Agradeço ao Dudu1505 e ao Vorlon pelas dicas.
Em função da reclamação em aberto na ANATEL, ontem a ouvidoria da GVT me ligou de novo e apareceram 2 técincos em horários diferentes e com outros modems. O que eles queriam fazer era desqualificar o 35 Mbps e baixar para 25 Mbps, o que eu não deixei. Informei que o 35 Mbps foi fruto de uma negociação de retenção, aplicação de desconto etc., baixar para 25 Mbps resolveria em parte as quedas noturnas, mas ferraria meu desconto. Como tenho todo o histórico do problema, as fotos que fiz, as medições, a intervenção da GVT numa CEV em frente ao meu prédio, mostrei que já troquei a minha rede interna para cabo UTP, eles concordaram que poderia ser problema de rede externa e pediram uma empreiteira para verificar. Informaram que não poderiam trocar o par no DG do prédio, ou na rua (que nem escada possuem) que isso seria atribuição da empreiteira. Essa empreiteria deveria ter aparecido com um equipamento para testar os pares do cabo de entrada, descobrir o que tá acontecendo, e mudar para o melhor par até o armário.
Tentaram me convencer que o 35 Mbps não funcionária, que estou no limite (mais de 700 m), mas eu mostrei o print da tela da GVT (que a ouvidoria me enviou ano passado) que mostra 690m, do meu prédio ao armário, bem menor que os 800m limites.
Dai falaram que o armário que me atende não é muito bom, é medio, o DSLAM de lá é o ZHONE mesmo, tudo no limite.
Ou seja, eu estaria no limite, mas mostrei a eles os print que tenho com o SNR de 13 - 11 dB, variando até 6.3 dB e a conexão fica estável. Eles diseram que 13 dB de SNR não vai dar, que com 6.5 dB de SNR funciona, o que é verdade, mas à noite ele baixa e fica sem margem, chega a 4.8 dB e a conexão cai. Se conseguirem uns 10 dB de SNR já ficaria bom, pois mesmo que caia uns 3 dB à noite, ainda ficaríanos nos 6.5 - 7 Db e a conexão não caíria.
Bom, estou esperando essa empreiteira para testar os pares, se eles vierem ainda hoje, que é o combinado, vou pedir para tirar umas fotos do procedimento de testes e posto aqui. Como os técnicos disseram, sou "cliente ANATEL" e isso já deveria ter sido resolvido.
Valeu pelas dicas!
Sds,
fecdias/BH