[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
boa noite, alguém consegue me ajudar.
Peguei um Ryzen 5 7600, mobo Asus tufing b650 e 32gb de memória ddr5.

Montei o Pc normal porém quando ligo, ele fica luz amarela (ram), depois vermelha de cpu e depois branca de vga e não sai disso, não aparece nada de imagem.

O conector da cpu é 8 pinos + 4.

Porém minha fonte é 4+4 e no manual da placa diz que precisa ligar os 8.

Será que é por isso ?

Aqui é assim também, mobo possui o EPS 8-pin + 4-pin adicional. Porém, minha fonte só tem o cabo EPS ATX 4+4 (8-pin) e vai tranquilo. O adicional de 4-pin não está sendo utilizado.

Última edição:
Aqui é assim também, mobo possui o EPS 8-pin + 4-pin adicional. Porém, minha fonte só tem o cabo EPS ATX 4+4 (8-pin) e vai tranquilo. O adicional de 4-pin não está sendo utilizado.

Sim amigo, o problema que esse de 8 pin só consigo colocar 4, acho que por isso que não dá imagem, aí hj vai chegar o adaptador de 4 para 8. Aí acredito que vai dar certo

Não sei se pode ser, mas claramente sua fonte não tem a saída EPS que a placa-mãe demanda, o outro conector de 4 pinos é um extra caso queira OC, logo o EPS é obrigatório. Como seu CPU é de 65W você pode ligar apenas um conector de 4 pinos nesse EPS e ver se resolve :)

image.png

-----

É, pelas mãos da Gigabyte, a mais barata é 120 doletas (edit: não teve preço divulgado); Da Asus, 150 bidens; Da AsRock é 85 doletas... podemos dizer que a placa mais barata A620 vai chegar por 800 reais no mínimo, que placa de entrada amigos (e olhe que é aquela AsRock depenada) >.<

GIGABYTE-A620-3.jpg

ASUS-A620-MOBO-HERO.jpg

ASROCK-A620.jpg

PS: O regulador de tensão da A620 da ASRock é tão simples que ela mesmo diz que suporta CPU de até 65W (Ryzen não X) na de 86 dólares e até 120W na de 100 dólares. A que ponto chegamos... bem, são placas de entrada no final das contas, esperar o quê do suporte? Mas esse preço está desanimador mesmo, o PCIe 4.0 realmente veio matando (porque não existe outro motivo para essa A620M-HDV/M.2 custar USD 85,00 ao invés de USD 65,00, sério).
Preço de lançamento, depois deve cair, e sempre dá pra pegar na china, se o governo deixar é claro!

Sim amigo, o problema que esse de 8 pin só consigo colocar 4, acho que por isso que não dá imagem, aí hj vai chegar o adaptador de 4 para 8. Aí acredito que vai dar certo

Coisa estranha só conseguir conectar 4-pin.

Se não encaixa ou vc pegou o cabo errado ou está ligando ao contrário ou o cabo veio com problema de fábrica o que é bem dificil
Funcionava no outro computador, chegou o adaptador coloquei no local correto de 8 pinos, mas o pc continua sem exibir imagem ele fica com led amarelo de ram, depois vai pra vermelho de cpu e fica travado no branco que é VGA e não sai disso...rs mesmo o processador tento placa gráfica integrada... devia ter comprado isso montado, to levando uma surra e não faço idéia do que seja.

Funcionava no outro computador, chegou o adaptador coloquei no local correto de 8 pinos, mas o pc continua sem exibir imagem ele fica com led amarelo de ram, depois vai pra vermelho de cpu e fica travado no branco que é VGA e não sai disso...rs mesmo o processador tento placa gráfica integrada... devia ter comprado isso montado, to levando uma surra e não faço idéia do que seja.
Se a fonte funciinava em outro PC não é problema de fábrica.

Acho que vc pode ter ligado com o cabo errado e acabou fritando a mobo

Se a fonte funciinava em outro PC não é problema de fábrica.

Acho que vc pode ter ligado com o cabo errado e acabou fritando a mobo
Não, os cabos foram ligados certos, se tivesse fritado a mobo nem ligaria.

Cabo tá escrito cpu, não tem como errar

Coisa estranha só conseguir conectar 4-pin.
Não deixa conectar 4+4 não entra.
Na verdade é o certo, a fonte não tem EPS, apenas o de 4 pinos comum, e dois deles. Se tentar conectar esses dois de 4 pinos no EPS não vai entrar por que o encaixe não deixa (vide imagem na página anterior). E esses leds... já tentou ligar sem as memórias para ver se a placa acusa memória? Todas as possibilidades devem ser checadas xD

Na verdade é o certo, a fonte não tem EPS, apenas o de 4 pinos comum, e dois deles. Se tentar conectar esses dois de 4 pinos no EPS não vai entrar por que o encaixe não deixa (vide imagem na página anterior). E esses leds... já tentou ligar sem as memórias para ver se a placa acusa memória? Todas as possibilidades devem ser checadas xD
Vou ver amigo, estranho que acende a luz branca da vga, mas o processador tem placa integrada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Liguei sem a Ram e acende a luz laranja. Que indica ram. Mas nada de imagem

Última edição:
Vou ver amigo, estranho que acende a luz branca da vga, mas o processador tem placa integrada.

Assumindo que você resolveu o problema do conector do CPU, tente dar um ClearCMOS e ligar o sistema apenas com o processador + RAM + vídeo integrado. Lembre-se que o primeiro boot dos AM5 é demorado, então ligue o sistema e volte depois de tomar um cafezinho.

Ótimo, isso indica que pode não ser a alimentação, pois a placa-mãe funcionou, o processador funcionou e reconheceu a ausência de memória. Como o colega acima disse, limpe o CMOS e coloque apenas um módulo de RAM para ver como se comporta agora o sistema.

Depois de reiniciar algumas vezes deu esse erro: New cpu installed ftpm/psp Nv corrupted or ftpm/psp nv strcture changed.

Porém isso só Deu 2 vezes, maioria fica travado, na luz branca …rs

Depois de reiniciar algumas vezes deu esse erro: New cpu installed ftpm/psp Nv corrupted or ftpm/psp nv strcture changed.

Porém isso só Deu 2 vezes, maioria fica travado, na luz branca …rs

Essa mensagem é normal, quando é o primeiro boot da máquina ou se troca de processador essa mensagem aparece, o erro é referente ao Secure Boot, hoje ele vem ligado por padrão por causa do Windows 11. O estranho é ele dar vídeo vez sim, vez não 🤔

Essa mensagem é normal, quando é o primeiro boot da máquina ou se troca de processador essa mensagem aparece, o erro é referente ao Secure Boot, hoje ele vem ligado por padrão por causa do Windows 11. O estranho é ele dar vídeo vez sim, vez não 🤔
Muito doido, fora que esse primeiro boot do Am5 demora toda vez, e só depois de um tempo que da vídeo e da essa mensagem , mas já tentei uma 10 vezes e não consigo replicar ela mais kkkk

Galera, chegou meu kit aqui Ryzen 7 7700 + 2x16GB Fury Beast 5600mhz + MSI Pro B650-P Wifi.
Lembro que lá nos Ryzen 3000 tinha uns esquemas pra otimizar e tirar um desempenho a mais, nessa geração tambem tem algo assim?

Galera, chegou meu kit aqui Ryzen 7 7700 + 2x16GB Fury Beast 5600mhz + MSI Pro B650-P Wifi.
Lembro que lá nos Ryzen 3000 tinha uns esquemas pra otimizar e tirar um desempenho a mais, nessa geração tambem tem algo assim?

Espero que tenha melhor sorte que eu…rs

Espero que tenha melhor sorte que eu…rs
Fui ver seu caso agora e tive um problema similar, luz vermelha e amarela acesas junto e nada de ligar.
O problema esta na BIOS, a minha veio muito antiga e não reconheceu o Ryzen 7 7700, pra resolver, com o PC ligado segurei o botão de reset da bios que fica atrás da placa mãe por alguns segundos, as luses pagaram e depois acendeu uma branca, esperei uns minutos, deu duas mensagens de erro e finalmente ligou e deu video, por via das duvidas logo depois já coloquei a bios mais atual.

Tenta ai.

EDIT. Fiz tudo isso sem a bateria ao fazer o reset.

Muito doido, fora que esse primeiro boot do Am5 demora toda vez, e só depois de um tempo que da vídeo e da essa mensagem , mas já tentei uma 10 vezes e não consigo replicar ela mais kkkk

Estava pra postar algo semelhante ao que o StalkerEnd escreveu, a solução parece caminhar para um update de BIOS. Dando uma olhada, encontrei esse Post no Reddit: ASUS TUF GAMING X670E-PLUS WIFI - White debug LED (VGA) using Ryzen 5 7600X onde uma das pessoas disse que resolveu fazendo o update de BIOS. A mensagem do colega StalkerEnd reforça essa possibilidade 👍

Estava pra postar algo semelhante ao que o StalkerEnd escreveu, a solução parece caminhar para um update de BIOS. Dando uma olhada, encontrei esse Post no Reddit: ASUS TUF GAMING X670E-PLUS WIFI - White debug LED (VGA) using Ryzen 5 7600X onde uma das pessoas disse que resolveu fazendo o update de BIOS. A mensagem do colega StalkerEnd reforça essa possibilidade 👍
Problema que pra fazer o update da bios, precisa aparecer a imagem. Resetei atrás da placa mãe e tirei a bateria, e liguei ele vamos ver , reiniciou na luz branca e ligou denovo. Vamos ver se passa.

Agora o pc fica em Looping, luz amarela ram, luz vermelha cpu, luz branca e reinicia … e não aparece imagem. Por isso não sei como fazer o update da bios.

Última edição:
Problema que pra fazer o update da bios, precisa aparecer a imagem. Resetei atrás da placa mãe e tirei a bateria, e liguei ele vamos ver , reiniciou na luz branca e ligou denovo. Vamos ver se passa.

Espero que agora dê certo 👍

Apenas um detalhe, a sua placa-mãe tem BIOS Flashback, você consegue atualizar a BIOS até mesmo sem CPU e RAM instalados 😄

5Y6SCyU.png

Agora o pc fica em Looping, luz amarela ram, luz vermelha cpu, luz branca e reinicia … e não aparece imagem. Por isso não sei como fazer o update da bios.
Qual sua VGA? Tive problemas quando migrei para AM5 pelo fato da gtx 1080 não ser compatível com UEFI Bios. Ficava com a luz vga acesa, mas iniciava o Windows normal depois de alguns momentos. O 7700x tem vídeo integrado, tente ligar direto na placa mãe e veja se consegue iniciar o Windows. Quando fiz isso apagava a luz da vga. Quando iniciava com a gtx, a luz ficava acesa mas funcionava normalmente.

Último caso, acho que as placas novas permitem update de bios sem acessar a bios, apenas por pen drive em porta USB específica na placa mãe e apertar alguns botões.

Espero que agora dê certo 👍

Apenas um detalhe, a sua placa-mãe tem BIOS Flashback, você consegue atualizar a BIOS até mesmo sem CPU e RAM instalados 😄

5Y6SCyU.png
Vou ver como faço kkk

Qual sua VGA? Tive problemas quando migrei para AM5 pelo fato da gtx 1080 não ser compatível com UEFI Bios. Ficava com a luz vga acesa, mas iniciava o Windows normal depois de alguns momentos. O 7700x tem vídeo integrado, tente ligar direto na placa mãe e veja se consegue iniciar o Windows. Quando fiz isso apagava a luz da vga. Quando iniciava com a gtx, a luz ficava acesa mas funcionava normalmente.

Último caso, acho que as placas novas permitem update de bios sem acessar a bios, apenas por pen drive em porta USB específica na placa mãe e apertar alguns botões.
RTX 3090, nem liguei só quero que funciona antes com a integrada, depois eu coloco .

Users who are viewing this thread

Voltar