Buildzoid tem um video falando a respeito, já trazendo os timings e o pq de cada um. Se vale uma sigestão, eu usaria os timings dele. Pessoalmente eu nem toquei em memória ainda, mas por falta de tempo =/Como afina os timings das DDR5 com os AM5? No AM4 eu usava Thaiphoon Burner, DRAM Calculator, ZenTimings etc. Não sei como é hoje, não achei muito conteúdo.
Eu já estava com esse vídeo aqui salvo no navegador para assistir hoje à noite. Obrigado pela dica. Estou com latência e veolicidade de leitura e escrita muito ruins. Pessoal com 80~90k de leitura e eu com 54k. Tem um que comentou no Reddit: Magia Negra! kkkBuildzoid tem um video falando a respeito, já trazendo os timings e o pq de cada um. Se vale uma sigestão, eu usaria os timings dele. Pessoalmente eu nem toquei em memória ainda, mas por falta de tempo =/
Resolvi rodar o Aida de curioso após ver seu post.Eu já estava com esse vídeo aqui salvo no navegador para assistir hoje à noite. Obrigado pela dica. Estou com latência e veolicidade de leitura e escrita muito ruins. Pessoal com 80~90k de leitura e eu com 54k. Tem um que comentou no Reddit: Magia Negra! kkk
Black magic. My DDR5 read speed went from 44k to 88k on AIDA64. Latency went from 74ns to 60ns. Passmark benchmark memory went from 85% percentile to 99%.
Windows 10 ou 11 pro, certo?Vi vocês falando do teste do AIDA, resolvi fazer o teste aqui. Primeira rodada, deu 65k de leitura e 70 de latencia.... Ai no final deu uma mensagem de erro, falando que tava ligado o hyper-v e o isolamento de núcleo e dizendo que impacta na performance....
Eu pensando "Mas que caraio de isolamento de núcleo que eu nem liguei..." Quando eu fui ver tava habilitado. Desliguei e fiz o teste novamente, subiu em 16k a leitura e escrita e a latência foi para 68....
Microsoft sempre fod**** seus usuários.
Resolvi rodar o Aida de curioso após ver seu post.
Ver anexo 135187
Configuração toda stock (somente XMP), máquina ligada o dia todo pra trabalhar, vpn conectada, trocentos apps e abas abertas e etc.
Ainda nem fucei nas memórias por falta de tempo e reza a lenda que chips Samsung não são lá essas coisas mas acho que tá bem ok![]()
Windows 11. Aqui tá assim:Windows 10 ou 11 pro, certo?
No meu não deu essa mensagem, mas deu que a versão que eu estava rodando não suportava completamente meu hardware. Preciso atualizar o AIDA 64.Vi vocês falando do teste do AIDA, resolvi fazer o teste aqui. Primeira rodada, deu 65k de leitura e 70 de latencia.... Ai no final deu uma mensagem de erro, falando que tava ligado o hyper-v e o isolamento de núcleo e dizendo que impacta na performance....
Eu pensando "Mas que caraio de isolamento de núcleo que eu nem liguei..." Quando eu fui ver tava habilitado. Desliguei e fiz o teste novamente, subiu em 16k a leitura e escrita e a latência foi para 68....
Microsoft sempre fod**** seus usuários.
Eu testei no Windows normalmente, só fechei o que tava aberto, tipo Chrome e launcher de jogo.O pessoal que tem as leituras de latência mais baixas faz o teste do Aida em Modo Seguro.
Os resultados de vocês estão mais normais que o meu. O meu está bem baixo, mas não consegui mexer ontem, vou ver se consigo hoje.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
No meu não deu essa mensagem, mas deu que a versão que eu estava rodando não suportava completamente meu hardware. Preciso atualizar o AIDA 64.
Aí a latência vem mais alta mesmo.Eu testei no Windows normalmente, só fechei o que tava aberto, tipo Chrome e launcher de jogo.
Ufa, estava ficando preocupado já. Resolvi fazer os testes também no AIDA, e estava achando que tinha algo errado aqui, pois está com leitura em 59235MB/s. Menos mal então, agora acho que está normal!Aí a latência vem mais alta mesmo.
Acabei de descobrir que processadores com 2 ccx's tem leitura entre 80 e 90. Para os single ccx como o 7800x3d, a leitura fica ali pelos 60 mesmo, então tá quase normal o meu.
deixa quieto! 1.3v já é pedir pra queimar esse teu X3D aí!Tinha descido o vcore da cpu para 1.2 e percebi que perdi uns 15 fps nos games. Voltei para 1.25 e voltou ao normal. Pensando em subir para 1.3 para ver se têm algum ganho, mas o medo...
Estou com medo disso mesmo. Vou deixar quieto por enquanto, esperar o novo agesa.deixa quieto! 1.3v já é pedir pra queimar esse teu X3D aí!
Tenho uma dúvida quanto a isso. Não o dá pra subir a mais do que 1.30 por causa desse problemas com as BIOS ou praticamente todos processadores usam um limite parecido com esse?Estou com medo disso mesmo. Vou deixar quieto por enquanto, esperar o novo agesa.
O problema real não é só as placas mães como dizem, então?Tenho uma dúvida quanto a isso. Não o dá pra subir a mais do que 1.30 por causa desse problemas com as BIOS ou praticamente todos processadores usam um limite parecido
AMD no modo desespero.
Então, o problema que antes você tava colocando 1.3 nas placas e elas estavam entregando mais do que o limite seguro da cpu. Acho que nos X3D é 1.3, nas versão sem 3D não lembro quanto é. Não dá para subir + que 1.30, pois limitaram na bios. Você pode digitar lá 1.50 e não deixa.Tenho uma dúvida quanto a isso. Não o dá pra subir a mais do que 1.30 por causa desse problemas com as BIOS ou praticamente todos processadores usam um limite parecido com esse?
O problema real não é só as placas mães como dizem, então?
Por isso que eu faço alguns testes e comparo com outros. Não quero ser o melhor nem bater recorde de nada, só quero estar na média. Eu apliquei aqueles valores do buildzoid e melhorou bem. E 100% estável.Ufa, estava ficando preocupado já. Resolvi fazer os testes também no AIDA, e estava achando que tinha algo errado aqui, pois está com leitura em 59235MB/s. Menos mal então, agora acho que está normal!
E digo que agora está normal, pois tenho até vergonha de admitir, mas foi ótimo vocês postarem esses testes, pois na primeira vez que testei deu apenas 42266MB/s, fui ver e estava indicando "Single Channel" no AIDA. Reparei nos pentes e descobri que tinha "incrivelmente" instalado um do lado do outro (slot A1 e A2), que asno!
Como na plataforma antiga estava usando 4 pentes (obviamente um do lado do outro, ocupando todos os slots), acho que na pressa de montar coloquei "no automático" e nem percebi a burrada!![]()
Tinha sim. Mas parece que os parafusos AM4 e AM5 são diferentes.Mas esse cooler não tinha o kit nem para AM4? Porque a montagem do AM5 é igual do Am4.