulou a garantia.
 
Última edição:
Estava eu verificando se tava tudo ok com o ICUE aqui.... E percebo que o profile da GPU tava nas ventoinhas da CPU..... :facepalm::facepalm:
Pior que nem sei se foi eu que coloquei errado ou se mudou por causa de alguma atualização.... Eu pensando que a cpu era mais quente por ser um X3D, mas era o profile que tava errado.... Desceu uns 4ºc em iddle só com essa mudança. :facepalm::facepalm:
 
Eu não consigo entender essa necessidade constante de treinamento de memória dos Ryzen 7000, mesmo com o Memory Context Restore ativado. Essa aporrinhação também existe com Intel de 12ª e 13ª em mobos DDR5? É alguma deficiência do controlador de memória ou depende da placa-mãe e/ou versão da BIOS?
Não lembro de ter visto ninguém se queixando disso em plataformas Intel.

Interessante essa thread que postou, alguns usuários com hipóteses envolvendo a periodicidade do retraining e as opiniões são bem variadas, não muito conclusivas e alguns com experiências bem diferentes entre si. Não tenho certeza se o tal 'DDR5 Nitro Mode' é que o que eu acho que é pois são 2 opções que já estavam presentes (e ativadas por aqui) desde a Bios F6b e na ocasião deram um bom ganho tanto de banda como latência (link) sem qualquer implicação em retraining recorrente.

Fiquei usando a bios F7a por pelo uns 40 dias e isso não aconteceu nenhuma vez mesmo com quedas de energia em casa que poderiam justificar isso, já na 'atual' (F8a) ocorreu em 10-12 dias com basicamente os mesmos ajustes relacionados à memória de sempre.
 
Justo, o fato é que não tinha acontecido antes e estou usando bios betas praticamente desde que montei a plataforma, foi apenas uma observação para registro mesmo.
melhor reportar para a fab de placa-mãe e a amd.
Eu não consigo entender essa necessidade constante de treinamento de memória dos Ryzen 7000, mesmo com o Memory Context Restore ativado. Essa aporrinhação também existe com Intel de 12ª e 13ª em mobos DDR5? É alguma deficiência do controlador de memória ou depende da placa-mãe e/ou versão da BIOS?


--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Rapaz, eu achei muita coragem e inocência sua, pois podem usar essa informação para negar um eventual RMA, alegando que você fez overclock e assim anulou a garantia.

meu processador é da China e não me identifiquei ou dei informação sobre ele, se fosse assim ninguém poderia reportar problema ao fabricante e isso mais o prejudica do que ajuda, se estão tendo esse esforço é porque a concorrência também está atingindo clocks mais altos e logo será o padrão mínimo.

Esse treino é necessário mais por conta do XMP, lembre de que as controladoras da intel e da amd são diferentes e a intel quer mais que a controladora da amd se dane.

Estava eu verificando se tava tudo ok com o ICUE aqui.... E percebo que o profile da GPU tava nas ventoinhas da CPU..... :facepalm::facepalm:
Pior que nem sei se foi eu que coloquei errado ou se mudou por causa de alguma atualização.... Eu pensando que a cpu era mais quente por ser um X3D, mas era o profile que tava errado.... Desceu uns 4ºc em iddle só com essa mudança. :facepalm::facepalm:
fluxo de ar influencia muito, de nada adianta configurar errado se o fluxo não está adequado ao tipo de cooler, só testando para descobrir.
 
Pessoal, minhas peças chegaram e na hora de montar me deparei com um problema.

A placa mãe(Asus TUF B650M WIFI) tem o conector de CPU de12 pinos.
A fonte que pretendia usar, TX750M, só tem um cabo de 8 pinos, não tem outro cabo adicional de 4 pinos pra completar o conector.
Usar só os 8 pinos é suficiente ou já era, terei quem comprar outra fonte?
Eu até tenho uma XFX 750w que tem cabos adicionais de 4+4 pinos, mas essa fonte já tem 12 anos e não quero usar numa config tão nova.
 
Pessoal, minhas peças chegaram e na hora de montar me deparei com um problema.

A placa mãe(Asus TUF B650M WIFI) tem o conector de CPU de12 pinos.
A fonte que pretendia usar, TX750M, só tem um cabo de 8 pinos, não tem outro cabo adicional de 4 pinos pra completar o conector.
Usar só os 8 pinos é suficiente ou já era, terei quem comprar outra fonte?
Eu até tenho uma XFX 750w que tem cabos adicionais de 4+4 pinos, mas essa fonte já tem 12 anos e não quero usar numa config tão nova.
Como não vai usar um processador beberrão pode usar apenas o conector de 8 pinos que é pra funcionar normalmente.

SE não funcionar e quiser postergar a compra de outra fonte talvez precise de um negocinho assim:

1691007610868.png
 
Pessoal, minhas peças chegaram e na hora de montar me deparei com um problema.

A placa mãe(Asus TUF B650M WIFI) tem o conector de CPU de12 pinos.
A fonte que pretendia usar, TX750M, só tem um cabo de 8 pinos, não tem outro cabo adicional de 4 pinos pra completar o conector.
Usar só os 8 pinos é suficiente ou já era, terei quem comprar outra fonte?
Eu até tenho uma XFX 750w que tem cabos adicionais de 4+4 pinos, mas essa fonte já tem 12 anos e não quero usar numa config tão nova.
a pinagem adicional é para overclock mais forte, a minha placa-mãe tem 2 conectores idênticos e minha fonte pode plugar em qualquer um dos dois, é uma corsair cx600m antiga de 2014
 
A fonte que pretendia usar, TX750M, só tem um cabo de 8 pinos, não tem outro cabo adicional de 4 pinos pra completar o conector.
Usar só os 8 pinos é suficiente ou já era, terei quem comprar outra fonte?
É pra funcionar apenas com 8 a princípio, se não me engano a spec do EPS 8pin é mais de 300w, até hoje nunca vi um "usuário normal" precisar de mais que 1 8pin na prática, já vi gente fazendo OC puxando até mais que a spec e segurou tranquilamente então a princípio diria que é mais pra quem vai fazer OC com nitrogênio líquido mesmo :haha:
 
Como não vai usar um processador beberrão pode usar apenas o conector de 8 pinos que é pra funcionar normalmente.

SE não funcionar e quiser postergar a compra de outra fonte talvez precise de um negocinho assim:

Ver anexo 135426
eu acho essa abordagem não adequada, porque sobrecarrega o mesmo plug de saída bifurcando. Se a fonte não for bem superdimensionada, pode dar problema futuro.
 
Valeu galera, fico mais tranquilo assim!
Vou continuar montando aqui.
 
Informação interessante aqui para entender qual a "mágica" que a AMD fez para suportar memórias 7000+ do nada:



> “Faixa expandida para temporização de memória tWR. Isso é necessário para habilitar módulos mais rápidos do que a faixa 6800-7200+.”
> “TxDFE / Treinamento de Memória Aprimorado. Esta será uma nova opção de BIOS que pode ser ativada pelo usuário final e deve permitir uma melhor margem de memória em muitos kits, à custa do treinamento de memória / POST demorarem um pouco mais.“
> “Treinamento rápido de memória. Provavelmente mais útil para configurações sem memória OC, mas esse recurso pode ser usado com OC em muitas circunstâncias. Boa opção para cenários XOC onde o MCR pode não ser o ideal, mas longos tempos de treinamento de memória não são desejados.”


Ou seja, no geral a AMD só permitiu o IMC aceitar timmings mais frouxos e/ou apertados que sua tabela original. Para as próximas versões ainda virá uma atualização que irá agilizar o treinamento de memória.
 
Mágica pra mim seria se continuasse 1:1, aí seria surpreendente haha.
 
Galera, estou em dúvida sobre duas mobos e aproveitando o assunto de ssd me surgiu algumas dúvidas sobre ssd no comentário do amigo acima.

As duas mobos que estou em dúvida são:
- Gigabyte X670 Aorus Elite AX
- Asus TUF Gaming X670E-Plus

Com base nas suas experiências com ambas as marcas. Qual vocês recomendam?

E sobre o SSD, o amigo acima comentou sobre usar um para S.O. e outro para programas/jogos. Nunca pensei em fazer isso, mas fiquei curioso!

- Existe alguma perda ou ganho em utilizar SSD's separados para sistema e programas instalados?
- No caso de utilizar ssd separados, teria como usar um mais lento somente pro S.O. na porta mais lenta 3.0/4.0 e o para programas na porta mais rápida 5.0? (pq aí eu economizaria no ssd para sistema e compraria o mais rápido para os programas/jogos)

Olha, em tese seria o seguinte: se em um mobo tiver 2 slots m.2 o normal é 1 ser provido pelo CPU e o outro ser provido pelo CHipset. Logo, do ponto de vista físico da coisa, teria uma diferença porque a latência interna pra acessar por vias diferentes seria diferente também. Mas eu acho que não deve ser relevante porque afinal os SSDs tem um tempo de resposta muito rápido.

Agora, o outro ponto: um SSD para jogos e programas nada mais é que trocar um HD por um SSD. Então só vai ter melhora na responsividade. Então não vejo porque não usar SSD totalmente diferentes para cada propósito.

A única questão é o RAID de SSDs: se você for juntar ambos eu acho que o mais indicado ;e usar unidade identicas né.

E tem outro ponto: copiar um conteúdo de um SSD para outro vai sempre limitar a velocidade com base no mais lento. Mas mesmo assim vai sr mais rápido do que copiar de ou para um HD normal.

Já as mobos nunca tive Gigabyte. E asus tive lá na época do Phenoms. Agora to com uma Asus Tuf. Sem reclamações.

Além disso, a única diferença entre o modelo E e non E é mais portas USB/pistas PCIe. Se você não pretende fazer overclock e nem fazer um mini servidor caseiro com vários HDs e coisas do tipo e consideraria ver um versão mais simples por conta do custo mesmo.
 
Mágica pra mim seria se continuasse 1:1, aí seria surpreendente haha.
Concordo, por isso coloquei aspas, foi algo bem simples (se realmente for apenas isso) e no fim do dia tudo dependerá ainda do seu IMC, logo não existe almoço grátis.
 
Concordo, por isso coloquei aspas, foi algo bem simples (se realmente for apenas isso) e no fim do dia tudo dependerá ainda do seu IMC, logo não existe almoço grátis.
na bios estável 1616 da Asus Rog Strix B650e-e, eu até consigo entrar no BIOS em 6400MHz após ativar o treino mais rigoroso, no entanto, trava após alguns segundos independente de relaxamento das temporizações. Já a bios beta permite entrar no Windows 11 e usar com aparente estabilidade, no entanto, algumas telas azuis podem acontecer ou reinicializações ao se usar testes pesados ou, ainda, o teste não termina. Curiosamente a beta não mostra artefatos ainda que o teste do TM5 @anta77 apresente erros. Se nessa beta eu tento usar minha configuração de impedância, que funciona em 6200MHz, eu tenho mais problemas.
 
Fala pessoal, de novo aqui com outra dúvida.
Eu me dei conta que as minhas memórias RAM tem esse XMP, eu só fui pesquisar sobre isso agora. Eu achava que era algo irrelevante ja que meu PC não é intel.
Acontece que tem o equivalente pro amd e que é relacionado ao overclock das memórias.
O pc tá montado e eu já instalei o windows, eu tive alguns problemas dele não dar boot e ficar com o LED DRAM aceso na hora de tentar da boot pelo pendrive com o windows.
Mas eu consegui instalar o windows usando só um pente e depois que terminei eu instalei o segundo. Na primeira tentativa de ligar com o window instalado o pc não ligou, ficou com o led DRAM aceso. Eu inverti as memórias e tentei de novo e agora tá funcionan de boa.
Eu fiz cagada de comprar essas memórias?
Vou ter muito problema com elas por causa disso?
Eu ainda estou dentro do prazo de desistência, é melhor eu trocar por outra que seja própria pra build AMD?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo