Assuntos Militares - [ TÓPICO DEDICADO ]

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Atwa
  • Data de Início Data de Início

Atwa

know-it-all Member
Procurei no forum e não encontrei um topico oficial sobre o assunto, vamos reunir informações sobre nossas forças armadas, aquisições de material belico, sobre nossa industria de defesa, conflitos, etc...

Sites especializados em Defesa:
www.militarypower.com.br/
www.alide.com.br/
www.defesabr.com/
www.defesabrasil.com/
www.defesanet.com.br/
www.militaryphotos.net/

Revistas Especializadas em Defesa do Brasil e do mundo:
www.revistaasas.com.br/
www.forcaaerea.com.br/
www.tecnodefesa.com.br/
www.segurancaedefesa.com/
www.keypublishing.com/index_html.html
www.aeromagazine.com.br/

Ranking do Poder Militar na América do Sul: - 2009 / 2010
http://www.militarypower.com.br/ranking.htm

Download plano de defesa:
https://www.defesa.gov.br/eventos_temporarios/2008/estrategia_defesa_nacional.pdf

Armas do Futuro:
http://www.discoverybrasil.com/armasdofuturo/galeria_armas/index.shtml
http://www.realidadeoculta.com/armas.html

Matéria publicada no jornal Estado de Minas com a participação do Military Power Review:
http://www.militarypower.com.br/frame-minas.htm

Última edição:
Show o tópico, pena as forças do Brasil estarem esquecidas!

O que acharam da aquisição pela FAB de helicópteros de ataque MI-35 Hind ?

Parabéns pela iniciativa, esse tópico vai pra frente, e aqui no fórum tem muita gente ligada à isso.

O que acharam da aquisição pela FAB de helicópteros de ataque MI-35 Hind ?

Parece que essa aquisição foi mais jogada politica que necessidade das forças armadas.
Essa compra de 12 helicópteros parece que foi mais para equilibrar a balança comercial entre a Russia e o Brasil.
Se o Brasil tinha que compra algum equipamento Russo Poderia ter comprado algum sistema de defesa antiaérea tipo o S-300...

Parabéns pela iniciativa, esse tópico vai pra frente, e aqui no fórum tem muita gente ligada à isso.

Obrigado pelo comentario. :thumbs_up

Tambem acho que foi jogada política, talvez para agradar a todos iremos de submarinos e fragatas franceses, o FX fica com os americanos e a artilharia anti-aérea e mais alguma coisa com os russos

Corrida armamentista favorece vendas da Embraer

São José dos Campos - A corrida armamentista na América do Sul, gerada pelo governo da Venezuela, tem favorecido a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). O segmento de defesa da companhia tem recebido encomendas e consultas sobre seu principal produto no setor, o turboélice Super Tucano. O novo cliente deste avião, segundo anunciou oficialmente a Embraer na última sexta-feira, é a República Dominicana, que adquiriu no final do ano passado oito unidades.

A aquisição por parte da Venezuela de caças, navios e submarinos da Rússia e previsão do Brasil em reequipar a Força aérea Brasileira (FAB) com caças de última geração, numa concorrência de US$ 2 bilhões que envolve a Boeing, Dassault e a Saab, além da promessa de reestruturar o parque industrial bélico, fomentou a busca dos países vizinhos por armamentos.

A proposta do ministro da defesa, Nelson Jobim, de criar um grande sistema de defesa sul-americano ainda engatinha, porém tenta dar contornos regionais a expansão dos poderios bélicos do cone sul. A Câmara dos Deputados da República Dominicana aprovou em 11 de novembro passado o empréstimo para os militares adquirirem os aviões brasileiros, que serão destinados ao combate ao narcotráfico e patrulhamento de fronteira. Este novo contrato firmado pela Embraer varia em torno de US$ 93,7 milhões.

Essa é a terceira exportação da bem-sucedida de aeronaves militares para países sul americanos. As outras vendas do Super Tucano foram de 25 unidades para a Força aéreas da Colômbia (FAC), no valor de US$ 235 milhões, e 12 unidades para a Força aérea Chilena (FACH), num contrato por volta de US$ 100 milhões. O governo do Equador negociava a compra de 24 aeronaves, no valor de US$ 270 milhões, a serem financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), quando surgiu a crise diplomática com o Brasil e a transação foi suspensa.

Segundo a Embraer, até o momento 63 unidades do Super Tucano já foram entregues à Força aérea Brasileira (FAB) e são amplamente utilizados no Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) e nas áreas de fronteira. A companhia informou que no total 144 aviões foram vendidos para clientes na América Latina, porém mantendo sigilo sobre a origem de parte dos contratos. A Guatemala também pretende adquirir seis unidades deste aparelho.

O governo da Bolívia autorizou, em meados de dezembro, a compra de seis jatos de combate leve L159 ALCA fabricados pela empresa tcheca Aero Vodochody. As aeronaves serão destinadas à Força aérea Boliviana e entregues ao longo de 2009. A compra foi decidida após a análise dos militares, que não optaram pelo Super Tucano, por temerem uma dependência bélica do Brasil. O valor da aquisição é de US$ 57 milhões.

Esse avião foi o centro de um dos mais controvertidos episódios dos últimos tempos entre países da América do Sul e o governo dos Estados Unidos. Em janeiro de 2006, o presidente da Venezuela, Hugo Chaves, acusou o governo de George W. Bush de vetar a venda de 24 Super Tucanos para a força militar venezuelana. O contrato renderia aos cofres da Embraer US$ 170 milhões. Segundo Chaves, a operação foi vetada pelo governo dos EUA devido a oposição à transferência indireta de tecnologia americana utilizada em componentes dos aviões brasileiros. Atualmente, a Embraer tem 650 unidades deste modelo operando em 15 forças aéreas no mundo inteiro.

Fonte: Gazeta Mercantil

Attachments

• super_tucano2.jpg
    super_tucano2.jpg
    27 KB · Visitas: 1,123
Corrida armamentista favorece vendas da Embraer

São José dos Campos - A corrida armamentista na América do Sul, gerada pelo governo da Venezuela, tem favorecido a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). O segmento de defesa da companhia tem recebido encomendas e consultas sobre seu principal produto no setor, o turboélice Super Tucano. O novo cliente deste avião, segundo anunciou oficialmente a Embraer na última sexta-feira, é a República Dominicana, que adquiriu no final do ano passado oito unidades.

A aquisição por parte da Venezuela de caças, navios e submarinos da Rússia e previsão do Brasil em reequipar a Força aérea Brasileira (FAB) com caças de última geração, numa concorrência de US$ 2 bilhões que envolve a Boeing, Dassault e a Saab, além da promessa de reestruturar o parque industrial bélico, fomentou a busca dos países vizinhos por armamentos.

A proposta do ministro da defesa, Nelson Jobim, de criar um grande sistema de defesa sul-americano ainda engatinha, porém tenta dar contornos regionais a expansão dos poderios bélicos do cone sul. A Câmara dos Deputados da República Dominicana aprovou em 11 de novembro passado o empréstimo para os militares adquirirem os aviões brasileiros, que serão destinados ao combate ao narcotráfico e patrulhamento de fronteira. Este novo contrato firmado pela Embraer varia em torno de US$ 93,7 milhões.

Essa é a terceira exportação da bem-sucedida de aeronaves militares para países sul americanos. As outras vendas do Super Tucano foram de 25 unidades para a Força aéreas da Colômbia (FAC), no valor de US$ 235 milhões, e 12 unidades para a Força aérea Chilena (FACH), num contrato por volta de US$ 100 milhões. O governo do Equador negociava a compra de 24 aeronaves, no valor de US$ 270 milhões, a serem financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), quando surgiu a crise diplomática com o Brasil e a transação foi suspensa.

Segundo a Embraer, até o momento 63 unidades do Super Tucano já foram entregues à Força aérea Brasileira (FAB) e são amplamente utilizados no Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) e nas áreas de fronteira. A companhia informou que no total 144 aviões foram vendidos para clientes na América Latina, porém mantendo sigilo sobre a origem de parte dos contratos. A Guatemala também pretende adquirir seis unidades deste aparelho.

O governo da Bolívia autorizou, em meados de dezembro, a compra de seis jatos de combate leve L159 ALCA fabricados pela empresa tcheca Aero Vodochody. As aeronaves serão destinadas à Força aérea Boliviana e entregues ao longo de 2009. A compra foi decidida após a análise dos militares, que não optaram pelo Super Tucano, por temerem uma dependência bélica do Brasil. O valor da aquisição é de US$ 57 milhões.

Esse avião foi o centro de um dos mais controvertidos episódios dos últimos tempos entre países da América do Sul e o governo dos Estados Unidos. Em janeiro de 2006, o presidente da Venezuela, Hugo Chaves, acusou o governo de George W. Bush de vetar a venda de 24 Super Tucanos para a força militar venezuelana. O contrato renderia aos cofres da Embraer US$ 170 milhões. Segundo Chaves, a operação foi vetada pelo governo dos EUA devido a oposição à transferência indireta de tecnologia americana utilizada em componentes dos aviões brasileiros. Atualmente, a Embraer tem 650 unidades deste modelo operando em 15 forças aéreas no mundo inteiro.

Fonte: Gazeta Mercantil

BOA AMOR O TOPICO FKO SHOW DE BOLA MTO BOM MESMO!!!!!HUHUHHUHU.........:yes:

Uma pergunta:
Bom tenho 17 anos, e tenho que me alistar ainda esse ano, pois faço 18 nesse ano..
Eu me apresento e servirei ano que vem certo?
Pois entao, tem como ano que vem eu adiar? Ouvi falar que da para adiar até os 21 anos, porque ai eu pretendo fazer a EsSa ou uma faculdade.. Ai eu falaria para eles que nao serviria naquele ano porque iria fazer um curso de sargentos, ai no outro ano eu apresentaria o atestado da faculdade..

Não sei se isso é possivel =\

Da pra adiar pagando uma multa de 5 reais acho. Tambem da pra tentar explicar na hora pro cara, mas é capaz de ele não acreditar.

isso é q é torrar dinheiro público .. o militarismo é um parasita ..
é um parasita mundial financiado pelo medo ...

e tem gente q acha bonito :sleep:

gostei do tópico... centralizar os assuntos sobre coisas militares é muito melhor

meio idiota a pergunta mas vou fazer..

ouvi dizer que se seu irmão nao prestar serviço militar você obrigatoriamente terá que prestar. é verdade? :huh:

Muito bom o topico e ja aproveitando tenho uma duvida a tirar, esse ano completo 18 anos e sou obrigado a me alistar para o serviço militar obrigatorio na qual eu gostaria muito de entrar mesmo sabendo das condições que está atualmente, masss esse ano eu começo a fazer faculdade, bem o que eu devo fazer nesse caso já que eu gostaria muito de entrar?

Governo vira acionista da Avibras

União terá poder de veto nas decisões da empresa

A 7ª Vara Cível de São José dos Campos concedeu ontem a recuperação judicial da Avibras Indústria Aeroespacial S/A. Nenhum dos credores apresentou objeções, o que permitiu a homologação do plano de recuperação. Com isso, o governo se tornará acionista de uma das maiores fabricantes de armamentos do país. Além disso, terá participação estratégica por meio de uma "golden share", ação que dá direito a vetar decisões tomadas pela direção da empresa -o governo detém "golden share" da Embraer.

Segundo o advogado da Avibras, Nelson Marcondes Machado, a participação acionária do governo será definida depois de concluídos levantamento técnico e auditoria nas contas. "A consultoria Rosemberg e Associados está fazendo o trabalho de análise da empresa, e a BDO Trevisan, a auditoria. Eles têm até o final de fevereiro para apresentar seus relatórios."

Com base nos relatórios, serão adotados critérios para fazer a conversão dos débitos da empresa em ações que ficarão em poder do governo. A estimativa, antecipada pela Folha, é que a União fique com 30%.

O patrimônio líquido da Avibras é avaliado em R$ 1,5 bilhão. A dívida está em R$ 641 milhões, dos quais R$ 400 milhões, diz Machado, se referem a impostos e empréstimos contraídos com o governo.

"Precisamos fazer modificações do ponto de vista societário", diz Machado. Segundo o Ministério da Defesa, o "perfil societário deverá ser adequado à relevância estratégica da empresa".

A recuperação da Avibras é considerada pelo ministro Nelson Jobim uma prioridade, no âmbito da estratégia de reerguer a indústria bélica. A parceria com o governo deve facilitar o processo de venda e exportação de armamentos.

Há anos, a Avibras, única fabricante de sistemas de artilharia no Brasil, enfrenta dificuldades financeiras. O acionista majoritário (70% das ações) é João Brasil Carvalho Leite, filho do fundador, João Verdi de Carvalho Leite, que desapareceu em 2008, no Vale do Paraíba, em viagem de helicóptero.

Fonte: Folha de São Paulo

Pra quem não conhece essa empresa, foi ela quem desenvolveu o Astros, Astros II e o FILA.

Boa idéia, apesar de ser um assunto pouco discutido, sempre tem tópico novo.

Sobre o Hind, digo que não foi uma transação totalmente política.

O Super Hind é o único Gunship com capacidade de carga. A FAB o escolheu basicamente para a doutrina de emprego do CSAR (Combat Search and Rescue), quando uma aeronave é abatida atrás das linhas inimigas, o resgate antes do Hind era feito obrigatoriamente por um helicóptero de resgate e outro de apoio (no caso atual, BHs ou Sapões com metralhadoras laterais), se a FAB optasse por um Heli de combate dedicado (Apache, Havoc, Tiger, Mangusta ... ) o uso do heli de transporte não seria suprimido.

Desse modo, o Super Hind combina o transporte e o apoio, levando consigo grupo de 4 infantes, para o apoio em terra durante a extração e os próprios armamentos para a infiltração.

Como o EB não emprega CSAR e sim o CAS (Close Air Suport) a melhor escolha é o dedicado, se for fazer média com os Russos, a escolha é o Havoc ou Ka-52.

gostei da ideia do topico, voces aprovaram a FAB ter escolhido o F18 super hornet pra comprar ??
eu ate gostei da escolha dentre os 3 que estavam na disputa acho que o F18 era o que tinha maior capacidade de caça multi tarefa certo ? e parece que eles viriam para a FAB ja com o sistema de radar AESA

show de bola o topico...
eu servi em 2007 e olha, eh mto fera cara..
po faiz altas paradas massa, eh uma liçao de vida ferrada de boa cara..
Parabens pelo topico ae.

Vou aproveitar o tópico para tirar uma dúvida com quem tá entendendo do assunto aí.. Esses dias eu e um colega meu estavamos descutindo de como poderiamos nos defender futuramente de supostos ataques sofridos por potências militares mundiais (como os EUA). Então, ele citou que com alguns Gunships AC-130U os EUA poderia picotar o Brasil como quisesse, que não teriamos nada a fazer contra isso.
Queria saber se temos algum tipo de artilharia que seria "imponente" contra esses grandões..

Vou mostrar os armamentos do AC-130U para quem ainda não conhece.

AC-130U_Spooky.jpg

AC-130U "Spooky" Gunship

* 1× 25 mm (0.984 in) 5-Barrel GAU-12/U Equalizer Gatling gun
* 1× 40 mm L60 Bofors cannon
* 1× 105 mm (4.13 in) M102 howitzer

Valeu, abraços.

Vou aproveitar o tópico para tirar uma dúvida com quem tá entendendo do assunto aí.. Esses dias eu e um colega meu estavamos descutindo de como poderiamos nos defender futuramente de supostos ataques sofridos por potências militares mundiais (como os EUA). Então, ele citou que com alguns Gunships AC-130U os EUA poderia picotar o Brasil como quisesse, que não teriamos nada a fazer contra isso.
Queria saber se temos algum tipo de artilharia que seria "imponente" contra esses grandões..

Vou mostrar os armamentos do AC-130U para quem ainda não conhece.

Valeu, abraços.

cara isso ai serve pra dar apoio aereo pras tropas, isso ai é ate facil de derruba
se tiver algumas armas antiaereas, ou misseis anti aereos derruba facil isso ai é de menos pra se preocupar, armas fudidas mesmo que os EUA tem sao os caças F22 raptor que com uma duzia deles eles ja aniquilam nossa força aerea facil, tem os B2 tambem que é um bombardeiro de longo alcance stealth, misseis tomahawk, tanques muito mais atuais e avançados e a marinha entao....., sao só 11 porta avioes da classe nimitz de 4.7bilhoes de dolares
tem muita coisa a mais que o brasil, os investimentos militares deles é em torno de 550 bilhoes de dolares e o nosso nao chega a 30 bilhoes....
a força aerea deles tem 2500 caças, é uma comparaçao totalmente injusta....

ELes já escolheram o Super Hornet agora?

Parece que ainda não, acho que a decisão do FX-2 so sai no final do ano.

Acho quem leva o FX e o Gripen NG, acho mais dificil dar o Super Hornet por causa da transferência de tecnologia...

Users who are viewing this thread

• Voltar