• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 86 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.5%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.3%

  • Total de votos
    263
Note que o QVL só menciona 1-2 pentes (aba 'compatibilidade de soquete'), obviamente isso não quer dizer que não funcionará com 4 pentes, só não é garantido.

Como disse o colega mais acima, sempre que possível priorize a utilização de 2 pentes de memória para não sobrecarregar o controlador, que pode encontrar dificuldades para manter clocks mais altos. Se quer 64GB RAM sugiro filtrar as buscas por pentes de 32GB e há ainda o meio do caminho (2x 24GB, por exemplo), mas esses ainda estão difíceis de achar no mercado nacional.

Por fim, achei esse valor bem alto para um kit CL40, estou usando essas que na minha opinião são um bom meio termo entre velocidade e latência, na prática (uso diário) não senti diferença ao colocá-las em 6000Mhz mantendo as latências e provavelmente não seria muito diferente se tentasse baixá-las/otimizá-las, além de aumentar a probabilidade de instabilidade.
Numa busca rápida encontrei esse kit que julgo ser uma boa pedida se não se importar com a cor, está no QVL da placa mãe e tem perfis XMP e EXPO :joia:

Acabei de comprar essas da Kabum, 2x 32GB.

Nossa, meu setup tá ficando lindo.
Peguei um Gabinete branco da Fractal Design e uma GALAX RTX 4070 Ti branca também.

:yeah:

Quando chegar tudo, posto fotos nos tópicos adequados.
 
Boa sorte, apesar de não ser recomendado já fiz essa de jogar o arquivo da Bios dentro do pendrive que já continha os arquivos do Windows e não tive problemas para instalar o Windows e nem para atualizar a Bios.

Quando puder deixa o feedback pra gente.

Tranquilo com o pendrive 2.0, haha. Apareceu na hora e deu pra atualizar a BIOS e instalar o Windows. Cheguei a comentar que o PC não tava indo nem pra BIOS ontem... Aconteceu algumas vezes. Deu a mesma merda hoje assim que mandei atualizar. Aí fui olhar com calma e vi que o LED DRAM tava acesso. Testei todas combinações e slots possíveis com os 2 pentes e parece que um tá com problema. :( Se eu por só o pente que supostamente tá bom, o PC funciona normalmente.

Comprei numa loja daqui do Rio. Posso levar amanhã lá. Triste que deve levar um tempo pra testar e esse kit era o último na loja. Foi chato encontrar algo como eu queria dentro do QVL. :(

Edit: Dei uma limpada no pente com borracha e limpa contato. Tá funcionando normalmente agora. Vou monitorar... O que vale pra testar memórias hoje em dia? Na minha época, era o MemTest86. AIDA64?
 
Última edição:
Fala povo, acabei de comprar quase todos os meus itens para o novo PC. Segue o preço e o local de compra para quem estiver procurando ter uma ideia do custo. Todos os preços já incluem o frete para São Paulo e foram pagos à vista (PIX), exceto onde indicado.

Corsair VENGEANCE® 48GB (2x24GB) 6000MHZ Loja: Nova Líder Informática 1.379,90 em 10x sem juros
Placa Mãe B650M MSI MAG Mortar Wifi Loja: Elite Player 1.605,64
2x Arctic P14 PWM PST + 1x Arctic P12 PWM Loja: WAZ 215,06
Water Cooler Cougar Poseidon GT 240 + Suporte Para Placa de Video Pichau + Gabinete AZZA Elise + Pen Drive Lexar M900 128GB Loja: Pichau 835,27
Fonte Cougar GEX750 80 Plus Gold Loja: Venturi 570,19
ID-Cooling AM5-TPGS Loja: aliexpress 41,06
Ryzen 7 7700 ou 9 7900: a definir

Itens comprados cerca de meio ano atrás:
SSD WDC SN850x 2tb com heatsink Loja: gigantec 1.130,00
GALAX RTX 4070 OC EX Pink Loja: gigantec (via amazon marketplace) 4.320,00 em 10x sem juros (é ROSA, mas era a mais barata quando comprei)

Algumas observações: placas AM5 em formato MATX e Wi-fi integrado andam em falta. Peguei na elite player por 1.500,00 pq tava um bom preço, mas o frete foi absurdo de caro.
Também uma comprei uma fonte NZXT na Kabum, mas fui sacaneado pq o anúncio tava errado (era pra ser modular mas não era, e perdi o prazo para devolução pq tava viajando). Vai ficar de reserva ou darei algum outro fim nela.
O processador será o 7700 ou 7900 pq quero o Wraith Prism (que é decente) para usar em um PC com o Ryzen 5600 (veio com o Wraith Stealh que é uma porcaria).
 
Fala povo, acabei de comprar quase todos os meus itens para o novo PC. Segue o preço e o local de compra para quem estiver procurando ter uma ideia do custo. Todos os preços já incluem o frete para São Paulo e foram pagos à vista (PIX), exceto onde indicado.

Corsair VENGEANCE® 48GB (2x24GB) 6000MHZ Loja: Nova Líder Informática 1.379,90 em 10x sem juros
Placa Mãe B650M MSI MAG Mortar Wifi Loja: Elite Player 1.605,64
2x Arctic P14 PWM PST + 1x Arctic P12 PWM Loja: WAZ 215,06
Water Cooler Cougar Poseidon GT 240 + Suporte Para Placa de Video Pichau + Gabinete AZZA Elise + Pen Drive Lexar M900 128GB Loja: Pichau 835,27
Fonte Cougar GEX750 80 Plus Gold Loja: Venturi 570,19
ID-Cooling AM5-TPGS Loja: aliexpress 41,06
Ryzen 7 7700 ou 9 7900: a definir

Itens comprados cerca de meio ano atrás:
SSD WDC SN850x 2tb com heatsink Loja: gigantec 1.130,00
GALAX RTX 4070 OC EX Pink Loja: gigantec (via amazon marketplace) 4.320,00 em 10x sem juros (é ROSA, mas era a mais barata quando comprei)

Algumas observações: placas AM5 em formato MATX e Wi-fi integrado andam em falta. Peguei na elite player por 1.500,00 pq tava um bom preço, mas o frete foi absurdo de caro.
Também uma comprei uma fonte NZXT na Kabum, mas fui sacaneado pq o anúncio tava errado (era pra ser modular mas não era, e perdi o prazo para devolução pq tava viajando). Vai ficar de reserva ou darei algum outro fim nela.
O processador será o 7700 ou 7900 pq quero o Wraith Prism (que é decente) para usar em um PC com o Ryzen 5600 (veio com o Wraith Stealh que é uma porcaria).

Amigo, acredito não ser uma boa escolher o processador pelo cooler, tenho um Prism que tiro da caixa apenas pra atualizar uma BIOS e/ou fazer testes simples, a performance dele é bem meia-boca pra "OK", mas o pior mesmo é que ele é barulhento, a fan é bem ruidosa. Provavelmente um AG/AK400 vai fazer um serviço melhor para refrigerar esse 5600 (não tenho esse cooler então não escrevo na pedra, imagino que ele seja bom pelos relatos que leio e vejo que é muito indicado, de qualquer forma o bom mesmo é pesquisar e tirar suas conclusões).
 
Fala povo, acabei de comprar quase todos os meus itens para o novo PC. Segue o preço e o local de compra para quem estiver procurando ter uma ideia do custo. Todos os preços já incluem o frete para São Paulo e foram pagos à vista (PIX), exceto onde indicado.

Corsair VENGEANCE® 48GB (2x24GB) 6000MHZ Loja: Nova Líder Informática 1.379,90 em 10x sem juros
Placa Mãe B650M MSI MAG Mortar Wifi Loja: Elite Player 1.605,64
2x Arctic P14 PWM PST + 1x Arctic P12 PWM Loja: WAZ 215,06
Water Cooler Cougar Poseidon GT 240 + Suporte Para Placa de Video Pichau + Gabinete AZZA Elise + Pen Drive Lexar M900 128GB Loja: Pichau 835,27
Fonte Cougar GEX750 80 Plus Gold Loja: Venturi 570,19
ID-Cooling AM5-TPGS Loja: aliexpress 41,06
Ryzen 7 7700 ou 9 7900: a definir

Itens comprados cerca de meio ano atrás:
SSD WDC SN850x 2tb com heatsink Loja: gigantec 1.130,00
GALAX RTX 4070 OC EX Pink Loja: gigantec (via amazon marketplace) 4.320,00 em 10x sem juros (é ROSA, mas era a mais barata quando comprei)

Algumas observações: placas AM5 em formato MATX e Wi-fi integrado andam em falta. Peguei na elite player por 1.500,00 pq tava um bom preço, mas o frete foi absurdo de caro.
Também uma comprei uma fonte NZXT na Kabum, mas fui sacaneado pq o anúncio tava errado (era pra ser modular mas não era, e perdi o prazo para devolução pq tava viajando). Vai ficar de reserva ou darei algum outro fim nela.
O processador será o 7700 ou 7900 pq quero o Wraith Prism (que é decente) para usar em um PC com o Ryzen 5600 (veio com o Wraith Stealh que é uma porcaria).
Eu queria era que o Wraith Max tivesse disponível no varejo. Ele não tem led RGB, só um anel de led vermelho bem discreto e elegante, mas os heatpipes fazem contato direto com o IHS do processador, ao contrário do Prism.

O que eu gosto do Prism e do Max é a simplicidade do mecanismo de fixação, pois são só duas travas, além de não precisa retirar aquelas peças pretas parafusadas no backplate. Bem mais fácil que apertar 4 parafusos numa sequência específica (cruzada) pra não ficar desnivelado, e ainda tem que remover aquelas peças pretas.

Outra vantagem é que a base é retangular e cobre todo o dissipador da CPU, enquanto a base do Stealth e Spire são circulares e deixam os cantos sem contato.
 
Tranquilo com o pendrive 2.0, haha. Apareceu na hora e deu pra atualizar a BIOS e instalar o Windows. Cheguei a comentar que o PC não tava indo nem pra BIOS ontem... Aconteceu algumas vezes. Deu a mesma merda hoje assim que mandei atualizar. Aí fui olhar com calma e vi que o LED DRAM tava acesso. Testei todas combinações e slots possíveis com os 2 pentes e parece que um tá com problema. :( Se eu por só o pente que supostamente tá bom, o PC funciona normalmente.

Comprei numa loja daqui do Rio. Posso levar amanhã lá. Triste que deve levar um tempo pra testar e esse kit era o último na loja. Foi chato encontrar algo como eu queria dentro do QVL. :(

Edit: Dei uma limpada no pente com borracha e limpa contato. Tá funcionando normalmente agora. Vou monitorar... O que vale pra testar memórias hoje em dia? Na minha época, era o MemTest86. AIDA64?
Que bom que deu certo ao menos em partes.

Essa zica com a memória acho que só usando no dia a dia pra ter certeza mas esses softwares que vc mencionou podem ajudar, há um utilitário no próprio Windows também.
 
Amigo, acredito não ser uma boa escolher o processador pelo cooler, tenho um Prism que tiro da caixa apenas pra atualizar uma BIOS e/ou fazer testes simples, a performance dele é bem meia-boca pra "OK", mas o pior mesmo é que ele é barulhento, a fan é bem ruidosa. Provavelmente um AG/AK400 vai fazer um serviço melhor para refrigerar esse 5600 (não tenho esse cooler então não escrevo na pedra, imagino que ele seja bom pelos relatos que leio e vejo que é muito indicado, de qualquer forma o bom mesmo é pesquisar e tirar suas conclusões).

O problema é que o 5600 tá num gabinete HP antigo, pequeno e todo de metal. Não cabe essas torres, tipo AG/AK400 ou hyper212. Tem espaço para uns 14cm, no máximo.
Mas a lateral dele é perfurada bem onde fica o cooler, então ajuda para esses coolers tipo push como os Wraith.
Não sei quanto ao barulho do Prism, mas o Stealth só é silencioso em 1000 RPM, que é onde deixo em idle.
O processador acho q seria o 7700 ou 7900 mesmo sem o cooler, ele seria um bônus útil. Liberando para consumir mais energia no PBO, esses dois tem praticamente o mesmo desempenho das versões X.
Não jogo muito assim, então não valeria a pena o 7800X3D.
 
O problema é que o 5600 tá num gabinete HP antigo, pequeno e todo de metal. Não cabe essas torres, tipo AG/AK400 ou hyper212. Tem espaço para uns 14cm, no máximo.
Mas a lateral dele é perfurada bem onde fica o cooler, então ajuda para esses coolers tipo push como os Wraith.
Não sei quanto ao barulho do Prism, mas o Stealth só é silencioso em 1000 RPM, que é onde deixo em idle.
O processador acho q seria o 7700 ou 7900 mesmo sem o cooler, ele seria um bônus útil. Liberando para consumir mais energia no PBO, esses dois tem praticamente o mesmo desempenho das versões X.
Não jogo muito assim, então não valeria a pena o 7800X3D.
Então no seu caso é melhor partir para um cooler de perfil baixo.

edit: no Ali vc vai encontrar de outros fabricantes mais em conta.
 
Amigo, acredito não ser uma boa escolher o processador pelo cooler, tenho um Prism que tiro da caixa apenas pra atualizar uma BIOS e/ou fazer testes simples, a performance dele é bem meia-boca pra "OK", mas o pior mesmo é que ele é barulhento, a fan é bem ruidosa. Provavelmente um AG/AK400 vai fazer um serviço melhor para refrigerar esse 5600 (não tenho esse cooler então não escrevo na pedra, imagino que ele seja bom pelos relatos que leio e vejo que é muito indicado, de qualquer forma o bom mesmo é pesquisar e tirar suas conclusões).
Não estou entendendo muito bem essa "contraindicação" de processadores que são ótimos, mais baratos, mais frios, rodam igual à versão 'x' (caso queira) e de quebra ainda salvam uns trocados adicionais no bolso do colega ao viabilizar a utilização do cooler que os acompanha em outra plataforma.

@andrehide não sei exatamente o que vc está esperando mas o preço do 7900 na Kabum hoje é praticamente o mesmo que paguei meses atrás (até olhei minha NF) então a menos que exista alguma perspectiva de price drop que desconheço pode ir sem medo, se minha memória estiver boa acredito que o 7700 esteja na mesma situação também.
 
Não estou entendendo muito bem essa "contraindicação" de processadores que são ótimos, mais baratos, mais frios, rodam igual à versão 'x' (caso queira) e de quebra ainda salvam uns trocados adicionais no bolso do colega ao viabilizar a utilização do cooler que os acompanha em outra plataforma.

@andrehide não sei exatamente o que vc está esperando mas o preço do 7900 na Kabum hoje é praticamente o mesmo que paguei meses atrás (até olhei minha NF) então a menos que exista alguma perspectiva de price drop que desconheço pode ir sem medo, se minha memória estiver boa acredito que o 7700 esteja na mesma situação também.

O R9 7900 tá 2.600 nas principais lojas, e o R7 7700 1.900.
Mas tinha o R9 7900x por 2.326 (ou era 2.236, não sei bem mas tava bem menos q em outros sites) uns dias atrás na Gigantec (agora já aumentou para 2.644). Vai q rola algo assim com o R9 7900 kkk
 
Última edição:
Não estou entendendo muito bem essa "contraindicação" de processadores que são ótimos, mais baratos, mais frios, rodam igual à versão 'x' (caso queira) e de quebra ainda salvam uns trocados adicionais no bolso do colega ao viabilizar a utilização do cooler que os acompanha em outra plataforma.

@andrehide não sei exatamente o que vc está esperando mas o preço do 7900 na Kabum hoje é praticamente o mesmo que paguei meses atrás (até olhei minha NF) então a menos que exista alguma perspectiva de price drop que desconheço pode ir sem medo, se minha memória estiver boa acredito que o 7700 esteja na mesma situação também.
Só indiquei esse aí pq o colega disse que vai pegar processador OEM e o wraith Stealth que ele tem não segura esses 7xxx não.
edit: se fosse um wraith Spire acho que seguraria.
 
Só indiquei esse aí pq o colega disse que vai pegar processador OEM e o wraith Stealth que ele tem não segura esses 7xxx não.
edit: se fosse um wraith Spire acho que seguraria.

O Wraith Prism seria para o Ryzen 5600, que uso na casa dos meus pais (esse atualmente tá com o cooler Box Wraith Stealth).
Para o Ryzen 7700 ou 7900, já comprei um Water Cooler GT240 da Cougar.
 
O R9 7900 tá 2.600 nas principais lojas, e o R7 7700 1.900.
Mas tinha o R9 7900x por 2.326 uns dias atrás na Gigantec (agora já aumentou para 2.644). Vai q rola algo assim com o R9 7900 kkk
Pouco provável e aí vai depender da sua pressa em ter a máquina pronta, normalmente as ofertas só aparecem nas versões 'x', provavelmente por terem mais no estoque e o estoque precisa girar.

Bem, ignorando o "fator cooler", caso encontre um 7900x igual ou mais barato que o 7900 acho que não há muito o que pensar, neste caso compensaria comprar um cooler avulso para o 5600.
 
Pouco provável e aí vai depender da sua pressa em ter a máquina pronta, normalmente as ofertas só aparecem nas versões 'x', provavelmente por terem mais no estoque e o estoque precisa girar.

Bem, ignorando o "fator cooler", caso encontre um 7900x igual ou mais barato que o 7900 acho que não há muito o que pensar, neste caso compensaria comprar um cooler avulso para o 5600.

Valeu pela dica, mas eu meio que teimei em pegar a versão não-x. Aí não tem jeito kkk
A pressa não é tanta, alguns dos itens q pedi ainda tão em trânsito.
Por enquanto, o i7-7700k ainda dá conta. Eu nunca tinha achado ele lento, era configuração top de 2017, placa série Z, 32GB RAM e tudo mais.
Mas depois de usar um Ryzen 5 5600 (kit pichau dos mais baratos) por algumas semanas, percebi que o 7700k já é lento sim, em coisa básica como abrir word, navegar na Internet, etc.
Coisa de décimos de segundos em qualquer coisa, talvez muita gente nem notaria mas foi o suficiente para eu perceber que tava na hora de trocar.
 
Não estou entendendo muito bem essa "contraindicação" de processadores que são ótimos, mais baratos, mais frios, rodam igual à versão 'x' (caso queira) e de quebra ainda salvam uns trocados adicionais no bolso do colega ao viabilizar a utilização do cooler que os acompanha em outra plataforma.

@andrehide não sei exatamente o que vc está esperando mas o preço do 7900 na Kabum hoje é praticamente o mesmo que paguei meses atrás (até olhei minha NF) então a menos que exista alguma perspectiva de price drop que desconheço pode ir sem medo, se minha memória estiver boa acredito que o 7700 esteja na mesma situação também.

O problema não são os processadores, acho que as versões não-X são ótimas (tanto que peguei recentemente um 7600 não-X para uma build mini ITX e estou maravilhado com ele), a preocupação foi que o colega mencionou estar escolhendo o processador por causa do cooler que vem junto, o que equivaleria a escolher uma placa de vídeo por causa do bundle do jogo, sendo que o jogo não é lá essas coisas. Enfim, a ideia que quis passar é de fazer a escolha com foco no processador independente do "brinde".
 
Junte-se a nós em 8 de janeiro para uma live para revelar os anúncios de produtos mais recentes e soluções de IA com tecnologia AMD.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Novo patch do Linux confirma oficialmente a família AMD 26 como sendo CPUs Zen 5​


Os engenheiros de software Linux de código aberto da AMD continuam preparando o kernel Linux para suportar os processadores Zen 5 da próxima geração .

Voltando a julho passado, havia patches de kernel Linux referenciando os novos processadores da Família 26 (Família “1Ah”) que assumimos na época serem para Zen 5, dada a forma como a AMD normalmente lida com seus IDs de família/modelo. Desde então, eles continuaram habilitando mais suporte a drivers de dispositivos Linux para a Família 1Ah.

Com um novo patch enviado na lista de discussão do kernel Linux, eles estão formalmente fazendo a conexão de que a Família 1Ah (26) é de fato para Zen 5. O novo patch hoje está adicionando um sinalizador de recurso X86_FEATURE_ZEN5, semelhante ao recurso Zen da geração anterior sinalizadores para facilitar o tratamento de diferentes erros de errata e processador. Com este patch, X86_FEATURE_ZEN5 está sendo definido para a Família 0x1a para modelos 0x00 a 0x0f (15).

Família AMD 26 é Zen 5

Sem reservar todos os modelos da Família 26 para Zen 5, é possível que quaisquer futuros processadores Zen 5+ ou Zen 6 possam ser adicionados à Família AMD 26 também, assim como a Família 25 abrangeu Zen 3 a Zen 4 e a Família 23 foi de Zen 1 a Zen 2 .

De qualquer forma, o novo patch apenas adiciona o sinalizador de recurso X86_FEATURE_ZEN5 e o conecta aos modelos da Família 26 de 0 a 15, mas não faz nenhuma outra alteração ou adiciona qualquer nova funcionalidade. Como já houve várias outras habilitações da Família 26 acontecendo dentro do kernel, quando os processadores AMD Ryzen e EPYC de próxima geração lançarem o suporte Linux de código aberto, esperançosamente estará tudo bem alinhado... A única área que não vimos qualquer atividade Zen 5 (znver5) ainda está no suporte do compilador de código aberto com GCC e LLVM/Clang.

Ainda no tópico Família AMD 26/Zen 5, o suporte ao driver AMD PMC relatado anteriormente para esta nova geração chegará ao Linux 6.8. Esses patches de driver AMD PMC foram enfileirados esta semana no branch for-next do platform-drivers-x86.git antes da abertura da janela de mesclagem do Linux 6.8 na próxima semana. Com este patch de sinalização de recurso do Zen 5 sendo bastante trivial, ele também provavelmente acabará como material do Linux 6.8.

 
Última edição:
Não estou entendendo muito bem essa "contraindicação" de processadores que são ótimos, mais baratos, mais frios, rodam igual à versão 'x' (caso queira) e de quebra ainda salvam uns trocados adicionais no bolso do colega ao viabilizar a utilização do cooler que os acompanha em outra plataforma.

@andrehide não sei exatamente o que vc está esperando mas o preço do 7900 na Kabum hoje é praticamente o mesmo que paguei meses atrás (até olhei minha NF) então a menos que exista alguma perspectiva de price drop que desconheço pode ir sem medo, se minha memória estiver boa acredito que o 7700 esteja na mesma situação também.
Eu peguei um 7600 justamente por isso. O 7600X custa quase a mesma coisa, porém é menos eficiente e ainda vem sem cooler. Pro meu uso, a diferença de performance seria marginal.
 
Acabei de comprar essas da Kabum, 2x 32GB.

Nossa, meu setup tá ficando lindo.
Peguei um Gabinete branco da Fractal Design e uma GALAX RTX 4070 Ti branca também.

:yeah:

Quando chegar tudo, posto fotos nos tópicos adequados.
Poste as fotos quando montar todo o setup.
 

Novo patch do Linux confirma oficialmente a família AMD 26 como sendo CPUs Zen 5​


Os engenheiros de software Linux de código aberto da AMD continuam preparando o kernel Linux para suportar os processadores Zen 5 da próxima geração .

Voltando a julho passado, havia patches de kernel Linux referenciando os novos processadores da Família 26 (Família “1Ah”) que assumimos na época serem para Zen 5, dada a forma como a AMD normalmente lida com seus IDs de família/modelo. Desde então, eles continuaram habilitando mais suporte a drivers de dispositivos Linux para a Família 1Ah.

Com um novo patch enviado na lista de discussão do kernel Linux, eles estão formalmente fazendo a conexão de que a Família 1Ah (26) é de fato para Zen 5. O novo patch hoje está adicionando um sinalizador de recurso X86_FEATURE_ZEN5, semelhante ao recurso Zen da geração anterior sinalizadores para facilitar o tratamento de diferentes erros de errata e processador. Com este patch, X86_FEATURE_ZEN5 está sendo definido para a Família 0x1a para modelos 0x00 a 0x0f (15).

Família AMD 26 é Zen 5

Sem reservar todos os modelos da Família 26 para Zen 5, é possível que quaisquer futuros processadores Zen 5+ ou Zen 6 possam ser adicionados à Família AMD 26 também, assim como a Família 25 abrangeu Zen 3 a Zen 4 e a Família 23 foi de Zen 1 a Zen 2 .

De qualquer forma, o novo patch apenas adiciona o sinalizador de recurso X86_FEATURE_ZEN5 e o conecta aos modelos da Família 26 de 0 a 15, mas não faz nenhuma outra alteração ou adiciona qualquer nova funcionalidade. Como já houve várias outras habilitações da Família 26 acontecendo dentro do kernel, quando os processadores AMD Ryzen e EPYC de próxima geração lançarem o suporte Linux de código aberto, esperançosamente estará tudo bem alinhado... A única área que não vimos qualquer atividade Zen 5 (znver5) ainda está no suporte do compilador de código aberto com GCC e LLVM/Clang.

Ainda no tópico Família AMD 26/Zen 5, o suporte ao driver AMD PMC relatado anteriormente para esta nova geração chegará ao Linux 6.8. Esses patches de driver AMD PMC foram enfileirados esta semana no branch for-next do platform-drivers-x86.git antes da abertura da janela de mesclagem do Linux 6.8 na próxima semana. Com este patch de sinalização de recurso do Zen 5 sendo bastante trivial, ele também provavelmente acabará como material do Linux 6.8.

Interessante, confirmando o que já sabíamos, que o Zen5 é uma arquitetura nova (no sentido de grande reestruturação, como o Zen1 e Zen3) e não uma atualização (como os Zen+, Zen2, Zen3+ e Zen4). Bem, espero um suporte inicial com menos problemas que os Zen1 e Zen4 porque, diferente deles, o Zen5 virá com um socket estável e com memórias mais para bom do que para ruim (ainda precisa dar uma agilizada no treinamento delas, e de um controlador melhor).

Agora o que eu queria mesmo deixar aqui é o resultado da pesquisa/enquete do WccfTech sobre o que esperar do Zen5... vocês concordam? Discordam? Eu particularmente escolheria as cinco opções com asterisco:
- [33% / 442 votos] Aumento de IPC (performance single-core) *****
- [18% / 246 votos] Mais performance por watt *****
- [08% / 115 votos] Aumento na contagem de núcleos / threads
- [08% / 115 votos] Preços melhores que os do Ryzen 7000
- [07% / 094 votos] Melhores gráficos integrados (RDNA3)
- [06% / 081 votos] Aumento na quantidade de cache (ou empilhamento vertical)
- [04% / 060 votos] Melhor suporte/dimensionamento às/das memórias *****
- [04% / 054 votos] Suporte para opções de I/O de ponta (TB4/USB4/WiFi7)
- [04% / 049 votos] Aumento de clock (mais opções de ajustes)
- [03% / 041 votos] Melhor suporte à plataforma (melhores BIOS) *****
- [01% / 020 votos] Mais opções de entrada *****
- [01% / 017 votos] Novos recursos / tecnologias (PBO3/IFC2/etc)
- [01% / 015 votos] Mais opções entusiastas
- [01% / 011 votos] Maior capacidade de overclock
 
- [33% / 442 votos] Aumento de IPC (performance single-core) *****
- [18% / 246 votos] Mais performance por watt *****
- [06% / 081 votos] Aumento na quantidade de cache (ou empilhamento vertical)
- [04% / 060 votos] Melhor suporte/dimensionamento às/das memórias *****
- [04% / 054 votos] Suporte para opções de I/O de ponta (TB4/USB4/WiFi7)
- [04% / 049 votos] Aumento de clock (mais opções de ajustes)
- [03% / 041 votos] Melhor suporte à plataforma (melhores BIOS) *****
Fico com essas. Não acho que vai ter nada de entrada novo, USB4 acho que rola por já ser um padrão até consolidado e sem royalties, aumento de cache e clock acho que é um given devido ao aumento de densidade pelo nó novo.

Também aposto que, mesmo com mais perf/watt, consumo ainda vai subir só pra terem clocks aloprados.
 
Interessante, confirmando o que já sabíamos, que o Zen5 é uma arquitetura nova (no sentido de grande reestruturação, como o Zen1 e Zen3) e não uma atualização (como os Zen+, Zen2, Zen3+ e Zen4). Bem, espero um suporte inicial com menos problemas que os Zen1 e Zen4 porque, diferente deles, o Zen5 virá com um socket estável e com memórias mais para bom do que para ruim (ainda precisa dar uma agilizada no treinamento delas, e de um controlador melhor).
eu acho a Zen4 boa porque as melhorias vão garantindo uma estabilidade melhor com o tempo. A controladora não é ruim, é que dificilmente se faria uma controladora de adamantium para tacar 12GHz e ficar 1:1 com as DDR5, o que falta é ajustar mesmo o firmware para que trabalhe adequadamente na troca de sinais, por exemplo, nos RTTs, se você coloca 40-40-40-48-40 já deixa um ajuste mais fino no sinal que as minhas memórias não aceitavam nas BIOS antigas, agora aceitam na BIOS beta 2204. Então, a controladora de memória teria maior êxito se houvesse um período de treinamento maior e verificando a qualidade dos eyes (aquela oscilação no gráfico dos equipamentos para ajuste de DDR5 e que lembra olhos em sequência). Daí, pela falta de ajustes em tempo real, fica muito a depender do ajuste da fabricante da placa-mãe e da AMD, daí eu já vi gente que pegou uma DDR5 com suporte ok e conseguia subir muito, até pelo chip ser bom, coisa que a gente não tem como saber sem alguém ter testado, fora que eles podem mudar os chips comercialmente vendidos frente ao que testam nos revisores. No fórum da Asustek, vejo o pessoal com memória EXPO tendo problemas, daí se a Asustek não tem o modelo no QVL, eles ignoram o usuário e muitos não sabem que podem reclamar ao fabricante da memória para que entrem em contato com a AMD e a fabricante da placa-mãe para resolverem o problema. Também já vi acontecer de ter problema com quem tem memória dentro do QVL, daí tem de forçar a empresa a dar o suporte e encaminhar a placa-mãe para o suporte (na Asustek dão aquela enrolada, fiquem atentos)
já tive problema em tentar overclock em uma memória da Kingston para DDR3 em Intel, mas um revisor com o mesmo modelo chegou em 2133MHz enquanto eu mal fazia 1866MHz relaxados, por mais que eu tentasse repetir as temporizações do revisor, no máximo acabava não dando boot.
Agora o que eu queria mesmo deixar aqui é o resultado da pesquisa/enquete do WccfTech sobre o que esperar do Zen5... vocês concordam? Discordam? Eu particularmente escolheria as cinco opções com asterisco:
- [33% / 442 votos] Aumento de IPC (performance single-core) *****
- [18% / 246 votos] Mais performance por watt *****
- [04% / 060 votos] Melhor suporte/dimensionamento às/das memórias *****
- [03% / 041 votos] Melhor suporte à plataforma (melhores BIOS) *****
- [01% / 020 votos] Mais opções de entrada *****
  • aumento de IPC, ok.
  • obviamente mais performance por watt.
  • suporte às memórias deve ter pouca coisa, não vejo uma mudança observada nos lançamentos até agora que não seja além da melhoria normal das fornadas de silício.
  • melhores bios é uma evolução esperada dentro do visto nos anteriores Zen: Zen1 com bugs e lançado porque demoraria demais começar pelo Zen2; Zen2 até o Zen3 foi correção evidente por problema da controladora, mas limitado ao que dava pra fazer no AM4, ou tinham de partir para o Am4+
controladora DDR5 não foi projetada para ser tão forte como imaginam, não precisa ou não faz sentido o jeito que a DDR5 é construída. Seria melhor manter a DDR4 com um híbrido DDR5 que mataria o AM4, daí o pessoal da AM4 ia reclamar, porque a produção de placa seria encerrada.
Como falei, senti uma diferença enorme dessa atual bios Beta 2204 (saiu a nova agora há pouco v2214 final) frente à versão anterior, a depender da versão, enquanto outros vangloriavam recordes de overclock na DDR5 com temporizações apertadíssimas, eu mal saia do JEDEC 4800MHz e tinha de atualizar usando o flashback, porque se atualizo dentro do ambiente do BIOS, ocorria corrupção de dados, tamanha a falta de estabilidade. Com o tempo eu peguei as manhas de ativar recursos pouco divulgados para as DDR5 serem melhor treinadas, ainda assim o MBIST somente veio funcionar de fato algumas versões mais à frente. Então não vai adiantar mudar o hardware da controladora de memória se não conseguem ajustar a atual que, aliás, tiveram muito tempo para melhorar e lançar algo bom e sem necessidade de uma revisão.
Agora o que eu queria mesmo deixar aqui é o resultado da pesquisa/enquete do WccfTech sobre o que esperar do Zen5... vocês concordam? Discordam? Eu particularmente escolheria as cinco opções com asterisco:
- [08% / 115 votos] Aumento na contagem de núcleos / threads
- [08% / 115 votos] Preços melhores que os do Ryzen 7000
- [07% / 094 votos] Melhores gráficos integrados (RDNA3)
- [06% / 081 votos] Aumento na quantidade de cache (ou empilhamento vertical)
- [04% / 054 votos] Suporte para opções de I/O de ponta (TB4/USB4/WiFi7)
- [04% / 049 votos] Aumento de clock (mais opções de ajustes)
- [01% / 017 votos] Novos recursos / tecnologias (PBO3/IFC2/etc)
- [01% / 015 votos] Mais opções entusiastas
- [01% / 011 votos] Maior capacidade de overclock
  • aumentar a quantidade de núcleos vai depender de se conseguir reduzir muito o consumo, talvez usando GAAFET consigam e desde que o material conduza melhor o calor e seja mais resistente no ganho de watts
  • preços melhores é o oposto do que as notícias vem dizendo, o processo tem se tornado mais caro com o tempo e o risco de guerra entre a China e Taiwan com EUA na reta piora tudo
  • RDNA++ depende de pressão da concorrência
  • empilhar não ajuda na questão aumento de clock, desde que não se usem novos e melhores materiais de resistência considerável e mais caros na produção
  • Suporte para opções de I/O de ponta (TB4/USB4/WiFi7): isso integrado eu acho que ainda não, talvez no chipset da placa-mãe do AM6 ou no AM5 no X770
  • Aumento de clock (mais opções de ajustes): tem de melhorar esse Curve Optimizer e a gestão de energia, isso é outra coisa que somente agora na versão beta 2204 é que arrumaram, mas dá para melhorar mais. Meu antigo Intel nunca que melhorou com nova Bios, mas esse AMD Zen4 até que vem ganhando desempenho
  • mais opções entusiastas: podia haver a versão sem IHS com um kit adaptador já no Zen4
  • mais overclock tá é cada vez mais difícil, viu. Eu acho que seria mais interessante sair do x86-64bits e partir para outro set de instruções mais modernas, isso iria aliviar a questão de overclock e o ganho de desempenho seria bem mais notável.
ah, podia ter uma votação aqui também
 
Pessoal,

Chegou as peças e estou montando meu Ryzen

Comprei o Water Cooler Arctic Liquid Freezer II 360

E o suporte que eles pediram para colocar, está encostando em 3 capacitores da área do VRM, será que vai dar problema?

Imagem-do-Whats-App-de-2024-01-05-s-22-22-28-c0015f33.jpg
 
Galera qual seria o vcore máximo pra 24/7 no 7600? Atualmente estou usando ele a 5450mhz e 1.25
 
Fico com essas. Não acho que vai ter nada de entrada novo, USB4 acho que rola por já ser um padrão até consolidado e sem royalties, aumento de cache e clock acho que é um given devido ao aumento de densidade pelo nó novo.

Também aposto que, mesmo com mais perf/watt, consumo ainda vai subir só pra terem clocks aloprados.
hardware sem royalties é bom, hein! muito bom e deveria ter é mais disso
o nó de 5nm prometia o quê? 5GHz? então cumpriu até aí. Acima, tá complicado.
a intel vai fazer um processador de adamantium? vi falando que vão colocar um substrato de vidro ou algo assim, será que melhora nos overclock e no consumo
WC será agora 480mm o básico
 
aumentar a quantidade de núcleos vai depender de se conseguir reduzir muito o consumo, talvez usando GAAFET consigam e desde que o material conduza melhor o calor e seja mais resistente no ganho de watts
Não acho que aumentam núcleos pq:
- A concorrência não tá forçando isso
- Não tem banda de memória o suficiente pra alimentar mais cores
- Ia começar a cutucar os Threadrippers
Eu acho que seria mais interessante sair do x86-64bits e partir para outro set de instruções mais modernas
Tipo? RISC-V? Mas isso não tem muita relação com overclock de toda forma.
hardware sem royalties é bom, hein! muito bom e deveria ter é mais disso
o nó de 5nm prometia o quê? 5GHz? então cumpriu até aí. Acima, tá complicado.
a intel vai fazer um processador de adamantium? vi falando que vão colocar um substrato de vidro ou algo assim, será que melhora nos overclock e no consumo
WC será agora 480mm o básico
Acho que jaja vamos ver on die cooling no mundo empresarial, eventualmente isso deve chegar no mercado consumidor (e até mesmo mobile) com as altas densidades dos chips.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo