• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Arrancar pino central do "padrão brasileiro" pode causar problema?

synx13

know-it-all Member
Registrado
Sempre que chega alguma coisa com o maldito "padrão brasileiro" eu simplesme arranco na marra :evil: o pino central e encaixo normalmente na tomada "padrão antigo".

Jã fiz com notebook, HT, TV...

semttuloxty.jpg


Isso pode causar algum problema a longo prazo?
 
Esse pino é o terra, e pode causar danos SIM caso o equipamento precise dele. Eu aqui em casa, uso um adaptador pra colocar na tomada velha, até fazer o aterramento da tv (unico equipamento aqui que usa esse pino).
 
só não quebrava aqueles igual das fontes pra poder ficar mais firme
Não vejo probema em quebrar esse
 
Perde a garantia na hora.
 
Perde a garantia na hora. :crazy:

Compre adaptadores, acho que custam em média 5,00 reais cada adaptador............ não é a melhor solução em termos técnicos mas pelo menos não vai retirar a garantia do aparelho.
 
é batata, tu cortar um simples pino desses e digamos que de uma zica no aparelho, tu leva para a assistência técnica(dentro do prazo legal de garantia) o técnico olha pra você e diz: Ah o senhor cortou o pino! perdeu a garantia. Por que, você não pode alterar as caracteristícas do produto e ainda mais dessa parte de alimentação.
 
Cara, você pode perder muito dinheiro fazendo isso!

Por exemplo, se o seu notebook que se custar uns 1.200R$ der problema e estiver na garantia, você vai estar em apuros pois a garantia não vai cobrir se ele tiver um pino arrancado:lol:
Sai bem mais barato (e seguro) comprar um adaptador...

Mas se não tiver medo disso (eu teria), pode fazer que não da nada
 
Nem tinha me ligado nisso, no caso da TV não tem jeito se der problema, o cabo é grudado.

No note e HT é um cabo padrão que liga na fonte, é só desconectar e colocar outro.

Vou começcar a usar adaptador nos produtos com cabo grudado.


Mas tirando isso, tecnicamente alguém sabe se pode causar algum problema?
 
Mas tirando isso, tecnicamente alguém sabe se pode causar algum problema?
Você perde o aterramento, que já não tem na tomada, desse modo não muda absolutamente nada. Quando o plugares em uma tomada que tem efetivamente aterramento, vais ficar sem ele no seu note... Também não vai ser calamidade nenhuma..
É só mesmo a garantia como já falaram ai acima..
 
Muito melhor ir na Elétrica da esquina e comprar um adaptador por mais que não tenha problema sério.
 
Aqui eu nem ligo muito pra aterramento, só a maquina de lavar e o pc (lógico!!!) que tem. A energia daqui do bairro onde moro é bem estabilizada (comparada com outros bairros "mais carentes"), e só falta energia uma vez por ano e olhe lá. Nunca queimou nada aqui por surto ou algo do genero, é só ter cuidado na época de trovão, tirando tudo da tomada. É claro que pode acontecer, mas não sou tão paranoico com isso.

Em notebook, eu não vejo a necessidade de terra. Mas nos outros aparelhos, recomendo usar...
 
Aterramento não tem nada haver com energia estável. Aterramento tem como princípio a proteção contra choques elétricos e outras funções secundárias como por exemplo a de proteção por meio de protetores contra surto.
 
Eu sei disso, só citei meu exemplo, que é da tv lcd. Não vejo necessidade em fazer aterramento pra ela (e nem tem como, só se furar o piso da sala, e isso fica impossível).
 
Eu sei disso, só citei meu exemplo, que é da tv lcd. Não vejo necessidade em fazer aterramento pra ela (e nem tem como, só se furar o piso da sala, e isso fica impossível).

amigo o atrerramento não é feito em um ponto específico, ele é feito na entrada da rede elétrica nas residências ou seja no poste de luz da sua casa, é o melhor lugar para se fincar um barra de cobre maçico se não me engano uns 3 metros a barra(meu pai usou uma dessas em casa) não sei bem quais são as normas para fazer um aterramento mas os profissionais da área sabem e é mais ou menos assim que é feito.
 
Olha é aquela velha situaçao: Arrancar não deveria, se arrancar seu eletronico também não morrer por cauda disso, afinal no Brasil até ontem se usava apenas dois pinos.

Vale ressaltar galerinha, que mais de 90% das residencias brasileiras não tem fiaçao/tomadas para o terra. Aqui em casa todas tomadas são de 3 pinos (essa igual as do pc) e isso não quer dizer que o terra ta ali funcionando no terceiro pino da tomada.
 
amigo o atrerramento não é feito em um ponto específico, ele é feito na entrada da rede elétrica nas residências ou seja no poste de luz da sua casa, é o melhor lugar para se fincar um barra de cobre maçico se não me engano uns 3 metros a barra(meu pai usou uma dessas em casa) não sei bem quais são as normas para fazer um aterramento mas os profissionais da área sabem e é mais ou menos assim que é feito.

Minha casa tem mais de 30 anos...
 
No meu quarto tenho duas toadas com 3 pinos padrao americano com aterramento :D
Mas sinceramente ô raiva desse novo padrão, tive q arrancar uns 10 pinos pra instalar os monitores novos numa escola :D
Mas tirando o farto da garantia pra produtos q vem com o fio fixo nao vejo problema nenhum tbm ^^
 
amigo o atrerramento não é feito em um ponto específico, ele é feito na entrada da rede elétrica nas residências ou seja no poste de luz da sua casa, é o melhor lugar para se fincar um barra de cobre maçico se não me engano uns 3 metros a barra(meu pai usou uma dessas em casa) não sei bem quais são as normas para fazer um aterramento mas os profissionais da área sabem e é mais ou menos assim que é feito.

Eu tambem não entendo muito disso não mas eu seu que para isso funcionar direito tem que ser puxado 3 fios: fase ,neutro e o terra e tem que ser ligado do relogio(onde está o aterramento) para todas as tomadas, si não o Terra não tem efeito.

fora isso tu pode arrancar sem problema.
 
Última edição:
tem loja de pc que não da garantia só de saberem que vc não aterrou o pc, se discobrirem que usou o adaptador ja perde a garantia, faça o teste com o pc sem aterramento; fique descalço e coloque o dedo ou cutícula da unha em alguma parte de metal do gabinete aqui em casa eu não consigo aguentar pois o choque é forte, todos aparelhos que tem plug com 3 pinos eu aterrei, ate o fogão tem terra mas eu não aterrei, o chuveiro que é importante não aterrei tambem, o certo é aterrar mas se não der use o adaptador mesmo
 
ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE UM BOM ATERRAMENTO
Com a mudança das tomadas brasileiras através da NBR 14136 os proprietários de construções residenciais de classe média e alta passaram a dar maior atenção ao fio terra e a exigir a ligação deste aterramento à instalação elétrica.
Muitos, no entanto, desconhecem o perigo de se instalar um aterramento fora das especificações indicadas.
A norma ABNT 5410/97 considera ideal uma instalação com até 10 ohms e aceitável uma instalação com até 30 ohms. Instalações acima de 30 ohms estão fora da especificação e devem ser refeitas.
Instalações de aterramento estão sendo feitas «no escuro», sem qualquer tipo de orientação com relação aos valores ôhmicos. Se o valor da resistência de aterramento for superior a 30 ohms cria-se o risco do aterramento induzir o raio a se propagar, traçando um caminho contrário ao desejado e levando esta descarga até os equipamentos elétricos, possivelmente ocasionando a queima dos mesmos e gerando um risco de incêndio.
Os terrômetros profissionais custam caro e são complexos de operar, impedindo que eletricistas autônomos e outros profissionais da área utilizem-se desta tecnologia.
Para atender a esta demanda a Allnec desenvolveu o Terrômetro Portátil TPA100, um aparelho extremamente fácil de usar e que dispensa a utilização de estacas auxiliares. O TPA100 possui precisão de 99% e tem um preço acessível a qualquer profissional da área, além de ser o único aparelho capaz de fazer medições diretamente na tomada, permitindo a leitura mesmo em lugares de difícil acesso.
VOCÊ SABIA?
Atualmente no Brasil é exigido que toda residência esteja equipada com um sistema de aterramento adequado às normas reguladoras. Devido a essa exigência, vários fabricantes de eletrodomésticos e eletroeletrônicos deixaram de conceder garantia caso o aparelho tenha sido danificado por propagação de raios em uma residência com aterramento incorreto.
ATERRAMENTO FORA DAS NORMAS: É MELHOR NÃO TÊ-LO.
O valor da resistência de aterramento determina a sua capacidade de descarregar a energia para a terra. Quanto menor a resistência, maior a eficiência do aterramento.
A norma brasileira de proteção contra descargas atmosféricas (NBR 5419/93) recomenda que a instalação tenha valor abaixo de 10 ohms para que seja considerada eficiente. Em alguns casos admite-se valores de até 30 ohms.
O aterramento elétrico possui três funções principais:
a) Proteger o usuário contra descargas atmosféricas através da viabilização de um caminho alternativo para as descargas atmosféricas chegarem à terra.
b) Descarregar cargas estáticas acumuladas nas carcaças dos equipamentos.
c) Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção (fusíveis, disjuntores, etc) através do desvio de corrente para a terra.
 
tem loja de pc que não da garantia só de saberem que vc não aterrou o pc, se discobrirem que usou o adaptador ja perde a garantia, faça o teste com o pc sem aterramento; fique descalço e coloque o dedo ou cutícula da unha em alguma parte de metal do gabinete aqui em casa eu não consigo aguentar pois o choque é forte, todos aparelhos que tem plug com 3 pinos eu aterrei, ate o fogão tem terra mas eu não aterrei, o chuveiro que é importante não aterrei tambem, o certo é aterrar mas se não der use o adaptador mesmo

Nada perde garantia sem aterramento. Aterramento é para proteção do ser humano e não um requisito para operar computador.
 
Aqui em casa eu vou e compro logo uma tomada (caixinha) e troco de uma vez :fuckyeah:
 
Aqui já tinha aterramento, mas a tomada era no padrão americano, comprei um filtro de linha novo e o conector é o padrão ABNT atual.
Fui numa loja de material de contrução, comprei um conjunto novo (deu uns R$13) e resolvi o problema.
Aqui no extremo oeste de SC nós temos problemas frequentes com a energia. Acho que fazem uns 3 dias que do nada acabou a energia na cidade inteira, isso com "céu de Brigadeiro".
Fora outra vez que explodiu (literalmente) um transformador de alta tensão e deixou a região inteira sem energia por mais de 12 horas.
Graças que aqui em casa a oscilação da voltagem é pequena.
Morar no interior tem estes percalços...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo