Em que sentido? Pois
na minha opinião eu não vejo com estes olhos.
O 13700K nos games entrega em média 8% de performance a menos em cenários acima dos 240FPS (tipo 1080p com uma RTX 4090). Mas é mais barato, tem mais núcleos e performance muito superior pra qualquer aplicações fora games, superando até mesmo o 7900x. Pelos reviews que vi o FPS mínimo costumam ser mais altos e mais estáveis do que no 7800x3D (menos oscilações).
Não me leve a mal. O 7800x3D é um baita CPU, mas o preço dele o torna um produto menos atrativo do que deveria. Eu sei que a proposta dele é Games, mas vamos ser realistas e colocar numa balança: nesta faixa de preço você paga mais caro pra levar ele, um CPU muito rápido para games - que a vantagem é só teórica pois não pode ser vista a olho nu. Mas tem como trade off um CPU de 'apenas' 8/16 e a perda de performance em todas as outras áreas, chegando a perder pro próprio 7700 normal...
Mas vamos analisar de forma lógica como exemplo da tabela abaixo e me responda:
Num cenário da vida real sabemos que ninguém vai usar uma RTX 4090 em 1080p mas,
hipoteticamente, digamos que alguém queira usar e tenha um monitor 1080p 240Hz. Se um 13700K já consegue te fornecer uma média de 240FPS para seu monitor 240hz, qual a vantagem real de
pagar mais caro pra pegar 20FPS em cima de 241FPS se seu monitor continuará limitando em 240? Como não bastasse pagar mais caro, pra qualquer outra aplicação simples, profissional ou multitasking ainda iria perder uma performance gritante, chegando a ficar atrás do 7700.
Como diz o ditado, não existe produto ruim, mas precificação ruim. Eu sei que a galera está no hypetrain apenas olhando os FPS máximo e esquecendo de ponderar várias coisas.
Na minha ótica se você quer boa performance para games (230~240FPS), pagar mais barato e levar um melhor CPU 'all in one' o 7900X (pra quem quer AMD) ou 13700K (pra quem quer Intel) são escolhas muito mais racionais. São CPUs muito mais completos, mais baratos e possuem mais núcleos / threads - tornando-os mais promissores até mesmo para o futuro.
Agora se você só quer jogar com alto desempenho pagando muito pouco os 13600K (ou 7700x) são CxB incontestáveis. Entregam FPS médio na casa dos 230FPS e é fácil encontra-los por R$1.500~R$1600, isso
é menos da metade do valor do 7800x3D (R$ 3.5k).
No caso do 13600K ele ainda entrega de Bônus mais núcleos e mais performance multi-threading do que o próprio 7800x3D.