[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Quem tem AM5 não preisa de fogueira pro São João

tulla-luana-tulla-junina.gif

Como afina os timings das DDR5 com os AM5? No AM4 eu usava Thaiphoon Burner, DRAM Calculator, ZenTimings etc. Não sei como é hoje, não achei muito conteúdo.

Como afina os timings das DDR5 com os AM5? No AM4 eu usava Thaiphoon Burner, DRAM Calculator, ZenTimings etc. Não sei como é hoje, não achei muito conteúdo.
Buildzoid tem um video falando a respeito, já trazendo os timings e o pq de cada um. Se vale uma sigestão, eu usaria os timings dele. Pessoalmente eu nem toquei em memória ainda, mas por falta de tempo =/

Buildzoid tem um video falando a respeito, já trazendo os timings e o pq de cada um. Se vale uma sigestão, eu usaria os timings dele. Pessoalmente eu nem toquei em memória ainda, mas por falta de tempo =/
Eu já estava com esse vídeo aqui salvo no navegador para assistir hoje à noite. Obrigado pela dica. Estou com latência e veolicidade de leitura e escrita muito ruins. Pessoal com 80~90k de leitura e eu com 54k. Tem um que comentou no Reddit: Magia Negra! kkk

Black magic. My DDR5 read speed went from 44k to 88k on AIDA64. Latency went from 74ns to 60ns. Passmark benchmark memory went from 85% percentile to 99%.

Eu já estava com esse vídeo aqui salvo no navegador para assistir hoje à noite. Obrigado pela dica. Estou com latência e veolicidade de leitura e escrita muito ruins. Pessoal com 80~90k de leitura e eu com 54k. Tem um que comentou no Reddit: Magia Negra! kkk

Black magic. My DDR5 read speed went from 44k to 88k on AIDA64. Latency went from 74ns to 60ns. Passmark benchmark memory went from 85% percentile to 99%.
Resolvi rodar o Aida de curioso após ver seu post.

1685049232684.png

Configuração toda stock (somente XMP), máquina ligada o dia todo pra trabalhar, vpn conectada, trocentos apps e abas abertas e etc.
Ainda nem fucei nas memórias por falta de tempo e reza a lenda que chips Samsung não são lá essas coisas mas acho que tá bem ok :notbad:

Vi vocês falando do teste do AIDA, resolvi fazer o teste aqui. Primeira rodada, deu 65k de leitura e 70 de latencia.... Ai no final deu uma mensagem de erro, falando que tava ligado o hyper-v e o isolamento de núcleo e dizendo que impacta na performance....
Eu pensando "Mas que caraio de isolamento de núcleo que eu nem liguei..." Quando eu fui ver tava habilitado. Desliguei e fiz o teste novamente, subiu em 16k a leitura e escrita e a latência foi para 68....
Microsoft sempre fod**** seus usuários.

Vi vocês falando do teste do AIDA, resolvi fazer o teste aqui. Primeira rodada, deu 65k de leitura e 70 de latencia.... Ai no final deu uma mensagem de erro, falando que tava ligado o hyper-v e o isolamento de núcleo e dizendo que impacta na performance....
Eu pensando "Mas que caraio de isolamento de núcleo que eu nem liguei..." Quando eu fui ver tava habilitado. Desliguei e fiz o teste novamente, subiu em 16k a leitura e escrita e a latência foi para 68....
Windows 10 ou 11 pro, certo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Resolvi rodar o Aida de curioso após ver seu post.

Ver anexo 135187

Configuração toda stock (somente XMP), máquina ligada o dia todo pra trabalhar, vpn conectada, trocentos apps e abas abertas e etc.
Ainda nem fucei nas memórias por falta de tempo e reza a lenda que chips Samsung não são lá essas coisas mas acho que tá bem ok :notbad:

Hmm, aqui ficou assim:

Última edição:
Windows 10 ou 11 pro, certo?
Windows 11. Aqui tá assim:

siVTmrX.png

Agora que percebi que o clock do infinity fabric tá pela metade :hmm: . Como resolve isso?

Acho que arrumei o infinity fabric. Depois fazer um teste de memória para ver se tá com algum erro. Tive que setar na bios mclk=uclk.

kQnoRgJ.png

O pessoal que tem as leituras de latência mais baixas faz o teste do Aida em Modo Seguro.

Os resultados de vocês estão mais normais que o meu. O meu está bem baixo, mas não consegui mexer ontem, vou ver se consigo hoje.

No meu não deu essa mensagem, mas deu que a versão que eu estava rodando não suportava completamente meu hardware. Preciso atualizar o AIDA 64.

O pessoal que tem as leituras de latência mais baixas faz o teste do Aida em Modo Seguro.

Os resultados de vocês estão mais normais que o meu. O meu está bem baixo, mas não consegui mexer ontem, vou ver se consigo hoje.

No meu não deu essa mensagem, mas deu que a versão que eu estava rodando não suportava completamente meu hardware. Preciso atualizar o AIDA 64.
Eu testei no Windows normalmente, só fechei o que tava aberto, tipo Chrome e launcher de jogo.

AMD Ryzen 9 7900X3D obtém um forte corte no preço do varejista para US $ 499.

V2BMFL4.png

O AMD Ryzen 9 7900X3D, o processador Socket AM5 de 12 núcleos/24 threads que tem desempenhado o papel de filho do meio do popular 7800X3D de 8 núcleos e do carro-chefe 7950X3D de 16 núcleos, acaba de receber um grande corte de preço no varejo. Agora pode ser adquirido por apenas US$ 499, abaixo do preço de lançamento de US$ 599. O chip pode estar brevemente disponível no mês passado por US$ 549. O preço de $ 499 está disponível na Newegg, onde o chip está listado em $ 589,99, mas com o código promocional "MDSCS2343", que economiza $ 90, você chega a $ 499. O Ryzen 9 7900X3D é um processador de 12 núcleos/24 threads com tecnologia 3D Vertical Cache em um de seus dois CCDs. O processador, portanto, possui 128 MB de cache L3, além de 1 MB de cache L2 dedicado por núcleo.
kkKKRlr.png

Eu testei no Windows normalmente, só fechei o que tava aberto, tipo Chrome e launcher de jogo.
Aí a latência vem mais alta mesmo.

Acabei de descobrir que processadores com 2 ccx's tem leitura entre 80 e 90. Para os single ccx como o 7800x3d, a leitura fica ali pelos 60 mesmo, então tá quase normal o meu.

Última edição:
Aí a latência vem mais alta mesmo.

Acabei de descobrir que processadores com 2 ccx's tem leitura entre 80 e 90. Para os single ccx como o 7800x3d, a leitura fica ali pelos 60 mesmo, então tá quase normal o meu.
Ufa, estava ficando preocupado já. Resolvi fazer os testes também no AIDA, e estava achando que tinha algo errado aqui, pois está com leitura em 59235MB/s. Menos mal então, agora acho que está normal!

E digo que agora está normal, pois tenho até vergonha de admitir, mas foi ótimo vocês postarem esses testes, pois na primeira vez que testei deu apenas 42266MB/s, fui ver e estava indicando "Single Channel" no AIDA. Reparei nos pentes e descobri que tinha "incrivelmente" instalado um do lado do outro (slot A1 e A2), que asno :facepalm:!

Como na plataforma antiga estava usando 4 pentes (obviamente um do lado do outro, ocupando todos os slots), acho que na pressa de montar coloquei "no automático" e nem percebi a burrada! :bem:

Última edição:
Tinha descido o vcore da cpu para 1.2 e percebi que perdi uns 15 fps nos games. Voltei para 1.25 e voltou ao normal. Pensando em subir para 1.3 para ver se têm algum ganho, mas o medo...

Tinha descido o vcore da cpu para 1.2 e percebi que perdi uns 15 fps nos games. Voltei para 1.25 e voltou ao normal. Pensando em subir para 1.3 para ver se têm algum ganho, mas o medo...
deixa quieto! 1.3v já é pedir pra queimar esse teu X3D aí!

Última edição:
:limo:

Estou com medo disso mesmo. Vou deixar quieto por enquanto, esperar o novo agesa.
Tenho uma dúvida quanto a isso. Não o dá pra subir a mais do que 1.30 por causa desse problemas com as BIOS ou praticamente todos processadores usam um limite parecido com esse?

Tenho uma dúvida quanto a isso. Não o dá pra subir a mais do que 1.30 por causa desse problemas com as BIOS ou praticamente todos processadores usam um limite parecido
O problema real não é só as placas mães como dizem, então?

Última edição:
Tenho uma dúvida quanto a isso. Não o dá pra subir a mais do que 1.30 por causa desse problemas com as BIOS ou praticamente todos processadores usam um limite parecido com esse?

O problema real não é só as placas mães como dizem, então?
Então, o problema que antes você tava colocando 1.3 nas placas e elas estavam entregando mais do que o limite seguro da cpu. Acho que nos X3D é 1.3, nas versão sem 3D não lembro quanto é. Não dá para subir + que 1.30, pois limitaram na bios. Você pode digitar lá 1.50 e não deixa.
O medo agora(meu pelo menos) e eu setar lá na bios 1.3 e entregar 1.35 ou mais. Pelo menos setei a 1.25 e mostra no programa que tá vindo 1.239.
Estou esperando a tal bios agesa 1.0.0.9, que falam que é melhor que essa atual.

O meu VSoC também está em 1.25, mas sempre mostra um pouco menos, tipo 1.248. Acho que 1.3V tá safe.

Ufa, estava ficando preocupado já. Resolvi fazer os testes também no AIDA, e estava achando que tinha algo errado aqui, pois está com leitura em 59235MB/s. Menos mal então, agora acho que está normal!

E digo que agora está normal, pois tenho até vergonha de admitir, mas foi ótimo vocês postarem esses testes, pois na primeira vez que testei deu apenas 42266MB/s, fui ver e estava indicando "Single Channel" no AIDA. Reparei nos pentes e descobri que tinha "incrivelmente" instalado um do lado do outro (slot A1 e A2), que asno :facepalm:!

Como na plataforma antiga estava usando 4 pentes (obviamente um do lado do outro, ocupando todos os slots), acho que na pressa de montar coloquei "no automático" e nem percebi a burrada! :bem:
Por isso que eu faço alguns testes e comparo com outros. Não quero ser o melhor nem bater recorde de nada, só quero estar na média. Eu apliquei aqueles valores do buildzoid e melhorou bem. E 100% estável.

Após aplicar os timings ficou assim:

E se executar o AIDA64 em modo seguro, a latência cai quase 10ms. Tudo depende do cenário você está comparando.

Última edição:
Pra quem tem cooler da Cooler Master que não tem suporte nativo ao AM5, eles fornecem o mounting kit gratuitamente (4 parafusos no caso kkk)

Bem rápido o suporte deles, fiz a solicitação para meu Hyper 212 Black Edition e chegou em uma semana.

E ainda mandaram umas figurinhas de otaku fedorento rs

B05-E0-F23-DC54-481-C-BF6-C-18-EB82977-C65.jpg

Mas esse cooler não tinha o kit nem para AM4? Porque a montagem do AM5 é igual do Am4.

Mas esse cooler não tinha o kit nem para AM4? Porque a montagem do AM5 é igual do Am4.
Tinha sim. Mas parece que os parafusos AM4 e AM5 são diferentes.

Mas nem sei ao certo, eu só vi que eles tinham o mounting kit e solicitei pra ficar future proof pra quando eu precisar migrar para o AM5.

Users who are viewing this thread

Voltar