AMD's upcoming Ryzen 9 7950X3D processor will bring 16 cores and 32 threads along with 16 MB of L2 cache and 128 MB of L3 cache for 144 MB of 3D V-cache present on the package. Today, we get to see it in action for the first time in benchmarks like Blender for 3D content creation and Geekbench 5...
A próxima linha de processadores 7000X3D da AMD, que inclui Ryzen 9 7950X3D, Ryzen 9 7900X3D e Ryzen 7 7800X3D, promete desempenho incrível em jogos graças a grandes quantidades de 3D V-Cache. No entanto, esses novos processadores aplicam o cache a apenas um dos dois CCDs (abre em nova aba)...
A próxima linha de processadores 7000X3D da AMD, que inclui Ryzen 9 7950X3D, Ryzen 9 7900X3D e Ryzen 7 7800X3D, promete desempenho incrível em jogos graças a grandes quantidades de 3D V-Cache. No entanto, esses novos processadores aplicam o cache a apenas um dos dois CCDs (abre em nova aba)...
Vi esses dias 13900k por 4100 em alguma loja das três maiores. E realmente podem até falar de consumo, mas de calor não, ambas CPUs são quentes por padrão (há meios para amenizar isso).
O meio mais fácil de amenizar isso é o da AMD, 7950X via Ryzen Master vc faz o undervolt de modo "automatico" click no ECO mode, ou se preferir tem receita de bolo a ser seguida pela BIOS no PBO.
Nos 2 podemos fazer coisa para que trabalhem melhor, porém, acredito que no valor de ambos, vc ainda ter que refinar é meio paia né? estamos falando de processadores caros, eu penso que deveriam funcionar corretamente sem a gente ter de ter aquela "dorzinha de cabeça"
O meio mais fácil de amenizar isso é o da AMD, 7950X via Ryzen Master vc faz o undervolt de modo "automatico" click no ECO mode, ou se preferir tem receita de bolo a ser seguida pela BIOS no PBO.
Nos 2 podemos fazer coisa para que trabalhem melhor, porém, acredito que no valor de ambos, vc ainda ter que refinar é meio paia né? estamos falando de processadores caros, eu penso que deveriam funcionar corretamente sem a gente ter de ter aquela "dorzinha de cabeça"
Ah, mas esse "refinar" é algo opcional. A treta é que a gente está acostumado ao 60 graus, qualquer coisa acima já acha que tem problema, é automático.
Ah, mas esse "refinar" é algo opcional. A treta é que a gente está acostumado ao 60 graus, qualquer coisa acima já acha que tem problema, é automático.
Isso é um ótimo ponto, galera tem noia de ficar com coisa de monitoramento aberto direto, parece que os números que aparecem no overlay acabam sendo mais importantes que o desempenho em si.
Mas uma vez eu havia falado pra alguém aqui do forum, que essas novas temperaturas, são o "novo normal"
Se ambas as marcas dizem que é normal, quem sou eu pra achar que isso esta quente? eu compreendo que é feito pra trabalhar nessas temperaturas, mas nem todo mundo aceita.
:::EDIT:::
NOTA: Eu não to acostumado a 60 graus, pq meu processador foi o inicio dos vulcões kkkkkkkkkk, pra um hexacore é bem esquentado, full load é seus 75~80 em stock, obvio que fiz algumas coisas pra amenizar, e isso que meu cooler é um bom Water Cooler e está preso direitinho.
sou do tempo que se ligasse um duron/athlon xp sem o dissipador em cima, em 10s ele pegava 70ºC e saia fumacinha do die, então está cravado na mente isso de "mais de 70ºC não é coisa boa" xD
Mas como disseram, tudo evoluiu e o limite térmico dos componentes são maiores agora, e mesmo que vá reduzir a vida útil de um CPU, dificilmente alguém vai passar dos 5 anos com um processador hoje em dia. Temos desempenho para muitos anos mas a velocidade que o desempenho voltou a andar e a exigência desses jogos novos (mal programados) está gerando um consumismo cada vez mais desenfreado.
sou do tempo que se ligasse um duron/athlon xp sem o dissipador em cima, em 10s ele pegava 70ºC e saia fumacinha do die, então está cravado na mente isso de "mais de 70ºC não é coisa boa" xD
Mas como disseram, tudo evoluiu e o limite térmico dos componentes são maiores agora, e mesmo que vá reduzir a vida útil de um CPU, dificilmente alguém vai passar dos 5 anos com um processador hoje em dia. Temos desempenho para muitos anos mas a velocidade que o desempenho voltou a andar e a exigência desses jogos novos (mal programados) está gerando um consumismo cada vez mais desenfreado.
Pior que nessa época(2000-2002) nem o Athlon/Duron tinha proteção contra alta temperatura, tipo reduzir o clock ou congelar o PC...só foram implementar esse recurso nas placas-mãe da época depois de um vídeo do Toms Hardware que rodou o mundo com o processador queimando in rela time kkk...se o CPU Cooler pifasse as chances de perder a CPU eram imensas.
Pior que nessa época(2000-2002) nem o Athlon/Duron tinha proteção contra alta temperatura, tipo reduzir o clock ou congelar o PC...só foram implementar esse recurso nas placas-mãe da época depois de um vídeo do Toms Hardware que rodou o mundo com o processador queimando in rela time kkk...se o CPU Cooler pifasse as chances de perder a CPU eram imensas.
Exatamente o que você mencionou: os Celeron, Pentium III e 4 tinha proteção contra super aquecimento já os Athlon e Duron não possuíam...aí foi implementado esse recurso nas placas-mãe da época.
Agora me responde se esse vídeo aí não foi encomendado pela concorrente?
EDIT: enquanto estaca digitando o @dayllann já colocou video kkk
Estou precisando urgentemente de trocar de CPU, estou vendo como vai ser o desempenho pois eu preciso trocar de MOBO + RAM + CPU. Se não for os da AM5 vou no R9 5900X + X570 + 3600 DDR4
Eu liguei meu 13900k sem cooler pra checar se meu problema ia ser resolvido (o XMP não ativava na placa-mãe anterior), bateu 88 graus na BIOS, deu post XMP normal e antes de entrar no SO eu desliguei kkkkkkkk.
Edit.: Eu não queria gastar a pasta térmica que paguei 200 reais sem ter certeza que ia resolver, depois eu botei o dedo no IHS e quase me queimei kkkkkk