Os processadores Intel com os núcleos eficientes gastam mais bateria que os processadores AMD sem estes núcleos. Logo a linha Zephyrus vai ter uma bateria que dura menos que o esperado porque não teremos uma grande oferta de modelos com Ryzen. Ao menos foi isso que entendi.
Depende, tem mta variável...
É uso normal ou gaming?
Na bateria nenhum note consegue a performance de plugado, por isso a maioria usa na tomada.
No uso normal, aqueles notes com a GTX 1660 (gpu 80w) tem uma duração de bateria enorme, mas entregam baixa performance em gaming mas rodam horas e horas de youtube.
Agora tem RTX de até 150w (a série 3XXX tem a 3090 de 165w). Tem mtas combinações possíveis...
A comparação teria que o conjunto em watts (cpu + gpu) x duração no uso normal e gaming.
Nvidia ainda tem o Optimus e Adv Optimus que na carga baixa (uso normal) usam a iGPU e quando abre o game roda no GPU externa.
Levando em consideração o que o XesqueVara falou, ter uma cache empilhada implica em maior densidade térmica, logo um limite no vCore e isso empacta diretamente no TDP máximo, e como vimos apenas um CCD terá o V-Cache logo este chiplet usará um vCore menor e clocks boost bem menores que seu CCD vizinho, explicando o TDP máximo de 120W ao mesmo tempo que permite o mesmo clock boost das suas versões X (exceto no 7800X3D, que usa apenas um chiplet).
A parte que me deixa mais curioso agora é como estará particionado o 7900X3D: Serão dois chiplets de 6 núcleos cada, e assim o CCD0 teria uma quantidade maior de cache por núcleo, ou serão um chiplet com 8 núcleos e outro com 4 núcleos, e assim o CCD0 seria idêntico aos 7950X3D e 7800X3D (e assim teria a desvantagem dos núcleos com maior clock serem apenas 4 ao invés de 6 ou 8)? Só teremos essas repostas depois, por enquanto dois renders oficiais desse empilhamento:
Exatamente como previa. Não vai até o boost máximo nos jogos pois o scheduler vai colocar o jogo no CCD com V-Cache, que é o com clocks menores, e issmo mostra porque o ganho em cima do 5800X3D não foi tão grande quanto o esperado. Se somássemos o ganho do Zen4+cache em cima do Zen3+cache, deveria ter um salto de uns 50% e não 30%, e olhe que a AMD divulgou dois slides distintos, pois o HardwareUnboxed disse que para os sites de análise a AMD mostrou um gráfico e na CES apresentou outro, mais conservativo:
Pelo que o pessoal do Reddit comentou nem precisa mexer no scheduler pra funcionar basicamente...
As instruções vão pros cores, conforme o tamanho e complexidade vai enchendo o cache L1, depois L2 e depois L3.
Nos 3D vai demorar mais pros cores recorrerem a memória externa. Mexer no scheduler seria uma otimização (bem vinda).
Tem que esperar os testes porque a AMD está novamente adicionando complexidade, se por um lado não tem P cores e E cores, tem 3D CCD e non-3D CCD.
Sobre os clocks, provavelmente o acréscimo do 3D cache aumentou a temperatura e seguram na frequência. Vai segurar a frequencia no geral ou vai igual a XTX com front e back clock?
Na boa, tinha que ter a versão FX com 3D cache em todos os CCD e o povo se vira pra esfriar a chaleira.