• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Portateis] Asus ROG Ally [TÓPICO OFICIAL]

Aos que acompanharam minha saga entre o SD e o Rog Ally, voltei de viagem ontem e acabei optando pelo Ally. Pelos poucos testes que fiz até agora (principalmente em jogos do GP), não me arrependo. Atualizei tudo nele e até então só presenciei alguns erros pontuais típicos de Windows, como um jogo não iniciar na resolução correta e dar tela preta.. nada grave e que já não tenha vivenciado no desktop/notebook.

O desempenho é mto satisfatório, tanto que até agora nem utilizei o modo acima de 15W, tendo os jogos rodado sem problemas acima dos 30fps.

Aproveitei a viagem de volta e o testei no voo, sobretudo a bateria, jogando alguns jogos menos exigentes e outros mais, limitando-o a 45/60 fps e a bateria chegou a durar em torno de 2h30min, o que considero bem razoável pelo que o console oferece. Como não costumo jogar mto mais do que isso sem parada, nada a reclamar.

Faltam alguns aprimoramentos ainda do windows para o sistema (como em algum jogo parar de funcionar as teclas e botões físicos do Ally), mas creio que isso vai sendo corrigido com o tempo.

Agora é seguir testando e ver se fico com ele ou revendo, a depender da minha frequência de uso.

Aproveitando, indicam alguma case bom custo x benefício? Estou com pena de ficar o transportando sem nenhuma proteção e direto na mochila. Acho que vou acabar pegando alguma do Ali mesmo, pois as que vi no ML e Amazon custam acima de 200 pratas, o que considero sem justificativa.
Parabéns pela aquisição. Só digo uma coisa, em jogos atuais CPU bound como os na Unreal Engine 5, você vai agradecer não ter comprado o Steam Deck, pois são praticamente injogáveis no portátil da Valve. A APU Van Gogh defasada do SD virou um gargalo enorme nesses jogos, enquanto o Z1 Extreme vai garantir longevidade por muito mais tempo. Emulação nem se fala.

Aliás, queria que o Digital Foundry testasse os jogos AAA recentes no ROG Ally e Legion Go em vez do SD.
 
Se a pessoa vai querer algo nesse sentido de jogos linux/Steam, melhor pegar o SteamDeck!

Aí que está, para mim (e muitos outros) não. Deck não tem VRR e o hardware é mais fraco. Vários jogos conseguem rodar bem no Ally e não no Deck (exemplo recente: Horizon Forbidden West). Isso sem entrar em outros aspectos como resolução, velocidade de carregamento, peso, ergonomia, garantia, etc.

Por isso falei que pra mim está sendo o melhor dos 2 mundos: prefiro o hardware da concorrência e o sistema do Deck.

Agora falando em usuário comum ou mais leigo, de fato instalar um sistema alternativo não é algo que a pessoa vai fazer, então nesse caso naturalmente o Deck é mais "plug and play" e portanto mais recomendado para a maioria. Meu relato aqui é de power user com tempo pra isso, haha.

se justamente esse estilo de equipamento a vantagem é rodar Windows com processador X64

É relativo. Para muitos a vantagem é essa, para outros é o hardware (vide usuários do Legion Go e Ally optando por usar essas distros). Enfim, a existência desses projetos é bem legal e abre o leque de opções para cada um usar como prefere. Vai do que cada um prioriza e acha mais importante.

Num mundo ideal o Windows seria tão otimizado para handhelds quanto o SteamOS / Bazzite, etc. Mas, é o que tem pra hoje. 😆

Pessoalmente falando, 60% do que jogo não rodaria no STEAMOS/Linux como por exemplo vários jogos do GAME PASS que executo nele...

De fato, para quem usa bastante Game Pass o Windows é a melhor (única?) opção.

Segundo porque simplesmente otimizar o Windows para handhelds, sem personalizar a experiência, impulsionaria as vendas de aparelhos deste tipo mas ao mesmo tempo impulsiona também a Steam, que é disparada a loja mais popular quando se trata de PC.

Então, o que provavelmente eles estão pensando é imitar a Valve: ter seu próprio hardware + sistema Windows personalizado e exclusivo para este hardware, fazendo um marketing enorme em cima do Gamepass, dos jogos em nuvem (que até lá eu espero que melhorem as filas de espera) e de sua própria loja de jogos, tudo funcionando de forma integrada, semelhante ao que se vê nos consoles Xbox. Dessa forma teriam nas mãos (literalmente) uma experiência única e exclusiva, e que comercialmente faria muito mais sentido para eles.​

É um cenário bem interessante. Qualquer coisa que eles façam no universo Windows beneficia a Valve, de um jeito ou de outro. Fechar o sistema e tornar a loja da Microsoft / Game Pass a única opção seria arriscadíssimo (diria até que enterraria o produto antes de lançar). Por outro lado mantendo aberto, inevitavelmente perdem vendas para a Steam, Epic, e outras. Para a Microsoft é aquele ditado, ruim com eles, pior sem eles.

Acredito que, como você disse, eles iriam mais para o lado de fazer um bom marketing como o "handheld Xbox oficial" e a primeira opção para jogar no Game Pass. Algo parecido com o que fazem com a linha Surface. Mas fechar as portas para a concorrência e outros fabricantes acho bem difícil. Para a Microsoft (não a divisão Xbox) não me parece vantajoso, afinal eles querem vender o máximo de hardware Windows que puderem, mantendo a hegemonia e faturamento com licenças e serviços.

Phil Spencer vire e mexe fala da experiência dele com o Legion Go. Acredito que está estudando o terreno. Vamos aguardar pra ver o que estão tramando. :)
 
Editado por um moderador:
O que pega pra mim é justamente o Gamepass. Alguns dirão: é só jogar pela nuvem! Porém, a verdade é que de um tempo pra cá infelizmente ficou inviável jogar via nuvem no Gamepass devido às filas de espera.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Acredito que seria muito fácil para uma empresa gigante e especialista em software, como é o caso da Microsoft, implementar no Windows melhores soluções para jogatina nestes dispositivos portáteis. Porém, com os boatos que estão correndo atualmente (alimentados pelos vazamentos recentes e pelas palavras do Tio Phil em pessoa), fica claro que a Microsoft não deu este passo porque tem planos de lançar o seu próprio hardware portátil e com isso levar o padrão Xbox para este nicho.

Se pensarmos bem, isso faz total sentido. Primeiro porque como fabricante do hardware e desenvolvedora do software (sistema operacional incluso) ela pode otimizar a experiência ao máximo, assim como a Valve tem feito com o Steam Deck. Segundo porque simplesmente otimizar o Windows para handhelds, sem personalizar a experiência, impulsionaria as vendas de aparelhos deste tipo mas ao mesmo tempo impulsiona também a Steam, que é disparada a loja mais popular quando se trata de PC.

Então, o que provavelmente eles estão pensando é imitar a Valve: ter seu próprio hardware + sistema Windows personalizado e exclusivo para este hardware, fazendo um marketing enorme em cima do Gamepass, dos jogos em nuvem (que até lá eu espero que melhorem as filas de espera) e de sua própria loja de jogos, tudo funcionando de forma integrada, semelhante ao que se vê nos consoles Xbox. Dessa forma teriam nas mãos (literalmente) uma experiência única e exclusiva, e que comercialmente faria muito mais sentido para eles.

Em paralelo a isso o Phil Spencer também mencionou a possibilidade de "abrir" o Xbox para outras lojas (Steam, Epic e etc), o que significaria praticamente unir as plataformas Xbox e PC, ao menos nos consoles. E, convenhamos, eles estão fazendo isso aos poucos já tem um bom tempo. O próprio Xbox surgiu da ideia de colocar um PC na sala, para competir com os consoles tradicionais. Enfim, vamos aguardar... mas que teremos novidades, isso teremos.​
Só tem que tomar cuidado, pois pode ser que nem o portátil da Sony e ser só um dispositivo pra jogar em nuvem
 
Só tem que tomar cuidado, pois pode ser que nem o portátil da Sony e ser só um dispositivo pra jogar em nuvem

A ironia dos handhelds PC rodarem nativamente os exclusivos da Sony, e o portátil dela mesma não... Saudades PSP e Vita.

tyQyKAd.gif
 
Pessoal, é comum o Rog Ally apresentar defeitos? Questiono isso porque estou fora do Brasil e estou pensando em comprar um, mas a garantia da Asus no Brasil só serve para produtos comprados no Brasil. Se ele apresentar defeitos com facilidade e se for caro para consertar, talvez não valha tanto a pena comprar. Obrigado!
 
Válido o relato e indicação, porém pra mim perde totalmente o sentido, se justamente esse estilo de equipamento a vantagem é rodar Windows com processador X64... Se a pessoa vai querer algo nesse sentido de jogos linux/Steam, melhor pegar o SteamDeck!

Pessoalmente falando, 60% do que jogo não rodaria no STEAMOS/Linux como por exemplo vários jogos do GAME PASS que executo nele...

O que pega pra mim é justamente o Gamepass. Alguns dirão: é só jogar pela nuvem! Porém, a verdade é que de um tempo pra cá infelizmente ficou inviável jogar via nuvem no Gamepass devido às filas de espera.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Acredito que seria muito fácil para uma empresa gigante e especialista em software, como é o caso da Microsoft, implementar no Windows melhores soluções para jogatina nestes dispositivos portáteis. Porém, com os boatos que estão correndo atualmente (alimentados pelos vazamentos recentes e pelas palavras do Tio Phil em pessoa), fica claro que a Microsoft não deu este passo porque tem planos de lançar o seu próprio hardware portátil e com isso levar o padrão Xbox para este nicho.

Se pensarmos bem, isso faz total sentido. Primeiro porque como fabricante do hardware e desenvolvedora do software (sistema operacional incluso) ela pode otimizar a experiência ao máximo, assim como a Valve tem feito com o Steam Deck. Segundo porque simplesmente otimizar o Windows para handhelds, sem personalizar a experiência, impulsionaria as vendas de aparelhos deste tipo mas ao mesmo tempo impulsiona também a Steam, que é disparada a loja mais popular quando se trata de PC.

Então, o que provavelmente eles estão pensando é imitar a Valve: ter seu próprio hardware + sistema Windows personalizado e exclusivo para este hardware, fazendo um marketing enorme em cima do Gamepass, dos jogos em nuvem (que até lá eu espero que melhorem as filas de espera) e de sua própria loja de jogos, tudo funcionando de forma integrada, semelhante ao que se vê nos consoles Xbox. Dessa forma teriam nas mãos (literalmente) uma experiência única e exclusiva, e que comercialmente faria muito mais sentido para eles.

Em paralelo a isso o Phil Spencer também mencionou a possibilidade de "abrir" o Xbox para outras lojas (Steam, Epic e etc), o que significaria praticamente unir as plataformas Xbox e PC, ao menos nos consoles. E, convenhamos, eles estão fazendo isso aos poucos já tem um bom tempo. O próprio Xbox surgiu da ideia de colocar um PC na sala, para competir com os consoles tradicionais. Enfim, vamos aguardar... mas que teremos novidades, isso teremos.​

3 aqui que pesa o gamepass, plataforma Windows na qual mais jogo. Talvez pra quem use mais a Steam é muito válida a experiência.


Sobre a Microsoft lançar seu próprio console portátil, torço pra q isso não ocorra de forma alguma. Essa empresa tem uma mão podre pra área voltada aos games q vou te falar… sem entrar no mérito de mimimi concorrência e plataforma, é evidente e fato que a microsoft vem tomando nabada atrás da concorrência no Xbox e afins… então eu particularmente prefiro que ela fique quietinha lá apenas “cedendo” o software do seu SO para quem “entende do assunto”.


Pessoal, é comum o Rog Ally apresentar defeitos? Questiono isso porque estou fora do Brasil e estou pensando em comprar um, mas a garantia da Asus no Brasil só serve para produtos comprados no Brasil. Se ele apresentar defeitos com facilidade e se for caro para consertar, talvez não valha tanto a pena comprar. Obrigado!
Já repeti isso mil vezes em vários lugares: meu Ally é gringo e comprei já sabendo que MESMO que a Asus diga o contrário, se o produto é comercializado no BR, ela é OBRIGADA a dar garantia, ainda que seja na justiça. Comprei o meu tranquilamente justamente por isso e digo com propriedade pq sou da área jurídica. Até pq a diferença de preço é considerável. Comprei o meu novo lacrado por 3300, já com impostos, mês passado. Comprei em Londres, mas nos EUA ainda acha mais em conta pela própria cotação da moeda…
 
Pessoal, é comum o Rog Ally apresentar defeitos? Questiono isso porque estou fora do Brasil e estou pensando em comprar um, mas a garantia da Asus no Brasil só serve para produtos comprados no Brasil. Se ele apresentar defeitos com facilidade e se for caro para consertar, talvez não valha tanto a pena comprar. Obrigado!
No geral, a reclamação comum é o famoso slot de leitura MicroSD, não vejo muita gente reclamando de outros problemas como tela e etc... Se vc precisa usar o MicroSD pra armazenamento, recomendo que vc NÃO COMPRE o Ally!
 
Só tem que tomar cuidado, pois pode ser que nem o portátil da Sony e ser só um dispositivo pra jogar em nuvem

Duvido muito que a Microsoft cometa o mesmo erro, até pq não é sobre isso que os vazamentos e o próprio Phil Spencer falaram.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acredito que, como você disse, eles iriam mais para o lado de fazer um bom marketing como o "handheld Xbox oficial" e a primeira opção para jogar no Game Pass. Algo parecido com o que fazem com a linha Surface. Mas fechar as portas para a concorrência e outros fabricantes acho bem difícil. Para a Microsoft (não a divisão Xbox) não me parece vantajoso, afinal eles querem vender o máximo de hardware Windows que puderem, mantendo a hegemonia e faturamento com licenças e serviços.

Sim, mas penso que seria por aí mesmo. Não é fechar as portas totalmente para as outras e sim trazer uma experiência diferenciada, 100% integrada, através de seus próprios serviços. Algo como a própria Valve fez no Steam Deck, ou seja, um sistema que até permite o uso de outras lojas (com alguns ajustes), mas que torna muito mais prático usar a loja que já vem integrada.

Por ser Windows provavelmente seria algo até mais aberto às outras, já que a Microsoft tbm ganha com isso, mas, convenhamos, pelo mesmo motivo (Windows) ela tbm teria condições de fazer muito mais pelo usuário do que as lojas concorrentes. Resta saber se haverá esse foco ou se o foco será apenas no Gamepass + Nuvem.​
 
Última edição:
Galera que vai comprar fora do BR fica esperto que não tem garantia aqui. Já soube de um caso de um que comprou no PY e não teve idéia, no reclame aqui tinha visto uns casos também, mesma coisa e eles deixam bem claro. Se vão cobrir depois de tomar um processo? Não sei, brezil não dá pra prever. O fato é que a Asus não dá garantia se o produto foi comprado em outro país.

Sobre o Rog Ally dar problema, sim, o meu e de centenas já deu problema no analógico e precisou ir pro RMA, nada demais, fácil de trocar até, mas, acontece.
 
Galera que vai comprar fora do BR fica esperto que não tem garantia aqui. Já soube de um caso de um que comprou no PY e não teve idéia, no reclame aqui tinha visto uns casos também, mesma coisa e eles deixam bem claro. Se vão cobrir depois de tomar um processo? Não sei, brezil não dá pra prever. O fato é que a Asus não dá garantia se o produto foi comprado em outro país.

Sobre o Rog Ally dar problema, sim, o meu e de centenas já deu problema no analógico e precisou ir pro RMA, nada demais, fácil de trocar até, mas, acontece.
A garantia é só por meio de justiça. E isso depende de juiz. Já tomei prejuízo de um notebook da HP comprado fora. Entrei na justiça e tomei pau.
 
Não sei é off-topic (não encontrei tópico dedicado dele), mas acho que o Legion Go chegou oficialmente por aqui. Foi aprovado pela Anatel esses dias, e o site oficial não tem mais aquele "Me avise quando estiver disponível".

Encontrei um anúncio da Lenovo no Magalu, mas no site deles mesmo não está disponível para compra ainda. Console portátil Lenovo Legion Go Ryzen Z1-Extreme 16GB 512GB SSD Windows 11 Home 8,8" 83E1000ABR - Outros Games - Magazine Luiza

Edit: apareceu no Mercado Livre também. Loja oficial Lenovo. Console Portátil Lenovo Legion Go Ryzen-z1 16gb 512gb W11h | Frete grátis (mercadolivre.com.br)

R$6.299,99 à vista. Sinceramente achei que seria até mais. Em promoção vai ser bem competitivo.

Outra coisa curiosa é que na descrição do produto consta garantia On-Site (atendimento em casa). Parece um bom diferencial se for isso mesmo.

Garantia do Fornecedor
1 ano On-Site (Atendimento no Local)
 
Editado por um moderador:
Famoso “se não gostar eu devolvo”

:tom:



Seria hora de criar um tópico oficial?

Vai ser legal comparar os 3. Pena que não tenho tempo (nem habilidade) pra fazer uma análise detalhada, mas vou postando impressões. Vou testar no Windows e Bazzite.

Minha curiosidade maior é testar com uma eGPU, tanto como desktop quanto como pseudo-console de mesa (basicamente um Switch muito mais potente). Tenho um Razer Core X aqui parado que não uso há muito tempo. Se funcionar bem fica algo bastante versátil.
 
Editado por um moderador:
A garantia é só por meio de justiça. E isso depende de juiz. Já tomei prejuízo de um notebook da HP comprado fora. Entrei na justiça e tomei pau.
Esse Juiz passou no concurso por Q.I.

Enfim, cada caso é um e esse seu deve ter tido alguma peculiaridade.

No mais, só ressaltando que se o produto NÃO FOR comercializado OFICIALMENTE no BR geralmente não há respaldo legal para obrigar o fornecedor cobrir a garantia. No caso do Ally, ele É SIM comercializado aqui e o mesmo modelo da gringa, então a chance de êxito numa ação dessas eu diria que é 90% pra mais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não sei é off-topic (não encontrei tópico dedicado dele), mas acho que o Legion Go chegou oficialmente por aqui. Foi aprovado pela Anatel esses dias, e o site oficial não tem mais aquele "Me avise quando estiver disponível".

Encontrei um anúncio da Lenovo no Magalu, mas no site deles mesmo não está disponível para compra ainda. Console portátil Lenovo Legion Go Ryzen Z1-Extreme 16GB 512GB SSD Windows 11 Home 8,8" 83E1000ABR - Outros Games - Magazine Luiza

Edit: apareceu no Mercado Livre também. Loja oficial Lenovo. Console Portátil Lenovo Legion Go Ryzen-z1 16gb 512gb W11h | Frete grátis (mercadolivre.com.br)

R$6.299,99 à vista. Sinceramente achei que seria até mais. Em promoção vai ser bem competitivo.

Outra coisa curiosa é que na descrição do produto consta garantia On-Site (atendimento em casa). Parece um bom diferencial se for isso mesmo.
Pelos poucos reviews q vi da gringa, inclusive comparando-o com Ally, só de não ter VRR esse Legion é carta fora do baralho… por esse preço então, piada. Mas há quem prefira tela maior, etc etc… pra mim ele é um trambolho pesando quase 1kg… se não for pra ter o mínimo de portabilidade nem considero como console “portátil”.
 
Famoso “se não gostar eu devolvo”

:tom:



Seria hora de criar um tópico oficial?

Vai ser legal comparar os 3. Pena que não tenho tempo (nem habilidade) pra fazer uma análise detalhada, mas vou postando impressões. Vou testar no Windows e Bazzite.

Minha curiosidade maior é testar com uma eGPU, tanto como desktop quanto como pseudo-console de mesa (basicamente um Switch muito mais potente). Tenho um Razer Core X aqui parado que não uso há muito tempo. Se funcionar bem fica algo bastante versátil.

Já deveria ter o tópico dele sim, pra ficar mais organizado, se não depois vai ter informações dele até no tópico do ps3 :haha:
 
Pelos poucos reviews q vi da gringa, inclusive comparando-o com Ally, só de não ter VRR esse Legion é carta fora do baralho… por esse preço então, piada. Mas há quem prefira tela maior, etc etc… pra mim ele é um trambolho pesando quase 1kg… se não for pra ter o mínimo de portabilidade nem considero como console “portátil”.
Pssa quase 1Kg?
 
Parece que a Asus também confirmou o Rog Ally 2. Estava pesquisando qual comprar mas vou esperar. Quem sabe melhore a questão da bateria e arrumem esse problema de fritar o cartão de memória.
 
Meus controles não querem funcionar nos jogos jack, apenas o do rog ally... alguem sabe o que fazer?

Nem no modo big picture
 
Meus controles não querem funcionar nos jogos jack, apenas o do rog ally... alguem sabe o que fazer?

Nem no modo big picture
Desativa pela opção CONTROLE INTEGRADO do menu flutuante


53644647656_a5fe1a837b_z.jpg
 
Não sei se interessa para alguém aqui, mas comprei esse carregador veicular esses dias com o intuito de carregar os portáteis (e o celular com fast charge). Funciona perfeitamente para o Ally usando um cabo USB-C de 100W da Ugreen. Testei jogando a 25W e mesmo assim subia a % de carga rapidamente, então estava entregando o suficiente. Não cheguei a testar o Ally junto com o celular (2 cabos), mas acredito que o carregador divida a carga nesse caso e não deva ser suficiente.

Fonte Veicular 69w Ugreen 20467 | Parcelamento sem juros (mercadolivre.com.br)

Testei jogando a 25W

Com o carro parado, óbvio :tom:
 
Não sei se interessa para alguém aqui, mas comprei esse carregador veicular esses dias com o intuito de carregar os portáteis (e o celular com fast charge). Funciona perfeitamente para o Ally usando um cabo USB-C de 100W da Ugreen. Testei jogando a 25W e mesmo assim subia a % de carga rapidamente, então estava entregando o suficiente. Não cheguei a testar o Ally junto com o celular (2 cabos), mas acredito que o carregador divida a carga nesse caso e não deva ser suficiente.

Fonte Veicular 69w Ugreen 20467 | Parcelamento sem juros (mercadolivre.com.br)



Com o carro parado, óbvio :tom:
Por coincidência possuo exatamente esta aí que comprei há pouco mais de 1 ano, mas nunca tentei plugar o Ally nele, pra Smartphone funciona bem com Quick charge do meu S22 ultra...
 
Não sei se interessa para alguém aqui, mas comprei esse carregador veicular esses dias com o intuito de carregar os portáteis (e o celular com fast charge). Funciona perfeitamente para o Ally usando um cabo USB-C de 100W da Ugreen. Testei jogando a 25W e mesmo assim subia a % de carga rapidamente, então estava entregando o suficiente. Não cheguei a testar o Ally junto com o celular (2 cabos), mas acredito que o carregador divida a carga nesse caso e não deva ser suficiente.

Fonte Veicular 69w Ugreen 20467 | Parcelamento sem juros (mercadolivre.com.br)



Com o carro parado, óbvio :tom:
Normalmente carregadores com mais de 1 porta dividem se vc plugar várias coisas. Meu Essager é assim. Nunca testei mas tá no manual.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo