• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 86 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.5%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.3%

  • Total de votos
    263
corrigiram isso, tanto é que nos testes mais recentes ele já batia o 7800x3d. Eu estava com um aqui, só vendi(para um minerador) pq to querendo pegar uma 4090.
Os ryzen 7000 melhoram cada vez mais e o pessoal ignora isso. O meu tá sobrando cada vez mais, o gargalo é a memória que ainda não está regulada e nem chegou no seu limite máximo de performance, já que deveria permitir apertar mais as temporizações em clock mais baixo e tensão de overclock.
Galera além de limitar a temperatura na bios. Que outra medida para ter mais segurança e estabilidade vcs me recomendam? No 7800X3d.
Primeiro, para qualquer processador, não ultrapasse os limites de tensão e de temperatura. No fórum overclock tem uma discussão sobre os processadores x3d e eles trocam muita experiência, se tiver uma memória boa, que dificilmente chega aqui, dá para apertar e ganhar uma performance monstruosa. O AM5 vai ser extinto e você nem vai precisar trocar de processador.
Opa, bom dia! Eu recém finalizei a montagem de um 7800x3d. Você esta tendo problemas com temperaturas? Mas bem, sobre sua pergunta, só o fato de limitar a temperatura já é algo que lhe da bastante segurança, outra coisa é conseguir maior estabilidade com menos voltagem possível, pois assim você acaba estimulando menos ainda a temperatura de subir.. Então em resumo, quando mais estabilidade você conseguir mantendo baixa voltagem, é melhor! Mas claro que isso vai variar muito de cpu para cpu, digo, claro que vara de unidade para unidade entende? Acho que uma receitinha básica, é ajustar o PBO usando o Curve Optimizer, tentando descobrir o que o seu cpu suporta antes de apresentar instabilidade. Você já montou o 7800x3d ou esta estudando e vendo sobre?
é bom ver a experiência dos gringos no fórum overclock, eles tem acesso a esse hardware mais caro antes da gente, mas é bom ir com calma nas memórias, a gente nem sempre vai ter acesso aos modelos bons, como eles, que já vi coisa de 53ns enquanto eu mal cheguei nos 60.5ns
Falando sobre o PBO e o CO no 7800x3d eu usei desde que ele chegou com o CO em -20 all cores, e esses tempos atrás meu pc desligou jogando um game que dependia bastante de cpu, ai deixei em -15 o CO e por enquanto não apresentou mais instabilidade.
na bios atual a gestão de energia melhorou muito, também tinha problema em manter o CO negativo em -30 a -5, agora está -30 novamente. Uma coisa é que o LLC (load line calibration) pode estar baixo demais no modo default, isso é o que faz o CO não funcionar direito, a tensão tem de subir ou dá pane em momentos de maior exigência, então, veja se L4 está bom e firme e tenta subir um pouco até o L5, mas evite o L6 (isso em placa Asus onde quanto maior o número maior a tensão extra, nas outras marcas isso pode ser invertido). Cuidado ao mexer no LLC, quanto mais próximo do máximo é maior a chance de danificar o processador, e algumas placas de médio porte não permitem usar valores de alta performance no LLC, daí já tem um limitador.
 
E ai pessoal,
Vocês acreditam que compensa pegar um 7800x3d hoje por 2.4k ? Ou é melhor esperar chegar os "9000" e ver se baixa ?
 
Os ryzen 7000 melhoram cada vez mais e o pessoal ignora isso. O meu tá sobrando cada vez mais, o gargalo é a memória que ainda não está regulada e nem chegou no seu limite máximo de performance, já que deveria permitir apertar mais as temporizações em clock mais baixo e tensão de overclock.

Primeiro, para qualquer processador, não ultrapasse os limites de tensão e de temperatura. No fórum overclock tem uma discussão sobre os processadores x3d e eles trocam muita experiência, se tiver uma memória boa, que dificilmente chega aqui, dá para apertar e ganhar uma performance monstruosa. O AM5 vai ser extinto e você nem vai precisar trocar de processador.

é bom ver a experiência dos gringos no fórum overclock, eles tem acesso a esse hardware mais caro antes da gente, mas é bom ir com calma nas memórias, a gente nem sempre vai ter acesso aos modelos bons, como eles, que já vi coisa de 53ns enquanto eu mal cheguei nos 60.5ns

na bios atual a gestão de energia melhorou muito, também tinha problema em manter o CO negativo em -30 a -5, agora está -30 novamente. Uma coisa é que o LLC (load line calibration) pode estar baixo demais no modo default, isso é o que faz o CO não funcionar direito, a tensão tem de subir ou dá pane em momentos de maior exigência, então, veja se L4 está bom e firme e tenta subir um pouco até o L5, mas evite o L6 (isso em placa Asus onde quanto maior o número maior a tensão extra, nas outras marcas isso pode ser invertido). Cuidado ao mexer no LLC, quanto mais próximo do máximo é maior a chance de danificar o processador, e algumas placas de médio porte não permitem usar valores de alta performance no LLC, daí já tem um limitador.


Eu não vou fazer over. Na verdade quero reduzir consumo, temperatura, e de preferência ganhar estabilidade. O processador vai sobrar em termos de performance.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Show de bola! Quais memórias e mobo optou em comprar?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Qual a temperatura e frequência máxima que esta pegando com essa otimização? E o que usa de refrigeração? Caso você não tenha limitado a temperatura, coloque algum limite, mesmo que você não se importe de deixar chegar nos 90c, eu digo para por um limite pois tenho um amigo que estava com instabilidade pois ficava tempo direto em 90c, com isso de alguma forma a mobo desligava, então ele apenas colocou o limite para 87 ou 88 e o problema sumiu.


Peguei Memoria Team Group T-Force Delta, RGB, 32GB (2x16GB), 6000MHz, DDR5, CL30. A mobo foi a Asus TUF Gaming X670E-Plus Wi-Fi (ela estava mais barata que algumas B650 isso pesou).
 
E ai pessoal,
Vocês acreditam que compensa pegar um 7800x3d hoje por 2.4k ? Ou é melhor esperar chegar os "9000" e ver se baixa ?
antigamente era certa a redução, hoje não é. A AMD não tem fábricas e paga cada vez mais caro à TSMC, mesmo reduzindo o nó, o que aumentaria a quantidade de biscoitinhos por wafer, a depender do rendimento (yield), a menos que ela consiga um acordo bom com outra fábrica. O que baixaria é a queda do dólar, quando?

quanto custa um 14900 sem k? Como o 7800x3d compete com ele e o modelo "K" no quesito jogos, então talvez lhe ajude a ter noção de ser caro. No entanto, podendo haver uma corrida por esse modelo, pode até subir. Se considerar que o 5800x3d também continua no páreo, sendo um processador de clock e ipc menores, então, pode estar no preço razoável. E corre o risco de a AMD fazer diferente, ao invés de baixar, manter o preço dos 7000 e nos 9000 colocar um novo patamar pra cima, isso porque a série 7000 não está decaindo em performance e a 9000 dizem que vai ficar um nível acima. Tudo isso é achismo dos meus delírios, amanhã posto tudo diferente.
 
E ai pessoal,
Vocês acreditam que compensa pegar um 7800x3d hoje por 2.4k ? Ou é melhor esperar chegar os "9000" e ver se baixa ?
Espera chegar os "10000" que os 9000 baixa,...ou melhor ainda, espera os "11000" que aí então se pega os 10000 por menos...

...mas pera, e qdo sair os "12000", vai que os 11000 baixa também!!

...melhor sempre esperar. :cool: 👍
 
Espera chegar os "10000" que os 9000 baixa,...ou melhor ainda, espera os "11000" que aí então se pega os 10000 por menos...

...mas pera, e qdo sair os "12000", vai que os 11000 baixa também!!

...melhor sempre esperar. :cool: 👍
tbm nunca entendi essa noia de ficar "nossa, melhor esperar?"
porra, compra e vai ser feliz, mano!!
 
antigamente era certa a redução, hoje não é. A AMD não tem fábricas e paga cada vez mais caro à TSMC, mesmo reduzindo o nó, o que aumentaria a quantidade de biscoitinhos por wafer, a depender do rendimento (yield), a menos que ela consiga um acordo bom com outra fábrica. O que baixaria é a queda do dólar, quando?

quanto custa um 14900 sem k? Como o 7800x3d compete com ele e o modelo "K" no quesito jogos, então talvez lhe ajude a ter noção de ser caro. No entanto, podendo haver uma corrida por esse modelo, pode até subir. Se considerar que o 5800x3d também continua no páreo, sendo um processador de clock e ipc menores, então, pode estar no preço razoável. E corre o risco de a AMD fazer diferente, ao invés de baixar, manter o preço dos 7000 e nos 9000 colocar um novo patamar pra cima, isso porque a série 7000 não está decaindo em performance e a 9000 dizem que vai ficar um nível acima. Tudo isso é achismo dos meus delírios, amanhã posto tudo diferente.
A tendencia é a serie 9000 ser bem mais cara, se os rumores sobre Zen 5 se confirmarem.
 
E ai pessoal,
Vocês acreditam que compensa pegar um 7800x3d hoje por 2.4k ? Ou é melhor esperar chegar os "9000" e ver se baixa ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vamos apenas fazer uma simulação.. Digamos que amanhã sejam lançados a série 9xxx, digamos um 9800x3d, ele com certeza terá mais desempenho, porém custará bem mais também! E neste momento que deixo minha pergunta, será que este valor a mais, que aliás é valor de lançamento! Será que esse valor a mais corresponde ao desempenho em cima do 7800x3d? É complicado se ficarmos pensando em esperar, pois a nova serie terá valor alto, lançamento, coisa nova e etc... Então você esta disposto a pagar bem mais que R$2400 que é o valor hoje do 7800x3d? Então acho que R$2400 é um preço muito bom sim! Perfomance Solutions certo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu não vou fazer over. Na verdade quero reduzir consumo, temperatura, e de preferência ganhar estabilidade. O processador vai sobrar em termos de performance.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




Peguei Memoria Team Group T-Force Delta, RGB, 32GB (2x16GB), 6000MHz, DDR5, CL30. A mobo foi a Asus TUF Gaming X670E-Plus Wi-Fi (ela estava mais barata que algumas B650 isso pesou).
Pow, show de bola! Eu também achei algumas b650 muito legais, porém a x670e me chamou atenção com o valor. Porém a minha não tem wi-fi.
 
Então você esta disposto a pagar bem mais que R$2400 que é o valor hoje do 7800x3d? Então acho que R$2400 é um preço muito bom sim! Perfomance Solutions certo?
Performance Solutions não é aquela que dá canseira na espera dos produtos ?
Não compraria lá não.
Ou tenta uma promo em loja tradicional BR ou tenta correr o risco do imposto do AliExpress.
 
Performance Solutions não é aquela que dá canseira na espera dos produtos ?
Não compraria lá não.
Ou tenta uma promo em loja tradicional BR ou tenta correr o risco do imposto do AliExpress.
Boa pergunta, realmente esse valor de 2400 foi lá que achei.
@Binho_TSi , sabe da reputação da loja ? Se a perfomance solutions realmente entrega com nota fiscal e no prazo, ou eles atrasam ?
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vamos apenas fazer uma simulação.. Digamos que amanhã sejam lançados a série 9xxx, digamos um 9800x3d, ele com certeza terá mais desempenho, porém custará bem mais também! E neste momento que deixo minha pergunta, será que este valor a mais, que aliás é valor de lançamento! Será que esse valor a mais corresponde ao desempenho em cima do 7800x3d? É complicado se ficarmos pensando em esperar, pois a nova serie terá valor alto, lançamento, coisa nova e etc... Então você esta disposto a pagar bem mais que R$2400 que é o valor hoje do 7800x3d? Então acho que R$2400 é um preço muito bom sim! Perfomance Solutions certo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
existe uma possibilidade de conflito em Taiwan, as movimentações são reais e provocativas. A China tem outro plano, que é superar a TSMC o que é muita mais inteligente do que entrar na guerra, mas EUA prefeririam ver a China ser burra e começar para se enfraquecer na região. Se acontecer, uma das prejudicadas é a AMD e os preços vão disparar, mas mesmo não acontecendo nada nunca, os preços já estão pressionados com tendência de piorar.
A Intel poderia eventualmente baixar o preço para forçar uma concorrência desleal, já que possui fábrica própria e pode bancar, no entanto, teria de enfrentar uma reação da Europa novamente com sanções pesadas, com risco de perder fábricas, incentivos financeiros e ser proibida de vender em certas regiões.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
Última edição:
AMD subiu uns patches do Zen 5:
https://www.phoronix.com/news/AMD-Zen-5-Znver-5-GCC

Vai ter uns upgrades legais nas EUs (menos ciclos pra algumas instruções, delay menor em outras), e vai ter um avx512 full

Damn se eles fizeram mudanças grandes assim nos AVX imagina oq fizeram no BPU e principalmente no Front-End...
mas estão vindo em um nó maior do que anteriormente previsto, não é? Pode ser que depois venha um refresh com o nó que deveria ter sido lançado, Zen5+. Mas quero saber se esse AVX512 mais completo derruba em quanto o clock.
 
eae galera eu to terminando de monta minha build
b650m aorus elite ax rev 1 aliexpres
2x32gb Geil evo x II aliexpres
rtx 3070 aliexpres
fonte superflame pcie 5.0 1000 w
water cooler masterliquid 360l core chun-li
e gabinete gamer superframe cube

eu tava querendo compra o ryzen 7900 logo pra começa a brinca com ue5 e unity mas vi que ta pra lança os zen 5 esse ano e os x3d ano que vem vale a pena paga 1.4k no 7600 agora e la pra setembro ou janeiro do ano que vem comprar os novos zen 5? tipo consigo vende mais facil o ryzen 7600 ou 7900 depois se eu decidir fazer um upgrade

eu terminei minha build comprei um ryzen 7700 sem x no mercado livre de um cara que compro da china antes de começa a taxa mas a cpu fica numa temperatura alta mesmo sem fazer nada e quando eu compilo algo na unity e a cpu fica 100% o pc fica apitando e da umas travadas mas nada de tela azul
 
mas estão vindo em um nó maior do que anteriormente previsto, não é? Pode ser que depois venha um refresh com o nó que deveria ter sido lançado, Zen5+. Mas quero saber se esse AVX512 mais completo derruba em quanto o clock.
Problemas com o N3B, e atraso no N3E, obrigaram a AMD usar o N4, mas os rumores dizem que é o N4X, e não o N4P (utilizado no Phoenix). Na teoria teremos processadores não tão caros por causa do nó mais barato, mas na prática será mais caro porque não*** haverá ganho de densidade frente o N5 do Zen4, ou seja, o chiplet será maior (e com esse patch confirmando full AVX512 pode esperar um bom aumento). Basicamente no melhor dos casos a AMD praticará o mesmo preço :v

PS: Tem um tímido ganho, o N4X tem a mesma densidade do N4/N4P que é 6% maior que o N5. Já em desempenho, o N4X entrega 15% a mais que o N5, mas a TSMC não informou qual o ganho de consumo (provavelmente é pior que o N4P, mas sem números oficiais fica difícil estipular). No caso, o Zen5 será maior, mais quente, com mais clock e maior IPC? Yummy!
 
mas estão vindo em um nó maior do que anteriormente previsto, não é? Pode ser que depois venha um refresh com o nó que deveria ter sido lançado, Zen5+. Mas quero saber se esse AVX512 mais completo derruba em quanto o clock.
N4P ao que parece, o plano era pra ser N3 só que esse node é um meme então praticamente todo mundo evitou-ele (a versão boa é N3E).
ZEN 5 em si pouco importa o nó mas sim o Core, é la onde a magia acontece, é uma mudança bem maior que o ZEN 3 era.
 
a cpu fica em 50~55 graus so com o pc ligado e no teste do aida64 ele chegou a 98 graus mas depois que desligo o test ums 5 segs ele vai pra 55 de novo
Captura-de-Tela-1.png
 
Problemas com o N3B, e atraso no N3E, obrigaram a AMD usar o N4, mas os rumores dizem que é o N4X, e não o N4P (utilizado no Phoenix). Na teoria teremos processadores não tão caros por causa do nó mais barato, mas na prática será mais caro porque não*** haverá ganho de densidade frente o N5 do Zen4, ou seja, o chiplet será maior (e com esse patch confirmando full AVX512 pode esperar um bom aumento). Basicamente no melhor dos casos a AMD praticará o mesmo preço :v

PS: Tem um tímido ganho, o N4X tem a mesma densidade do N4/N4P que é 6% maior que o N5. Já em desempenho, o N4X entrega 15% a mais que o N5, mas a TSMC não informou qual o ganho de consumo (provavelmente é pior que o N4P, mas sem números oficiais fica difícil estipular). No caso, o Zen5 será maior, mais quente, com mais clock e maior IPC? Yummy!
N4X tem um alto vazamento de voltagem pra um ganho de performance minimo, o tradeoff é bem meme.
 
a cpu fica em 50~55 graus so com o pc ligado e no teste do aida64 ele chegou a 98 graus mas depois que desligo o test ums 5 segs ele vai pra 55 de novo
Captura-de-Tela-1.png
Já tentou fazer um undervolt na cpu? Aqui coloquei todos os cores X3D em -25 e os cores sem cache -10. Baixou a temperatura em iddle uns 5-7ºc.
 
N4X tem um alto vazamento de voltagem pra um ganho de performance minimo, o tradeoff é bem meme.
Sim, mas é ele ou o mesmo N4P dos 8000G/8000U, que oferece ~11% de ganho ou -22% de consumo em relação ao N5. Bem, como a RDNA4 está vindo no N4P é bem capaz do Zen5 também ser nele... ah vida de rumor =S
 
a cpu fica em 50~55 graus so com o pc ligado e no teste do aida64 ele chegou a 98 graus mas depois que desligo o test ums 5 segs ele vai pra 55 de novo
Captura-de-Tela-1.png
se estiver usando cooler box é isso mesmo
 
Eu comprei um WC de 360 mas o que mais incomoda e os apitos quando a CPu fica em 100% será que uma config de energia sei lá e normal?
um WC de 360 em um simples ryzen 7700 jamais era pra dar essa temperatura nem do idle. deve estar mal encaixado ou com os fios ligados no lugar errado (aio pump). reencaixa e aproveita pra ver se nao deixou o plastico da bomba colado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo