• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Até onde vai o direito de imagem na vida alheia?

jr.pardal

Nada acontece sexo bunda feijoada
Registrado
Levando em conta a notícia abaixo:



Resumindo: Tatuador fez um rosto de um menino em um cara, pegou uma foto sabe-se lá onde. Só que, por azar do destino, esse menino é filho de uma mulher que se sentiu "ofendida" pelo rosto do filho dela estar tatuado na pele de um estranho e desconhecido.

SQBHM64O6JGPBP4COTHVSDQUWQ.jpg



Para Preta, entretanto, o tatuador teria “desumanizado” a criança ao usar sua imagem em um desconhecido. “Ele não é filho de chocadeira, tem mãe, pai e família”, disse ela em um vídeo. “Querem apelar para o meu ego dizendo que o Ayo é lindo e eu deveria agradecer pela arte, mas eu sei que ele é bonito, fui eu que pari.”

Com apenas 4 anos, o menino ainda não entende a gravidade de ter seu rosto marcado permanentemente na pele de um desconhecido. “Eu disse o que tinha acontecido e ele ficou parado me olhando, depois disse ‘não pode, não”, conta Preta. “Eu respondi que ‘não pode, porque você é da mamãe’, mas quando ele me viu chateada, disse pra eu não me preocupar: ‘Vai sair no banho quando lavar’”, relata ela, emocionada.

“Se você ganha seguidores em redes sociais, está ganhando dinheiro, mesmo que de forma indireta. Essa desculpa não cola”, comenta o advogado. Para ele, o caso ainda levanta outros debates, como direito e uso de imagem sem autorização.

Preta, entretanto, diz que quer apenas encontrar a pessoa que foi tatuada com o rosto de seu filho. “Só isso vai me trazer a paz total, porque eu não vou descansar enquanto essa tatuagem não for removida. Eu só quero tirar o rosto do meu filho do corpo de um desconhecido.”

Questão a ser debatida
E aí, migus adrenalindos:
Ela pode "obrigar" o dono da tatuagem a remover a tattoo com o rosto do filho dela, que foi tatuado no cara sem autorização alguma? E onde fica o direito dele, corpo dele, afinal, ela não pode obrigar ele a remover nada...


Obs.: sem discussão política ou de cunho racial (tatuagem de uma criança negra em um branco), a questão é pertinente a autorização do uso da imagem e da moça querer intervir na remoção da tatuagem
 
Eu acho que a internet precisa ser regularizada, no sentido de nós termos controle das nossas informações... Deveria existir alguma "denúncia" quando postam teu nome ou qualquer tipo de informação pessoal.
Esse negócio de internet ser terra sem lei precisa acabar, o anonimato para algumas coisas é ótimo, mas vejo q hj em dia se usa mais para o mal.
 
Eu acho que a internet precisa ser regularizada, no sentido de nós termos controle das nossas informações... Deveria existir alguma "denúncia" quando postam teu nome ou qualquer tipo de informação pessoal.
Esse negócio de internet ser terra sem lei precisa acabar, o anonimato para algumas coisas é ótimo, mas vejo q hj em dia se usa mais para o mal.
Pode esquecer, pois o objetivo da internet atualmente (tirando o fato da censura) é vender os seus dados para anunciantes e isso quando não são as big techs fazendo isso.
 
Se a foto fica circulando livremente por aí fica difícil controlar.
Tem sites que são bancos de imagens gratuitos onde vc pega foto de tudo quanto é tipo e pode usar, alguns são pagos, outros gratuitos com algumas restrições, tem site que deixa vc usar qualquer imagem hospedada lá da forma que quiser... Eu mesmo vivo usando isso quando vou fazer alguma arte pra empresa e preciso de foto de edifícios/empresas/whatever em alta resolução.
Cara viu a foto do menino (e se eu li direito nem foi a foto e sim um desenho baseado na foto), como ia imaginar que se tratava do filho de uma pessoa que não queria esse tipo de exposição?
Diferente do cara entrar no seu perfil, pegar uma foto da tua esposa e fazer desenho pra tattoo.
E falo pra vcs, como um cara tatuado e que vivia nesse meio, o tatuador achou esse desenho perdido nas interwebs aí, pensou "isso vai dar um desenho do caralho pra competição", ofereceu de graça pra algum brancão com a pele boa e foi isso.
Não tem desdém nenhum aí nessa tatuagem, não foi feita em tom pejorativo, não tem nenhum tipo de alteração/distorção...
Se eu postasse um desenho da minha cara em postagem pública, o desenho circulasse e alguma doida resolvesse rabiscar aquilo, penso que perco todo meu direito de reclamar.
Por outro lado ia ficar feliz que alguém me achou bonito suficiente pra virar uma arte na pele.
 
É um papo bem profundo esse... Isso pode ser aplicado como exemplo nas fotos de perfil aqui do fórum. Imaginem se os verdadeiros criadores ou pessoas reivindicassem a remoção das imagens de personagens, fotos ou obras de outros artistas que usamos sem pedir permissão... É algo inimaginável de pensar a zorra que se formaria. E estou falando apenas de uma imagem num perfil de um dos milhões de fóruns existentes... 🙄
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se a foto fica circulando livremente por aí fica difícil controlar.
Tem sites que são bancos de imagens gratuitos onde vc pega foto de tudo quanto é tipo e pode usar, alguns são pagos, outros gratuitos com algumas restrições, tem site que deixa vc usar qualquer imagem hospedada lá da forma que quiser... Eu mesmo vivo usando isso quando vou fazer alguma arte pra empresa e preciso de foto de edifícios/empresas/whatever em alta resolução.
Cara viu a foto do menino (e se eu li direito nem foi a foto e sim um desenho baseado na foto), como ia imaginar que se tratava do filho de uma pessoa que não queria esse tipo de exposição?
Diferente do cara entrar no seu perfil, pegar uma foto da tua esposa e fazer desenho pra tattoo.
E falo pra vcs, como um cara tatuado e que vivia nesse meio, o tatuador achou esse desenho perdido nas interwebs aí, pensou "isso vai dar um desenho do caralho pra competição", ofereceu de graça pra algum brancão com a pele boa e foi isso.
Não tem desdém nenhum aí nessa tatuagem, não foi feita em tom pejorativo, não tem nenhum tipo de alteração/distorção...
Se eu postasse um desenho da minha cara em postagem pública, o desenho circulasse e alguma doida resolvesse rabiscar aquilo, penso que perco todo meu direito de reclamar.
Por outro lado ia ficar feliz que alguém me achou bonito suficiente pra virar uma arte na pele.
Tem sim inúmeros bancos de imagens e vídeos disponíveis para uso, mas a "burocracia" de uso acontece no upload das imagens nesses casos. É o artista que deve "assinar" o contrato de permissão de livre uso da sua obra, ou determinar os limites. Quando envolve fotografia, o fotógrafo além de "assinar" o contrato, deve ter também a autorização da pessoa fotografada. Sites e bancos de imagens que se prezem sempre fazer uma verificação na sua foto antes de publicá-la para venda ou compartilhamento, verificando se essas "burocracias" estão corretas. Para fotos de paisagem e tal não precisa permissão, mas uma vez tentei fazer o upload de uma foto paisagística que tirei, e o Shutterstock recusou minha foto pq nela aparecia o logotipo de uma empresa no casco de um barco. Só depois e remover digitalmente o logotipo, pude publicar a foto.

No caso da foto, se quer tatuar o rosto de um "desconhecido", é vc quem decide, mas não saia garimpando foto em blogs ou no Google por aí... Existem limites que algumas pessoas toleram, e outras não.
 
Última edição:
É um papo bem profundo esse... Isso pode ser aplicado como exemplo nas fotos de perfil aqui do fórum. Imaginem se os verdadeiros criadores ou pessoas reivindicassem a remoção das imagens de personagens, fotos ou obras de outros artistas que usamos sem pedir permissão... É algo inimaginável de pensar a zorra que se formaria. E estou falando apenas de uma imagem num perfil de um dos milhões de fóruns existentes... 🙄
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tem sim inúmeros bancos de imagens e vídeos disponíveis para uso, mas a "burocracia" de uso acontece no upload das imagens nesses casos. É o artista que deve "assinar" o contrato de permissão de livre uso da sua obra, ou determinar os limites. Quando envolve fotografia, o fotógrafo além de "assinar" o contrato, deve ter também a autorização da pessoa fotografada. Sites e bancos de imagens que se prezem sempre fazer uma verificação na sua foto antes de publicá-la para venda ou compartilhamento, verificando se essas "burocracias" estão corretas. Para fotos de paisagem e tal não precisa permissão, mas uma vez tentei fazer o upload de uma foto paisagística que tirei, e o Shutterstock recusou minha foto pq nela aparecia o logotipo de uma empresa no casco de um barco. Só depois e remover digitalmente o logotipo, pude publicar a foto.

No caso da foto, se quer tatuar o rosto de um "desconhecido", é vc quem decide, mas não saia garimpando foto em blogs ou no Google por aí... Existem limites que algumas pessoas toleram, e outras não.
Mas imagine a situação do "usuário final" e não do uploader.
Vc entra no Unsplash ou semelhante e baixa uma foto que está livre pra uso. Vc imagina que está tudo ok ali.
Ainda tem outra coisa: uso comercial e uso pessoal.
O caso do tatuador acho ok o debate mas, pra mim, ele não ganhou dinheiro em cima dessa tattoo. Se for considerar um possível prêmio de concurso como uso comercial aí já é outra história.
 
Mas imagine a situação do "usuário final" e não do uploader.
Vc entra no Unsplash ou semelhante e baixa uma foto que está livre pra uso. Vc imagina que está tudo ok ali.
Ainda tem outra coisa: uso comercial e uso pessoal.
O caso do tatuador acho ok o debate mas, pra mim, ele não ganhou dinheiro em cima dessa tattoo. Se for considerar um possível prêmio de concurso como uso comercial aí já é outra história.
Nesse caso eu acho que o erro foi da pessoa tatuada, em não pensar nessa consequência que a tatuagem traria, algo que acaba sendo difícil de prever. Mas a culpa no meu ver é do tatuador, caso o cenário foi de que ele escolheu a imagem para participar do concurso. Ele na posição de legítimo artista, acredito que não gostaria de ver outros "artistas" replicando o trabalho dele em outros estúdios sem o seu consentimento ou sem ter retorno capital. Enfim, é um papo bem delicado, ainda mais se tratando de pessoas que podem ou não ter interesses financeiros no fim da trama toda... Tanto bichinho de floresta ou doméstico bonito pra tatuar, e logo quando pega rosto, cai numa encrenca dessas... 😣
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo que li no perfil do tatuador, agora tem uma nota de advogado falando sobre. Tem um fotógrafo no meio da parada, que talvez tenha feito a foto que o tatuador garimpou por aí e usou sem o consentimento. Talvez a ação tenha se iniciado com o fotógrafo, já que seu trabalho foi usado sem permissão 🤔
 
Última edição:
O fato da precisão da tatuagem não torna um processo automático, é um desenho do tatuador, por mais que seja nítida a sua referencia, ou seja ninguém deve porr4 nenhuma nem pra criança nem pro fotografo.

Inclusive que deveriam pedir autorização para a pessoa tatuada ou o do tatuador para usar a imagem da tatuagem.

A mãe do menino é nitidamente alguém ignorante, que deve estar apoiada por advogadozinho de porta de cadeia.
 
Última edição:
Isso me lembrou outro caso. Uma fotógrafa tirou uma foto do cantor Bruno Mars quando ele era criança. Anos depois ele postou a foto na internet e ela disse que a foto era dela. Quem é o dono da foto? A fotógrafa ou a pessoa que está na foto?

Acho que a pessoa tatuada está certa, meu corpo, minhas regras.

Direitos de imagem nem deveriam existir :fuckyeah:
 
A mulher tá querendo biscoito, isso sim. Ou melhor: DINHEIRO.

Não enxergo uma lógica em trazer o caso à tona exceto pelo motivo financeiro_Oras, se a pessoa se sentiu humilhada pelo ato, qual o sentido em DIVULGAR na grande mídia?
 
Isso me lembrou outro caso. Uma fotógrafa tirou uma foto do cantor Bruno Mars quando ele era criança. Anos depois ele postou a foto na internet e ela disse que a foto era dela. Quem é o dono da foto? A fotógrafa ou a pessoa que está na foto?

Acho que a pessoa tatuada está certa, meu corpo, minhas regras.

Direitos de imagem nem deveriam existir :fuckyeah:
Ou o caso do "bebê do Nirvana", da capa do álbum Nevermind.
Os pais dele aceitaram um pagamento quando criança pra fazer a foto, o próprio cara tentou aparecer algumas vezes replicando a foto, depois de velho foi querer fazer xabu.
A mulher tá querendo biscoito, isso sim. Ou melhor: DINHEIRO.

Não enxergo uma lógica em trazer o caso à tona exceto pelo motivo financeiro_Oras, se a pessoa se sentiu humilhada pelo ato, qual o sentido em DIVULGAR na grande mídia?
Fato: o filho dela ficou exposto DEPOIS da reclamação.
Não fosse isso só a galera do círculo dela poderia olhar a tattoo e saber de quem se trata, fora isso 99,99% da população mundial poderia olhar sem fazer ideia de quem é ou até pensar se tratar de uma pessoa que nem existe.
 
Ela está reclamando da exposição do filho dela no braço de um anônimo (ou quase). Como ela reclama disso? Expondo para uma grande mídia! :facepalm:
Essa louca tá querendo aparecer em cima disso e é bem provável que esteja sendo assessorada por um débil mental ferrado atrás de dinheiro fácil.

Até porque a tatuagem é até bonita (não que faça meu estilo) e de bom gosto.
 
Se eu fosse o tatuador, chamava o tatuado de volta e fazia uma verruga na testa do moleque.... pronto, agora é filho de quem samerda?
 
Isso me lembrou outro caso. Uma fotógrafa tirou uma foto do cantor Bruno Mars quando ele era criança. Anos depois ele postou a foto na internet e ela disse que a foto era dela. Quem é o dono da foto? A fotógrafa ou a pessoa que está na foto?

Acho que a pessoa tatuada está certa, meu corpo, minhas regras.

Direitos de imagem nem deveriam existir :fuckyeah:
Teu comentário me fez pensar bastante, a foto é uma representação da pessoa, aí o desenho seria a cópia dessa representação.

A imagem não é sua, mas foi tirada sem sua autorização, então diria que a pessoa tem a posso em ambos os casos mas o direito de reprodução é de quem está na foto/desenho.

Ainda assim acho complicado, eu por exemplo pego várias pessoas no Pinterest pra fazer caricatura, e gosto daqueles videos da galera desenhando outros no trem, tipo, a pessoa não pode impedir a outra de desenhar, ou pode?

Esse assunto é muito ambíguo na minha opinião, belo tóco
 
Ainda assim acho complicado, eu por exemplo pego várias pessoas no Pinterest pra fazer caricatura, e gosto daqueles videos da galera desenhando outros no trem, tipo, a pessoa não pode impedir a outra de desenhar, ou pode?
Acho que o maior problema aí não é desenhar e sim a exposição pública.
Eu acho esses vídeos de gente desenhando no trem muito loucos só que ali geralmente o cara costuma entregar o desenho pra pessoa e/ou deve pedir autorização pra postar.
Ou aqueles caras que vão nos parques tirando foto aleatória da mulherada, algumas percebem e acabam fazendo pose...
Tem bastante gente fazendo vídeo assim mas sempre com autorização, teve um que vi esses dias que o cara ainda vai colocando legendas e dizendo que a moça estava relutante em permitir que ele subisse o vídeo mas acabou aceitando quando viu o resultado das fotos.
Mas nesse caso da tattoo isso vai além. Podia ser um menino qualquer, podia ser um desenho de alguém que não existe, podia ser uma menino na Africa ou um menino em condomínio nos Jardins, quem sabe dizer isso?
As vezes o tatuador viu esse desenho circulando por aí e achou que não tinha problema, se bobear nem foi tirado da página do cara que fez o desenho original e sim de alguém que copiou a imagem e postou no Pinterest ou sei lá onde.
Só acho que a reação da mãe está sendo exagerada demais se levar em conta o contexto todo da história.
Me lembrei daquela bebezinha loirinha que fala palavras difíceis, apareceu até em comercial de TV.
A mãe veio reclamar que não queria memes com a criança, havia muita exposição, blablabla, mas quando era ela que enchia a rede com os vídeos da criança não tinha problema, quando fugiu do controle reclamou.
Penso que quando não é pejorativo não tem nada demais, até enxergo como uma homenagem.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo