[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 87 33.0%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.4%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.2%

  • Total de votos
    264
Tira uma duvida ai rs

Não sei se pego o 7950x ou 7950x3d.
Tenho um extenso banco de dados, varias VMs e alguns containers trabalhando.
Mas gosto de jogar bastante tb.

Pelo que entendi o 3D vai funcionar igual o X, mas no caso de jogos o 3D funciona apenas com os 8 núcleos.
É isso mesmo ? Ah o foco dos jogos são 2k e 4k na 4090.
Será que isso vai melhorar no futuro ? liberando o segundo ccd, sei la ? Fico na maior duvida de pegar esse 3d e no futuro "ter" hipoteticamente um gargalo hehe
Comprei memorias 6000 (36-38-38) fury beast 2x32, mas sei que preciso subir isso em pouco tempo. Usar 4x ainda esta problemático ?
acho que o @igormp vai responder melhor na primeira parte, mas sobre o uso do cache do x3d é que ele está apenas em cima de um CCD, o de menor clock, ele vai ajudar nos jogos e a tendência é melhorar conforme o software evolua. Mas isso também depende de boa vontade das desenvolvedoras e de quanto ganham com isso e se há pressão para forçar se necessário.

tanto o 7950/x/3d vão exigir WC de boa qualidade, ao menos 240mm topo de linha ou 360mm que é o ideal https://www.amd.com/en/technologies/cpu-cooler-solution
dá pra ver que a AMD já seleciona os melhores WC a partir dos 280mm para esse tipo de processador, já Air Cooler não é recomendado.

e qual é a placa mãe? tem que ver se sua memória está no QVL da placa-mãe para reduzir problemas de upgrade e poder reportar e ter suporte direto do fabricante.
 
tanto o 7950/x/3d vão exigir WC de boa qualidade, ao menos 240mm topo de linha ou 360mm que é o ideal https://www.amd.com/en/technologies/cpu-cooler-solution
dá pra ver que a AMD já seleciona os melhores WC a partir dos 280mm para esse tipo de processador, já Air Cooler não é recomendado.

e qual é a placa mãe? tem que ver se sua memória está no QVL da placa-mãe para reduzir problemas de upgrade e poder reportar e ter suporte direto do fabricante.
É uma Rog Strix x670e-f, verifiquei o QVL e consta sim 6000 (36-38-38-80). Tinha ate esquecido de verificar isso, obrigado !
WC esta safo é de 360mm e o ar aqui fica em 14°c hahaha
 
Tira uma duvida ai rs

Não sei se pego o 7950x ou 7950x3d.
Tenho um extenso banco de dados, varias VMs e alguns containers trabalhando.
Mas gosto de jogar bastante tb.

Pelo que entendi o 3D vai funcionar igual o X, mas no caso de jogos o 3D funciona apenas com os 8 núcleos.
É isso mesmo ? Ah o foco dos jogos são 2k e 4k na 4090.
Será que isso vai melhorar no futuro ? liberando o segundo ccd, sei la ? Fico na maior duvida de pegar esse 3d e no futuro "ter" hipoteticamente um gargalo hehe
Comprei memorias 6000 (36-38-38) fury beast 2x32, mas sei que preciso subir isso em pouco tempo. Usar 4x ainda esta problemático ?
Qual refresh rate que vc tá querendo pegar? Se for ficar só nos 60hz acho que acaba sendo desnecessário o X3D.
Dá uma olhadinha em benches do 7800/7900/7950 non-3D pra ver se o desempenho nos jogos que vc tem interesse já não é o suficiente. O cache extra só tem utilidade pra jogos dentre as atividades que vc falou, vai servir pra mais nada, aí não sei se justificaria o custo.

Sobre os cores, o jeito que a AMD fez com o escalonador do windows foi deixar jogos só no CCD com o cache extra mesmo e não usar o resto. Acho que o desempenho iria flutuar demais se liberasse jogos pra suar os dois CCDs. O segundo CCD não é "desligado", ele só não vai ser priorizado pra sua aplicação em primeiro plano (o joguin), o resto das coisas de fundo pode usar ele a vontade ainda.

Sobre a memória, 4x32gb ainda tá dando dor de cabeça sim, vc não vai conseguir de forma alguma bater esses 6000MHz, mas talvez consiga 5200~5600. Era melhor ter pego já nessas velocidades pra evitar dor de cabeça e só ligar o XMP, ou então partir pra pentes de 48gb que (por algum motivo) são mais fáceis de estabilizar, caso ache eles aqui no BR.
 
Boa noite galera.

Acredito que já se passaram uns 10 anos que não uso AMD (estou totalmente desatualizado).

Acham que essas voltagens tanto do 7800x3d e das memorias estão ok?

Estou usando LLC level 6 e PBO negative 40 pra tentar reduzir as temps mas ainda estou achando bem quente.

Sera que seria ideal tentar reduzir o SoC que esta rodando em 1.29v?

Valeu.

e9qJjvd.jpg
 
Última edição:
Qual refresh rate que vc tá querendo pegar? Se for ficar só nos 60hz acho que acaba sendo desnecessário o X3D.
Dá uma olhadinha em benches do 7800/7900/7950 non-3D pra ver se o desempenho nos jogos que vc tem interesse já não é o suficiente. O cache extra só tem utilidade pra jogos dentre as atividades que vc falou, vai servir pra mais nada, aí não sei se justificaria o custo.
não acredito que o cara vai jogar em 60hz, trabalhar tb fica melhor com um pouquinho mais de hz. E o 7800x3d fica melhor nos jogos e mais barato, mas para trabalho os outros devem estar ok, só que já deve ter mudando alguma coisa de lá pra cá, ele tem de ver nos reviews e depoimentos de usuários com a mesma carga, as últimas AGESA andam liberando mais features onde pode ser feito ajuste conforme o tipo de carga do processador e os X3D têm um set específico no BIOS que a ASUS divulga alguns ajustes, tendo também um pre-set para ativar (isso aparece para mim, nem deveria e eu desativo por não ter um x3d)
Sobre os cores, o jeito que a AMD fez com o escalonador do windows foi deixar jogos só no CCD com o cache extra mesmo e não usar o resto. Acho que o desempenho iria flutuar demais se liberasse jogos pra suar os dois CCDs. O segundo CCD não é "desligado", ele só não vai ser priorizado pra sua aplicação em primeiro plano (o joguin), o resto das coisas de fundo pode usar ele a vontade ainda.
eu acho isso uma bagunça, será que melhorou?
Sobre a memória, 4x32gb ainda tá dando dor de cabeça sim, vc não vai conseguir de forma alguma bater esses 6000MHz, mas talvez consiga 5200~5600. Era melhor ter pego já nessas velocidades pra evitar dor de cabeça e só ligar o XMP, ou então partir pra pentes de 48gb que (por algum motivo) são mais fáceis de estabilizar, caso ache eles aqui no BR.
4x 32GB tem de ter um ajuste fino, o risco de ficar no JEDEC 4800 é alto, mas parece que estão ajustando isso só que são poucos usuários com 4x DDR5.
Boa noite galera.

Acredito que já se passaram uns 10 anos que não uso AMD (estou totalmente desatualizado).

Acham que essas voltagens tanto do 7800x3d e das memorias estão ok?

Estou usando LLC level 6 e PBO negative 40 pra tentar reduzir as temps mas ainda estou achando bem quente.

Sera que seria ideal tentar reduzir o SoC que esta rodando em 1.29v?
Fractal Design Lumen s36 v2 é o seu WC? e por que LLC level 6 com um WC? PBO -40 é bem forte, -35 é para os bons e -30 os mais normais. Tem um detalhe, se colocar 40 negativo no PBO para ALL CORES no BIOS ela pode não aplicar, o correto é colocar PER CORE, daí pode ser que algum núcleo não aguente (por isso do outro jeito não aplica).
A temperatura parece OK, quanto melhor a refrigeração, mais o clock e o consumo sobem e a temperatura acompanha, o limite bom dos x3d é 80C por default. Não precisa baixar a tensão do SoC
É uma Rog Strix x670e-f, verifiquei o QVL e consta sim 6000 (36-38-38-80). Tinha ate esquecido de verificar isso, obrigado !
WC esta safo é de 360mm e o ar aqui fica em 14°c hahaha
pelo que vi pode ser um modelo com EXPO e como está no QVL, qualquer coisa errada pode entrar no fórum da comunidade da Asustek e reclamar passando as informações do seu setup e os ajustes feitos. Ao contrário do que o pessoal já falou comigo, não há anulação de garantia por entrar naquela comunidade e ajuda muito os caras nos ajustes.
 
não acredito que o cara vai jogar em 60hz, trabalhar tb fica melhor com um pouquinho mais de hz.
Nunca se sabe, eu mesmo uso minha tela só em 60hz :p
E o 7800x3d fica melhor nos jogos e mais barato
Mas pras outras atividades dele ter mais cores é sempre mais útil.
eu acho isso uma bagunça, será que melhorou?
Não faço ideia, não sou de acompanhar os x3D nem questão de jogos.
4x 32GB tem de ter um ajuste fino, o risco de ficar no JEDEC 4800 é alto, mas parece que estão ajustando isso só que são poucos usuários com 4x DDR5.
Tem algums kits de 4x32gb de 5200~5600MHz que tão no QVL de algumas mobos e pegam o XMP/EXPO sem dor de cabeça, a questão é pegar os pentes certos pra tão ter de perder tempo fazendo esses ajustes manuais.
 
Boa noite galera.

Acredito que já se passaram uns 10 anos que não uso AMD (estou totalmente desatualizado).

Acham que essas voltagens tanto do 7800x3d e das memorias estão ok?

Estou usando LLC level 6 e PBO negative 40 pra tentar reduzir as temps mas ainda estou achando bem quente.

Sera que seria ideal tentar reduzir o SoC que esta rodando em 1.29v?

Valeu.

e9qJjvd.jpg
Se quiser dá pra reduzir um pouco sim a depender da frequência/clock/IF que estiver aí sim mas também não tá nada super perigoso também, tem gente que usa tensões consideravelmente mais altas 24/7

Qual a diferença que teve (em temp e performance) comparando stock vs PBO -40? Sinceramente, eu ignoraria resultado de bench sintético se esse não for exatamente o seu uso porque em jogos mesmo o resultado é bem diferente disso, então não tem muito sentido testar em X e se preocupar com resultado em X se o uso é Y
 
Qual refresh rate que vc tá querendo pegar? Se for ficar só nos 60hz acho que acaba sendo desnecessário o X3D.
Dá uma olhadinha em benches do 7800/7900/7950 non-3D pra ver se o desempenho nos jogos que vc tem interesse já não é o suficiente. O cache extra só tem utilidade pra jogos dentre as atividades que vc falou, vai servir pra mais nada, aí não sei se justificaria o custo.

Sobre os cores, o jeito que a AMD fez com o escalonador do windows foi deixar jogos só no CCD com o cache extra mesmo e não usar o resto. Acho que o desempenho iria flutuar demais se liberasse jogos pra suar os dois CCDs. O segundo CCD não é "desligado", ele só não vai ser priorizado pra sua aplicação em primeiro plano (o joguin), o resto das coisas de fundo pode usar ele a vontade ainda.

Sobre a memória, 4x32gb ainda tá dando dor de cabeça sim, vc não vai conseguir de forma alguma bater esses 6000MHz, mas talvez consiga 5200~5600. Era melhor ter pego já nessas velocidades pra evitar dor de cabeça e só ligar o XMP, ou então partir pra pentes de 48gb que (por algum motivo) são mais fáceis de estabilizar, caso ache eles aqui no BR.
Tenho um monitor 2k 144hz ou 120hz(n lembro), outro 4k(60hz) e um 1080p formando minha mesa de trabalho. Porem, não tenho mais tempo para fps, então os 60hz me atendem muito bem em 4k para jogos com historia e RPG, pegar um 4k com hz maior no futuro esta na lista de 2024. rsrs Eu estou quase optando pelo sem 3d mesmo, estava vendo vários comparativos e me parece que o 3d não esta dando um bom ganho em alta resolução, talvez no futuro isso possa mudar, mas comparando os AM4 não mudou tanto.

Peguei 2x32gb, atualmente uso 32gb total e fico com 31gb de uso fácil. Espero um alivio por um tempo, nem vou mexer nisso então. haha
4x 32GB tem de ter um ajuste fino, o risco de ficar no JEDEC 4800 é alto, mas parece que estão ajustando isso só que são poucos usuários com 4x DDR5.
Podia existir uma forma provisória de on/off para desligar os extras e subir a frequência sem necessidade de ir na bios.
 
Boa noite galera.

Acredito que já se passaram uns 10 anos que não uso AMD (estou totalmente desatualizado).

Acham que essas voltagens tanto do 7800x3d e das memorias estão ok?

Estou usando LLC level 6 e PBO negative 40 pra tentar reduzir as temps mas ainda estou achando bem quente.

Sera que seria ideal tentar reduzir o SoC que esta rodando em 1.29v?

Valeu.

e9qJjvd.jpg
Aqui quando tinha o 7800x3d deixava o CO em -30 e apenas limitava a temperatura em 85°, assim em um cb da vida ele travava no limite térmico e em jogos male mal batia esse limite.
No 7900 deixei limite de 105W e temperatura 80°(processador esta quebrando pedra quando ocioso). Assim quando minera fica em 4700/4600(75°)e jogando chega em 5200(limite de 80°).
 
Peguei 2x32gb, atualmente uso 32gb total e fico com 31gb de uso fácil. Espero um alivio por um tempo, nem vou mexer nisso então. haha

Podia existir uma forma provisória de on/off para desligar os extras e subir a frequência sem necessidade de ir na bios.
pra quem não quer mexer no hardware pode comprar aqueles computadores montados de marca, daí a memória vem no padrão JEDEC que der e não tem muito o que mexer, alguns vem com bios praticamente travada. Nesse tipo de equipamento, não faz o menor sentido gastar muito, então, um Ryzen 7600 seria o ideal. Essa questão da memória vai passar com o tempo até porque estão vindo os modelos de DDR5 com maior densidade e capacidade, muito provavelmente os novos modelos vão funcionar melhor do que os atuais sem ter de adquirir um novo hardware para isso.
se você quer aprender mais sobre o que pode fazer com as DDR5, recomendo o canal do theoverclockingpage e o fórum overclock.net na thread sobre AMD, vendo as novidades e testes dá para tentar um teste
Aqui quando tinha o 7800x3d deixava o CO em -30 e apenas limitava a temperatura em 85°, assim em um cb da vida ele travava no limite térmico e em jogos male mal batia esse limite.
No 7900 deixei limite de 105W e temperatura 80°(processador esta quebrando pedra quando ocioso). Assim quando minera fica em 4700/4600(75°)e jogando chega em 5200(limite de 80°).
seu 7900x3d está sendo melhor do que o 7800x3d?

edit

já tem cara pegando 1:1 na sorte com DDR5 6800MHz (placa-mãe da Asrock)
 
Última edição:
pra quem não quer mexer no hardware pode comprar aqueles computadores montados de marca, daí a memória vem no padrão JEDEC que der e não tem muito o que mexer, alguns vem com bios praticamente travada. Nesse tipo de equipamento, não faz o menor sentido gastar muito, então, um Ryzen 7600 seria o ideal. Essa questão da memória vai passar com o tempo até porque estão vindo os modelos de DDR5 com maior densidade e capacidade, muito provavelmente os novos modelos vão funcionar melhor do que os atuais sem ter de adquirir um novo hardware para isso.
se você quer aprender mais sobre o que pode fazer com as DDR5, recomendo o canal do theoverclockingpage e o fórum overclock.net na thread sobre AMD, vendo as novidades e testes dá para tentar um teste

seu 7900x3d está sendo melhor do que o 7800x3d?

edit

já tem cara pegando 1:1 na sorte com DDR5 6800MHz (placa-mãe da Asrock)
Acredita que eu nem parei pra comparar os 2, esse nem teste de bench rodei direito, só foi feito teste pra ver a estabilidade das memórias e conseguir o maior hash com menor consumo :haha:
Eu andei vendo uns videos no youtube e nos testes mais recentes ele esta superando o 7800, o que acho estranho pq seria um 6 cores com cache contra um 8 cores.:naza:

Sobre as memórias, esta melhorando mesmo, Nesta BF peguei um kit Hynix m-die de 48gb(2x24) produzido em nov/23 que subiu a 8000c50, agora é achar tempo pra apertar os timings.
LZNZxGL.png
 
Fractal Design Lumen s36 v2 é o seu WC? e por que LLC level 6 com um WC? PBO -40 é bem forte, -35 é para os bons e -30 os mais normais. Tem um detalhe, se colocar 40 negativo no PBO para ALL CORES no BIOS ela pode não aplicar, o correto é colocar PER CORE, daí pode ser que algum núcleo não aguente (por isso do outro jeito não aplica).
A temperatura parece OK, quanto melhor a refrigeração, mais o clock e o consumo sobem e a temperatura acompanha, o limite bom dos x3d é 80C por default. Não precisa baixar a tensão do SoC
Esse mesmo. Mesmo com um AIO de 360mm esta batendo 83c, imagine com um cooler mais basico como ficaria.

Pelo pouco que li o LLC pode ajudar em under ou overvoltage regulando a tensao (posso estar enganado).

Por hora vou deixar PBO -40 ate minha placa de video chegar nos proximos dias e ver como vai ficar in game. Se continuar estavel vou tentar reduzir mais ajustando a cada .05 e depois refinando de 1 em 1 ate achar o sweet spot.

Valeu pela dica pra colocar PER CORE.

Se quiser dá pra reduzir um pouco sim a depender da frequência/clock/IF que estiver aí sim mas também não tá nada super perigoso também, tem gente que usa tensões consideravelmente mais altas 24/7
Aqui esta chegando nos 5Ghz. Vi gente que consegue chegar nos 5.2 ou ate mesmo 5.4 com voltagem safe. Pessoalmente por hora nao compensa fazer isso aqui, quem sabe se eu der um up legal na gpu no futuro.

Qual a diferença que teve (em temp e performance) comparando stock vs PBO -40? Sinceramente, eu ignoraria resultado de bench sintético se esse não for exatamente o seu uso porque em jogos mesmo o resultado é bem diferente disso, então não tem muito sentido testar em X e se preocupar com resultado em X se o uso é Y
Faz sentido, as temps reduziram apenas uns 2 ou 3c (cinebench). Vou testar em jogos provavelmente em alguns dias, espero que as temps fiquem na casa dos 60-70c.

Aqui quando tinha o 7800x3d deixava o CO em -30 e apenas limitava a temperatura em 85°, assim em um cb da vida ele travava no limite térmico e em jogos male mal batia esse limite.
No 7900 deixei limite de 105W e temperatura 80°(processador esta quebrando pedra quando ocioso). Assim quando minera fica em 4700/4600(75°)e jogando chega em 5200(limite de 80°).
Valeu pela dica.

Vou limitar a 85 ja que bateu 83 em benchmark. Acha valido tentar trabalhar com voltagem offset negativa ao inves do PBO e limitacao por temp?
 
Última edição:
Esse mesmo. Mesmo com um AIO de 360mm esta batendo 83c, imagine com um cooler mais basico como ficaria.

Pelo pouco que li o LLC pode ajudar em under ou overvoltage regulando a tensao (posso estar enganado).

Por hora vou deixar PBO -40 ate minha placa de video chegar nos proximos dias e ver como vai ficar in game. Se continuar estavel vou tentar reduzir mais ajustando a cada .05 e depois refinando de 1 em 1 ate achar o sweet spot.

Valeu pela dica pra colocar PER CORE.


Aqui esta chegando nos 5Ghz. Vi gente que consegue chegar nos 5.2 ou ate mesmo 5.4 com voltagem safe. Pessoalmente por hora nao compensa fazer isso aqui, quem sabe se eu der um up legal na gpu no futuro.


Faz sentido, as temps reduziram apenas uns 2 ou 3c (cinebench). Vou testar em jogos provavelmente em alguns dias, espero que as temps fiquem na casa dos 60-70c.


Valeu pela dica.

Vou limitar a 85 ja que bateu 83 em benchmark. Acha valido tentar trabalhar com voltagem offset negativa ao inves do PBO e limitacao por temp
Acho que não precisa, limita a 75°~80° e ta de boa.
Foque nas memórias, ryzen da mais resultado over nas memórias do que no processador, quanto menor a latência melhor.
 
Acho que não precisa, limita a 75°~80° e ta de boa.
Foque nas memórias, ryzen da mais resultado over nas memórias do que no processador, quanto menor a latência melhor.
Tenho que estudar mais como fazer OC nas memos ou ate mesmo deixar na mesma frequencia com timming ou voltagem menores.

Edit: Acabei de ver que 6400mhz e o maximo que a minha mobo suporta. Nesse caso vou mexer apenas nas latencias.
 
Última edição:
Acredita que eu nem parei pra comparar os 2, esse nem teste de bench rodei direito, só foi feito teste pra ver a estabilidade das memórias e conseguir o maior hash com menor consumo :haha:
Eu andei vendo uns videos no youtube e nos testes mais recentes ele esta superando o 7800, o que acho estranho pq seria um 6 cores com cache contra um 8 cores.:naza:

Sobre as memórias, esta melhorando mesmo, Nesta BF peguei um kit Hynix m-die de 48gb(2x24) produzido em nov/23 que subiu a 8000c50, agora é achar tempo pra apertar os timings.
LZNZxGL.png
essas memória já são melhores, veja que pegam 6400MTs com apenas 1.35v.
se o cache fica em cima do CCD com menos núcleos, então sobra mais cache e isso ajuda nos jogos, já que muitos não usam todos os núcleos
 
EDITADO: saiu apenas as betas sem suporte, quem usar e se lascar a Asustek dá com os ombros (ou seja, vai negar suporte): ASUS B650 Series NEW Beta BIOS 2204
testando a besta teste 2204B e o resultado é: a controladora de memória não briga tanto com as DDR5 como antes, está mais suave! Vamos ver a estabilidade, ainda mais que já comecei dando uns apertos no padrão 6400MTs do XMP (que nem estou usando porque é muito relaxado)

c0B4pX5.png

QiVgxwY.png


vamos ver se é estável
 
APU AMD Ryzen 5 8600G é identificada em benchmark: 6 núcleos à 5GHz

A informação que faltava acaba de aparecer, a quantidade de núcleos da iGPU do 8600G: São 8CUs e isso bate exatamente com o valor do Ryzen 7640HS, logo essa futuras APUs serão:
- 8300G = Quad-core (1+3/8), 4CUs
- 8500G = Hexa-core (2+4/12), 4CUs
- 8600G = Hexa-core (6/12), 8CUs
- 8700G = Octa-core (8/16), 12CUs

Segundo um vazamento recente, com memórias DDR5-8000MHz o 8700G iguala o desempenho da RX 6400 e/ou GTX 1650, então podemos assumir que esse 8600G deverá ter um desempenho semelhante à GTX 1050Ti e os 8500G/8300G um desempenho semelhante à GTX 1630 e/ou 1050.
 
APU AMD Ryzen 5 8600G é identificada em benchmark: 6 núcleos à 5GHz

A informação que faltava acaba de aparecer, a quantidade de núcleos da iGPU do 8600G: São 8CUs e isso bate exatamente com o valor do Ryzen 7640HS, logo essa futuras APUs serão:
- 8300G = Quad-core (1+3/8), 4CUs
- 8500G = Hexa-core (2+4/12), 4CUs
- 8600G = Hexa-core (6/12), 8CUs
- 8700G = Octa-core (8/16), 12CUs

Segundo um vazamento recente, com memórias DDR5-8000MHz o 8700G iguala o desempenho da RX 6400 e/ou GTX 1650, então podemos assumir que esse 8600G deverá ter um desempenho semelhante à GTX 1050Ti e os 8500G/8300G um desempenho semelhante à GTX 1630 e/ou 1050.

O Tom's Hardware falou que no Geekbench, ele passou a GTX 1060.


ModelVulkanOpenCL
Ryzen 5 8600G Radeon 760M30,77024,842
Radeon 780M33,63630,245
Radeon 760M27,10620,358
GTX 106030,18634,507
GTX 163023,68824,938
 
APU AMD Ryzen 5 8600G é identificada em benchmark: 6 núcleos à 5GHz

A informação que faltava acaba de aparecer, a quantidade de núcleos da iGPU do 8600G: São 8CUs e isso bate exatamente com o valor do Ryzen 7640HS, logo essa futuras APUs serão:
- 8300G = Quad-core (1+3/8), 4CUs
- 8500G = Hexa-core (2+4/12), 4CUs
- 8600G = Hexa-core (6/12), 8CUs
- 8700G = Octa-core (8/16), 12CUs

Segundo um vazamento recente, com memórias DDR5-8000MHz o 8700G iguala o desempenho da RX 6400 e/ou GTX 1650, então podemos assumir que esse 8600G deverá ter um desempenho semelhante à GTX 1050Ti e os 8500G/8300G um desempenho semelhante à GTX 1630 e/ou 1050.

Por mim a RX6400 tinha no máximo o desempenho de uma GTX1050Ti. Nem sabia que ela era superior a placa da Nvidia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O Tom's Hardware falou que no Geekbench, ele passou a GTX 1060.


ModelVulkanOpenCL
Ryzen 5 8600G Radeon 760M30,77024,842
Radeon 780M33,63630,245
Radeon 760M27,10620,358
GTX 106030,18634,507
GTX 163023,68824,938

Teste sintético/teórico. Na prática não deve chegar nem perto de uma GTX970 lançada em 2014.
 
Por mim a RX6400 tinha no máximo o desempenho de uma GTX1050Ti. Nem sabia que ela era superior a placa da Nvidia.
Essa Radeon é até 20% melhor que a 1050Ti, dependendo do jogo escolhido, tanto que ela é concorrente direta da 1650. Essa Ti tem um desempenho entre as GTX 1630 (desempenho idêntico à 1050) e GTX 1650, e nunca teve uma concorrente da AMD na mesma faixa de desempenho (as RX460/560 eram mais lentas e as RX470/570 eram mais rápidas), então sempre ficou solta em benchmarks (mas não em preço, sempre mais cara que placas superiores a ela e não sei porque até hoje quem tem quer vender a preço de ouro).


O Tom's Hardware falou que no Geekbench, ele passou a GTX 1060.


ModelVulkanOpenCL
Ryzen 5 8600G Radeon 760M30,77024,842
Radeon 780M33,63630,245
Radeon 760M27,10620,358
GTX 106030,18634,507
GTX 163023,68824,938
Sim, como dito pelo colega acima isso é apenas teste sintético, vamos para um teste real: Um Ryzen 7940HS com cTDP em 54W, e com 16GB DDR5-4800, consegue desempenho inferior a GTX 1650 Mobile em qualquer jogo, e sabemos que a versão Mobile da 1650 é idêntica (em desempenho) à versão desktop, e ambas não têm o desempenho de uma 1060 6GB (quem tem o desempenho dessa Pascal é a GTX 1650 Super). Adicione ao fato de que esse Ryzen possui uma 780M de 2.8GHz com 12CUs, enquanto que a 760M desse 8600G tem 8CUs (logo 33% menos núcleos) mas neste mesmo clock e veremos que o desempenho...

:naza:

Espera, basta olharmos algo mais simples: A 780M nada mais é que uma RX6400 com memória compartilhada, então basta olharmos onde esta última se encaixa...
relative-performance_1920-1080.png

...e adicionarmos um belo OC (2.3GHz da RX6400, contra 2.8GHz da 780M) nessa iGPU, além de uma memória DDR5-8000 (para igualar os 128GB/s de largura de banda), e teremos uns 15~20% mais desempenho em cima desse gráfico ai, colocando a 780M, no melhor do melhor cenário, levemente igual à RX570 e/ou GTX 1060 3GB. Claro que por sua memória ser compartilhada quando for um jogo que exige memória o desempenho vai cair mas isso é o esperado de uma iGPU.

Voltando para a 760M com 33% menos núcleos e um decréscimo não linear, dá para chutar um desempenho 15~25% menor que sua irmã de 12CUs (nos notebooks a diferença é de 20~30%, mas lá a 760M tem 2.6GHz ao invés de 2.8GHz). Logo, temo que esse 8600G não chegue nem perto da GTX 1060, e sim fique no território da GTX 1050Ti mesmo.

Se isso acontecer na prática vai ser insano.
Então, infelizmente por A+B, o desempenho dela não vai ser acima da 1060 6GB, se muito vai ser (utilizando memórias 8000MHz)...
- RX 6400 / GTX 1650 < 780M @2.8GHz (8700G) < RX 570 / GTX 1060 3G
- R9 285 / GTX 960 < 760M @2.8GHz (8600G) < GTX 1050Ti
- RX 560 / GTX 950 < 740M (8500G/8300G) < GTX 1050 / GTX 1630

Ou seja, ainda não vai ser com os 8000G que uma iGPU vai bater a GTX 970 3.5GB, @Batman-X xD
 
Por mim a RX6400 tinha no máximo o desempenho de uma GTX1050Ti. Nem sabia que ela era superior a placa da Nvidia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Teste sintético/teórico. Na prática não deve chegar nem perto de uma GTX970 lançada em 2014.
mas iGPU nem tem foco em games, para isso imagino uma coisa enorme, quase um Threadripper, para colocar tudo que precisa para ter banda e memória dedicada com caches e etc só pra iGPU se igualar. Agora, você pagaria o preço de um Threadripper-APU?
Essa Radeon é até 20% melhor que a 1050Ti, dependendo do jogo escolhido, tanto que ela é concorrente direta da 1650. Essa Ti tem um desempenho entre as GTX 1630 (desempenho idêntico à 1050) e GTX 1650, e nunca teve uma concorrente da AMD na mesma faixa de desempenho (as RX460/560 eram mais lentas e as RX470/570 eram mais rápidas), então sempre ficou solta em benchmarks (mas não em preço, sempre mais cara que placas superiores a ela e não sei porque até hoje quem tem quer vender a preço de ouro).
isso é um bom avanço, mas só deve acontecer com memórias bem rápidas, como disse, o JEDEC já tá nas DDR5 8000+/- e a gente não vê essas memórias ainda com tensões baixas para caber nos compactos, no máximo no desktop com ventilador jogando ar em cima da DDR5 (faz uma enorme diferença na temperatura)
Sim, como dito pelo colega acima isso é apenas teste sintético, vamos para um teste real: Um Ryzen 7940HS com cTDP em 54W, e com 16GB DDR5-4800, consegue desempenho inferior a GTX 1650 Mobile em qualquer jogo, e sabemos que a versão Mobile da 1650 é idêntica (em desempenho) à versão desktop, e ambas não têm o desempenho de uma 1060 6GB (quem tem o desempenho dessa Pascal é a GTX 1650 Super). Adicione ao fato de que esse Ryzen possui uma 780M de 2.8GHz com 12CUs, enquanto que a 760M desse 8600G tem 8CUs (logo 33% menos núcleos) mas neste mesmo clock e veremos que o desempenho...

:naza:

Espera, basta olharmos algo mais simples: A 780M nada mais é que uma RX6400 com memória compartilhada, então basta olharmos onde esta última se encaixa...
relative-performance_1920-1080.png

...e adicionarmos um belo OC (2.3GHz da RX6400, contra 2.8GHz da 780M) nessa iGPU, além de uma memória DDR5-8000 (para igualar os 128GB/s de largura de banda), e teremos uns 15~20% mais desempenho em cima desse gráfico ai, colocando a 780M, no melhor do melhor cenário, levemente igual à RX570 e/ou GTX 1060 3GB. Claro que por sua memória ser compartilhada quando for um jogo que exige memória o desempenho vai cair mas isso é o esperado de uma iGPU.

Voltando para a 760M com 33% menos núcleos e um decréscimo não linear, dá para chutar um desempenho 15~25% menor que sua irmã de 12CUs (nos notebooks a diferença é de 20~30%, mas lá a 760M tem 2.6GHz ao invés de 2.8GHz). Logo, temo que esse 8600G não chegue nem perto da GTX 1060, e sim fique no território da GTX 1050Ti mesmo.


Então, infelizmente por A+B, o desempenho dela não vai ser acima da 1060 6GB, se muito vai ser (utilizando memórias 8000MHz)...
- RX 6400 / GTX 1650 < 780M @2.8GHz (8700G) < RX 570 / GTX 1060 3G
- R9 285 / GTX 960 < 760M @2.8GHz (8600G) < GTX 1050Ti
- RX 560 / GTX 950 < 740M (8500G/8300G) < GTX 1050 / GTX 1630

Ou seja, ainda não vai ser com os 8000G que uma iGPU vai bater a GTX 970 3.5GB, @Batman-X xD
sem contar outras acelerações que vão se tornar relevantes com o tempo, havendo suporte sem que ocorra grande mudança nos planos, como deixar de dar suporte em coisas tipo XOP (era um acerto, mas foi um erro).

pessoal só pensa em jogos quando as empresas têm de atender um público variado e vão juntar tudo num silício só, mas mesmo sem concorrência adequada, estamos vendo a Intel empurrar um pouco a AMD dando uma iGPU quebra galho mais razoável, até nesses joguinhos que a galera curte (tudo tiro).

DDR5-4800 não dá para empurrar nada, a menos que a latência seja CL-02, depois o @Batman-X vai reclamar com razão (DDR5-4800 vai ser a baratinha, quem não pega?), mas eu queria saber se o FCLK vai poder subir além dos 2200MHz sendo que a controladora MCLK até chega nos 3200MHz, em alguns casos em 3400MHz. Na minha máquina a versão BIOS beta 2204 está sendo muito melhor do que a "estável" v1813 onde o teste com TM5, por exemplo, não espanca o WC de 360mm para não morrer. Claro que está ajudando também o clima com o aumento da umidade do ar e a redução de calor, mas ainda deu para sentir na transição do clima a diferença no comportamento. Além disso, consigo carregar nas configurações da BIOS alguns valores pré-ajustados que posso recarregar em caso de falha, antes na v1813 para trás não dava, tinha de reconfigurar tudo na mão porque salvava apenas alguns poucos ajustes.
E estou falando de uma DDR5 sem suporte AMD e com processador Intel sem conseguir pegar o XMP que vem nela. Agora o XMP funciona, mas é tão relaxado que desconsidero. Em 6200MTs consigo 60ns e dá para puxar mais com melhores ajustes no software da BIOS, as temporizações tRDRD e tWRWR ainda não ficam mais baixas do que 9 e o tRFC exige valores pareados do tipo 384/384/384, não dá para fazer 384/352/1 e o tRCD/WR/RD sobe junto com o clock. Em alguns pontos a controladora de memória ainda não pega bons ajustes, mas frente ao que se tinha nas BIOS anteriores já está sendo possível puxar o gás com NITRO 4X e training BURST 4X, contra 2X/2X anteriores.
 
Ah, sei que não é a mesma coisa mas a Radeon 720M (vulgo da iGPU de qualquer Ryzen 7000) conseguiu ir até 3.1GHz em OC, onde seu clock padrão é 2.2GHz, então é de se esperar que dê para ir ao menos até 3GHz na iGPU desses Ryzen 8000G,
isso é um bom avanço, mas só deve acontecer com memórias bem rápidas, como disse, o JEDEC já tá nas DDR5 8000+/- e a gente não vê essas memórias ainda com tensões baixas para caber nos compactos, no máximo no desktop com ventilador jogando ar em cima da DDR5 (faz uma enorme diferença na temperatura)

sem contar outras acelerações que vão se tornar relevantes com o tempo, havendo suporte sem que ocorra grande mudança nos planos, como deixar de dar suporte em coisas tipo XOP (era um acerto, mas foi um erro).

pessoal só pensa em jogos quando as empresas têm de atender um público variado e vão juntar tudo num silício só, mas mesmo sem concorrência adequada, estamos vendo a Intel empurrar um pouco a AMD dando uma iGPU quebra galho mais razoável, até nesses joguinhos que a galera curte (tudo tiro).

DDR5-4800 não dá para empurrar nada, a menos que a latência seja CL-02, depois o @Batman-X vai reclamar com razão (DDR5-4800 vai ser a baratinha, quem não pega?), mas eu queria saber se o FCLK vai poder subir além dos 2200MHz sendo que a controladora MCLK até chega nos 3200MHz, em alguns casos em 3400MHz.
Normalmente as APUs conseguem IF melhores que os CPUs peço controlador de memória estar no mesmo die dos núcleos, então dá para imaginar que consiga um FCLK um pouco maior ou até maior estabilidade em memórias de alta frequência (como você bem disse, 8GHz nas memórias é algo extremo ainda), algo que em si não importará muito porque o público desse tipo de processador não é entusiasta, então a grande maioria ficará nas memórias de 5600MHz ou 6400MHz mesmo.

Quanto ao desempenho não estou reclamando, foi uma boa evolução para quem vem de um 5700G (Vega8), mas para quem vem de um Rembrandt (680M) o ganho foi bem tímido, tanto que a Intel agora está de igual para igual com a iGPU mais forte dos seus Meteorlake (teoricamente, na prática os drivers ainda seguram o desempenho, mas já passou da hora da AMD acordar).

Falando nela...

Olha ai, a 780M do 8700G virá em 2.9GHz, o que melhora um pouco o cenário mas não muda a conclusão: A frequência da memória é quem definirá o desempenho dessas APUs, o quanto ela ficará acima ou abaixo da sua versão dedicada (aka, RX 6400). Dependendo disso, e do jogo, esse 8700G pode entregar mais que uma 1060 6GB mesmo...

PS: Sei que o Owen fez um review/benchmark de um sistema com o 7940HS configurado para 65W, e que nesse video ela consegue um desempenho igual ao da 1060 6GB em alguns jogos no mínimo, mesmo com as memórias em 5600MHz, mas em outros jogos ela perdeu por até 60%, então tudo dependerá do jogo em questão e da configuração do PC, logo é mais seguro assumir que essa 780M no desktop terá o desempenho da RX 570 / GTX 1060 3GB mesmo, o melhor cenário que calculei, nada mal, nada mal mesmo.
 
Pessoal, comprei uma B650M Aorus Elite, montei tudo certinho, no primeiro boot a luz de debug da CPU acendeu (eu não esperei pra ver se ia dar boot nem nem nada, já desliguei).

Reconectei tudo, a mesma coisa. Resetei CMOS, atualizei a BIOS e liguei, continuou com a luz, mas dessa vez como eu tava pensando no que poderia ter dado errado eu só fiquei olhando e pra minha surpresa deu boot normalmente (eu suspeito que tava daria boot antes disso, mas não tenho certeza).

O PC tá funcionando perfeitamente já por algumas horas, temperaturas OK, o teste do Userbenchmark deu tudo certinho https://www.userbenchmark.com/UserRun/66872677

Vi algumas pessoas dizendo que as vezes esse led buga mesmo e fica on, e que em alguns modelos ele é on por padrão (não sei no caso dessa porque no manual dela direto do site da Gigabyte que é o modelo da minha não diz nada sobre essas luzes).

Eu faço alguma coisa mais? Testo alguma coisa pra ver se algo está mal conectado, se pode ser PSU por exemplo? Ou eu coloco uma fita e esqueço?
 
APU AMD Ryzen 5 8600G é identificada em benchmark: 6 núcleos à 5GHz

A informação que faltava acaba de aparecer, a quantidade de núcleos da iGPU do 8600G: São 8CUs e isso bate exatamente com o valor do Ryzen 7640HS, logo essa futuras APUs serão:
- 8300G = Quad-core (1+3/8), 4CUs
- 8500G = Hexa-core (2+4/12), 4CUs
- 8600G = Hexa-core (6/12), 8CUs
- 8700G = Octa-core (8/16), 12CUs

Segundo um vazamento recente, com memórias DDR5-8000MHz o 8700G iguala o desempenho da RX 6400 e/ou GTX 1650, então podemos assumir que esse 8600G deverá ter um desempenho semelhante à GTX 1050Ti e os 8500G/8300G um desempenho semelhante à GTX 1630 e/ou 1050.
Por curiosidade, é possível ter uma cpu X3D com gráfico integrado como esta série 8000G?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo