Ateísmo/Ceticismo e Espiritismo

Valter Branco

Member
Registrado
Pessoal, bom dia.

Ultimamente tenho começado a me questionar muito sobre Deus, ateísmo e coisas sobrenaturais que as pessoas se apegam e não cobram explicações. Vendo de fora, parece que acreditam por acreditar...ou por serem proferidas por alguma autoridade (o que seria uma falácia), ou pelo simples senso comum OU medo das consequências de não acreditar.

Eu não me defino ainda um ateu ou agnóstico. Eu simplesmente, ainda, estou buscando evidências ou razões fortes para acreditar ou não. Tenho lido bastante a respeito e tentado "escutar" os dois lados da moeda, mas percebo que sempre tenho a tendência de desacreditar nas respostas que os religiosos dão aos argumentos dos ateístas. Tudo me parece muito contraditório com as religiões e as formas que definem DEUS.

Uma questão paralela, é o espiritismo. Aqui, não entro nem no tema da divindade que creem, ou das doutrinas que seguem...gostaria de saber, por exemplo, como é visto pelo ceticismo a tal da mediunidade.

Pode-se dizer que é charlatanismo, ou até certo grau de doença mental. Mas todos os casos relatados são "combatidos" com esses argumentos? Tomando como um exemplo conhecido, o Chico Xavier, que muitas pessoas dizem que foram psicografadas coisas íntimas entre o familiar e o morto. Como refutar essas idéias (não somente baseado na descrença)?

Ou, por exemplo, familiares meus (minha mãe inclusive) que dizem que parentes recebem espíritos de pessoas falecidas e até falam ou "encarnam" os trejeitos dessas pessoas.

Enfim...quais as evidências que invalidam essas ideias?

Obrigado e desculpa o texto longo...hahaha
 
Eu tenho muito essa dúvida também sobre religião, mas não vou evidenciar para invalidar a ideia, e sim validar :p

sobre o espiritismo eu já frequentei até para pedir uma carta psicografada do meu pai, mas eu era meio cético e a carta do meu pai não veio pq ainda era morte recente e talz.

Só que nesse mesmo dia a minha mãe pediu uma carta do pai dela, e ele citou que meu pai estava bem, mas nao poderia se comunicar aquele dia, e que os dois me amavam muito.

Eu juro que tentei de todos os jeitos achar uma maneira de duvidar daquilo, mas como uma carta iria citar a outra e talz :hmm:
 
Pessoal, bom dia.

Ultimamente tenho começado a me questionar muito sobre Deus, ateísmo e coisas sobrenaturais que as pessoas se apegam e não cobram explicações. Vendo de fora, parece que acreditam por acreditar...ou por serem proferidas por alguma autoridade (o que seria uma falácia), ou pelo simples senso comum OU medo das consequências de não acreditar.
Eu acho que a primeira coisa que deve ser ressaltada aqui é que tanto o ceticismo quanto o ateísmo (que estão relacionados mas não são a mesma coisa) não EXIGE que as outras pessoas tenham um motivo ou uma explicação para acreditar - a questão toda é porque EU deveria acreditar na crença de outra pessoa, e aí sim, os motivos e explicações são necessários. Qualquer ateu "consciente" diria que uma pessoa pode acreditar no que ela quiser, mas ela não pode esperar que o ateu acredite sem qualquer base razoável/lógica.

Eu não me defino ainda um ateu ou agnóstico. Eu simplesmente, ainda, estou buscando evidências ou razões fortes para acreditar ou não. Tenho lido bastante a respeito e tentado "escutar" os dois lados da moeda, mas percebo que sempre tenho a tendência de desacreditar nas respostas que os religiosos dão aos argumentos dos ateístas. Tudo me parece muito contraditório com as religiões e as formas que definem DEUS.
Bem, pela definição, você é um ateu (aquele que não tem nenhum argumento bom o suficiente para acreditar em uma divindade). Sobre ser agnóstico, eu diria que qualquer pessoa com o mínimo de bom senso de diria agnóstica (inclusive os acreditadores), ou pelo menos, aceitasse essa denominação, uma vez que, caso eles tenham o real conhecimento da existência (ou não) de um ser divino, eles são incapazes de demonstar isso, tornando-o indistinguiveis daqueles que não possuem tal conhecimento.

Uma questão paralela, é o espiritismo. Aqui, não entro nem no tema da divindade que creem, ou das doutrinas que seguem...gostaria de saber, por exemplo, como é visto pelo ceticismo a tal da mediunidade.
Do ponto de vista ateísta/cético, a questão é a mesma: não há evidências para sustentar essa ideia. Pelo contrário, tudo o que pode ser testado com relação a esse assunto, foi comprovadamente refutado. Para mim, o maior problema da ideia do espirito (que é a base do espiritismo) é que sequer as pessoas conseguem definir o que é o espírito direito - pelo menos, as tentativas que eu vi.

Pode-se dizer que é charlatanismo, ou até certo grau de doença mental. Mas todos os casos relatados são "combatidos" com esses argumentos? Tomando como um exemplo conhecido, o Chico Xavier, que muitas pessoas dizem que foram psicografadas coisas íntimas entre o familiar e o morto. Como refutar essas idéias (não somente baseado na descrença)?
Há várias coisas que sustentam a refutação do espiritismo. Temos ideias notadamente erradas sobre conceitos científicos que não estavam bem desenvolvidos na época, o que depõe contra a idéia de entidades superioras esclarecidas ensinando os homens, há casos fraudulentos do próprio Chico (tem fotos dele com uma mulher usando lençol). E, por fim, a falta de argumentos fortes para sustentar a ideia: apenas porque o Chico disse que psicografou a carta, isso não quer dizer que ele realmente psicografou. Apenas porque o parente reconheceu a carta como sendo do falecido, isso não comprova que a carta era realmente dele. Basta ler estudos sérios sobre leitura fria para ver que as pessoas podem ser impressionadas facilmente e até mesmo revelar coisas sem nem mesmo perceber.

Além disso, há casos famosos como o de Houdini, que morreu deixando uma palavra secreta para sua esposa, que seria a forma de autenticar uma carta psicografada... adivinha se algum psicógrafo escreveu algo do Houdini?

Ou, por exemplo, familiares meus (minha mãe inclusive) que dizem que parentes recebem espíritos de pessoas falecidas e até falam ou "encarnam" os trejeitos dessas pessoas.
Sem qualquer tipo de ataque pessoal a sua mãe, mas há duas falácias nessa linha de raciocinio:
1) Só porque PARECE que ela está recebendo um espírito, isso não quer dizer que ela realmente esteja. Nós vemos coisas, ouvimos vozes, e até sentimos reações que não necessariamente são o que parecem à primeira vista. Uma pessoa convulsionando na Idade Média PARECIA estar possuída por um espírito maligno...

Enfim...quais as evidências que invalidam essas ideias?

Obrigado e desculpa o texto longo...hahaha
Além dessas que eu citei, há outros pontos que reforçam ainda mais os problemas de se aceitar uma determinada religião como correta, como por exemplo, o fato de outras religiões OBRIGATORIAMENTE estarem corretas ao se aceitar certas premissas de uma religião, a subjetividade que cada pessoa adota sobre a religião que prefere (escolhendo o que lhe é conveniente e ignorando o resto) e o fato de que TUDO o que pode ser estudado, testado e compreendido sobre religiões até hoje comprovou-se falso ou, na melhor das hipóteses, inconclusivo.
 
Eu tenho muito essa dúvida também sobre religião, mas não vou evidenciar para invalidar a ideia, e sim validar :p

sobre o espiritismo eu já frequentei até para pedir uma carta psicografada do meu pai, mas eu era meio cético e a carta do meu pai não veio pq ainda era morte recente e talz.

Só que nesse mesmo dia a minha mãe pediu uma carta do pai dela, e ele citou que meu pai estava bem, mas nao poderia se comunicar aquele dia, e que os dois me amavam muito.

Eu juro que tentei de todos os jeitos achar uma maneira de duvidar daquilo, mas como uma carta iria citar a outra e talz :hmm:

Então...até usando como base o que escrevi embaixo, e não querendo ser chato e nem ofensivo a você...

São coisas como essas que você me descreveu que me dão nó na cabeça. Por exemplo...ao mesmo tempo que você não teria motivos para mentir aqui e muito menos sua mãe e o conhecido que fez a psicografia...

...ao meu ver, dizer numa carta que o pai e o avô te amam, me parece um pouco simples demais. Então fica naquela...pelo menos por enquanto, de que essa carta não valida nem invalida o espiritismo. Não sei se consegui descrever bem. No fundo, as provas que você me entrega, não são suficientes para validar isso.

Me desculpa se fui ofensivo, não é a intenção...mas falar de religião é delicado.

Eu acho que a primeira coisa que deve ser ressaltada aqui é que tanto o ceticismo quanto o ateísmo (que estão relacionados mas não são a mesma coisa) não EXIGE que as outras pessoas tenham um motivo ou uma explicação para acreditar - a questão toda é porque EU deveria acreditar na crença de outra pessoa, e aí sim, os motivos e explicações são necessários. Qualquer ateu "consciente" diria que uma pessoa pode acreditar no que ela quiser, mas ela não pode esperar que o ateu acredite sem qualquer base razoável/lógica.

Exato. Algo que venho achando um tanto incomodo é que, mesmo deixando claro que não quero provar que a crença da pessoa é fútil, que quero apenas que me mostrem evidências claras para que EU baseie minha posição. Realmente, não me importa se fulano é católico, espírita ou evangélico...não o deixo de respeitar por isso. Eu busco MOTIVOS CLAROS para acreditar ou não. Até agora, todos falharam.

Bem, pela definição, você é um ateu (aquele que não tem nenhum argumento bom o suficiente para acreditar em uma divindade). Sobre ser agnóstico, eu diria que qualquer pessoa com o mínimo de bom senso de diria agnóstica (inclusive os acreditadores), ou pelo menos, aceitasse essa denominação, uma vez que, caso eles tenham o real conhecimento da existência (ou não) de um ser divino, eles são incapazes de demonstar isso, tornando-o indistinguiveis daqueles que não possuem tal conhecimento.

Ou, aquele que tem argumentos bons para não se acreditar em alguma divindade. Por enquanto. (digo por enquanto pq acredito que todo ateu, em frente a evidências que atendam a todos os critérios do método científico de que exista um Deus, passariam a aceitá-lo...não a acreditar - diferente de religiosos fanáticos que, acredito eu, mesmo um dia se provando concretamente a não existência de divindades, não aceitariam tal fato (perdoem-me se parece ofensivo)).

Do ponto de vista ateísta/cético, a questão é a mesma: não há evidências para sustentar essa ideia. Pelo contrário, tudo o que pode ser testado com relação a esse assunto, foi comprovadamente refutado. Para mim, o maior problema da ideia do espirito (que é a base do espiritismo) é que sequer as pessoas conseguem definir o que é o espírito direito - pelo menos, as tentativas que eu vi.

Há várias coisas que sustentam a refutação do espiritismo. Temos ideias notadamente erradas sobre conceitos científicos que não estavam bem desenvolvidos na época, o que depõe contra a ideia de entidades superioras esclarecidas ensinando os homens, há casos fraudulentos do próprio Chico (tem fotos dele com uma mulher usando lençol). E, por fim, a falta de argumentos fortes para sustentar a ideia: apenas porque o Chico disse que psicografou a carta, isso não quer dizer que ele realmente psicografou. Apenas porque o parente reconheceu a carta como sendo do falecido, isso não comprova que a carta era realmente dele. Basta ler estudos sérios sobre leitura fria para ver que as pessoas podem ser impressionadas facilmente e até mesmo revelar coisas sem nem mesmo perceber.


Casos como aqueles que falam que gravaram vozes do além e tal, são fáceis de pensar em pontos de falha. Mas nesses outros casos, até envolvendo familiares, que na maioria das vezes estão sensibilizados pela dor da morte ou doenças, fica difícil e as vezes até "anti-ético" de se discutir sobre. Como pessoas que juram que as cartas relatam coisas íntimas e tal. Não é uma prova que é verdade, mas também se torna difícil provar o contrário. (não digo de médiuns famosos, mas de algum familiar, por exemplo...que não teria motivos para mentir e blablabla)


Além disso, há casos famosos como o de Houdini, que morreu deixando uma palavra secreta para sua esposa, que seria a forma de autenticar uma carta psicografada... adivinha se algum psicógrafo escreveu algo do Houdini?

Disso eu não sabia. :haha: :coolface:

Sem qualquer tipo de ataque pessoal a sua mãe, mas há duas falácias nessa linha de raciocinio:
1) Só porque PARECE que ela está recebendo um espírito, isso não quer dizer que ela realmente esteja. Nós vemos coisas, ouvimos vozes, e até sentimos reações que não necessariamente são o que parecem à primeira vista. Uma pessoa convulsionando na Idade Média PARECIA estar possuída por um espírito maligno...

Isso é algo que já tenho em mente e até comentei com ela. Algo que acho até estranho, por exemplo, é como uma pessoa diagnosticada como esquizofrênica e internada num hospício, que afirma que tal e tal fulano falou com ele (morto ou vivo) e que fez tais e tais coisas...é visto como um esquizofrênico (como deveria). Mas pessoas que apresentam os mesmos tipos de atitudes (vez ou outra) as vezes são vistas como que enxergam coisas e botam fé nisso.

No livro "O Mundo Assombrado Pelos Demônios", Carl Sagan deixou bem explicado casos como esse...

Além dessas que eu citei, há outros pontos que reforçam ainda mais os problemas de se aceitar uma determinada religião como correta, como por exemplo, o fato de outras religiões OBRIGATORIAMENTE estarem corretas ao se aceitar certas premissas de uma religião, a subjetividade que cada pessoa adota sobre a religião que prefere (escolhendo o que lhe é conveniente e ignorando o resto) e o fato de que TUDO o que pode ser estudado, testado e compreendido sobre religiões até hoje comprovou-se falso ou, na melhor das hipóteses, inconclusivo.
 
Então...até usando como base o que escrevi embaixo, e não querendo ser chato e nem ofensivo a você...

São coisas como essas que você me descreveu que me dão nó na cabeça. Por exemplo...ao mesmo tempo que você não teria motivos para mentir aqui e muito menos sua mãe e o conhecido que fez a psicografia...

...ao meu ver, dizer numa carta que o pai e o avô te amam, me parece um pouco simples demais. Então fica naquela...pelo menos por enquanto, de que essa carta não valida nem invalida o espiritismo. Não sei se consegui descrever bem. No fundo, as provas que você me entrega, não são suficientes para validar isso.

Me desculpa se fui ofensivo, não é a intenção...mas falar de religião é delicado.

Relaxa que entendo seu lado, como disse também tenho minhas dúvidas.

No caso da carta o diferencial não foi dizer que me ama, e sim meu vô ter citado eu e o meu pai em uma carta.

Minha mãe frequenta mais o espiritismo, e tem senhoras que estão la a mais de 30 anos, e eu fiquei pensando, essas pessoas nao perdem 30 anos de suas vidas em algo que nao tem retorno financeiro, isso não é charlatismo ou apenas engano como pode dizer os céticos.
 
Espiritismo é uma crença como outra qualquer que temos por aí, só é bom deixar claro que existem várias vertentes dentro do espiritismo, não é uma coisa só, existem "grupos" que seguem o espiritismo de maneira diferente, não é todo espirita ou vertente que usa ou sequer vê com bons olhos os ditos "trabalhos", popularmente conhecidos como macumbas. Apenas exemplificando como é essa crença. Eu sei bem disso por causa da minha mãe que é espirita e já frequentei muito desse ambiente quando mais novo. Do meu ponto de vista, que é de um ateu (No sentido real da palavra, e não um militante que quer forçar ideias na cabeça dos outros), todas as religiões são "charlatanismo" para mim. Eu costumo dizer que a única "religião" que simpatizo minimamente é o budismo, mas essa é mais uma filosofia do que uma religião.

Como pode ver minha opinião quanto a isso é clara e tendenciosa. Na verdade eu digo que há um erro aí, esse tipo de coisa não é algo que você deva procurar em terceiros, não importa se forem ateus, agnósticos ou religiosos, isso é algo que basicamente se descobre sozinho, sério cara, estamos falando de "fé" aqui, não tem como ser diferente. Então eu não vou chegar e escrever aqui "Você tem que seguir isso....E as coisas funcionam assim...", simplesmente não rola. Se questionar é algo muito bom, não importa que assunto seja, pelo menos já é início de algum pensamento, reflexão e filosofia.

Citando o MEU caso. Eu já tive contatos bem íntimos com religião, principalmente a católica e espírita, cheguei a fazer 1º comunhão e minha mãe é de fato uma pessoa religiosa (Não é fanática, mas tenha fé realmente), mas eu sempre me questionei e acho que nunca acreditei para valer nessas coisas, mesmo criança, sei lá, é algo que vem de dentro. Mas acho que só cheguei a conclusão de que era ateu mesmo depois dos 18 anos (Na minha adolescência falava que era agnóstico). No meu caso eu refleti e filosofei muito comigo mesmo, a experiência de vida também vai acumulando. Hoje tenho 24 anos e nada mudou para mim, nem me vejo virando crente de algo no futuro.

Esses questionamentos são coisas que só você pode responder. Internet ajuda, tem muito vídeo e texto por aí falando dessas coisas, mas o que manda mesmo é tu bancar o autista :)haha:) e pensar contigo mesmo.
 
Última edição:
Eu sou Ateu, não creio em deus ou divindades, acredito que há vida foda da terra, acredito que existam espíritos, fantasmas ou o que seja, não estamos sozinhos, e assim espero.

O grande problema do povo, é que tudo que é sobrenatural eles associam com religião, grande viajem. O Sobrenatural existe, está entre nós, alguns consegue ver, sentir, outros não, não tem pora nenhuma a ver com religião, santos, igreja, demônios etc. O problema é que esse assunto é muito ridicularizado, alguém diz que "vê" e as pessoas acham que é mentira, que vc ta louco etc. Claro que há os "avacalhões", brincam e caçoam, mas... Eu não vejo, não sinto, gostaria muito de conseguir...

E, cara, isso vem de dentro, ou você acredita ou não, evidências ? Cara, a ciência e a física estão ai, a diferença deles para da religião é que eles provam o que dizem (ou tentam provar), a religião é totalmente baseada em crenças, nada se prova, tudo se crê. Na minha visão, quem é religioso e se prende nas crenças religiosas, não quer saber da verdade do mundo, saber da verdade da vida, não quer sair do seu mundinho perfeito e achar que tudo vai acabar bem, vai viver nas leis da sua religião e no final vai morrer e ir para o céu, infelizmente ou felizmente muitos mudam de opinião.
 
O grande problema do povo, é quetudo que é sobrenatural eles associam com religião, grande viajem. O Sobrenatural existe, está entre nós, alguns consegue ver, sentir, outros não, não tem pora nenhuma a ver com religião, santos, igreja, demônios etc.

Fazer a afirmação negativa sem qualquer critério para separar é tão útil quanto fazer a afirmação positiva enquadrando tudo na categoria desejada. Você falar que o sobrenatural não tem pora nenhuma a ver com religião, sem apresentar um argumento é tão válido quanto dizer que tudo que é sobrenatural é de cunho religioso.

A diferença entre o meramente sobrenatural e a religião é se a pessoa vai se ajoelhar quando aparecer um espírito na frente dela. Atendo-se a definições, o sobrenatural não está contido na religião, mas a religião está contida no sobrenatural. E, parafraseando uma frase que eu vi na Internet, só existe dois tipos de sobrenatural: aquele que ainda não se conseguiu provar que existe, e aquele que já se provou que não existe.

E, convenhamos, tudo o que você apontou são possibilidades razoáveis para se questionar qualquer afirmação sobre o sobrenatural (ou até mesmo, situações remotamente possíveis): a pessoa REALMENTE pode estar mentindo (conhece Peter Popoff?); ela pode estar louca (um dos sintomas clássicos da esquizofrenia é ouvir vozes que não existem); ela pode ter interpretado algo de maneira errada (caso das possessões demoníacas na Idade Média). Por que eu deveria assumir como uma experiência legítima se nem mesmo a pessoa envolvida consegue demonstrar uma separação razoável entre o que ela viveu e as explicações "normais"?

A idéia da ridicularização, na minha opinião tem o objetivo principal de apontar os problemas e defeitos através do exagero, que é uma técnica muito utilizada por TODOS os grupos, diga-se de passagem; o nome da Teoria do Big Bang surgiu de uma tentativa de ridicularizar a idéia, por exemplo. é graças a ridicularização de conceitos como química, física e biologia que temos sci-fi, Quarteto Fantástico ou A Noite dos Mortos-Vivos. Aliás, sátiras e paródias existem desde que o mundo é mundo, e ninguém acha ruim, desrespeitoso ou nocivo expressões como a Dilma Bolada, Massacration, Casseta e Planeta ou Frango-robô.
 
É aqui que está rolando altas tretas sobre ateísmo? :megusta: Posso participar do tópico do bet00... digo, do Valter Branco? :fovhappy:

Cara, relaxa que não quero causar descórdia não hahaha. Muito pelo contrário, minha intenção era tentar achar respostas para algo que não tinha ainda. Não quero pregar religião ou rebater a fé dos outros...para mim, o mais importante são as atitudes das pessoas. Religiosas ou não, para mim, todos deveríamos ter como objetivo número 1, o bem estar de todos, sermos justos e respeitosos.

E cara, que é esse bet00 aí? Acabei de entrar no fórum, nem manjo dos paranauê aqui.

MASSSSS, voltando ao tópico....

Já percebi por algumas experiências pessoais, que é realmente muito difícil buscar opiniões com pessoas que tem fé em algo. O problema maior que encontrei é que, ao pedir que por favor, mostrem-me pq eles acreditam ou pq eu deveria acreditar, a resposta imediata é: "NOSSA, VOCÊ NÃO ACREDITA? ESTÁ DUVIDANDO? NEM DISCUTO".

Novamente eu afirmo...não quero ridicularizar ou tentar invalidar as crenças de cada um. Eu busco argumentos para me basear.

Sobre espiritismo, assim como o teísmo, eu sempre acreditei de uma forma passiva. Falavam que aconteceu e eu acreditava, sem me questionar, sem me preocupar. Como disse, ultimamente tem acontecido algumas coisas em minha vida que me fizeram questionar a fé.

Não é que eu busque formas para me tornar um ateu (aliás, nem concordo com esse nome). Eu simplesmente me peguei questionando a fé e a crença e o que me demonstram não é o suficiente para "botar fé"...fico com aquela centelha de dúvida. Acredito que afirmar que Deus - e o sobrenatural - não existe é ABSURDO, afinal, nosso conhecimento em cosmologia é pífio ainda, porém, as evidências e as refutações de certas coisas, pendem para a dúvida de tudo isso que foi doutrinado para nós e por nós durante milênios.

Posso fazer um paralelo pobre com a existência de extraterrestre. O Universo é enorme, infinito. Existem incontáveis galáxias, aglomerações, estrelas e planetas...afirmar que NÃO EXISTE (0%) vida extraterrena é atuar num campo inseguro. Da mesma forma que, AFIRMAR (100%) que existe, sendo que todas as evidências que tivemos até hoje na Terra, documentadas, são falsas ou inconclusivas e a busca por sinais de outros mundos falhou até agora, parece-me igualmente uma afirmação insegura.
 
Última edição:
parabéns aos envolvidos pelo tópico.
sou espiritualista, não sigo uma religião, mas leio bastante coisa do hinduismo, budismo e espiritismo.
 
Relaxa que entendo seu lado, como disse também tenho minhas dúvidas.

No caso da carta o diferencial não foi dizer que me ama, e sim meu vô ter citado eu e o meu pai em uma carta.

Minha mãe frequenta mais o espiritismo, e tem senhoras que estão la a mais de 30 anos, e eu fiquei pensando, essas pessoas nao perdem 30 anos de suas vidas em algo que nao tem retorno financeiro, isso não é charlatismo ou apenas engano como pode dizer os céticos.

O médium sabia do falecimento do seu pai e você ficou impressionado por ele citá-lo?
 
O médium sabia do falecimento do seu pai e você ficou impressionado por ele citá-lo?

São vários Médium's (uns 8 que eu me lembre), e a carta que foi devolvida do meu pai passou por um médium, e a do meu vô por outro, eu sei disso pq o médium deixa o seu nome na carta caso tenha alguma dúvida e talz
 
se vc quer virar ateu de vez, estude a fundo biologia, quimica, fisica, astrologia!? , filosofia, geografia, historia, fisica quântica...

eu até entendo a pessoa ser religiosa até os anos 1980, quando a informação ainda era precária e poucos sequer chegavam até a 4 serie, mas em pleno 2014 ainda acreditar nessas fantasias :poker:
 
São vários Médium's (uns 8 que eu me lembre), e a carta que foi devolvida do meu pai passou por um médium, e a do meu vô por outro, eu sei disso pq o médium deixa o seu nome na carta caso tenha alguma dúvida e talz

Então você acredita que o médium do seu avó não vazia ideia que seu pai morrera... interessante...
 
Pessoal, bom dia.

Ultimamente tenho começado a me questionar muito sobre Deus, ateísmo e coisas sobrenaturais que as pessoas se apegam e não cobram explicações. Vendo de fora, parece que acreditam por acreditar...ou por serem proferidas por alguma autoridade (o que seria uma falácia), ou pelo simples senso comum OU medo das consequências de não acreditar.

Eu não me defino ainda um ateu ou agnóstico. Eu simplesmente, ainda, estou buscando evidências ou razões fortes para acreditar ou não. Tenho lido bastante a respeito e tentado "escutar" os dois lados da moeda, mas percebo que sempre tenho a tendência de desacreditar nas respostas que os religiosos dão aos argumentos dos ateístas. Tudo me parece muito contraditório com as religiões e as formas que definem DEUS.

Uma questão paralela, é o espiritismo. Aqui, não entro nem no tema da divindade que creem, ou das doutrinas que seguem...gostaria de saber, por exemplo, como é visto pelo ceticismo a tal da mediunidade.

Pode-se dizer que é charlatanismo, ou até certo grau de doença mental. Mas todos os casos relatados são "combatidos" com esses argumentos? Tomando como um exemplo conhecido, o Chico Xavier, que muitas pessoas dizem que foram psicografadas coisas íntimas entre o familiar e o morto. Como refutar essas idéias (não somente baseado na descrença)?

Ou, por exemplo, familiares meus (minha mãe inclusive) que dizem que parentes recebem espíritos de pessoas falecidas e até falam ou "encarnam" os trejeitos dessas pessoas.

Enfim...quais as evidências que invalidam essas ideias?

Obrigado e desculpa o texto longo...hahaha

Sempre acreditei no Deus que eu conhecia, o Bíblico. Porém após estudar o Bíblia percebi que não era o mesmo Deus. Minha ideia e meu conceito de Deus não batia com aquele. Aquelas história confusas e claramente inventadas eram meras fábulas. Meu Deus era justo, coisa que o da Bíblia nem chega perto.

Continuei acreditando na ideia do que eu acho ser Deus, como ele agia, quando, o que o agradava, o que desagradava, sabia tudo sobre ele.
Não demorou muito para eu ter CERTEZA que o meu Deus existia, existia pelo simples fato de eu mesmo ter inventado ele com todos os detalhes.

No fundo no fundo todos formam sua própria imagem de Deus, porém a maioria continua acreditando mesmo sabendo que você mesmo o criou.
 
Caro Valter Branco, sou espírita a mais de vinte anos e estudo a doutrina desde então. Sou também formado em Química pela UFMG. Estes anos todos de estudo nestas duas áreas me deram algumas ideias sobre o que pensar do assunto que você questiona neste tópico.

A primeira coisa que posso te sugerir é que busque estudar seriamente as questões que te incomodam. Se sua dúvida é sincera deve se aprofundar nos assuntos e buscar respostas que te atendam. O espiritismo é uma doutrina criada no século XIX por um francês que tinha o pseudônimo de Allan Kardec. Era um pedagogo relativamente famoso, aluno de Pestalozzi e tido como uma importante personalidade na época. Sobre o espiritismo escreveu cinco obras básicas que fundamentam toda a doutrina que são: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, Céu e Inferno e A Gênese. Escreveu uma introdução ao assunto chamada O que é o Espiritismo que é uma série de diálogos fictícios, a exemplo de antigas obras filosóficas, no qual ele conversa com um crítico, um cético e um padre, depois explica resumidamente a doutria nos capítulos seguintes. Umbanda não é espiritismo, terreiro não é espiritismo, nem qualquer outra denominação independente de algumas destas doutrinas utilizarem informações contidas nos espiritismo ou se autodenominarem espíritas.

A química é o estudo da matéria, estritamente, e tudo que está envolvido nela. E posso te afirmar com certeza que o que você estuda no ensino médio sobre o universo material (ou mesmo em outros cursos superiores de exatas) está longe de ser uma informação concreta, final e segura da realidade. Ainda se conhece muito pouco do que pode se chamar de matéria e estamos engatinhando no conhecimento de qualquer coisa que existe. Eu amo a ciência e tudo que está envolvida nela e te afirmo: somente pessoas ignorantes ou de má fé podem fazer afirmações absolutas sobre estes assuntos. Existem muitos cientistas, se não a maioria, que acreditam em Deus. E não simplesmente porque querem ou porque se sentem mais seguros ou ainda porque se recusam a aceitar que o universo não tem sentido. Eles acreditam porque existe lógica nisto, uma razão. A variável Deus na “equação” do universo explica muita coisa pra muitas pessoas. Assim como a “variável espírito”, por assim dizer.

Mas entenda que não se compreende química quântica simplesmente indo num fórum e perguntando as pessoas sobre o que elas acham disso. Nem mesmo lendo um livro especializado sobre o assunto. São necessários anos, décadas, vidas para se adquirir um conhecimento mais seguro e que será sempre dinâmico até onde compreendemos. Sobre Deus e as diversas religiões que se ocupam em entender o assunto se dá o mesmo. Ler a Bíblia, os livros de Kardec ou o Bhagavad Gita são apenas uma parte do caminho. É preciso aprofundar, vivenciar, testar os conhecimentos que estas obras oferecem e só aí, depois disso, tirar uma conclusão sobre o que se acha ou não. Para separar o que é bom do que é ruim é preciso seriedade e estudo.

Por isso te perguntei no início se sua dúvida é sincera. Se for precisará de muitos anos de estudo sincero para chegar numa conclusão. Se não ficará sempre uma questão de escolha de lados, de forma cega, como se escolhe um time de futebol. E cegamente você vai defendê-lo até a morte simplesmente porque escolheu segui-lo, sem saber nada dos “ondes”, “comos” e “porquês” da escolha.

Bom, esta é minha opinião. Espero que te ajude de alguma forma.

Abraço e boa sorte!
 
Então, já estive nesse dilema. Também fui pesquisar as religiões e não encontrava nenhuma em que eu me encaixava, foi aí que conheci o espiritismo (meu pai e minha família são adeptos).

Os motivos pelo que escolhi? Bom, sempre tive o pensamento do por quê das religiões não aceitarem a ciência e da ciência não aceitar a religião, infelizmente são coisas pouco possíveis principalmente na segunda opção. No entanto, a doutrina usa argumentos científicos para explicar a existência das coisas como por exemplo a terra, que teria sido criada por uma energia (Deus), evoluído até chegarmos aos dias de hoje; O livre arbítrio, o qual você tem o controle e a responsabilidade dos seus atos, podendo refletir posteriormente - o princípio da ação e reação.

O espiritismo trata o mundo como um lugar onde todos os cidadãos são aprendizes (em maior ou menor grau) que almejam chegar ao alto grau da evolução através de sucessivas reencarnações. Deus não é considerado uma pessoa, mas sim uma energia e Jesus Cristo tratado por nós como uma inspiração devido seus grandes atos. Com relação ao 'diabo', seriam todos os espíritos que estão no baixo grau de evolução, são eles que promovem as "assombrações", mesmo assim, todos tem a possibilidade de evoluírem e se tornarem bons. Quanto ao poder de mediunidade, qualquer indivíduo possui só que em diferentes níveis.

Então, isso é um pouco da doutrina. Se quiser saber mais procure alguns sites ou visite um centro espírita. Valeu!
 
se vc quer virar ateu de vez, estude a fundo biologia, quimica, fisica, astrologia!? , filosofia, geografia, historia, fisica quântica...

eu até entendo a pessoa ser religiosa até os anos 1980, quando a informação ainda era precária e poucos sequer chegavam até a 4 serie, mas em pleno 2014 ainda acreditar nessas fantasias :poker:

então pra você pessoas bem informadas são ateias? tem vários cientistas que não são ateus, tem tanta coisa na ciência com teoria de *****.

Só pra citar alguns cientistas que você deve conhecer
Albert, Thomas, Isaac
 
Última edição:
Pessoal, bom dia.

Ultimamente tenho começado a me questionar muito sobre Deus, ateísmo e coisas sobrenaturais que as pessoas se apegam e não cobram explicações. Vendo de fora, parece que acreditam por acreditar...ou por serem proferidas por alguma autoridade (o que seria uma falácia), ou pelo simples senso comum OU medo das consequências de não acreditar.

Eu não me defino ainda um ateu ou agnóstico. Eu simplesmente, ainda, estou buscando evidências ou razões fortes para acreditar ou não. Tenho lido bastante a respeito e tentado "escutar" os dois lados da moeda, mas percebo que sempre tenho a tendência de desacreditar nas respostas que os religiosos dão aos argumentos dos ateístas. Tudo me parece muito contraditório com as religiões e as formas que definem DEUS.

Uma questão paralela, é o espiritismo. Aqui, não entro nem no tema da divindade que creem, ou das doutrinas que seguem...gostaria de saber, por exemplo, como é visto pelo ceticismo a tal da mediunidade.

Pode-se dizer que é charlatanismo, ou até certo grau de doença mental. Mas todos os casos relatados são "combatidos" com esses argumentos? Tomando como um exemplo conhecido, o Chico Xavier, que muitas pessoas dizem que foram psicografadas coisas íntimas entre o familiar e o morto. Como refutar essas idéias (não somente baseado na descrença)?

Ou, por exemplo, familiares meus (minha mãe inclusive) que dizem que parentes recebem espíritos de pessoas falecidas e até falam ou "encarnam" os trejeitos dessas pessoas.

Enfim...quais as evidências que invalidam essas ideias?



Obrigado e desculpa o texto longo...hahaha

Vou dar uma sugestão, sem querer dizer que o Espiritismo é a melhor religião, mas nasci Espírita, meu pai é escritor, não ganha nada por isso...e acredito nessa filosofia, ciência...chamem como quiserem, mas atenção: Tem que ser o Espiritismo de Allan Kardec, vc precisa ler as 5 obras ou algumas delas, frequentar um centro Espírita e não achar que Espiritismo é só reencarnação, mediunidade, não afirmar que é mesa branca, nada disso...o povo confunde muito Espiritismo com Candomblé, macumba, religião que invoca demônios e afins...:awesome:
 
então pra você pessoas bem informadas são ateias? tem vários cientistas que não são ateus, tem tanta coisa na ciência com teoria de *****.
Você está caindo no mesmo erro que o outro cidadão ao dizer que cientistas são necessariamente pessoas bem informadas. TODOS os grupos possuem suas ovelhas negras. O fato de ser ateu, religioso, cientista, ator ou jogador de video-game não torna alguém automaticamente melhor informado. Agora, alguém que fala que a Teoria da Evolução "é só uma teoria", que fala que uma arca já conteve a maioria dos animais da Terra, entre outros, está DEMONSTRANDO que precisa se informar mais...

Só pra citar alguns cientistas que você deve conhecer
Albert, Thomas, Isaac
Eu posso estar associando os nomes às pessoas erradas, mas:

- Albert Einstein: pode ser considerado, na melhor das hipóteses, como um deísta, alguém que acreditava numa entidade superior, mas que esta não seria necessariamente consciente, muito menos que tivesse qualquer apreço especial pela humanidade. Ainda que, realmente, esta não é uma posição atéia, tampouco pode realmente ser chamada de religiosa, uma vez que não há qualquer reverência ou pelo menos reconhecimento dessa entidade superior. Para mim, é a posição mais "em cima do muro" que se pode ter;

- Thomas Edson: eu acho que você faz um desserviço quando aponta como um exemplo de religioso alguém que criou a cadeira elétrica, e fazia apresentações públicas para matar animais eletrocutados. O que dizer sobre a religiosidade de alguém que não leva a sério nem mesmo um dos dez mandamentos!?

- Isaac Newton: o favorito dos acreditadores. Afinal, quem pode falar algo contra esse cara? Ele é ídolo até do Neil deGrasse, um dos mais criticados cientistas da atualidade por suas visões céticas. Mas temos que nos lembrar que sir Newton também acreditava em Alquimia, e vivia numa época que tentava curar resfriado usando cortes no corpo para "deixar sair o sangue ruim". Devemos assumir que esse processo de sangramento é legítimo porque Isaac Newton também usou? Ou devemos reconhecer que ele era um físico, e como tal, foi capaz de criar o Cálculo e as leis da Mecânica, mas que isso não confere passe livre para qualquer outra coisa que ele falasse/acreditasse?

Se você realmente quer seguir essa linha, eu recomendo usar outros cientistas quando quiser fazer esse tipo de comparação (há alguns no CERN e inclusive laureados recentemente pelo Nobel). Mas eu aconselharia a evitá-la; logicamente falando, o fato de uma pessoa ter UM argumento convincente, não implica que todos também serão. E existe a constatação de que TODOS os religiosos que tem qualquer relevância no meio científico não utilizam a sua religião para explicar ABSOLUTAMENTE NADA relativo as ideias que os consagraram, ou seja, sendo religioso ou não, cientistas são importantes quando a religião fica do lado de fora do laboratório - e eu não sei se alguém que faz esse tipo de compartimentação das suas ideias pode ser considerado um "verdadeiro" religioso...
 
Quem diz com a boca cheia que cientistas de épocas passadas eram cristãos será que se esquece de dizer que todos os analfabetos, camponeses, ricos, criminosos, honrados, etc... também eram? Quem não seria ou pelo menos diria ser em uma época que caso não adotasse a religião oficial do estado era punido com a morte?
 
então pra você pessoas bem informadas são ateias? tem vários cientistas que não são ateus, tem tanta coisa na ciência com teoria de *****.

Só pra citar alguns cientistas que você deve conhecer
Albert, Thomas, Isaac

estou querendo dizer que para você enxergar a vida na TERRA e como tudo acontece, você precisa ter conhecimento e juntar todas as informações para concluir que deus não existe...

é dificil ver um ateu ignorante, mas a maioria chegou a conclusão seja pelo cenário politico e/ou pela ciência


quem passa por dificuldade e/ou não estudou na vida, com certeza acredita em deus porque foi sua ultima esperança e tem aqueles que não acreditam porque a vida delas nunca deram certo e elas o odeiam e enxergam o mundo como ele é
 
Quem diz com a boca cheia que cientistas de épocas passadas eram cristãos será que se esquece de dizer que todos os analfabetos, camponeses, ricos, criminosos, honrados, etc... também eram? Quem não seria ou pelo menos diria ser em uma época que caso não adotasse a religião oficial do estado era punido com a morte?

bem por ai, conversando com religiosos, eles olham muito pro próprio umbigo e querem a salvação de qualquer forma... sonham com a vida de paz e prazer no céu, fazem loucuras por eles..
 
Nao concordo nem discordo, muito pelo contrario... :coolface:


Tentei ler os post mas cada vez vcs mesmos confundem mais o assunto... A duvida do cara já virou outra coisa :haha:


Cada um crê e acredita no que quer (salvo os idiotas que pensam que dando dinheiro pra igreja comprará um pedaço no ceú, alias, nem deve existir essa tal de ceú...).


Sou Umbandista, sigo a Umbanda ha alguns anos, e nao tenho nada a opinar, obrigado de nada


:seferrou:
 
Como comecei a desacreditar:
- Nunca fui muito religioso, depois de muita insistência dos meus pais acabei entrando pra fazer catequese já com 14 anos que dura 2 anos pra fazer comunhão. Foi nessa época que comecei a desacreditar na bíblia, pois eu questionava a "professora" coisas da bíblia, como explicar Adão e Eva, arca de Noé, e ela sempre falava que era verdade, que aconteceu mesmo "pq tá na bíblia", gerei umas discussões chatas na sala com a professora, as outras crianças me viam como um louco..rs
Fazia perguntas do tipo: "se Deus tava bravo com a humanidade pq alagar o mundo e matar 99,9999% dos animais?" E a cara dela tentando responder era ótima..rsrs
Então eu nem terminei a catequese, fiz um ano só e não voltei mais.

- Nessa época eu sempre achei que religião fosse algo mais mental, espiritual do que uma doutrina, mas fui percebendo que as pessoas ignoram a medicina moderna, biologia moderna, tecnologia moderna e simplesmente acham que tudo foi Deus. Aí comecei a entender as coisas e me aprofundei bastante no comportamento religioso e sempre me questionando. Isso me fez ser descrente com religiões.

- Lembro que as pessoas me falam ate hj, se vc ler a biblia, estudar sobre, vc vai ver que Deus existe, kkkk eu simplesmente cada dia que eu estudo sobre o assunto, eu refuto mais ainda a existência de algum Deus, principalmente o Deus relatado na biblía, que eu não sei como as pessoas considerem esse livro sagrado.

*Curiosidades:
- Com 4 anos de idade operei o coração, operei com a melhor equipe médica do RJ, provavelmente a melhor da américa latina em um hospital público.
Nessa época claro, todos os familiares apelaram pra todo tipo de mandinga pra me ajudar a me curar, lembro nitidamente beber um guaraná antartica cuspido por uma pessoa com um santo, sério bebi çapoha cuspida por um cara com santo indígena! Pelo menos ele me deu um dente de tigre super maneiro que guardo até hj!
- também fui em alguma igreja ou sei la o q com a minha mãe e la vendia santinhos(aqueles de papel) minha mãe mandou eu escolher um santo, escolhi o São Camilo de Lellis, protetor dos enfermos, minha mãe acha que foi um milagre eu ter escolhido ele, eu com 4-5 anos, eu acho que escolhi pq era o santo mais maneiro, uma manta toda preta com uma cruz gigante vermelha no peito, parecendo um templário, da hora.

Sei la eu só acho que nasci na época certa, fiz a cirurgia em 1992, se fosse 30 anos antes, eu tava ferrado, e hj essa cirurgia é feita com cateter, super rapido, nem da pra considerar cirurgia direito. Será que as pessoas que fazem esse tipo de procedimento que é super tranquilo hoje ficam pedindo ajuda a Deus com tanta intensidade?

Eu simplesmente agradeço aos médicos e a medicina moderna, e todos os envolvidos, os inventores da máquina que substituiu meu coração por alguns minutos, aos envolvidos pelos antibióticos que tomei(que me encheu de cárie), enfim todos. Se algum Deus se envolveu nisso, eu realmente não sei.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo