• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Android e a memória RAM

Kepler

know-it-all Member
Registrado
Criei este tópico na intenção de conscientizar o usuário no que diz respeito à como o Android usa e gerencia sua memória RAM.

Estrutura:

I - Funcionamento
II - RAM e o desempenho
III - Observação
IV - Resumo

Aparelho referência: Nexus 5, Android 6.0.1 MMB29V


I - FUNCIONAMENTO

Android NÃO é Windows. O Android foi concebido para trabalhar sempre com a memória RAM carregada de apps. Estes apps carregados na memória ficam num estado congelado, ou seja, não gastam bateria, e o fato deles estarem na memória não consome energia alguma.

Por quê é assim?

Simples, este é um meio de economizar bateria, e trazer uma experiência superior de multi-tarefa.

A economia de energia se dá pelo fato dos aplicativos já estarem carregados na memória RAM. Quando o usuário opta por usar algum app, ele apenas sai do segundo plano e é trazido para o primeiro. A demanda de energia necessária pra alternar um aplicativo do segundo pro primeiro plano, e vice-versa, é muito menor do que para carregar um aplicativo do zero.

A melhora na multi-tarefa se dá pelo fato dos aplicativos já estarem "abertos". Ou seja, a alternância entre os apps é praticamente instantânea.

No Android, a memória RAM é ocupada de 3 formas:

- (1) SISTEMA

- (2) SERVIÇOS

- (3) PROCESSOS (ASSOCIADOS À UM SERVIÇO)

- (4) PROCESSOS (EM CACHE)

(1) SISTEMA

Esta é a parcela que o próprio Android usa para rodar. Normalmente o valor flutua entre 400 e 600mb, no Android "puro". (estes valores são mensuráveis apenas do Android 5.0 em diante)

O (1) SISTEMA tem prioridade máxima na memória, ou seja, se ele precisar de mais espaço, ele vai encerrar (3) PROCESSOS EM CACHE, e por conseguinte os (2) SERVIÇOS e (3) PROCESSOS ASSOCIADOS À UM SERVIÇO para abrir espaço para sí próprio.

0giM9Hf.png

(Screenshot 1)​

No Screenshot 1 (acima), nota-se que o (1) SISTEMA está ocupando 500mb da RAM, dos 1.800mb disponíveis.


(2) SERVIÇOS / (3) PROCESSOS ASSOCIADOS

Este é fácil de explicar: enquanto você joga, ou assiste um vídeo no YouTube, você continua recebendo mensagens no WhatsApp ou Telegram, ou até mesmo e-mail, correto? Mas como pode, visto que você está usando um outro aplicativo?

Simples: há apps que emitem um (2) SERVIÇO. Esta condição os faz ficar retido na memória, para que por exemplo o WhatsApp sempre receba mensagens, mesmo que você não esteja com o aplicativo aberto.

O (2) SERVIÇO em sí não gasta bateria, ele é apenas um instrumento usado para invocar um (3) PROCESSO de determinado aplicativo para cumprir determinada tarefa, como por exemplo, enviar/receber mensagens.

JCKsq2U.png

Como podem ver, o WhatsApp mantém ativo um (2) SERVIÇO (MessageService) que invoca o (3) PROCESSO WhatsApp, que trabalha em segundo plano para enviar/receber suas mensagens.

Um (2) SERVIÇO pode invocar mais de um (3) PROCESSO, dependendo de sua necessidade.​

8LRpXis.png

(screenshot 1)​

Logo abaixo de "Uso de RAM por apps", estão listados os (2) SERVIÇOS que estão sendo executados no momento. Um (2) SERVIÇO pode ficar rodando de forma permanente, como o WhatsApp, ou surge conforme você usa o aplicativo, como por exemplo o Spotify. Após parar de usar o app, o (2) SERVIÇO é encerrado, junto do (3) PROCESSO associado.

A soma do espaço ocupado pelos (2) PROCESSOS ASSOCIADOS (visto que o (1) SERVIÇO em sí não faz nada por sí só) é mostrada logo abaixo de (1) SISTEMA, e é indicada pela porção verde da barrinha. No caso do screenshot 1, os (2) SERVIÇOS + (3) PROCESSOS ASSOCIADOS estão ocupando 458mb.

Os (2) SERVIÇOS + (3) PROCESSOS ASSOCIADOS tem prioridade na memória RAM sobre os (4) PROCESSOS em cache. Ou seja, antes de um (1) SERVIÇO e seu processo associado ser encerrado, todos os (4) PROCESSOS em cache serão encerrados antes para abrir espaço. Os (2) SERVIÇOS + (3) PROCESSOS ASSOCIADOS só são encerrados caso o (1) SISTEMA precise de mais espaço.


(4) PROCESSOS em cache

O processo de um app é a parte com a qual você interage diretamente, de grosso modo. Por exemplo, enquanto você troca mensagens no WhatApp, você está executando o processo do Whatsapp. Navegando no Chrome? Então está executando o processo do app Chrome.

Conforme explicado no início do post, o Android é feito de forma que fiquem em cache (ou seja, congelados na memória RAM) o máximo de processos possível, para agilizar a alterância entre apps e otimizar o uso de energia.

PS: O Android nunca ocupa totalmente a memória com (4) PROCESSOS em cache. Ele sempre deixa pelo menos 150-200mb para caso algum app cresça rapidamente, e precise de mais espaço de forma instantânea.

8LRpXis.png

(Screenshot 2)​

No screenshot 2, nota-se que os (4) PROCESSOS em cache somam 691mb de espaço usado na memória RAM. Todos os apps litados abaixo estão congelados e serão retomados imediatamente ao abrí-los. Este é um cenário ideal, e quanto maior for o cache, melhor.

O cache tem prioridade mínima, ou seja, eles serão encerrados caso o (1) SISTEMA ou (2) SERVIÇOS + (3) PROCESSOS ASSOCIADOS precisem de mais espaço. E é óbvio que os apps em cache vão variar conforme o tempo, normalmente os últimos apps usados ficam no cache, até que sejam abertos novos apps.


II - RAM E O DESEMPENHO

A memória RAM e seu gerenciamento são os quesitos mais importantes no desempenho e usabilidade do seu aparelho. Via de regra, quanto mais memória RAM = melhor, pois o sistema conseguirá manter mais aplicativos em (4) cache, e você irá alternar entre todos de forma instantânea e usando pouquíssima energia.

Sendo assim, a única forma de melhorar a performance de um aparelho no que diz respeito à multi-tarefa e responsividade, é dimiuir o número de (2) SERVIÇOS rodando. Como dito acima, nem todos os apps geram serviço, apenas aqueles que precisam ficar o tempo todo buscando conteúdo, como mensageiros, apps de e-mail, redes sociais, etc.

Infelizmente, os aparelhos de fabricantes como Samsung, LG, Asus tem uma quantidade enorme de serviços rodando, de fábrica. Enquanto um Nexus 5 vem com 4 serviços rodando (Configurações, com.qualcomm.qcrilmsgtunnel, Serviços do Google, Play Services, pois o restante são apps instalados a parte).

Logicamente, percebemos que quando falam que Android puro é mais rápido, não é por acaso.

Quando o assunto é memória, não se pode deixar de fazer uma menção ao LMK (Low Memory Killer). Resumindo, é um parâmetro do sistema aonde o desenvolvedor determina as situações aonde o sistema deve fechar processos em cache para dar lugar à um outro. O LMK pode ser agressivo, ou permissivo, dependendo da vontade do desenvovledor da ROM.

Isto explica o por que do gerenciamento de memória dos Galaxy S6, que se mostraram muito aquém nos testes, ou seja, não estavam segurando apps no cache como era esperado, para aparelhos com 3, 4GB de RAM. A Samsung alterou os parâmetros padrões do Google, e com isso, o sistema teve uma perda considerável de desempenho.

Exemplos:


Neste teste, o Galaxy Note 5 mostra que seus 4GB de RAM não saem vantajosos frente aos 3GB do Nexus 6P, que consegue manter tantos apps quanto ele em cache.



O ZenFone 2 com seus 4GB de RAM mostra que consegue fazer pleno uso de sua memória RAM, mantendo em cache vários jogos simultâneamente.


Para saber mais sobre o LMK, este artigo do XDA explica muito bem: http://www.xda-developers.com/fix-for-galaxy-s6-memory-issues/

Segue abaixo um comparativo de uso de RAM de alguns aparelhos, para demonstrar o quanto as fabricantes adicionam "peso" ao sistema, comparado ao Android puro.

Galaxy S7
Android 6.0.1
rom original

vHHY7UR.jpg


Nexus 6P
Android 6.0.1

U7GXOcu.jpg



Galaxy S4 mini
Android 4.4.2
ROM original (retail)

iFoXmoH.jpg


zVkyd0p.jpg

Como podem ver, são 15 serviços rodando, fora os apps instalados pelo usuário. Levando-se em conta que há vários apps DESATIVADOS, que certamente geram serviço, podemos considerar que, o número de serviços ao retirar o aparelho da caixa seria em torno de 23-25.

Sony Z3 Compact
Android 5.0.2
ROM original (Vivo)

d6y9aLp.jpg


eWIdNVR.jpg

No Sony há 12 serviços, desconsiderando os apps DESATIVADOS. Ao retirar da caixa, eu chutaria algo em torno de 15-16, ou seja, uma situação consideravelmente menos pior que a da Samsung.


III - OBSERVAÇÃO

YLYttiH.jpg

Isso serve também pra mostrar que os apps "abertos" naquela tela de multi-tarefa (chamado no Android de "Apps recentes") não necessariamente estão abertos. Só estão de fato "abertos" os que aparecerem no screenshot 1 e 2.
E, mesmo que estejam em cache, eles estão CONGELADOS, ou seja, não gastam bateria.

Portanto, PAREM de "fechar" os apps recentes de forma obsessiva, pois o Android vai carrega-los novamente no cache. Você só vai gastar mais bateria fazendo isso, além de diminuir a velocidade do sistema.


IV - RESUMO

- Quanto mais apps em cache na memória, melhor. Mesmo que sua memória esteja 90% utilizada.

- Quanto mais (2) SERVIÇOS e (3) PROCESSOS ASSOCIADOS estiverem rodando, haverá menos (4) PROCESSOS EM CACHE, e pior será a experiência do usuário na questão da multi-tarefa.

- Ficar limpando os apps recentes não traz nenhum benefício, pelo contrário, só vai consumir mais energia e deixar a abertura dos apps mais lenta.​
 
Última edição:
Belo tópico! Responde as dúvidas básicas sobre o gerenciamento da memória no Android e de quebra ainda mostra como algumas fábricantes, como LG e Samsung, prejudicam a experiência do usuário com uso desnecessário de memória com aplicativos pré-inslatalados, ao invés de transformar esses serviços em aplicativos separados para dar a opção ao usuário.
 
Muito bom topico, sugiro das uma olhada sobre o LMK do android e depois adicionar ao topico,o kernel é programado pra ficar com um minimo disponivel de memoria. outra parte interessante que muitos as vezes perguntam é pq meu aparelho não tem 2gb e só 1.8gb é pq o resto fica pra vga
 
Não, para, pera...que tópico top! Deveriam ter feito isso anos atrás, parabéns pela iniciativa e quem melhor pra fazer que um entendedor do assunto e usuário de um Nexus que usa sistema puro e facilita o entendimento.

Depois lerei com mais atenção, trampo é tenso de ficar lendo essas coisas.
 
Valeu povo.

Sempre que aparece alguém questionando o uso de RAM de seu aparelho, e as tentativas inúteis de diminuí-lo, me dá agonia.

Portanto deu vontade de criar esse tópico. Espero que seja útil pra todos.
 
Ótimo tópico! Eu tb sou um feliz possuidor de um Nexus 5 , rodando a Pure White no 6.0.1 :vinho:
 
Não consigo parar de fechar tudo logo depois que paro de usar, já se tornou um vício :vish:
 
E outra, essa de ficar limpando a memória constantemente pra aumentar espaço só servirá pra causar sérios problemas futuros no smart, irreversíveis.

Não lembro de onde vi a matéria, mas era bem explicativa mostrando os danos a curto/médio prazo que a prática de limpar cache/ram constantes trazem aos smarts.

Aqui só deixo instalado os apps que uso constantemente, os que não servem prefiro desinstalar ou congelar/desativar os que não podem ser removidos.
 
Não consigo parar de fechar tudo logo depois que paro de usar, já se tornou um vício :vish:
Só perde tempo (literalmente) e gasta mais bateria.

Quanto mais tu fecha mais o Android vai ver que vc usa e vai sempre carregá-lo de volta na memória...
 
vc tem um samsung galaxy low-end ??? :coolface:

Não, faço isso independente do celular que estou na mão desde a época que eu usava Symbian, não importa se é Android, iOS, WP ... Seguindo as dicas do @Kepler já até usei aquele recurso do MM de deixar os apps que mais uso pinados pra nunca serem fechados, vamos ver se assim eu me adapto :hmm2:
 

Não sei se é padrão, mas na ROM MM da LG e acho que nos Samsung e Xiaomi dá pra deixar os apps pinados para nunca serem fechados na tela de apps recentes.
 
Não sei se é padrão, mas na ROM MM da LG e acho que nos Samsung e Xiaomi dá pra deixar os apps pinados para nunca serem fechados na tela de apps recentes.
Mas estar nos apps recentes não é garantia que esteja em cache, como falei no post inicial.

Só serviço fica rodando indefinidamente, em condições normais. Processo vai e vem.
 
Mas estar nos apps recentes não é garantia que esteja em cache, como falei no post inicial.

Só serviço fica rodando indefinidamente, em condições normais. Processo vai e vem.
Sim eu entendi, mas é só pra eu parar com a mania de ficar fechando tudo toda hora.
 
podem deixar tudo aberto por varios dias, unico que recomendo fechar é jogo se for do estilo pesado
 
podem deixar tudo aberto por varios dias, unico que recomendo fechar é jogo se for do estilo pesado
Fica tranquilo que o próprio sistema fecha ele, se precisar de mais RAM para outras coisas. Até pq, quando o jogo for executado, ele vai fechar os apps em cache há mais tempo para dar lugar pra ele.
 
Tenho um Note 4 com 3G b de RAM e ele fecha o aplicativo Deezer/Tim Music.
Alguem sabe como resolver isso?

Sendo assim, a única forma de melhorar a performance de um aparelho no que diz respeito à multi-tarefa e responsividade, é dimiuir o número de serviços rodando. Como dito acima, nem todos os apps geram serviço, apenas aqueles que precisam ficar o tempo todo buscando conteúdo, como mensageiros, apps de e-mail, redes sociais, etc.

Infelizmente, os aparelhos de fabricantes como Samsung, LG, Asus tem uma quantidade enorme de serviços rodando, de fábrica. Enquanto um Nexus 5 vem com 4 serviços rodando (Configurações,com.qualcomm.qcrilmsgtunnel, Serviços do Google, Play Services, pois o restante são apps instalados a parte) um Samsung da vida vem com pelo menos 15. Daí que vem o papo de que Android puro é mais rápido, etc.
 
E outra, essa de ficar limpando a memória constantemente pra aumentar espaço só servirá pra causar sérios problemas futuros no smart, irreversíveis.

Não lembro de onde vi a matéria, mas era bem explicativa mostrando os danos a curto/médio prazo que a prática de limpar cache/ram constantes trazem aos smarts.

Aqui só deixo instalado os apps que uso constantemente, os que não servem prefiro desinstalar ou congelar/desativar os que não podem ser removidos.

:vish:

Removendo o clean master já, uso ele pra fazer isso no mínimo 1x por dia...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo