Entendo sua opinião amigo coruja, mas falo no sentido de que é finalmente um produto de qualidade e que em alguns testes ultrapassa até o famoso 13900k, por mais que se diga que não é um produto sensacional e extremamente bizonho pra AMD, não porque é ruim, mas porque é melhor que a CPU acima, o 7950x3D. Sim, ele custa mais que um 13700k, mas trás para o que se propõe o melhor desempenho em jogos possível. Verdade que hoje não se precisa, mas ninguém que comprar essa CPU hoje vai pensar só no atual e sim no futuro, afinal até hoje sabemos que o 5800x3D é competitivo, imagine se o 7800x3D for do mesmo naipe?
Não sou fã de AMD, fui logo pra 4090 porque sei que é a melhor placa, mas é um fato incontestável que é o melhor para jogos hoje em dia e provavelmente no futuro daqui a um ou dois anos vai ser provavelmente a escolha pra sistemas de medio custo que não podem comprar um Ryzen 8xxx ou um Intel 15 geração, assim como seu Avô. Mas como já disse, hoje em dia é necessário? Não, mas é óbvio que tem gente que faz a compra pensando no futuro e por uma eficiência dessas em jogo ele certamente vale mais que o resto da linha 7xxx que eu acho ser cheia de problemas com temperatura.
Eu acho que só de não precisar de um water cooler parrudo ou de uma placa mãe com "preparo" especial, isso ja impacta no custo total dele.