AMD x SB até R$3000

Gabriel_Tubarao

know-it-all Member
Registrado
Galera, vou ser bem objetivo:

To montando um PC pra um amigo de até R$3000

A pergunta é: 2500k, X4 965 ou X6 1055T ou X6 1090T?

O combo vai ter que empurrar 2x 6870

To na dúvida também: HAF 912 ou CM 430 Elite ou CM 690

Restante é receita pronta:
2x2gb (1333 se for AMD / 1600 CL8-9 se for Intel)
2x500Gb 7200.12
Monitor FullHd
Corsair TX 750w


A questão é que eu nunca fui fã de Intel pelo preço das suas mobos.

Enquanto um X4 965 + mobo sai por R$650, o 2500k + UD4 B3 sai por R$1250.


O 2500k empurra de boa, mas e o X4 965 4.0, vai gargalar?
Porque se o 965 guentar, mesmo que no limite, o combo vai ser AMD.
 
Última edição:
Galera, vou ser bem objetivo:

To montando um PC pra um amigo de até R$3000

A pergunta é: 2500k, X4 965 ou X6 1055T ou X6 1090T?

O combo vai ter que empurrar 2x 6870

To na dúvida também: HAF 912 ou CM 430 Elite ou CM 690

Restante é receita pronta:
2x2gb (1333 se for AMD / 1600 CL8-9 se for Intel)
2x500Gb 7200.12
Monitor FullHd
Corsair TX 750w


A questão é que eu nunca fui fã de Intel pelo preço das suas mobos.

Enquanto um X4 965 + mobo sai por R$650, o 2500k + UD4 B3 sai por R$1250.


O 2500k empurra de boa, mas e o X4 965 4.0, vai gargalar?
Porque se o 965 guentar, mesmo que no limite, o combo vai ser AMD.

Primeiro: O 965 vai rodar TUDO no cross numa boa!!
Não, não vai gargalar?!?O que seria gargalar? Esse novela vai até o infinito....

...mas, na prática, o cross vai ficar fortíssimo, e rodará QUALQUER jogo no talo acima de 60fps fácil!



Porém, teria outros fatores não tão ojetivos:

Se o combo sandybridge, para caber no orçamento, reduzir as placas de vídeo, terá pior performance, óbvio!
Mas ganhará "futuro" da plataforma: novos lançamentos de cpu, gargalo menor em jogos pesados NO FUTURO , etc.

Então não é só potência que está em jogo: gastará 3k reais numa plataforma que não tem muito pra onde correr se for de AM3.
(tem as mobos AM3 890 (asus/gigabyte/msi) que vão ser compatíveis com os bulldozers, mas não se sabe se terão a performance limitada ou não)

Então pode se pensar de outro jeito:
Sacrifica a performance AGORA, para ganhar FUTURO da plataforma:

Exemplo: i5 2500k e uma 560ti ou 6950. Desempenho MONSTRO e muito satisfatório e QUASE todos os jogos no máximo!
(tirando as famosas exceções de crysis, metro, etc.)

Depois, quando a grana sobrar, coloca outra vga.

Pois se uma 560ti ou uma 6950 roda um jogo tal à 80fps, o cross roda a 120fps, e o monitor tem um refresh rate de 60hz , qualquer fps acima do 60 (60fps=60hz) será meramente pscicológico.

Num monitor de 120hz, aí sim faz diferença! Mas esses são muito raros no Brasil.


Enfim, pense nisso também.

Abraços
 
Última edição:
Pois se uma 560ti ou uma 6950 roda um jogo tal à 80fps, o cross roda a 120fps, e o monitor tem um refresh rate de 60hz , qualquer fps acima do 60 (60fps=60hz) será meramente pscicológico.

Não é pscicológico não. Em um FPS faz uma baita diferença !
Experimenta jogar com o cross on e off e ver se vc vai matar a mesma coisa...
 
Exatamente! Eu montaria Sandy Bridge ou aguardaria o lançamento do AMD Fusion (Bulldozer) para ver se virão brigando de frente com a Intel. Investir em PII X4 hoje em dia é besteira, essa família já deu tudo oq tinha para dar.

De qualquer forma, com 3 mil da para montar Sandy Bridge 2500K numa boa com a config de VGAs que vc quer.
 
Galera, vou ser bem objetivo:


Enquanto um X4 965 + mobo sai por R$650, o 2500k + UD4 B3 sai por R$1250.

Mas Gabriel, a mesma diferença que tem no preço, também tem na performance. Alias, é mais diferença ainda na performance.

Eu nem pensaria duas vezes, montaria I5 ou I7 SB e uma VGA só, que hoje em dia já vai sobrar e muito em qualquer game! Aí depois, para o futuro (e quando for necessário), abre o gabinete e espeta mais uma VGA.
 
Não é pscicológico não. Em um FPS faz uma baita diferença !
Experimenta jogar com o cross on e off e ver se vc vai matar a mesma coisa...


Depois de 60fps, em um monitor com 60hz de refresh rate, é pscicológico sim.
o que pode ocorrer talvez aí é que os fps mínimos caiam abaixo de 60 sem crossfire, e com 2 placas os fps mínimos não caem de 60.

Jogue quake 3 agora, com mais de 500fps (pois é um jogo antigo e leve), e depois jogue a 60fps. Será igual, mesmo!

Isso porque um monitor que tem um refresh rate de 60hz atualiza a tela numa frequência 60 por segundo.
Frames produzidos mais rápido que isso não dá tempo do monitor mostrar. Teu sistema produz mais, mas o monitor só consegue mostrar a cada 1/60 de segundo.
isso as vezes gera o tearing (a tela fica meio que "piscando")

If your FPS is higher than your refresh rate at any time, your monitor will not actually be able to display all of these frames, and some will come out with a graphical glitch known as Tearing. To prevent this, you can enable an option called Vertical Synchronization (VSync).

Por isso que tem monitores e projetores de 120hz agora, mas são o olho da cara ainda.
 
Última edição:
O Henrique esta certissimo....:yes:

Pra monta uma maquina agora eu iria de SB jah com as peças que vc postou no topico e colocaria uma GTX570 que tem o preço pouco menor que 2x 6870, ae com a diferença vc pega uma com cooler diferenciado. Outra opção seria a HD6950 2GB que tbm eh uma excelente placa manolo e pra jogar em FullHD nao precisa mais que essas duas.

So uma observação: se o seu colega nao sabe escolher peças ele com certeza so gosta de jogar jogos e nao eh aficcionado por FPS. Ele nem vai sentir a diferença.
 
Mas Gabriel, a mesma diferença que tem no preço, também tem na performance. Alias, é mais diferença ainda na performance.

Eu nem pensaria duas vezes, montaria I5 ou I7 SB e uma VGA só, que hoje em dia já vai sobrar e muito em qualquer game! Aí depois, para o futuro (e quando for necessário), abre o gabinete e espeta mais uma VGA.

Skid Vicious, eu concordo com você, como disse no post anterior, mas só não acho que " a diferença em performance é maior que no preço".

Ir de sandybridge significa R$600 a menos em placa de vídeo! (supondo hd,ram, fonte, gabinete, etc iguais) e vai sacrificar o cross de 6870, e terá que pegar uma VGA mais barata (560ti ou 6950, por exemplo).

O i5 2500k é mais forte que o 965? Sem dúvida!
Mas, pra jogos, VGA é mais importante, e muito!
E 600 reais a mais em VGA faz uma diferença absurda em performance. Muito mais do que R$600 em cpu.

Ainda acho que ele deva ir de sandybridge, mas não duvide: irá perder performance em comparação ao combo AMD + o Cross.

Mesmo se fosse de i5 2500k + 580gtx!! Por que? O crossfire de 6870 é muito cavalo!!!

http://www.anandtech.com/bench/Product/301?vs=305

A idéia aqui é trocar performance AGORA por uma plataforma com mais FUTURO de upgrades, e um cpu com mais vitalidade.
Até mesmo valor de revenda pode entrar no jogada! Um combo AM3 perderá valor muito mais rápido que um sandybridge.

Abraços
 
Última edição:
Henrique, vc completou muito bem o meu post. Concordo com vc e oq eu queria mesmo dizer era isso aí, mais vale trocar um pouco de performance agora, por uma plataforma com mais futuro. Daí a minha ideia de usar só uma VGA para baratear um pouco agora, e depois espetar mais uma.
 
Gabriel, se for pegar AMD pega pelo menos um X6.

Já testei Cross aqui, de 5850 vc sabe, fica muito bom, mas rFactor por exemplo não usou o poder o CF, não é todo jogo que fica bom, então voltei para apenas 1 vga.

Tem um combo 1156 show no bazar para vender, do Bruno, i7 875k + P7P55D-E Pro + 2x2 Geil DDR3 1600, ele tava fazendo 1000,00 já com frete, é um baita combo, tenho msn dele se precisar.

Gabinete pega o HAF 912, se tiver muito caro pega um CM 690 puro mesmo que já vai servir na boa.

Qualquer coisa da um toque no msn.
 
Já testei Cross aqui, de 5850 vc sabe, fica muito bom, mas rFactor por exemplo não usou o poder o CF, não é todo jogo que fica bom, então voltei para apenas 1 vga.

Meio natural o RFactor não ter usado o poder do CF. Na verdade, ele não deve estar usando nem 1/10 do poder da sua primeira VGA. E pode por o mod que for, que ainda vai continuar leve para os padrões de hoje em dia.

Requisitos Mínimos

Processador: Pentium IV 1 GHz ou Athlon equivalente
Velocidade do processador: 1 GHz
Memória RAM: 256 MB
Memória de vídeo: 64 MB
Direct3D: Sim
Versão do DirectX: 9.0c
Sistemas Operacionas: Windows 98 SE, Windows 2000, Windows ME, Windows XP
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo