[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início

Rapaz, como esse TDP reduzido fez bem ao Zen4, viu? Belas temperaturas e uma perda mínima de desempenho, basicamente o que deveria ter sido a impressão inicial do Zen4 se a AMD não tivesse insistido em brigar contra os clocks altos da Intel derrubando a curva de perf/watt para se ter os 5GHz++

Curioso é que, com esse lançamento, a AMD voltou a linha X ao seu preço normal, ou seja, os descontos foram desfeitos para que os não-X viessem a preços não tão baixos... espertinha ein, dona AMD.

k6OI1293_o.png

E claro, falando em eficiência, não poderia faltar este gráfico, colocando o 7900 não-X como uma ótima opção de desempenho por consumo:

823e94eb8e6d277a5406d7e0a61ef5d2c48185476191a321d9c4bcb34f1a69df.png

Rapaz, como esse TDP reduzido fez bem ao Zen4, viu? Belas temperaturas e uma perda mínima de desempenho, basicamente o que deveria ter sido a impressão inicial do Zen4 se a AMD não tivesse insistido em brigar contra os clocks altos da Intel derrubando a curva de perf/watt para se ter os 5GHz++

Curioso é que, com esse lançamento, a AMD voltou a linha X ao seu preço normal, ou seja, os descontos foram desfeitos para que os não-X viessem a preços não tão baixos... espertinha ein, dona AMD.

k6OI1293_o.png

E claro, falando em eficiência, não poderia faltar este gráfico, colocando o 7900 não-X como uma ótima opção de desempenho por consumo:

acredito que a segunda geração desses processadores vão ser bem melhores....

Bom pessoal, eu ACHO, vou repetir pra não zicar, ACHO, que corrigi o problema.

Depois de ler dezenas de threads no reddit, achei um cara falando que teve instabilidade por ter tensão demais.

No site da newegg, os timmings estão como 6000Mhz 30-40-40-96 1.40.V, e meu EXPO fica exatamente assim, porém nos comentários o pessoal fala que ela na real é 30-38-38-96-127 1.40.V (tCAS-tRCD-tRP-tRAS-tRC).

Eu deixei no 30-40-40-96, até porque não faz sentido ficar instável por ter os timmings mais frouxos que deveriam, e nao tinha nada que fazia que deixava estável. Ontem depois de ler o tópico no reddit que citei, fui arrumar os timmings me baseando nos comentários da New egg, desativei o C-State e.... estabilidade.

Meu Windows ainda crashou 2 vezes, mas ele tava bem corrompido, fiz uma instalação limpa do 0 e pronto, não tive mais tela azul.
No linux, eu colocava pra dar update nos pacotes e já dava erro, agora tentei e fez o update sem maiores problemas

Eu não vou garantir 100% até porque testei pouco, mas não tive nenhuma tela azul, glitch, etc.

E falei que a performance tava ruim do processador no Time Spy, acabou de fazer 15686 no CPU Score do Time Spy, maior que do Guru3d e sem nenhum tunning.

Agora preciso testar o Curve Optimizer.

tldr: A tensão tava muito alta pro EXPO que veio default.
E obrigado a quem dedicou um tempo pra ajudar.

Snap, vi na Amazon americana um cara que reportou instabilidades num setup igual ao seu (memórias e placa-mãe). Ele percebeu que o problema estava no Infinity Fabric, e que depois de um ajuste resolveu, talvez essa solução sirva pra você também 👍

s1bFWaF.jpg

Fonte: G.Skill Trident Z5 NEO Series (AMD Expo) 64GB (2 x 32GB) 288-Pin SDRAM DDR5 6000 CL30-40-40-96 1.40V Dual Channel Desktop Memory F5-6000J3040G32GX2-TZ5N (Matte Black)

Aproveitando, sobre o memtest86 um reviewer do Techpowerup disse que não é um bom teste para DDR5. Conforme comentado pelo @Ferras , ele também aconselha o uso do y-cruncher pra atestar a estabilidade das DDR5.

i2MXEdo.jpg

Fonte: G.SKILL Flare X5 DDR5-6000 CL32 (AMD) 2x 16 GB

Hoje é dia de upgrade, my dudes :allgoods:

FGTgwxQ.jpg

Show!! 😄 Fico feliz em ver o pessoal fechando os kits AM5 😄 Recebi o meu Ryzen Dragão Chinês hoje também, fechando o meu kit. Engraçado que comprei a versão Tray, mas o vendedor me enviou a versão Box lacrada 😮

AYUINKF.png

5NtFp0T.png

OK, agora bora montar os kits e passar desespero e raiva com instabilidades, AGESAs bugadas e noites em claro pesquisando soluções e gambiarras :thatfeel:

Snap, vi na Amazon americana um cara que reportou instabilidades num setup igual ao seu (memórias e placa-mãe). Ele percebeu que o problema estava no Infinity Fabric, e que depois de um ajuste resolveu, talvez essa solução sirva pra você também 👍

s1bFWaF.jpg

Fonte: G.Skill Trident Z5 NEO Series (AMD Expo) 64GB (2 x 32GB) 288-Pin SDRAM DDR5 6000 CL30-40-40-96 1.40V Dual Channel Desktop Memory F5-6000J3040G32GX2-TZ5N (Matte Black)

Aproveitando, sobre o memtest86 um reviewer do Techpowerup disse que não é um bom teste para DDR5. Conforme comentado pelo @Ferras , ele também aconselha o uso do y-cruncher pra atestar a estabilidade das DDR5.

i2MXEdo.jpg

Show!! 😄 Fico feliz em ver o pessoal fechando os kits AM5 😄 Recebi o meu Ryzen Dragão Chinês hoje também, fechando o meu kit. Engraçado que comprei a versão Tray, mas o vendedor me enviou a versão Box lacrada 😮

AYUINKF.png

5NtFp0T.png

OK, agora bora montar os kits e passar desespero e raiva com instabilidades, AGESAs bugadas e noites em claro pesquisando soluções e gambiarras :thatfeel:
Y-Cruncher é mais pra CPU, do Y-Cruncher bom pra memória (certificar voltagens mínimas do IMC) são os testes N64, VST e HNT, de resto é tudo pra CPU e esquenta e consome bastante, bem mais que um CR23 da vida. Ideal pra memória continua sendo TM5, Karhu, HCI.

Última edição:
Y-Cruncher é mais pra CPU, do Y-Cruncher bom pra memória (certificar voltagens mínimas do IMC) são os testes N64, VST e HNT, de resto é tudo pra CPU e esquenta e consome bastante, bem mais que um CR23 da vida. Ideal pra memória continua sendo TM5, Karhu, HCI.

Obrigado pelo esclarecimento 😄 Particularmente costumo usar o TM5, o chato desses testes de memórias é que demoram demais, quando utilizo o TM5 faço como sendo a última atividade do dia... ligo ele à noite e vou dormir 😅

Bom vou postar os Benchmar

s1bFWaF.jpg

i2MXEdo.jpg

AYUINKF.png

5NtFp0T.png

Eu fiz esse passo que o cara da Amazon falou, acho que foi um dos pontos que ajudaram na estabilidade.

O sistema agora parece estar 100% estável, mas parece estar no limite, to até evitando entrar na BIOS.
E Simplesmente o PBO/CO estão quebrados, no futuro eu tento mexer nisso.

Até o momento só sucesso, mas ainda falta muitos testes e coisas pra instalar.

4KF6hMU.jpg

KPd1eQP.jpg

k6OI1293_o.png

Pra mim ficou nítido que zen 4 chegou tarde, teria que ter vindo parelho com a 12gen , teria sido um sucesso, AMD precisou fazer alguma coisa pra competir com a serie 13 e precisou empurrar os clocks exagerando no Vcore, mesmo rendendo bem a arquitetura nao escalou bem o rendimento acima dos 5ghz.
Unica esperança de salvar o ano var ser os ryzen 7000 3d
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

acredito que a segunda geração desses processadores vão ser bem melhores....
zen 5 é uma nova arquitetura e nao apenas uma otimização como foi no zen 4, é esperado um processador muito melhor, só que AMD deixou a intel passar a dianteira no desktop dormiu no ponto, vai ter que se superar muito.

Qual o setup?

Atualizei a assinatura.

----------------------------

Algumas observações:
  • Estava com receio do meu cooler não ser compatível, mas acredito que ficou bem colocado. É um Corsair H110i do começo de 2017 (pré AM4), por sorte achei o suporte dele para AM3 e serviu sem problemas no AM5. Ainda preciso fazer mais testes para comprovar que a temperatura está OK.
  • O boot realmente é demorado, conforme alguns relataram. É como se a placa-mãe ficasse perdendo tempo treinando a memória toda vez que liga (só uma suposição), vai uns 5 segundos ou mais só pra dar vídeo. Na primeira inicialização demorou ainda mais e já estava até ficando preocupado, mas no fim deu vídeo.
  • Habilitei o EXPO e a princípio sem problemas de estabilidade. Tudo rodando suave a 6000@30-38-38-96 1.35v.
  • Minha placa mãe veio com a BIOS versão 1.03, versão essa que nem existe no site da ASRock. Vou esperar uma release desse ano para atualizar.

Alguém que tenha comprado processador no AliExpress pode me dar uma luz? Querendo pegar um 7900x/7950x/7900 sem X que ta por vir, mas nunca comprei nada lá.
Questão de garantia é ok? Compensa mesmo no fim das contas? Agradeço a disponibilidade de ajuda

Alguém que tenha comprado processador no AliExpress pode me dar uma luz? Querendo pegar um 7900x/7950x/7900 sem X que ta por vir, mas nunca comprei nada lá.
Questão de garantia é ok? Compensa mesmo no fim das contas? Agradeço a disponibilidade de ajuda
Aliexpress e garantia não andam juntas, no caso de processador amd, uma ou outra pessoa conseguiu rma, mas depois de muito desgaste, pq geralmente essas cpus de lá são oem.
Pessoalmente, eu não compraria nada caro assim lá, paguei mais caro por aqui mas a paz de espirito é bem maior.

Testando aqui as dicas desse vídeo, e sucesso até agora. Temperaturas mais baixas, clocks mais altos. Não vejo porque não fazer isso.

Coloquei a curva do PBO em -30 e limitei o CPU em 100w, tá aí o resultado:

n7fwXST.png

Supondo que o 7600 e o 7600x estejam no mesmo preço, qual pegar? Todo review que tou vendo do 7600 tá dizendo que ele tem praticamente o mesmo desempenho e com consumo menor. Pq pegar a versão X?

Série AMD Ryzen 7000X3D será lançada no Dia dos Namorados​

AMD Ryzen 7950X3D, 7900X3D e 7800X3D são lançados em 14 de fevereiro​

O fabricante da CPU confirma a data de lançamento de suas CPUs 3D V-Cache Zen4.

KXjJ1tP.png

AMD Ryzen 7000X3D agora tem data de lançamento, como foi descoberto por Overclock3D . A AMD acaba de atualizar seu site com novas informações para a série Ryzen 3D V-Cache aprimorada. Todos os três SKUs que a AMD anunciou na CES 2023 estão programados para serem lançados em 14 de fevereiro, como agora é mostrado:

2VKLfaA.png

A série de desktop Zen4 com 3D V-Cache é a mais nova adição à família Ryzen 7000. Ontem a AMD atualizou a linha com SKUs não-X, que ampliou a oferta com SKUs de 65W. Esta linha de produtos agora está definida para competir com uma longa lista de CPUs Intel LGA1700, incluindo CPUs Core de 12ª e 13ª geração, e já existem muitos deles.

A AMD afirma que seu Ryzen 9 7950X3D oferece melhor desempenho em jogos do que a CPU Core i9-13900K, pelo menos nos títulos escolhidos pela AMD (observe que o slide diz incorretamente Ryzen 7):

I2vMdwb.jpg

Felizmente, a AMD está preparando um belo presente para os jogadores, oferecendo seus melhores processadores Ryzen 7000 a um ótimo preço, se for esse o caso, devemos saber no próximo mês.

UsG0Mp1.png

Testando aqui as dicas desse vídeo, e sucesso até agora. Temperaturas mais baixas, clocks mais altos. Não vejo porque não fazer isso.

Coloquei a curva do PBO em -30 e limitei o CPU em 100w, tá aí o resultado:

n7fwXST.png
Temperatura ta ótima mesmo!
Pra melhorar ainda mais, esse 7700 que ta chegando ta beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem melhor em questão de temperaturas, nem vai precisar ficar otimizando curva, só vai fazer se quiser um desempenho a mais

Temperatura ta ótima mesmo!
Pra melhorar ainda mais, esse 7700 que ta chegando ta beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem melhor em questão de temperaturas, nem vai precisar ficar otimizando curva, só vai fazer se quiser um desempenho a mais

Tá bem melhor porque o TDP dele é bem mais conservador, já nos modelos X o TDP tá lá em cima pra espremer um pouquinho a mais de performance a custo de menos eficiência.

Se eu limitar o 7700X a uns 85w como é mostrado no vídeo, ele se comporta basicamente como um 7700.

O truque é a combinação de ajustar a curva de voltagem pra baixo + limitar consumo ou temperatura.

Se for parar para pensar, daqui a uns 3-4 meses no ALI, esse 7600 ai vai estar na casa dos 1100
Se a placa mãe baixar de preço até lá junto com a DDR5 vai ser um baita CxB
Tem essa Gigabyte B650M Airus Elite AX lá saindo por 1138 com cupom de desconto:

R$ 1.258,28 35%de desconto | B650 placa-mãe am5 gigabyte b650m aorus elite ax duplo canal am5 slot mainboard MAX-128GB memória ddr5 wi-fi 6e pcie 4.0 novo suporta processador da série AMD Ryzen 7000

Tem essa Gigabyte B650M Airus Elite AX lá saindo por 1138 com cupom de desconto:

R$ 1.258,28 35%de desconto | B650 placa-mãe am5 gigabyte b650m aorus elite ax duplo canal am5 slot mainboard MAX-128GB memória ddr5 wi-fi 6e pcie 4.0 novo suporta processador da série AMD Ryzen 7000
Não confio comprar placa no ali mais, tomei uma volta da loja SZ GEMINI STORE e to com uma ação contra eles/ali.
O cara me vendeu uma placa "funcionando", 5 a 10 min depois trava tudo
O ali não reembolsou, o cara não ajudou com o custo para voltar (a placa me custou quase 500 reais)

O ali prometeu reembolso parcial e também não o fez, tudo registrado via chat

E a loja agiu de má fé quando pedi reembolso parcial sem devolução da placa, também não aceitou.

Mandei tudo para eles, vídeos do problema acontecendo com 2 processadores e 2 memórias diferentes

Não confio comprar placa no ali mais, tomei uma volta da loja SZ GEMINI STORE e to com uma ação contra eles/ali.
O cara me vendeu uma placa "funcionando", 5 a 10 min depois trava tudo
O ali não reembolsou, o cara não ajudou com o custo para voltar (a placa me custou quase 500 reais)

O ali prometeu reembolso parcial e também não o fez, tudo registrado via chat

E a loja agiu de má fé quando pedi reembolso parcial sem devolução da placa, também não aceitou.

Mandei tudo para eles, vídeos do problema acontecendo com 2 processadores e 2 memórias diferentes
Infelizmente esse é o risco a se pagar: o menor preço que vi dessa mobo aqui no Brasil foi 2200 reais(parcelado fica 2587)...no caso se colocasse ser taxado eu que sou de MG pagaria 1450....750(parcelado mais de mil) reais de diferença....processador é sossegado pegar mas placa-mãe e VGA além de ser quase certo a taxa tem um risco maior de dar problema...aí tem de analisar se vale o risco.

Mas do jeito que anda o mercado capaz de logo logo as placas AM4 estarem mais caras que as AM5...tão vendedno placa pelada de 700 reais para cima e as melhorzinhas de 1000 para cima...tá osso.

unico cpu am5 interessante ate o momento acho que eh o 7900 non-x, tdp baixo e preço interessante

Série AMD Ryzen 7000X3D será lançada no Dia dos Namorados​

AMD Ryzen 7950X3D, 7900X3D e 7800X3D são lançados em 14 de fevereiro​

O fabricante da CPU confirma a data de lançamento de suas CPUs 3D V-Cache Zen4.

KXjJ1tP.png

AMD Ryzen 7000X3D agora tem data de lançamento, como foi descoberto por Overclock3D . A AMD acaba de atualizar seu site com novas informações para a série Ryzen 3D V-Cache aprimorada. Todos os três SKUs que a AMD anunciou na CES 2023 estão programados para serem lançados em 14 de fevereiro, como agora é mostrado:

2VKLfaA.png

A série de desktop Zen4 com 3D V-Cache é a mais nova adição à família Ryzen 7000. Ontem a AMD atualizou a linha com SKUs não-X, que ampliou a oferta com SKUs de 65W. Esta linha de produtos agora está definida para competir com uma longa lista de CPUs Intel LGA1700, incluindo CPUs Core de 12ª e 13ª geração, e já existem muitos deles.

A AMD afirma que seu Ryzen 9 7950X3D oferece melhor desempenho em jogos do que a CPU Core i9-13900K, pelo menos nos títulos escolhidos pela AMD (observe que o slide diz incorretamente Ryzen 7):

I2vMdwb.jpg

Felizmente, a AMD está preparando um belo presente para os jogadores, oferecendo seus melhores processadores Ryzen 7000 a um ótimo preço, se for esse o caso, devemos saber no próximo mês.

UsG0Mp1.png
:money:
Notícia boa man !
1 mês
Já com todas as partes aqui do am5, agora só aguardar por eles.

Users who are viewing this thread

• Voltar