[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
As instruções vão pros cores, conforme o tamanho e complexidade vai enchendo o cache L1, depois L2 e depois L3.
Não é bem assim, enche todos de uma vez quando dá miss em algum dado. A diferença é que depois que sai da L1/L2, se precisar de novo pode ir buscar na L3 ao invés de ir pra RAM.
Update de scheduler deveria ter pq aplicações mais sensíveis à latência deveriam ir somente pro CCD com o 3D, caso contrário pegar dados da L3 3D vizinha vai ter uma latência bem maior. O mesmo pode ser dito pra aplicações que não são sensíveis à memória e que os dados já cabem de boas na L3 non-3D, deixar esses somente no CCD com clocks maiores seria mais eficiente.
Sem update isso vai ficar cagado, mas pelo menos o scheduler dos sistemas atuais já têm noção dos CCDs e sabem não deixar um mesmo processo com threads em 2 CCDs diferentes, quando possível.

Com a descida de 50W do tdp, acho que já dá uma boa margem de temperatura. Temos que ver o quão de aumento de temps o cache vai fazer agora.
Também acho que ela deveria ter colocado cache 3d em todos os chiplets.... Mas se não fez, deve ter algum motivo.

Não é bem assim, enche todos de uma vez quando dá miss em algum dado. A diferença é que depois que sai da L1/L2, se precisar de novo pode ir buscar na L3 ao invés de ir pra RAM.
Update de scheduler deveria ter pq aplicações mais sensíveis à latência deveriam ir somente pro CCD com o 3D, caso contrário pegar dados da L3 3D vizinha vai ter uma latência bem maior. O mesmo pode ser dito pra aplicações que não são sensíveis à memória e que os dados já cabem de boas na L3 non-3D, deixar esses somente no CCD com clocks maiores seria mais eficiente.
Sem update isso vai ficar cagado, mas pelo menos o scheduler dos sistemas atuais já têm noção dos CCDs e sabem não deixar um mesmo processo com threads em 2 CCDs diferentes, quando possível.

Que vai dar miss é certeza, sobe a latência geral mas vai funcionar, igual qdo o cara usa o 12/13th gen no Win10. Os processos vão pros P e E Cores sem separação, mas funciona.

É que nem considero esperar a otimização da Microsoft... viu qto tempo demorou só pro "preferred core" das AMD funcionar direito no scheduler do Windows?

Que vai dar miss é certeza, sobe a latência geral mas vai funcionar, igual qdo o cara usa o 12/13th gen no Win10. Os processos vão pros P e E Cores sem separação, mas funciona.

É que nem considero esperar a otimização da Microsoft... viu qto tempo demorou só pro "preferred core" das AMD funcionar direito no scheduler do Windows?
Ainda bem que não uso windows :haha:

Depois de ontem a única certeza é que o 5800x3d de fato é um monstro, até 20-30% de ganhos em títulos selecionados com 1 geração + DDR5 + L2 cache esse processador permite passar essa primeira geração zen5 x3d.

Mas a dúvida é o preço do 7800x3d, talvez chegue em um preço mais competitivo que estamos esperando (500$) mas para chegar a 450$ o 7700x precisa baixar para 370-380 e provavelmente a AMD não queria anunciar isso 1 mês antes.

Ai é diferente...

E a ironia é que no Linux, a melhor distro para emulador e games é da Intel, a Clear, justamente por explorar melhor o uso dos cores.
O Clear é só questão das flags que usam pra build, dá pra fazer o mesmo com qualquer outra distro se vc tiver paciência.
A intel tem muitos pacotes binários de softwares open source onde só ativam otimizações, acho legal isso.

O Clear é só questão das flags que usam pra build, dá pra fazer o mesmo com qualquer outra distro se vc tiver paciência.
A intel tem muitos pacotes binários de softwares open source onde só ativam otimizações, acho legal isso.

Teria um tutorial disso? Mais especificadamente no ubuntu?

Uma coisa que a gente nem tocou no assunto e que ainda vai vir com gpu integrada... Será que vai ter algum boost na gpu integrada?

Uma coisa que a gente nem tocou no assunto e que ainda vai vir com gpu integrada... Será que vai ter algum boost na gpu integrada?
Nem tocamos no assunto porque não fará diferença, será o mesmo IOD do Zen4 comum, então teremos a mesma RDNA2 com 2CU.
Se muito o IMC desse IOD será melhor, mas ai é pedir de mais xD

Agora se você estiver falando dos Phoenix, será RDNA3 com 12CUs, ai sim será uma boa GPU mas a AMD não citou nem os clocks e nem nada dela, nem um slideszinho >.<

Entendi o lance da paciência... basicamente tem que aplicar os 133 packages...
Tá falando dos patches? Vc aplica eles com um comando só, mas se vc não tem experiência buildando pacotes e coisas do tipo é melhor deixar pra lá

Depois de ontem a única certeza é que o 5800x3d de fato é um monstro, até 20-30% de ganhos em títulos selecionados com 1 geração + DDR5 + L2 cache esse processador permite passar essa primeira geração zen5 x3d.

Mas a dúvida é o preço do 7800x3d, talvez chegue em um preço mais competitivo que estamos esperando (500$) mas para chegar a 450$ o 7700x precisa baixar para 370-380 e provavelmente a AMD não queria anunciar isso 1 mês antes.
7700X já esta $345, o bom é que agora tbm tem o 13700F($380) pra pressionar.

Última edição:
problema n eh preço de cpu mas de placa mae, ate ddr5 eh mais barato hj mas as placas maes n vendem
mas quem ainda esta em am4 zen 3 n precisa upar, mt mais jogo segurar uns 2 anos e ja botar uma ddr5 boa pra n ter q trocar memoria 2x
7700X já esta $345, o bom é que agora tbm tem o 13700F($380) pra pressionar.

Pelo que o pessoal do Reddit comentou nem precisa mexer no scheduler pra funcionar basicamente...
[...]
Tem que esperar os testes porque a AMD está novamente adicionando complexidade, se por um lado não tem P cores e E cores, tem 3D CCD e non-3D CCD.
Nessa notícia tem uma informação importante sobre isso: a AMD vai sim mexer no scheduler do windows...

"A AMD está trabalhando com a Microsoft em otimizações do Windows que funcionarão em conjunto com um novo driver de chipset AMD para identificar jogos que preferem a maior capacidade de cache L3 e fixá-los no CCD com o cache empilhado. Outros jogos que preferem frequências mais altas ao cache L3 aumentado serão fixados no CCD vazio. A AMD diz que o chiplet simples pode acessar o cache L3 empilhado no chiplet adjacente, mas isso não é ideal e será raro. Sim, o chip com o cache L3 extra executará jogos em uma velocidade mais lenta, mas a maioria dos jogos não opera em taxas de clock de pico, então você ainda deve obter um grande benefício de desempenho."

wLdNC4pUqzooevPiZEUET7.jpg

Nessa notícia tem uma informação importante sobre isso: a AMD vai sim mexer no scheduler do windows...

"A AMD está trabalhando com a Microsoft em otimizações do Windows que funcionarão em conjunto com um novo driver de chipset AMD para identificar jogos que preferem a maior capacidade de cache L3 e fixá-los no CCD com o cache empilhado. Outros jogos que preferem frequências mais altas ao cache L3 aumentado serão fixados no CCD vazio. A AMD diz que o chiplet simples pode acessar o cache L3 empilhado no chiplet adjacente, mas isso não é ideal e será raro. Sim, o chip com o cache L3 extra executará jogos em uma velocidade mais lenta, mas a maioria dos jogos não opera em taxas de clock de pico, então você ainda deve obter um grande benefício de desempenho."

Opa, boa noticia... pra Intel, não vão ser superados por pouco (de novo).

AMD lançou a GPU que ferve, agora o processador com meia feature... é o 7900/7950X 1/2 3D.

Será que o over vai ser separado?

Com a descida de 50W do tdp, acho que já dá uma boa margem de temperatura. Temos que ver o quão de aumento de temps o cache vai fazer agora.
Também acho que ela deveria ter colocado cache 3d em todos os chiplets.... Mas se não fez, deve ter algum motivo.
No site da AMD o TJMAX já foi reduzido em relação ao 7950X, de 95 reduziu pra 89 graus no 7950X3D.

Então provavelmente stock, sem mexer em nada na BIOS pra undervolt ele deve subir até esses 89 e ficar nele.

Opa, boa noticia... pra Intel, não vão ser superados por pouco (de novo).

AMD lançou a GPU que ferve, agora o processador com meia feature... é o 7900/7950X 1/2 3D.

Será que o over vai ser separado?
Quem vai se sair bem nessa história é o 7800X3D, por ter apenas um chiplet, mas sofrerá dos mesmos problemas do 5800X3D, que é o de baixo clock turbo. Quanto ao over, o RyzenMaster já permite OC por núcleo ou por CCD, não? E só quero saber como ficará esses X3D no Windows10, já que esse patch que será lançado será para o Windows11...

Quanto ao motivo da AMD, as únicas coisas que me vêm à cabeça são a ideia de "o melhor dos dois mundos" e este ser um treinamento/aprendizagem para os futuros CPUs mistos/híbridos com os Zen5c, pois o Bergamo já está para sair do forno e já é certeza que um CCD terá 16 núcleos, mas com metade do cache L3, então a possibilidade dos Ryzen 8000 virem com Zen5+Zen5c é grande e este scheduler novo precisa estar pronto antes deles chegarem.

image.png

O1CN01rDjAN12GBWHw489We_!!0-fleamarket.jpg

O1CN01qC7YGI2GBWHsG7raz_!!0-fleamarket.jpg

Quem vai se sair bem nessa história é o 7800X3D, por ter apenas um chiplet, mas sofrerá dos mesmos problemas do 5800X3D, que é o de baixo clock turbo. Quanto ao over, o RyzenMaster já permite OC por núcleo ou por CCD, não? E só quero saber como ficará esses X3D no Windows10, já que esse patch que será lançado será para o Windows11...

Quanto ao motivo da AMD, as únicas coisas que me vêm à cabeça são a ideia de "o melhor dos dois mundos" e este ser um treinamento/aprendizagem para os futuros CPUs mistos/híbridos com os Zen5c, pois o Bergamo já está para sair do forno e já é certeza que um CCD terá 16 núcleos, mas com metade do cache L3, então a possibilidade dos Ryzen 8000 virem com Zen5+Zen5c é grande e este scheduler novo precisa estar pronto antes deles chegarem.

image.png

Acho que nesse caso como Win 10 ainda está em "produção" deve receber os drivers + update tambem.

Se não, é tiro de bazuca no pé.

Sobre o over, da pra fazer de todo jeito, 1 CCD, os 2 CCDs e cada core separado. O ponto é que precisa bootar, não é via Bios, a estabilidade as vezes fica prejudicada.

Sem-t-tulo.png

Bergamo é bacana, usa o mesmo socket SP5 do Genoa mas o poder de processamento vai ser mirando no ARM, não sei se no mundo X86/64 vai render mto. Mudaram a prioridade.

E 800W só de processador é dahora heim

Bergamo é bacana, usa o mesmo socket SP5 do Genoa mas o poder de processamento vai ser mirando no ARM, não sei se no mundo X86/64 vai render mto. Mudaram a prioridade.
O IPC por si só vai ser igual ao Zen 4 normal, a diferença é que ele vai ser voltado pra coisas que não dependam muito da cache tipo webservers. É o extremo oposto dos Epyc X.

O IPC por si só vai ser igual ao Zen 4 normal, a diferença é que ele vai ser voltado pra coisas que não dependam muito da cache tipo webservers. É o extremo oposto dos Epyc X.

Ai vai ter duas linhas ou substitui e fica só uma?

A AMD ta dominando mto os servers, não queria que ela muda-se. O Sapphire Rapids vai continuar levando uma piaba...

image.png

Particularmente falando, o 7800X3D é o SKU que mais me interessa 😄 Anos atrás, quando a AMD lançou o primeiro Ryzen 9 (no caso, o 3900X) corri para comprá-lo impulsionado pela novidade. Em pouco tempo fiquei com a nítida sensação de que havia pagado muito por algo que estava usando muito pouco. Para o meu uso pessoal, as demandas que mais exigem poder de processamento são jogos e ficou claro pra mim que não era necessário um 12/24 ou um 16/32 pra isso - pior ainda, pouco tempo depois a AMD colocaria no mercado o "humilde" 5600X que atropelava o 3900X em jogos. E isso se tornou corriqueiro, pois a cada nova geração vemos os Ryzen 5 e Core i5 se equiparando ou até mesmo fazendo os Ryzen 9 e Core i9 da geração anterior comerem poeira quando o foco é a jogatina.

Acho uma pena a AMD não lançar um Ryzen 5 7600X3D - num momento em que o 5600 e o 12400F são excelentes opções para jogos, um 7600X3D chegaria chutando o pau da barraca se tornando "O" CPU para jogos.

CPUs AMD Ryzen 7000X3D podem ser distinguidas por uma nova caixa, temperatura Tjmax mais baixa confirmada.​

A série AMD Ryzen 7000X3D tem um novo design de caixa, falta de suporte OC e temperatura operacional máxima mais baixa​

A AMD atualizou suas páginas com especificações completas das CPUs Ryzen 7000X3D.

yVrlmJJ.png

Os três próximos processadores Ryzen 7000X3D virão em um novo design de caixa. O chamado pacote PIB (Processor in Box) agora mostrará detalhes em laranja e prata com o logotipo '3D Vertical Cache technology'. Dessa forma, os consumidores podem distinguir rapidamente entre as variantes X3D e X das CPUs Ryzen 7000.

A AMD confirmou que as CPUs Ryzen 7000X3D terão um TDP padrão 50W inferior a 120W. Além disso, o Tjmax (temperatura operacional) foi reduzido para a nova série de 95°C (na série X) para 89°C. Isso também é 1°C mais baixo que a CPU Ryzen 7 5800X3D de última geração.

pOCWazB.png

Quando se trata de overclock, a AMD também não habilitará o OC completo nas novas peças. A voltagem máxima das peças 7000X3D será realmente maior que a última geração (1,4 vs 1,1V), mas o overclocking manual ainda está fora de questão.

A AMD ainda está relutante em compartilhar detalhes completos sobre suas CPUs 7000X3D, pois mais informações serão divulgadas pouco antes do lançamento em fevereiro. No entanto, agora está confirmado que o overclocking manual dessas CPUs também será limitado.

Deve-se notar que a série 7000X3D suportará PBO (Precision Boost Overdrive) e Curve Optimizer, então a AMD está pelo menos permitindo algum tipo de ajuste fino para a nova série com 3D V-Cache. Essa será uma opção recomendada e segura para otimizar essas CPUs sensíveis à energia e à tensão.

jQwQwkT.png

Users who are viewing this thread

Voltar