Anatel proíbe Telefônica de vender assinaturas do Speedy

Aqui no interior que é interior, funciona perfeitamente e sempre funcionou. Não entendo essas reclamações de vocês. :p

Não cai, não fica lento, 100% estável e rápido o dia inteiro.

ta de brincadeira neh?
sou de araraquara-sp, interiorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrzao, buraco do inferno de cidade, e tem acontecido cada vez mais problemas com speedy
 
Fikei sabendo ontem dessa noticia tbm... BEM FEITO! Os caras soh socam cliente e nao tem porte pra suportar... vamos ver no q vai dar agora

Sobre a GVT... parece q ela tem sim aki mas soh para empresas :(... otro dia entrei la no site deles e ao escolher SP falava isso :(
 
Bem feito e tomara que cade vez tome mais pressão da ANATEL e mais multas pelo péssimo serviço prestado, quem sabe começa a tomar vergonha e investir em uma infraestrutura de qualidade.
 
Vou tentar assinar o speedy para a casa da minha namorada para ver o que vai rolar quando for publicado a medida :D
 
ta de brincadeira neh?
sou de araraquara-sp, interiorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrzao, buraco do inferno de cidade, e tem acontecido cada vez mais problemas com speedy
UEUAheuhahueEUaheuheuh, xCHapolim, isso não é buraco. :p
Sua cidade tem 199.132 habitantes segundo o IBGE em 2008. O verdaideiro buraco é onde eu moro, com 14.298 habitantes. Cidade pacata, com quase nada, apenas Speedy.

Por isso que não entendo, aqui na região funciona que é uma beleza.
A maioria das cidades próximas, que são pequenas, também.

Mas depende de muitos fatores... cada cidade é uma cidade. O que eu creio que acontece em algumas cidades como a sua é muita gente assinando e a central não dando conta da quantidade de pessoas.
Quando a cidade cresce o serviço tende a ficar pior, pois a Telefônica só se preocupa em colocar o serviço, e não melhorar o que tá ruim. As vezes a central é da idade da pedra e não colocaram novas portas até hoje...
 
voce tem sorte, uaehuaehuae
 
nao vo acreditar vendo os boatos speedy vai começar com franquia de consumo??????? lol se for... ja era! cancelo e mudo AJATO porque nao tem franquia e nem TS
 
Seu raciocínio é perfeito e é o que todos deveriam fazer com o dinheiro, sabendo aplicá-lo, porque é assim que se mostra quem tem o poder nas mãos porém enquanto tivermos meia-dúzia de empresas de telefonia concorrendo na mesma área vai ficar do jeito que estamos vivendo.

Vamos ver se não pintam uns inquéritos administrativos e exoneram uns funcionários, cargos de diretoria principalmente, da ANALtel (segundo um colega forista) porque aquilo lá é brincadeira de mau gosto com a cara de todos nós.

nao vo acreditar vendo os boatos speedy vai começar com franquia de consumo??????? lol se for... ja era! cancelo e mudo AJATO porque nao tem franquia e nem TS
 
Eu topo!

Desde que:

Sejam links de 5mb/1mb e 10mb/2mb no lugar dos atuais 2 e 4mb;
Nada de garantimos 10% de banda e sim 90%;
Cota de 100gb pra 5mb e 200 pra 10mb.

Se for assim eu topo, caso contrário cancelo.
 
Aqui no interior que é interior, funciona perfeitamente e sempre funcionou. Não entendo essas reclamações de vocês. :p

Não cai, não fica lento, 100% estável e rápido o dia inteiro.

Eu não reclamo por mal funcionamento e sim por que aqui tenho no maximo 1mb ou seja sou obrigado a fazer download a no max 100kbps e as vezes chega a 120kbps T_T so isso que me deixa puto!!
 
Boa!

Tomara que essa comida de rabo na telefonica sirva para o Virtua tomar vergonha e arrumar o serviço lixo deles antes de tentarem fazer algo com ele( essa ultima semana foi triste... cai TODA hora !)
 
Aqui em casa, Aclimação, também consigo boa velocidade. Faço downloads a 235Kb/s. Mas precisei mexer no DNS para ter estabilidade. Meu primo é do setor jurídico da Telefônica e sempre fala a canseira que é trabalhar lá. Porque investem um valor e vendem o dobro. Fora serviços que anunciam como grátis e dois meses depois, começam a cobrar.
 
ötimo!

Agora acompanhar.

Meu medo é que seja um acordo entre Telefonica e ANATEL.

ANATEL mostra serviço mas já acordou com a Telefonica que ela irá aumentar os valores de mensalidades, botar cota etc...

Aguardem e não comemorem antes, lembre-se a ANATEL do lado do consumidor é muito estranho.
 
voltar cota = eu vou para o net virtua, se é pra ficar na cota, prefiro virtua
 
saiu no D.O.U. Seção 1 Ed. 116 Pg 51

No- 4.043/2009-CD - Processo no 53500.011781/ 2009
O CONSELHO DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE
TELECOMUNICAÇÕES, no uso das atribuições que lhe foram conferidas
pelo art. 22 da Lei n.º 9.472, de 16 de julho de 1997, pelo art.
35 do Regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações, aprovado
pelo Decreto n.º 2.338, de 7 de outubro de 1997, e pelo art. 175
do Regimento Interno da Agência, aprovado pela Resolução n.º 270,
de 19 de julho de 2001 e alterado pela Resolução n.º 489, de 5 de
dezembro de 2007,

Considerando a crescente evolução das reclamações de usuários
do Serviço de Comunicação Multimídia comercializado como
"SERVIÇO SPEEDY" pela Telecomunicações de São Paulo S/A e a
constatação de que número expressivo de usuários foi atingido por
interrupções reiteradas, que inclusive motivaram a abertura dos Procedimentos
para Apuração de Descumprimento de Obrigações - PADO(
s) n. 53504.020157/2008 e 53504.016748/2008;
Considerando as conseqüências das diversas interrupções na
prestação do Serviço de Comunicação Multimídia pela Telecomunicações
de São Paulo S/A, no Estado de São Paulo, comercializado
como "SERVIÇO SPEEDY";

Considerando o art. 5º da Lei n.º 9.472, de 1997, que dispõe
sobre a observância dos princípios constitucionais, entre outros, da
livre concorrência e defesa do consumidor, na disciplina das relações
econômicas no setor de telecomunicações, bem como o estabelecido
no art. 19 da Lei n.º 9.472, de 1997, que dispõe sobre a competência
da Agência de adotar as medidas necessárias para o atendimento do
interesse público e para o desenvolvimento das telecomunicações
brasileiras, e, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 19 do
Regulamento da Anatel, aprovado pelo Decreto n.º 2.338, de 7 de
outubro de 1997, que determina que a competência da Agência prevalecerá
sobre a de outras entidades ou órgãos destinados à defesa
dos interesses e direito do consumidor, que atuarão de modo supletivo,
cabendo-lhe com exclusividade a aplicação das sanções do
art. 56, incisos, VI, VII, IX, X e XI da Lei n.º 8.078, de 11 de
setembro de 1990;

Considerando que a atividade da ANATEL é juridicamente
condicionada pelos princípios da legalidade, celeridade, finalidade,
razoabilidade, proporcionalidade, impessoalidade, igualdade, devido
processo legal, publicidade e moralidade, de acordo com o art. 38 da
Lei n.º 9.472, de 1997;

Considerando o disposto no art. 3º, incisos I, IV e X da Lei
n.º 9.472, de 1997, que se referem aos direitos dos usuários de
serviços de telecomunicações;

Considerando o disposto no parágrafo único do art. 1.º, no
art. 19, inciso XI e no art. 127 da Lei n.º 9.472, de 1997, que se
referem à fiscalização dos serviços de telecomunicações;

Considerando que em curso de Procedimento para Apuração
de Descumprimento de Obrigações - PADO ou, em caso de risco
iminente, antes dele, a Agência poderá, motivadamente, adotar medidas
cautelares estritamente indispensáveis para evitar a lesão, sem a
prévia manifestação do interessado, conforme estabelecido no parágrafo
único do art. 72 do Regimento Interno da Anatel, bem como
que é facultado à Administração Pública adotar motivadamente providências
acauteladoras, segundo disposto no art. 45 da Lei n.º 9.784,
de 29 de janeiro de 1999;

Considerando que em caso de interrupção ou degradação do
serviço por mais de três dias consecutivos e que atinja mais de dez
por cento dos assinantes deverá ser comunicada à Anatel com uma
exposição dos motivos que a provocaram e as ações desenvolvidas
para a normalização do serviço e para a prevenção de novas interrupções,
conforme estabelecido no §2º do art. 54 do Regulamento
do Serviço de Comunicação Multimídia, aprovado pela Resolução n.º
272, de 9 de agosto de 2001;

Considerando que o assinante do Serviço de Comunicação
Multimídia tem direito de resposta pronta e eficiente às suas reclamações,
pela prestadora, nos termos do inciso XI do art. 59 do
Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia, aprovado pela
Resolução n.º 272, de 2001;

Considerando que as prestadoras do Serviço de Comunicação
Multimídia tem a obrigação de prestar esclarecimentos ao assinante,
de pronto e livre de ônus, face a suas reclamações relativas à fruição
dos serviços, conforme inciso V do art. 55 do Regulamento do Serviço
de Comunicação Multimídia, aprovado pela Resolução n.º 272,
de 2001;

Considerando o disposto no art. 47 e incisos do Regulamento
do Serviço de Comunicação Multimídia, aprovado pela Resolução n.º
272, de 2001, que se refere a qualidade de prestação do serviço;
Considerando a presença dos requisitos para adoção de medidas
acautelatórias no caso em tela e a motivação contida no Informe
n.º 288/2009/PVSTP/PVST/SPV, de 1º de junho de 2009, aqui também
adotado como motivação;

Considerando o que consta nos autos do processo n.º
53500.011781/2009; e
Considerando deliberação tomada em por meio do Circuito
Deliberativo n.º 1.779, de 9 de junho de 2009, resolve:

I) DETERMINAR à Telecomunicações de São Paulo S/A
que apresente, em até 30 (trinta) dias, contados da notificação desta
decisão, Plano para garantir a fruição e a disponibilidade do Serviço
de Comunicação Multimídia comercializado como "SERVIÇO SPEEDY",
nos índices contratados pelos seus assinantes, na forma do
disposto no art. 47, II, do Regulamento do Serviço de Comunicação
Multimídia, aprovado pela Resolução n.º 272, de 2001, inclusive
planejamento de contingência, gerenciamento de mudanças, implantação
de redundância de redes e sistemas críticos, planejamento operacional
e cronograma, que indique data a partir da qual estejam
implementadas medidas que assegurem a regularidade do serviço;

II) DETERMINAR à Telecomunicações de São Paulo S/A
que suspenda a comercialização do Serviço de Comunicação Multimídia
denominado como "SERVIÇO SPEEDY", a partir da data de
notificação desta decisão até que a empresa declare que foram implementadas
medidas que assegurem a efetiva regularização do serviço
e que a Anatel a comprove;

III) DETERMINAR à Telecomunicações de São Paulo S/A
que informe aos interessados na aquisição do Serviço de Comunicação
Multimídia comercializado como "SERVIÇO SPEEDY", enquanto
perdurar a determinação contida no item "II", o seguinte: "em
razão da instabilidade da rede de suporte ao SERVIÇO SPEEDY, a
Anatel determinou a suspensão, temporariamente, da sua comercialização";

IV) DETERMINAR à Telecomunicações de São Paulo S/A
que forneça esclarecimento às reclamações pertinente à fruição do
Serviço de Comunicação Multimídia comercializado como "SERVIÇO
SPEEDY", pendentes de respostas no prazo de 5 (cinco) dias
úteis, contados da data de notificação desta decisão;

V) FIXAR multa de R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de
reais), pelo descumprimento das determinações contidas nos itens "I",
"III" e "IV", e de R$ 1.000,00 (um mil reais) para cada acesso do
"SERVIÇO SPEEDY" comercializado, pelo descumprimento da determinação
contida no item "II", sem prejuízo das demais penalidades
decorrentes de eventuais procedimentos que venham a ser instaurados;

VI) NOTIFICAR a Telecomunicações de São Paulo S/A para
conhecimento e cumprimento deste Despacho, nos termos do parágrafo
único do art. 72 do Regimento Interno da Anatel, ressaltando
que deverá ser enviando à Anatel relatório detalhado com as providências
adotadas, nos prazos correspondentes.
 
Pois é.
Na rua de cima tem Virtua, na rua de baixo tem Ajato, mas na minha só o Speedy
 
Pior que aqui é ou speedy ou discada!
e a speedy veio na minha cidade por engano e burrice dos cara q instalaro q confundiram o nome da cidade XD XD XD...
 
Bem feito, espero que se melhorem o serviço porco

Quando eu assinei aqui em 2007 so tinha speedy...mas era bom, desde o inicio de 2007 até o fim de 2008 foi bom o serviço....raras as vezes que caia e a velociade se mantinha constante (speedy light), ai eu tive um problema e liguei la e disseram que o light não era mais comercializado ai mudei pro 1 mb...isso eu acho sacanagem, eu usando plano antigo de 256 ate o meio de 2008 e pagando a mesma coisa do de 1 mb, é capaz do virtua ja ter chegado aqui na rua porque ja recebi ligações.....mas renovei fidelidade com speedy pq aumentei pra 2mb e se eu sair é muita :ranting3: Mas no começo do ano ficou ruim demais o serviço...ja fiquei 1 mes navegando a 10k e depois disso nunca melhorou 100%...sempre cai

E tem loco que reclama do traffic shaping do GVT :slap: eu queria muito que tivesse GVT aqui

GuiZaunZiN, voce mora em Pirituba SP tbm?
 
É, ja pararam de vender, mas a telefonica ta alegando "Falta de disponibilidade do serviço na sua região", não estão falando da publicação no Diario Oficial. Questionei o atendente sobre isto e ele me falou que a Telefonica não foi comunicada oficialmente. Belo serviço juridico o da Telefonica, os advogados deles precisam avisar os responsáveis pelo atendimento que a partir do momento que publicou no D.O.U. eles estão oficialmente comunicados.

Nunca tive problemas individuais de minha região com a telefonica, os problemas que tive sempre foram os que atingiram todos os usuários de uma vez. Alias minha banda contratada é de 2 Mb/s, mas geralmente chega aos 4 ou 5 Mb/s, meu upload não fica abaixo de 1 Mb/s. Isso se deve ao tipo de configuração de minha conexão, não sei explicar tecnicamente, mas ela varia de acordo com a quantidade de banda total usada na central. Pedi essa configuração por orientação do tecnico que é meu vizinho, alias minha casa fica ao lado da central da telefonica, é ao lado mesmo, só pular o muro.
 
Impedir venda do Speedy é positiva, mas insuficiente, defende Pro Teste

São Paulo - Associação defesa do consumidor elogia medida da Anatel, mas diz que agência devia garantir qualidade do serviço aos atuais clientes.

A associação Pro Teste de defesa do consumidor vai encaminhar uma representação junto à Agência Nacional de Telecomunicações nesta segunda-feira (22/6). A medida implica na abertura de um processo administrativo para que a Anatel esclareça quais medidas tomará em defesa dos atuais consumidores do Speedy, da Telefônica.

Na avaliação da entidade, a decisão da Anatel de impedir a venda do serviço de banda larga até que os problemas sejam resolvidos e de multar a Telefônica caso a operadora venda novas assinaturas é positiva, mas não garante a qualidade do serviço aos atuais clientes do Speedy.

"A Anatel cumpriu com seu papel, mas devia fazer exigências para que os clientes atuais tenham segurança imediata de qualidade do serviço", afirma Maria Inês Dolci, coordenadora do departamento de Relações Institucionais da Pro Teste. "Temos inúmeras reclamações de pequenas interrupções no serviço de banda larga e a operadora deve arcar com a responsabilidade".

Na semana passada, a Pro Teste entrou com uma ação civil pública contra a Telefônica pedindo o abatimento do valor da assinatura básica de telefonia fixa aos clientes prejudicados tanto pelas panes no Speedy como pela pane no serviço de telefonia da operadora, ocorrida este mês.

A associação ainda ressalta que a oferta do Speedy atrelada ao serviço de telefonia fixa da operadora é uma prática de venda casada, que prejudica o consumidor sendo que o serviço de banda larga pode ser vendido separadamente.

Proibida de vender o Speedy, a empresa ainda vende o serviço de banda larga. A Telefônica diz, por meio de sua assessoria de imprensa, que legalmente tem um prazo de 24 horas a partir da notificação para acatar as determinações da agência.

Segundo a Anatel, a publicação das medidas punitivas no Diário Oficial da União vale como notificação oficial para a empresa. Neste caso, a Telefônica já deveria ter parado a venda do serviço de banda larga.

Decisão tardia e falta de opção
Na avaliação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a decisão da Anatel é positiva, porém tardia. "Após a pane no Speedy ocorrida em julho do ano passado, a agência já tinha motivos para tomar uma decisão com base na Lei Geral de Telecomunicações", diz a advogada do Idec, Estela Guerrini. "Por ser um órgão de fiscalização, a Anatel tem de tomar medidas para que a instabilidade não aconteça, o que não estava sendo feito" critica.

Assim como Dolci, da Pro Teste, a advogada do Idec afirma que a multa aplicada pela Anatel pela venda de novas assinaturas do Speedy não resolve o problema dos consumidores atuais. "As panes são a ponta do iceberg. O que os consumidores enfrentam diariamente são problemas de acesso, cobranças abusivas e indevidas" afirma.

Outra questão levantada pela advogada é a falta de opção para clientes que não poderão contratar o Speedy, enquanto a Telefônica não detalhar à Anatel a solução das instabilidades no serviço. "Isso demonstra outro problema gravíssimo e estrutural, que é a falta de concorrência no mercado. Os consumidores também serão penalizados de alguma forma", conclui Guerrini.

Histórico de problemas

A Telefônica enfrentou várias panes em seus serviços de banda larga e de telefonia fixa nos últimos 12 meses. A mais séria delas aconteceu em julho de 2008, quando os clientes da empresa ficaram por 36 horas sem o Speedy.

Na ocasião, um problema no roteador, equipamento que faz o controle do tráfego da internet, em Sorocaba, interior de SP, foi apontado pela empresa como o responsável pela pane.

Em abril, o serviço de banda larga da Telefônica ficou instável por quase uma semana. A empresa apontou ataque de crackers como o motivo para a instabilidade do Speedy

No começou de junho de 2009, foi a vez da telefonia fixa enfrentar problemas, deixando mudos telefones de várias regiões do Estado de S. Paulo por 14 horas.

Dessa vez, a Telefônica culpou um prestador de serviço, que cometeu uma falha humana, de acordo com comunicado distribuído pela operadora.

Uma reportagem do Computerworld, que ouviu especialistas e ex-funcionários do alto escalão da operadora, aponta que a excessiva terceirização e a falta de investimentos estão na raiz dos problemas enfrentados pela operadora.
Nesta semana, nova instabilidade afetou os usuários do Speedy. A Telefônica disse que os problemas eram localizados e não afetavam vários clientes do serviço.
 
É vender é facil dificil é mandar o sinal certo pra cada um e deixar estabilizado..tenho certeza que ele não investem nos equipamentos para isso..
 
Outra questão levantada pela advogada é a falta de opção para clientes que não poderão contratar o Speedy, enquanto a Telefônica não detalhar à Anatel a solução das instabilidades no serviço. "Isso demonstra outro problema gravíssimo e estrutural, que é a falta de concorrência no mercado. Os consumidores também serão penalizados de alguma forma", conclui Guerrini.

Um comentario retirado do wirelessbrasil com relação a desagregação de redes ( que é a solução para a falta de concorrência no mercado ) e a critica da mensagem acima:

de Jose Roberto de Souza Pinto
para HELIO ROSA e COMUNIDADE
data 20 de junho de 2009 15:24
assunto [Celld-group] Anatel suspende venda do Speedy por tempo indeterminado

Caro Hélio e Grupos

O Speed é serviço de comunicação de dados, tratado na regulamentação como SCM e sua configuração é suportada pela recursos da rede telefônica local objeto da Concessão de STFC da Telefônica.

Esse uso da rede local de telefonia segundo a regulamentação deveria ser possível por qualquer outra prestadora de serviço que tivesse uma licença de SCM e nas mesmas condições que a Concessão de STFC fornece estes recursos para a sua prestadora de SCM da mesma Telefônica.

Este fato não ocorre no Brasil por total responsabilidade da ANATEL que não fez cumprir a Lei Geral de Telecomunicações – LGT e a regulamentação aplicável.

Com estas falhas periódicas no Speed da Telefonica o mercado fica com poucas ou quase nenhuma alternativa dependendo do local de instalação.

Portanto aí está mais um argumento contra a excessiva concentração que temos no país nos serviços locais e de banda larga.

Provavelmente este fato vai se repetir nas outras duas regiões como já aconteceu em alguns Estados, como é o caso de Goiás.

Então fica a pergunta do que precisa mais acontecer para que a ANATEL trabalhe efetivamente para criar um ambiente onde o usuário tenha alternativas competitivas de serviços de banda larga.

sds
Jose Roberto de Souza Pinto
Engenheiro e consultor.

----

Quem se lembra do ilustre ministro helio costa e sua frase ( É um momento inadequado ) famosa? aonde ele tá neste momento para defender a "Telefonica" da Anatel.

Uma noticia antiga que é a resposta para nossa solução:
http://oglobo.globo.com/economia/mat/2007/06/20/296439718.asp

Hélio Costa critica CPI da Anatel: 'É um momento inadequado'

Plantão | Publicada em 20/06/2007 às 16h19m
Mônica Tavares - O Globo

BRASÍLIA - O ministro das Comunicações, Hélio Costa, criticou nesta quarta-feira a criação da CPI da Anatel, que pretende investigar os contratos das empresas de telefonia fixa e móvel. Ele entende que isto poderá dificultar a discussão de um novo marco regulatório para o setor de telecomunicações e comunicação social.

— É um momento inadequado para fazer isto, acho que todas as questões que estão colocadas como fato importante na solicitação poderiam ser discutidas em nível de governo, parlamento e comissões. Vejo com uma preocupação muito grande. Isso pode criar uma situação perigosas para as empresas — disse Costa.

Para ele, a CPI surpreendeu a todos os interessados, tanto empresas como o governo. Ele contou que conversou com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e que está entrando em contato com as lideranças do governo no Congresso para alertar para o momento impróprio da CPI. Porém, admitiu que nada pode ser feito, uma vez que a CPI foi aprovada por 171 parlamentares.

— O que eu tenho sugerido é que pelo menos a indicação seja com deputados que conheçam o setor, com deputados que estejam muito bem informados sobre as telecomunicações no país, para que você tenha uma discussão de alto nível — afirmou o ministro.

Os partidos deverão indicar até a próxima semana os nomes dos 24 titulares e 24 suplentes que farão parte da comissão.
 
Se ela tivesse tomado uma multa de 1 bilhão e meio de dólares, que é o que acho justo por tantos transtornos causados, ao invés de 15 milhões de reais acho que a telecômica atenderia à ordem da ANALtel de parar a venda mas 15 milhões pra uma empresa desse porte?! Não faz nem cócegas...
 
1 bilhão e meio de dólares e muito acho que deveria pelo menos ser 15 milhões por cada cliente a mais!!
 

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