[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Estou impressionado em como a AMD manteve o mesmo clock turbo das versões X mas com TDP menor (ok, os clock base cairam, mas não foi muito não):

CPUClock BaseClock TurboCacheTDP
7950X3D4,2 GHz5,7 GHz144 MB (80+64)120W
7950X4,5 GHz5,7 GHz80 MB170W
7900X3D4,4 GHz5,6 GHz140 MB (76+64)120W
7900X4,7 GHz5,6 GHz76 MB170W
7800X3D4,x GHz5,0 GHz104 MB (40+64)120W
7700X4,5 GHz5,4 GHz40 MB105W

O que me deixa 'encucado' aqui é essa cache extra: Apenas 64MB independente de ter um chiplet ou dois. Isso me leva a uma teoria: Apenas um CCD possui 3D V-Cache, o outro não, e se isso se mostrar verdade explicará justamente sobre o clock turbo, pois o CCD sem a cache empilhada é o que teria turbo máximo...
faz muito sentido.
A julgar pela imagem que divulgaram do processador na apresentação, apenas um CCD possui o 3D V-Cache mesmo:
2023-01-05-00-22-20-AMD-at-CES-2023-You-Tube-Mozilla-Firefox.png

Parece que vão permitir OC nessas Belezinhas até 1.4 de voltagem tho.
"AMD’s only allowed overclocking the memory and infinity fabric for the previous-gen 5800X3D, not other forms of core overclocking, but will now allow both the auto-overclocking Precision Boost Overdrive (PBO) and use of the Curve Optimizer. AMD tells us that the Curve Optimizer will work best to extract more performance, but both options are available. However, AMD will not allow direct frequency overclocking due to a 1.4V limit for the chip (this was a 1.1V limit with the previous-gen model)."

Pelo que postaram lá no reddit, este vai ser os valores das cpus:

Ryzen 7 7700/7800X3D – $509
Ryzen 9 7900X3D – $649
Ryzen 9 7950X3D – $799

800 bidens no 7950X3x....

Ryzen 9 7900X3D – $649
Ryzen 9 7950X3D – $799

7950x3d custando 100 doletas a mais que o msrp do 7950x. Acho que vai chegar aqui arrebentando.
E o pior é que nem parece que tem muita opção placa mãe x670 =/

A julgar pela imagem que divulgaram do processador na apresentação, apenas um CCD possui o 3D V-Cache mesmo:
2023-01-05-00-22-20-AMD-at-CES-2023-You-Tube-Mozilla-Firefox.png
Pois é, foi um belo chute. Agora o agendador do windows vai precisar de uma atualização ou de uma ajudinha para decidir como trabalhar com isso ai, porque se um núcleo do chiplet ao lado quiser essa cache extra a latência vai lá para cima.

Eu até entendo a ideia da AMD: Jogos ainda não usam mais que 8 núcleos, então neles a preferência de uso será o CCD0 com 104MB de cache e clocks menores, enquanto que programas e afins que dê preferência a clocks maiores o uso se dará no CCD1 com 40MB de cache. Me pergunto como ficará a latência em um uso misto, onde todos os núcleos são utilizados... bem, terá uma penalidade mas com certeza será melhor que recorrer à RAM.

PS: Não teve nada sobre threadrippers @igormp (muito menos sobre as placas-mãe de entrada, e nem sobre os processadores não-X) >.<

Ryzen 9 7900X3D – $649
Ryzen 9 7950X3D – $799

Se for esse preço mesmo complica já que o 7800x3d fica $130 mais caro que o 13700F e $202 sobre o 13600KF. mas bora esperar os reviews

Os processadorescom 3dv cache tem os mesmos clocks das versões não 3d e consomem menos energia.

Ou lançaram a linha 7000 com pressa ou essa linha de 120W tem algumas coisinhas subentendidas.

Os processadorescom 3dv cache tem os mesmos clocks das versões não 3d e consomem menos energia.

Ou lançaram a linha 7000 com pressa ou essa linha de 120W tem algumas coisinhas subentendidas.

No 7900 7950 perde um pouco de base clock. Mas no 7800 cortaram 400mhz no boost.

Essa parte eu não entendi, o bagulho é feito para ser o top do top, pq não soca 170w e deixa o povo ser feliz? 120w parece pouco.

Ou seja, a maioria dos usuários kkkkk
Ah sim, mas tbm vale ressaltar que a diferença é pra quem vai jogar em 1080p tudo no low com uma 4090 ahueuaehua

Ah sim, mas tbm vale ressaltar que a diferença é pra quem vai jogar em 1080p tudo no low com uma 4090 ahueuaehua
E com mais de 240fps, acho que só nesses casos pra CPU fazer diferença atualmente.

E com mais de 240fps, acho que só nesses casos pra CPU fazer diferença atualmente.
Exato, quem vai jogar em 1440p ou 4k o FPS de um 7900X3D ou 13900k vai ser o mesmo, tem que estar num nível bem CPU bound pra CPU fazer diferença, eu me interesso mais em ver um 7900X3D competir com um 13900k os dois afinados ao máximo no quesito RAM, por enquanto o 13900k domina fácil. OC de CPU já deixou de fazer diferença faz tempo, o que dita a performance CPU bound é memória RAM.

Curioso pra ver esses processadores no Witcher rain.

Também achei o pior que a linha Zephyrus para 2023 a maioria vai ser Intel, bateria vai durar menos que o esperado :(
Pô, tenho um g15 2021 com 5900hs e não tenho nada a reclamar da bateria dele.
Ou então eu não entendi o comentário

Sim já tive esse modelo e a bateria durava quase 9 hs, tenho com o 6900hs também nada a reclamar mas os novos que virão com cpus Intel a bateria vai ser um problema porque não vai durar nem metade dos modelos da AMD.

O pessoal da PCworld fez uma entrevista com um dos representantes da amd e foi aquilo que estavamos falando. Só o chiplet sem o cache vai até o 5.7ghz, mas não dá boost em 5.7ghz em games e mais para aplicações que demandam muito processamento:

Os processadores Intel com os núcleos eficientes gastam mais bateria que os processadores AMD sem estes núcleos. Logo a linha Zephyrus vai ter uma bateria que dura menos que o esperado porque não teremos uma grande oferta de modelos com Ryzen. Ao menos foi isso que entendi.
No 7900 7950 perde um pouco de base clock. Mas no 7800 cortaram 400mhz no boost.

Essa parte eu não entendi, o bagulho é feito para ser o top do top, pq não soca 170w e deixa o povo ser feliz? 120w parece pouco.

Levando em consideração o que o XesqueVara falou, ter uma cache empilhada implica em maior densidade térmica, logo um limite no vCore e isso empacta diretamente no TDP máximo, e como vimos apenas um CCD terá o V-Cache logo este chiplet usará um vCore menor e clocks boost bem menores que seu CCD vizinho, explicando o TDP máximo de 120W ao mesmo tempo que permite o mesmo clock boost das suas versões X (exceto no 7800X3D, que usa apenas um chiplet).

A parte que me deixa mais curioso agora é como estará particionado o 7900X3D: Serão dois chiplets de 6 núcleos cada, e assim o CCD0 teria uma quantidade maior de cache por núcleo, ou serão um chiplet com 8 núcleos e outro com 4 núcleos, e assim o CCD0 seria idêntico aos 7950X3D e 7800X3D (e assim teria a desvantagem dos núcleos com maior clock serem apenas 4 ao invés de 6 ou 8)? Só teremos essas repostas depois, por enquanto dois renders oficiais desse empilhamento:

AMD-RYZEN-7000X3D-5.jpg

AMD-RYZEN-7000X3D-1.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O pessoal da PCworld fez uma entrevista com um dos representantes da amd e foi aquilo que estavamos falando. Só o chiplet sem o cache vai até o 5.7ghz, mas não dá boost em 5.7ghz em games e mais para aplicações que demandam muito processamento:

Exatamente como previa. Não vai até o boost máximo nos jogos pois o scheduler vai colocar o jogo no CCD com V-Cache, que é o com clocks menores, e issmo mostra porque o ganho em cima do 5800X3D não foi tão grande quanto o esperado. Se somássemos o ganho do Zen4+cache em cima do Zen3+cache, deveria ter um salto de uns 50% e não 30%, e olhe que a AMD divulgou dois slides distintos, pois o HardwareUnboxed disse que para os sites de análise a AMD mostrou um gráfico e na CES apresentou outro, mais conservativo:

Última edição:
Vendo a diferença de boost entre o 7700x e o 7800x3d, eu presumo que o boost do ccd com vcache no 7950x3d "ainda" vai ficar lá na casa dos 5.2/5.3ghz.

Os processadores Intel com os núcleos eficientes gastam mais bateria que os processadores AMD sem estes núcleos. Logo a linha Zephyrus vai ter uma bateria que dura menos que o esperado porque não teremos uma grande oferta de modelos com Ryzen. Ao menos foi isso que entendi.

Depende, tem mta variável...

É uso normal ou gaming?
Na bateria nenhum note consegue a performance de plugado, por isso a maioria usa na tomada.
No uso normal, aqueles notes com a GTX 1660 (gpu 80w) tem uma duração de bateria enorme, mas entregam baixa performance em gaming mas rodam horas e horas de youtube.
Agora tem RTX de até 150w (a série 3XXX tem a 3090 de 165w). Tem mtas combinações possíveis...

A comparação teria que o conjunto em watts (cpu + gpu) x duração no uso normal e gaming.
Nvidia ainda tem o Optimus e Adv Optimus que na carga baixa (uso normal) usam a iGPU e quando abre o game roda no GPU externa.

Levando em consideração o que o XesqueVara falou, ter uma cache empilhada implica em maior densidade térmica, logo um limite no vCore e isso empacta diretamente no TDP máximo, e como vimos apenas um CCD terá o V-Cache logo este chiplet usará um vCore menor e clocks boost bem menores que seu CCD vizinho, explicando o TDP máximo de 120W ao mesmo tempo que permite o mesmo clock boost das suas versões X (exceto no 7800X3D, que usa apenas um chiplet).

A parte que me deixa mais curioso agora é como estará particionado o 7900X3D: Serão dois chiplets de 6 núcleos cada, e assim o CCD0 teria uma quantidade maior de cache por núcleo, ou serão um chiplet com 8 núcleos e outro com 4 núcleos, e assim o CCD0 seria idêntico aos 7950X3D e 7800X3D (e assim teria a desvantagem dos núcleos com maior clock serem apenas 4 ao invés de 6 ou 8)? Só teremos essas repostas depois, por enquanto dois renders oficiais desse empilhamento:

Exatamente como previa. Não vai até o boost máximo nos jogos pois o scheduler vai colocar o jogo no CCD com V-Cache, que é o com clocks menores, e issmo mostra porque o ganho em cima do 5800X3D não foi tão grande quanto o esperado. Se somássemos o ganho do Zen4+cache em cima do Zen3+cache, deveria ter um salto de uns 50% e não 30%, e olhe que a AMD divulgou dois slides distintos, pois o HardwareUnboxed disse que para os sites de análise a AMD mostrou um gráfico e na CES apresentou outro, mais conservativo:

Pelo que o pessoal do Reddit comentou nem precisa mexer no scheduler pra funcionar basicamente...
As instruções vão pros cores, conforme o tamanho e complexidade vai enchendo o cache L1, depois L2 e depois L3.
Nos 3D vai demorar mais pros cores recorrerem a memória externa. Mexer no scheduler seria uma otimização (bem vinda).

Tem que esperar os testes porque a AMD está novamente adicionando complexidade, se por um lado não tem P cores e E cores, tem 3D CCD e non-3D CCD.

Sobre os clocks, provavelmente o acréscimo do 3D cache aumentou a temperatura e seguram na frequência. Vai segurar a frequencia no geral ou vai igual a XTX com front e back clock?

Na boa, tinha que ter a versão FX com 3D cache em todos os CCD e o povo se vira pra esfriar a chaleira.

Users who are viewing this thread

• Voltar