[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Sim, como disse posts atrás, eu comprei no dia 31/03 as memorias DDR5 e estão no Brasil. Se passar pela alfândega, eu comento aqui...
Pessoal ta reclamando muito de celular devolvido e eletronicos do Ali.

Pessoal ta reclamando muito de celular devolvido e eletronicos do Ali.
Sim, eu estou acompanhando! Há uma galera considerável que está recebendo também normalmente as encomendas... ou seja, tu vai saber se comprar e se estiver disposto a ter dor de cabeça. No meu caso só seria a placa mãe que teria um risco maior.

A CPU AMD Ryzen 7 7800X3D foi testada na placa-mãe A620, até 5% mais lenta que a X670

"Este hardware recém-lançado inclui o processador Ryzen 7 7800X3D de 8 núcleos e a placa-mãe com chipset A620. Essa combinação de CPU gaming topo de linha e placa-mãe básica pode se tornar mais comum, aliás, era uma das configurações recomendadas pela AMD. No entanto, o A620 não é um design premium, portanto não deve ser a primeira escolha. O A620 é recuado para um segmento básico, especialmente quando são considerados os Ryzen 7000 de 65W. No entanto, algumas placas-mãe A620 vêm com VRMs mais poderosos e os fabricantes de placas-mãe confirmaram que esses modelos suportam TDP mais alto do que o recomendado (65W). É assim que alguém pode acabar com um sistema com um orçamento que não é retido pelo hardware.

AMD-7800X3D-A620-vs-X670.jpg

Exatamente isso foi testado pelo criador de conteúdo, que comparou a CPU 7800X3D em duas plataformas: um X670 topo de linha e um A620 de nível básico. Ambos os sistemas usaram memória DDR5-6000 porque o chipset A620 suporta EXPO (perfis de overclock de memória). Minteger usou a placa-mãe A620 Gaming X da Gigabyte com cooler de ar e, posteriormente, comparou esses dados com o que foi obtido na plataforma X670. As diferenças começam com as velocidades do clock do jogo, o X670 realmente desbloqueia mais potência para a CPU, que roda de 4,8 a 4,9 GHz. O mesmo CPU na plataforma A620 vê clocks de 4,4 a 4,6 GHz, o que sem dúvida afeta o desempenho. Durante o teste em loop do Cinebench, a potência do pacote da CPU oscilou em torno de 81W com A620, enquanto a placa X670 mostrou quase constantes 95W. No entanto, como mostrado abaixo, essa diferença é minúscula em testes sintéticos (5%), enquanto é ainda menor em jogos (3%).

AMD-RYZEN-7800X3D-A620.jpg

Apesar da pequena diferença, os jogadores que desejam ter paz de espírito provavelmente devem procurar um chipset B650, que é um meio-termo perfeito entre as plataformas testadas. Algumas placas-mãe B650 custam apenas $ 25-50 mais caras, mas, neste caso, obtém-se suporte oficial para CPUs 65W + TDP e PCIe Gen5 para armazenamento, caso seja necessário."

Peguei um 7800X3D para espetar no lugar do meu 7600X que estava usando temporariamente. Alguém sabe se esse bug do CPU park no Windows ocorre também com a substituição de processadores não X3D? Quero evitar ao máximo ter que formatar novamente meu sistema...

Peguei um 7800X3D para espetar no lugar do meu 7600X que estava usando temporariamente. Alguém sabe se esse bug do CPU park no Windows ocorre também com a substituição de processadores não X3D? Quero evitar ao máximo ter que formatar novamente meu sistema...
Até onde estou sabendo, só ocorre quando se vai de um CPU X3D com dois chiplets para um de chiplet único, ou seja, ir de um 7900X3D e/ou 7950X3D para o 7800X3D, então em tese você está isento de qualquer problema.

7800X3D R$2526 (cabe mais um desconto de conta nova e boleto)
Box?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, eu estou acompanhando! Há uma galera considerável que está recebendo também normalmente as encomendas... ou seja, tu vai saber se comprar e se estiver disposto a ter dor de cabeça. No meu caso só seria a placa mãe que teria um risco maior.

Aqui até agora não fui taxado, mas de eletrônico o mais caro que peguei foi um projetor de 450 Lulys

Não deve, mas troca de Hardware como Mobo e Processador é sempre uma boa fazer uma instalação limpa do windows.

Houve uma atualização nas memórias e até agora está tudo OK. Acho que vão liberar.

Pra min passou placa mãe, CPU, memórias, SSD, fans e sem taxa,
Inclusive foram 3 kits de memórias, o seja, 3 pedidos

Que benção, é esse Pczinho da assinatura? De respeito.

Pode nos contar oq comprou e qual o tempo pra tudo chegar? :)

Pessoal, as memórias DDR5 6000mhz passaram sem taxas, nem problemas. Até agora são 10 dias desde a compra... Vou pegar a placa mãe agora e o 7800x3d hehehee

Última edição:
Que benção, é esse Pczinho da assinatura? De respeito.
No no, tô montando para meu primo, Ryzen 7700X, e B650E e peças de watercooler para PC de um amigo.

Pessoal, as memórias DDR5 6000mhz passaram sem taxas, nem problemas. Até agora são 10 dias desde a compra... Vou pegar a placa mãe agora e o 7800x3d hehehee
Screenshot_3.png

Screenshot_2.png

Screenshot_4.png

Chegaram pouca coisa, correios no meu estado tá bem lento, mas passou tudo pela RF.
E como disse na msg anterior, foram 3 kits de memorias, 3 encomendas e todas passaram.

No no, tô montando para meu primo, Ryzen 7700X, e B650E e peças de watercooler para PC de um amigo.

Screenshot_3.png

Screenshot_2.png

Screenshot_4.png

Chegaram pouca coisa, correios no meu estado tá bem lento, mas passou tudo pela RF.
E como disse na msg anterior, foram 3 kits de memorias, 3 encomendas e todas passaram.
Muito bom! Obrigado pelas infos ;)

Boa sorte.

Guys, comprei o 7800X3D e a placa mãe. As memórias passaram de boa e só nessa brincadeira, comparando com os preços Brasil e se tudo der certo sem taxação, economizei 4984,00 Reais.

Guys, comprei o 7800X3D e a placa mãe. As memórias passaram de boa e só nessa brincadeira, comparando com os preços Brasil e se tudo der certo sem taxação, economizei 4984,00 Reais.
Boa! Manda aí os links do que comprou pra gente ver. Estou pensando ainda se arrisco da China ou se trago de Miami. Preciso do 7800x3d, x670e-e e DDR-5 6000 C30.

Boa! Manda aí os links do que comprou pra gente ver. Estou pensando ainda se arrisco da China ou se trago de Miami. Preciso do 7800x3d, x670e-e e DDR-5 6000 C30.
Putz, vou procurar os links e mando. Mas já que vc vai pra Miami, talvez compense pegar pelo menos a placa mãe de lá que eu acho mais viável em termos de taxação kkkk Agora CPU e memória passa de boa ainda no Tio Ali.

Boa tarde amigo, quais memórias pegou?
Tava procurando algumas com latência <40, mas só achei uns modelos da Kingston com valor mais alto.

Boa tarde amigo, quais memórias pegou?
Tava procurando algumas com latência <40, mas só achei uns modelos da Kingston com valor mais alto.
Peguei a Vengeance, com CL36 ou 40. Não lembro

Deixa eu tirar uma dúvida meu Ryzen 7600 com o Wraith Stealth, fica nos jogos entre 96 a 98 graus.... Fui pegar um Wraith Prism e o mesmo fica nas casa de 88, mas chega até 97 quase a mesma coisa do cooler que vem junto que é bem inferior, fiquei encucado com isso.

Isso porque a versão do meu é o de 65W, imagina de fosse o de 105W, iria passar dos 100 graus fácil, igual alguns testes.

Deixa eu tirar uma dúvida meu Ryzen 7600 com o Wraith Stealth, fica nos jogos entre 96 a 98 graus.... Fui pegar um Wraith Prism e o mesmo fica nas casa de 88, mas chega até 97 quase a mesma coisa do cooler que vem junto que é bem inferior, fiquei encucado com isso.

Isso porque a versão do meu é o de 65W, imagina de fosse o de 105W, iria passar dos 100 graus fácil, igual alguns testes.
Em stock, enquanto tiver margem de temperatura e energia, ele vai subindo clock até bater nesses limites mesmo. Ou vc faz undervolt, ou seta algum limite de energia mais agressivo.

De toda forma, não passaria dos 100 não, ele chega perto disso e para pq já bateu no "teto".

Em stock, enquanto tiver margem de temperatura e energia, ele vai subindo clock até bater nesses limites mesmo. Ou vc faz undervolt, ou seta algum limite de energia mais agressivo.

De toda forma, não passaria dos 100 não, ele chega perto disso e para pq já bateu no "teto".
A versão sem X não tem isso de ir até o limite da temperatura.

Users who are viewing this thread

Voltar