Crise e orçamento menor fazem Exército diminuir número de recrutas em até 75%
Benefícios atraem jovens em busca de melhores condições.
Governo diz que cortes nas convocações são uma necessidade.
A crise financeira fez com que o Exército Brasileiro reduzisse o número de recrutas em até 75%. Em 2009, a instituição convocou apenas 48 mil jovens para o serviço militar em 2009. Desde 2002, o número de recrutas era, em média, 70 mil, já tendo chegado a 100 mil. De acordo com o governo, o corte é uma necessidade do momento de crise e do orçamento menor.
Para alguns sociólogos, a diminuição no número de recrutas é a perda de uma possibilidade para muitos jovens. O sociólogo Antônio Flávio Testa explica que o serviço militar é a chance de condições melhores. “Não há política de juventude de caráter estratégico no Brasil para absorver esse contigente e dar a eles uma condição melhor para o futuro. Se você ainda cerceia o acesso ao serviço militar, a situação fica muito mais difícil”, diz Testa.
De acordo com o Ministério da Defesa, 95% dos jovens selecionados para recruta pediram para prestar o serviço militar. Além de treinamento, a carreira oferece benefícios como um salário mínimo por mês, acompanhamentos médico e dentário, a possibilidade de tirar carteira de motorista e de fazer cursos profissionalizantes.
O candidato Gutemberg Andrade também queria garantir a segurança financeira da família. “Meu pensamento era de entrar no exército e me aposentar no exército, que era alí onde eu ia tirar a minha renda e sustentar a minha família até mais pra frente”. Mas Gutemberg não foi selecionado, assim como muitos jovens que procuraram o serviço militar.
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil...RCITO+DIMINUIR+NUMERO+DE+RECRUTAS+EM+ATE.html
Eu vi a notícia ontem, Parece que o governo vai investir entre R$ 50 milhões e R$ 60 milhões, na mesma notícia falava que ja havia estudos para aquisição de 22 a 30 aeronaves com entregas previstas a partir de 2015.
Nai, Quantas aeronaves você acha que seria necessário para FAB? umas 30/40 unidades?
30 é o número programado.
Se a capacidade ficar entre 18~22 tons, acho que em torno disso seria o ideal.
Agora .... gostaria de ver pelo menos uma no EB. As vezes, quando a FAB não pode prover transporte de peças para manutenção de aeronaves e os CC do Exército, é preciso ou mandar por terra (o que fica inviável se o destino for uma Amazônia) ou alugar empresa de transporte aéreo privada.
Se fala na compra de algumas peças de Cessna C208 Caravan para esse fim, mas seria uma vantagem expressiva se comprassem pelo menos 1 C-390.