[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Sobre a arquitetura "híbrida".

Qual cenário é mais provável num futuro R9?

Um CCD com núcleos pequenos e núcleos performance?

Ou

CCD exclusivamente com núcleos pequenos e outro CCD exclusivamente com núcleos performance?

Se forem misturar vários tipos de núcleos no mesmo CCD, seria possível fisicamente fazê-lo de forma a intercalar os núcleos performance e eficiência de forma a melhorar a densidade térmica do CCD?
O melhor a ser feitos seria sua terceira alternativa, intercalar, mas para os Ryzens temos que olhar o degrau mais acima da escada, os EPYCs. Como é a implementação do Bergamo, que utiliza Zen4C? Apenas chiplets de núcleos densos, então há de se crer que o Zen5C fará da mesma forma, chiplets de núcleos pequenos/densos, já que os Ryzens reciclam os chiplets dos Epycs.

Sabendo disso o mais provável de acontecer é de vir cada tipo de núcleo em um CCD separado, deixando o "trabalho sujo" de dividir as tarefas (de quem vai para onde) com o escalonador do sistema operacional, ou a AMD pode ser esperar e colocar um via hardware implementado no IOD, que recebe tags/hints do esclonador do Windows para atribuir as tarefas a cada tipo de núcleo de forma mais ágil e com menor dependência possível de tráfego de dados através do IF/GMC.

Só para constar, a Intel diz que sua arquitetura híbrida tem um HWScheduler, mas o Locuza_ e o Fritzchens Fritz não acharam nenhuma unidade dedicada a esta tarefa no die dos Alderlake, mas a Intel diz que existe um microcontrolador lá (ThreadDirector), mas onde ninguém achou xD

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só uma curiosidade: Pq essa expectativa da AMD trocar um CCD com P core por um ccd com E core? Se fosse pra um mobile, até faria sentido, mas pra desktop?
Como disseram, não é trocar, e sim adicionar, seja em um CCD diferente, seja no mesmo CCD. Como esses núcleos trabalham em uma frequência menor, e possuem metade da cache L3, um CCX de 8 núcleos Zen4c consegue ser otimizado com bibliotecas mais densas e assim ocupar ~40% menos espaço que um CCX de 8 núcleos Zen4 comum.

Adicionando eles em meio a um CCD padrão permitiria aumentar a área de contato do die com o IHS, melhorando assim a dissipação de calor e diminuindo a densidade térmica, mas aumentaria o custo de produção, por isso o mais sensato é cada tipo de núcleo em seu próprio chiplet. Vale lembrar que que o Bergamo utiliza chiplets Zen4c de 16 núcleos, logo um CCD dele é pouca coisa maior que o CCD do Raphael (20% maior), mas oferece o dobro de núcleos.

OBS: Os "E-cores" da AMD possuem SMT/HT, e constam com todas as instruções dos "P-cores", logo são bem diferente dos da Intel e por isso chamar/dividir eles em P-cores e E-cores não se encaixa bem, praticamente são o mesmo núcleo "cheio" apenas com menos clock e cache, e "construídos" de uma forma mais densa para ocupar menos espaço e ter menos vazão de corrente (e assim serem ainda mais econômicos/eficientes).

Ou seja, um processador com dois CCDs, sendo um Zen4 e outro Zen4c, entregaria 24c/48t, e não 24c/32t como no futuro Arrowlake (8+16) da Intel, além de que todos os núcleos entrariam em ação em um programa executando AVX512, por exemplo.

Última edição:
CCD exclusivamente com núcleos pequenos e outro CCD exclusivamente com núcleos performance?
Acho isso mais provável.
Um CCD com núcleos pequenos e núcleos performance?
Não acho isso muito prático, iria ficar ruim pra segmentar produtos, e teriam de fazer 3 tipos de CCDs: só com pequenos, só com grandes e híbridos, até pq muitos dos produtos deles vão usar exclusivamente apenas um dos tipos.

Nesse cenário, no caso da AMD ainda tem mais um complicador, que seria o VCache.

Eu já decidi q vou pegar o 5800x3d e ficar com ele por uns bons anos.
Pq não pega um 13600k que ganha do 5800X3D em jogos e custa a mesma coisa?

nYXXmIg.jpeg

nYXXmIg.jpeg

O problema de testes em jogos é que não dá pra se chegar a uma conclusão muito sólida, depende muito do leque de jogos que foram testados, por isso vários testes pela internet divergem entre si.

Neste exemplo aqui, só o fato de ter removido UM jogo, o X3D pulou de último da lista pra segundo.

Aí vai que os jogos que o cara mais curte se aproveitam bastante do cache? Ou pelo contrário, vai que nenhum tira vantagem? Infelizmente o consumidor precisa procurar os detalhes. Caso ele tivesse numa plataforma AM4, iria falar pra ir de X3D de olhos fechados, mas como ele vai montar do zero, penso que o 13600K deve ser considerado, inclusive no atual momento do mercado eu iria de Intel (e faria um esforço pra pegar pelo menos um 13700/13700K).

Última edição:
esses testes tem que levar em consideração a plataforma que vai ficar tambem
na Intel vc ja sabe que so serve pra 2 gerações na amd se for igual a passada sera 5 (se vc for por AM5) ou fica na AM4 que e mais barata

O problema de testes em jogos é que não dá pra se chegar a uma conclusão muito sólida, depende muito do leque de jogos que foram testados, por isso vários testes pela internet divergem entre si.

Neste exemplo aqui, só o fato de ter removido UM jogo, o X3D pulou de último da lista pra segundo.

Aí vai que os jogos que o cara mais curte se aproveitam bastante do cache? Ou pelo contrário, vai que nenhum tira vantagem? Infelizmente o consumidor precisa procurar os detalhes. Caso ele tivesse numa plataforma AM4, iria falar pra ir de X3D de olhos fechados, mas como ele vai montar do zero, penso que o 13600K deve ser considerado, inclusive no atual momento do mercado eu iria de Intel (e faria um esforço pra pegar pelo menos um 13700/13700K).

Não faz sentido alguém que vai montar um PC do zero ir de Intel. Porque alguém que vai montar um PC e, portanto, quer longevidade, montaria um PC baseado numa plataforma com data para morrer, apenas para ter que trocar a placa mãe quando for atualizar?

AMD tem uma plataforma que acabou de nascer e tem, no mínimo, mais umas duas gerações garantidas. Isso significa que upgrades futuros serão mais fáceis e baratos. Para um PC novo, não há outra opção senão ir de AMD. na minha opinião.

Não faz sentido alguém que vai montar um PC do zero ir de Intel. Porque alguém que vai montar um PC e, portanto, quer longevidade, montaria um PC baseado numa plataforma com data para morrer, apenas para ter que trocar a placa mãe quando for atualizar?

AMD tem uma plataforma que acabou de nascer e tem, no mínimo, mais umas duas gerações garantidas. Isso significa que upgrades futuros serão mais fáceis e baratos. Para um PC novo, não há outra opção senão ir de AMD. na minha opinião.

Não me leve a mal, até pq utilizo um AMD, mas escuto essa conversa desde o início do nascimento do Ryzen. Aí a realidade é o seguinte: o cara monta um PC com X370, depois troca por uma B450 ou X470 e por fim vai pra uma X570. Vi diversas vezes isso acontecer. Seja por motivos de melhorar compatibilidade com memória, OC, recursos tecnlógicos mais modernos ou qualquer outra preferência pessoal. A própria AMD cogitou não oferecer suporte ao chipset mais antigo (como aconteceu quando surgiu os Ryzen 5000 e que fez vários migrarem pra B450/X470). No final das contas, para grande parte, a longevidade só fica na imaginação e a conversa da longevidade meio que serve pra justificar a compra que se queria fazer. Sem contar que o histórico de problemas foram consideráveis nos últimos anos (ainda que se coloque a culpa em parte à Microsoft/AGESA,etc), então é plenamente justificável que alguns queiram evitar.

Não me leve a mal, até pq utilizo um AMD, mas escuto essa conversa desde o início do nascimento do Ryzen. Aí a realidade é o seguinte: o cara monta um PC com X370, depois troca por uma B450 ou X470 e por fim vai pra uma X570. Vi diversas vezes isso acontecer. Seja por motivos de melhorar compatibilidade com memória, OC, recursos tecnlógicos mais modernos ou qualquer outra preferência pessoal. A própria AMD cogitou não oferecer suporte ao chipset mais antigo (como aconteceu quando surgiu os Ryzen 5000 e que fez vários migrarem pra B450/X470). No final das contas, para grande parte, a longevidade só fica na imaginação e a conversa da longevidade meio que serve pra justificar a compra que se queria fazer.
Concordo, se for seguir por esse lado, mesmo que a AMD esteja perdendo e perca as 4 gerações no mesmo soquete, vale a pena ir na CPU pior só pra manter a mesma mobo? Pra mim 2 gerações é mais que suficiente, se a Intel estiver melhor eu vou na Intel, se a AMD estiver melhor eu vou na AMD, independente se uma troca a cada 2 ou 4 gerações a placa-mãe.

Não me leve a mal, até pq utilizo um AMD, mas escuto essa conversa desde o início do nascimento do Ryzen. Aí a realidade é o seguinte: o cara monta um PC com X370, depois troca por uma B450 ou X470 e por fim vai pra uma X570. Vi diversas vezes isso acontecer. Seja por motivos de melhorar compatibilidade com memória, OC, recursos tecnlógicos mais modernos ou qualquer outra preferência pessoal. A própria AMD cogitou não oferecer suporte ao chipset mais antigo (como aconteceu quando surgiu os Ryzen 5000 e que fez vários migrarem pra B450/X470). No final das contas, para grande parte, a longevidade só fica na imaginação e a conversa da longevidade meio que serve pra justificar a compra que se queria fazer. Sem contar que o histórico de problemas foram consideráveis nos últimos anos (ainda que se coloque a culpa em parte à Microsoft/AGESA,etc), então é plenamente justificável que alguns queiram evitar.
Bem, tem uma vantagem aí: a pessoa consegue trocar processador e placa mãe em ocasiões distintas.

Comprou um 7000 + x670. Saiu o 9000? Compra só o processador e usa. Quer trocar de placa mãe mais recente? É só comprar, trocar e pronto. Não tem downtime (na teoria), e não precisa comprar o kit ao mesmo.

Conheço gente que quando migrou pra amd, comprou uma x570 e um 3200g. E só depois comprou um 5900x e passou o 3200g pra frente, e aí deu uma respirada de R$2800 nessa brincadeira.

Apenas adicionando ao debate.

Vou fazer uma mudança do 5900x pro 5800x3d.

Meramente pela relação CxB da mudança, o investimento será mínimo após a venda do 5900x.

Além de que tenho jogado jogos que se beneficiam muito do 3d cache, como Destiny 2, FF14 e WoW.

Parece que "MMOs" adoram cache, sendo o tipo de jogo com consistentemente mais ganhos.

Concordo, se for seguir por esse lado, mesmo que a AMD esteja perdendo e perca as 4 gerações no mesmo soquete, vale a pena ir na CPU pior só pra manter a mesma mobo? Pra mim 2 gerações é mais que suficiente, se a Intel estiver melhor eu vou na Intel, se a AMD estiver melhor eu vou na AMD, independente se uma troca a cada 2 ou 4 gerações a placa-mãe.
Concordo e prefiro Intel, porem estamos num patamar de preços de placa-mãe bem abusivos.
Anteriormente eu gastava de 600 a 900,00 numa mobo, depois ficou de 900,00 a 1400,00.

Hoje ja vejo uma placa mediana de 1800,00 a 2500,00...as tops só doido pagando 6 a 8mil ou mais.

Estou revendo minhas opções pelo custo como princioal fator, mais que performance e/ou consumo.

Tudo bem que o fantasma de bugs na AMD me incomoda, mas ok tb, já tive 386DX40, Duron, XP2200+...

A atual escalada $$$$ me incomoda.

Concordo e prefiro Intel, porem estamos num patamar de preços de placa-mãe bem abusivos.
Anteriormente eu gastava de 600 a 900,00 numa mobo, depois ficou de 900,00 a 1400,00.

Hoje ja vejo uma placa mediana de 1800,00 a 2500,00...as tops só doido pagando 6 a 8mil ou mais.

Estou revendo minhas opções pelo custo como princioal fator, mais que performance e/ou consumo.

Tudo bem que o fantasma de bugs na AMD me incomoda, mas ok tb, já tive 386DX40, Duron, XP2200+...

A atual escalada $$$$ me incomoda.
Nem me fale, essa minha é a melhor das DDR4 de Z790, mas não é nem perto das DDR5 tipo série ROG Maximus, custou 3400 reais, isso era preço de placa-mãe bem top um tempo atrás. Eu só fui de DDR4 pq sei que com RAM bem afinada no OC não deve em nada pra DDR5 bem afinada em jogos, então economizei bem e tenho performance de quem usa DDR5 a 8400Mhz CL32 por exemplo. Até postei um comparativo uma vez lá no tópico dos Intel, uma RAM 4300CL15 que é quase como uso aqui fez quase o mesmo FPS no benchmark do Shadow of the Tomb Raider contra um de DDR5 8600Mhz CL34. Ambos 13900k no mesmo clock e ambos RTX 4090.

Nem me fale, essa minha é a melhor das DDR4 de Z790, mas não é nem perto das DDR5 tipo série ROG Maximus, custou 3400 reais, isso era preço de placa-mãe bem top um tempo atrás. Eu só fui de DDR4 pq sei que com RAM bem afinada no OC não deve em nada pra DDR5 bem afinada em jogos, então economizei bem e tenho performance de quem usa DDR5 a 8400Mhz CL32 por exemplo. Até postei um comparativo uma vez lá no tópico dos Intel, uma RAM 4300CL15 que é quase como uso aqui fez quase o mesmo FPS no benchmark do Shadow of the Tomb Raider contra um de DDR5 8600Mhz CL34. Ambos 13900k no mesmo clock e ambos RTX 4090.
Qdo DDR5 estiver na casa do CL20 ai compro.
por hora 13600K com Z690 e 13700 com B760.
Ta saindo daqui um 12400 com H670

porem manteve compatibilidade
e hoje ja aprendemos que bios deve ser grande então 128 mega pra cima
na intel e garantido que não vai ter
e eu so sai da b350 e fui pra x570 por que o am4 foi descontinuado e assim como foi no am3+ as mob boa somem do mercado

nYXXmIg.jpeg
Nos testes do HU eles empataram e com o bônus do 5800x3d consumindo 123w a menos e usando DDR4, o 13600k só empatou usando DDR5 que custa bem mais, junto com a plataforma.. Dá pra rodar quase dois 5800x3d com o consumo do 13600k.

9FEKG0k.png

E se jogar em 1440p ou mais (meu caso), a diferença entre o 5800x3d e o primeiro lugar, que é o opala do 13900k, é de apenas 7%, insignificante pro consumo e preço da plataforma dele. Sem sentido nenhum na minha opinião.

um video gringo explicando como funciona a ram em detalhes ddr5/ddr4

e grande mais ajuda a entender o que são algumas siglas pra quem gosta de fazer oc nas memos e uma boa em ver

Nos testes do HU eles empataram e com o bônus do 5800x3d consumindo 123w a menos e usando DDR4, o 13600k só empatou usando DDR5 que custa bem mais, junto com a plataforma.. Dá pra rodar quase dois 5800x3d com o consumo do 13600k.

9FEKG0k.png

E se jogar em 1440p ou mais (meu caso), a diferença entre o 5800x3d e o primeiro lugar, que é o opala do 13900k, é de apenas 7%, insignificante pro consumo e preço da plataforma dele. Sem sentido nenhum na minha opinião.
Ah HUB... Eu nem boto tanta credibilidade nesse teste aí, ainda acho que são meio AMD bias desde umas tretas passadas com a Intel, se for ver em todos outros lugares não fica assim o comparativo. É um dos únicos se não o único lugar que o 7700x fica nessa posição aí.

Ah HUB... Eu nem boto tanta credibilidade nesse teste aí, ainda acho que são meio AMD bias desde umas tretas passadas com a Intel, se for ver em todos outros lugares não fica assim o comparativo. É um dos únicos se não o único lugar que o 7700x fica nessa posição aí.
No GN foi o mesmo resultado, mais consumo no Intel e usando DDR5. O 13600k só ganhou com folga lá no CS GO.

Pelo consumo 35% maior dele e o uso de tecnologias mais caras na plataforma devia ser praticamente 20% mais veloz, mas na maioria dos jogos fica praticamente empatado.

No GN foi o mesmo resultado, mais consumo no Intel e usando DDR5. O 13600k só ganhou com folga lá no CS GO.

Pelo consumo 35% maior dele e o uso de tecnologias mais caras na plataforma devia ser praticamente 20% mais veloz, mas na maioria dos jogos fica praticamente empatado.
Consumo não tem como comparar muito, Intel tá atrasada na corrida da litografia, eu me espanto que ela ainda assim consegue competir e ganhar da AMD, mesmo estando em maior litografia.

Não sei pq o pessoal liga tbm tanto pra consumo, jogando que o uso de cada núcleo fica bem baixo não passa de 80w, tbm não fica quente jogando, ainda mais se fizer undervolt.

Cara mas o que você disse só vale para o caso de a Intel ter uma plataforma que seja claramente melhor e, ao menos nesta geração, não me parece ser o caso. Veja, no high end, o 7950X e o 13900K são largamente equivalentes e o 7900X também é um ótimo produto. No intermediário, a Intel é melhor no multicore em produtividade, mas em games, os Ryzen vão muito bem. Além disso, se os X3D Zen 4 forem o que se espera, talvez sejam os melhores processadores desta geração: eficientes, muito bons em produtividade e excelentes em jogos.

Dada esta realidade, me parece que todos que querem montar um PC do zero pensando no longo prazo deveriam considerar AMD ao invés de Intel. Alguns reviews gringos vão justamente nesta linha.

Esse HU é bem tosco, gosta de puxar sardinha vermelha.
Todo review deles tem que filtrar bem e comparar com outros.

Consumo não tem como comparar muito, Intel tá atrasada na corrida da litografia, eu me espanto que ela ainda assim consegue competir e ganhar da AMD, mesmo estando em maior litografia.

Não sei pq o pessoal liga tbm tanto pra consumo, jogando que o uso de cada núcleo fica bem baixo não passa de 80w, tbm não fica quente jogando, ainda mais se fizer undervolt.
esse discurso para mim é balela como argumento, qdo vai ver o cara ta com um 4090. 6800X, 3080 etc...fonte de 850W, 1000W

ta todo mundo enfiando o pé na jaca com as GPUs, que falar em ECO mode é hipocrisia.

na minha opiniao, discurso de baitola, no fundo ninguem se importa com consumo, quem prefere AMD vai de vermelhinha e quem prefere Intel vai de azulzinho e foda-se, ta tudo certo.

Última edição:
Cara mas o que você disse só vale para o caso de a Intel ter uma plataforma que seja claramente melhor e, ao menos nesta geração, não me parece ser o caso. Veja, no high end, o 7950X e o 13900K são largamente equivalentes e o 7900X também é um ótimo produto. No intermediário, a Intel é melhor no multicore em produtividade, mas em games, os Ryzen vão muito bem. Além disso, se os X3D Zen 4 forem o que se espera, talvez sejam os melhores processadores desta geração: eficientes, muito bons em produtividade e excelentes em jogos.

Dada esta realidade, me parece que todos que querem montar um PC do zero pensando no longo prazo deveriam considerar AMD ao invés de Intel. Alguns reviews gringos vão justamente nesta linha.
tenho que discordar, para mim o melhor CPU do momento no geral, considerando gaming, produtividade, preço, consumo, bugs, etc é o 13600K.
É uma opção muito equilibrada e tem sido a pedra no sapato da AMD numa avaliaçao bem realista, motivo dos continuos price cuts para tentar vender Zen4 com DDR5.
7600X e 7700X nao me parece que agradaram tanto como foi quando teve o lançamento do 5600X.

13600K é considerado a melhor compra de 2022 pelo GN, se quiser contrapor HU.

Mas review por review a preferencia cai para a vontade de cada um.

O 5800X3D entre os usuarios de AMD é o atual campeao de vendas, e isso é bem preocupante para a AMD, pois um belo tiro no pé. quem comprou recentemente essa CPU, nao vai migrar mobo e memoria tao logo para Zen4.

Última edição:
tenho que discordar, para mim o melhor CPU do momento no geral, considerando gaming, produtividade, preço, consumo, bugs, etc é o 13600K.
É uma opção muito equilibrada e tem sido a pedra no sapato da AMD numa avaliaçao bem realista, motivo dos continuos price cuts para tentar vender Zen4 com DDR5.
7600X e 7700X nao me parece que agradaram tanto como foi quando teve o lançamento do 5600X.

13600K é considerado a melhor compra de 2022 pelo GN, se quiser contrapor HU.

Mas review por review a preferencia cai para a vontade de cada um.

O 5800X3D entre os usuarios de AMD é o atual campeao de vendas, e isso é bem preocupante para a AMD, pois um belo tiro no pé. quem comprou recentemente essa CPU, nao vai migrar mobo e memoria tao logo para Zen4.
E vamos ser sinceros? Na real, 90% que mudam (upgrade) não mudam por necessidade (ainda mais quem joga em 1440p ou 4K), mudam por querer ter sempre coisa nova, entusiasta, ou simplesmente por aquela coceirinha chata do up hehehe.

Bom dia a todos. De ontem pra hoje comecei a reparar que o windows task manager e tbm o Afterburner estão mostrando a utilização de CPU sempre em 100%, independente do que está sendo feito ou não no computador.

uOIxJ48.png
Alguém já viu esse bug?

Users who are viewing this thread

Voltar