[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Para quem for "doido" e quiser arriscar, o 7700x está saindo por menos de 2.000 mil reais e o 7600x está saindo por 1.732,96 com cupom de desconto no Aliexpress na promo do 11.11, e tem loja dando R$ 815,20 de desconto para quem gastar acima de R$ 2.203,77 ou mais na loja deles.
compartilha o link do forum amigo

compartilha o link do forum amigo
Esses foram os links que dei uma olhada.

7700x:

7600x:

QGhbN9D.png
gARu5WX.png
xvnskCH.png
VsCSMKT.png

Esses foram os links que dei uma olhada.

7700x:

7600x:

QGhbN9D.png
gARu5WX.png
xvnskCH.png
VsCSMKT.png
De qual dessas lojas tu pegaria o 7600x???

De qual dessas lojas tu pegaria o 7600x???
SZCPU Store é uma das mais conhecidas e tem boa reputação, além de está com o menor preço em comparação com as outras, só que leve em conta o preço da placa mãe e das memórias DDR5 na sua conta. Tem um povo falando que pagando no boleto recebe mais um pouco de desconto no preço final.

Tava olhando esse vídeo (abaixo) da HU, o 7700x ganha do 12700k na média e usando memória mais lenta, até que não ta ruim hein?

14:12 1080p
14:41 1440p

Tava olhando esse vídeo (abaixo) da HU, o 7700x ganha do 12700k na média e usando memória mais lenta, até que não ta ruim hein?

14:12 1080p
14:41 1440p

Acho esse review um pouco duvidoso. A maioria dos outros canais aponta uma vantagem perto de 10% para o i7. Se eles continuarem destoando muito da média de outros canais, a fama de parceiro da AMD vai acabar se concretizando.

Ah, vi agora que você falou do 12700K. Confundi pq o título do vídeo fala 13700K. Nesse caso não fez mais do que a obrigação vencer.

Última edição:
A princípio os Ryzen 7000 iam atropelar a Intel, não foi bem o que aconteceu, sabe-se lá o que vamos ter na 14th gen...
Bem, ao menos já é sabido que teremos menos P-cores (onde vi isso... ah, do CML para o RKL. A história irá se repetir...), então vamos ver o que virá por parte da Intel e da AMD na próxima geração :D

Última edição:
Bem, ao menos já é sabido que teremos menos núcleos (onde vi isso... ah, do CML para o RKL. A história irá se repetir...), então vamos ver o que virá por parte da Intel e da AMD na próxima geração :D

MLID disse que é o 6+8 é pra notebook ou APU, desktop é 8+16... acho difícil diminuir a quantidade de cores, a não ser que melhorem muito os eCores pra tankar MT.

Sabemos que será na estrutura de Titles (tipo chiplets da AMD) que vai ser no Intel4, a novidade são os PMUs (Performance Monitoring Units) que devem estar ligados ao boost clock e a tGPU, separada e mais parruda...

Mas até agora única certeza mesmo, é que vai ser novo socket LGA 1851 hahahaha

Edit: O que a Intel precisa acertar de prima é na interconexão, algo mais tipo o UltraFusion da Apple, do que Infinity Fabric da AMD.

Última edição:
Acho esse review um pouco duvidoso. A maioria dos outros canais aponta uma vantagem perto de 10% para o i7. Se eles continuarem destoando muito da média de outros canais, a fama de parceiro da AMD vai acabar se concretizando.

Ah, vi agora que você falou do 12700K. Confundi pq o título do vídeo fala 13700K. Nesse caso não fez mais do que a obrigação vencer.
Agora que você falou, realmente vi muitos comentários no Reddit desconfiando da imparcialidade dos testes dos Ryzen 7000 desse canal, pois têm destoado demais dos outros grandes, como o Gamers Nexus e Linus Tech Tips, onde Raptor Lake ganha com folga nos comparativos.

MLID disse que é o 6+8 é pra notebook ou APU, desktop é 8+16... acho difícil diminuir a quantidade de cores, a não ser que melhorem muito os eCores pra tankar MT.

Sabemos que será na estrutura de Titles (tipo chiplets da AMD) que vai ser no Intel4, a novidade são os PMUs (Performance Monitoring Units) que devem estar ligados ao boost clock e a tGPU, separada e mais parruda...

Mas até agora única certeza mesmo, é que vai ser novo socket LGA 1851 hahahaha

Edit: O que a Intel precisa acertar de prima é na interconexão, algo mais tipo o UltraFusion da Apple, do que Infinity Fabric da AMD.
Então vou lhe atualizar :D

Segundo slides internos da Intel, o MTL-S terá ao menos dois die, um com 8E e outro com 16E, mas ambos com apenas 6P:
- MTL-S die 1: 22c/28t (6+16), 4 Xe (64EUs), 125W / 65W / 35W
- MTL-S die 2: 14c/20t (6+8), 4 Xe (64EUs), 65W / 35W

De quebra o slide também lista o Arrowlake, mas não entrarei em detalhes pois isso aqui já é um baita off-topic u.u

Então vou lhe atualizar :D

Segundo slides internos da Intel, o MTL-S terá ao menos dois die, um com 8E e outro com 16E, mas ambos com apenas 6P:
- MTL-S die 1: 22c/28t (6+16), 4 Xe (64EUs), 125W / 65W / 35W
- MTL-S die 2: 14c/20t (6+8), 4 Xe (64EUs), 65W / 35W

De quebra o slide também lista o Arrowlake, mas não entrarei em detalhes pois isso aqui já é um baita off-topic u.u

Sim, último off topic... ou a gente continua no tópico da intel.

O problema é que a fonte é a Wccftech, eu aposto um hotdog + coca (igual nos tempos da facul) que vão errar... só eles publicaram isso.

Tinha visto isso no Reddit, o povo apontou (que tambem pode ser só algo colocado num slide corporativo) que os P e E cores com 1.25mb de L2.

Atualmente no RLK tem 2mb no P core e 4mb no E core... eles dobraram o cache do E pra dar um gás + clock + IPC melhorado já viu.

Então esses 6+16 teriam que ser verdadeiros monstros pra fazer mais com menos cores, menos cache e ainda mantendo o TDP, se bem que pode ser por causa do Xe.

MTL não faz nem sentido no Desktop, muito melhor pular direto pra Arrow-Lake.

Eu ouvi o contrário também, que os 13th gen iria atropelar a AMD e no fim os dois são parelhos.
Pois é, e a Intel na desvantagem da litografia ainda e custando menos e tendo suporte a DDR4. Ngm tem a coroa definitiva de ser melhor em todos jogos sem exceção.

Estava olhando o tópico e vejo que tem essas promoções do aliexpress. Mas como tenho um irmão que mora na Argentina, fica mais fácil comprar lá, aliás quando lançou o 5600X, paguei R$1300 reais no lançamento. Hoje estava vendo o 7700X e na cotação fica R$1756,00. O 7600X fica em R$1315,00, pena que não tem placa mãe ainda lá.

CapFrameX realizou alguns testes e concluiu que perda de desempenho nos Ryzen, no Windows11, deve-se a um update da Microsoft.
Esperemos por testes mais aprofundados.

Fgj-Aesh-XEAA6-Qlp.jpg

---
E teste do Phoronix mostra que no Zen4 não há regressão de desempenho ao usar AVX512, ao contrário do Alderlake e Rocketlake.

CapFrameX realizou alguns testes e concluiu que perda de desempenho nos Ryzen, no Windows11, deve-se a um update da Microsoft.
Esperemos por testes mais aprofundados.

Fgj-Aesh-XEAA6-Qlp.jpg

---
E teste do Phoronix mostra que no Zen4 não há regressão de desempenho ao usar AVX512, ao contrário do Alderlake e Rocketlake.

Motivo nº 6,02x10²³ para permanecer no Windows 10.

como se sai no server 2022?

nEnbPlU.png
Não sei, mas acredito que o Windows Server 2022 seja parecido com o Windows 10, por compartilhar a base de código com o Windows 10 versão 21H1, se não me engano. Talvez um "Windows Server 2025" já use o código do Windows 11.

Não sei, mas acredito que o Windows Server 2022 seja parecido com o Windows 10, por compartilhar a base de código com o Windows 10 versão 21H1, se não me engano. Talvez um "Windows Server 2025" já use o código do Windows 11.
isso ele usa base de codigo do win10 mas é pouco mais novo pois build 20348 enquanto win 10 22h2 é build 19045 e 21h2 é 19044 o @Eysse disse que ganhou 12 fps no dota no server 2022

9gOr4L3.png

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar