• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[+ATI] Sombras quadradas

Guguets

Hungry Member
Registrado
Pessoal,pode parecer um tópico sem sentido,mas quero alertá-los de algo que tenho visto já a algum tempo,de um bug que acontece nas sombras das placas ATI,seja de qualquer geração.

Se vocês forem jogar COD 4,notem as sombras:Estão todas quadriculadas....Muito feio mesmo,algo que tira muito da beleza do jogo.
Óbviamente que se esse bug estivesse presente apenas nesse jogo,não criaria um tópico sobre isso.Mas,esse bug pode ser encontrado em MUITOS jogos.
Entre eles:NFS(Todos a partir do MW);Mirror Edge;Dead Space;Assasin´s Creed;Alone in the Dark 5;GRID;LOTR:BFME2...

Dando uma pesquisada,descobri que o "bug" é ocasionado devido a forma de como as ATIs fazem as sombras.Tanto que,os jogos citados acima,rodaram sem nenhum problema em qualquer Geforce que rode o jogo.

Quando um cara de um fórum americano mandou um email pra AMD,eles responderam:
"So just an update for you, we've reproduced the problem and our engineering team is investigating the problem. For now, there is no solution but if you had an older driver that was working, please use that temporarily."
Isso na época do Catalyst 8.6!!

Não sou nenhum Nvidia-fã,mas só queria alertá-los quanto a esse problema...Gosto muito dos produtos da ATI,e em meu novo update já estava planejado uma ATI,devido ao custo x benefício.Mas depois de conviver com esse problema a anos,em praticamente em todo jogo que joguei,estou reconsiderando minha decisão.
 
Ta bem flammer teu tópico cara, eu ja tive 4850 e joguei tudo quanto é jogo e nunca vi nada de sombras quadradas


Da uma skol pra ela então :fun:
 
Nunca vi sombra quadrada em lugar algum
tive ati desde a serie agp 9600

e mesmo se visse sombras quadradas.... nao faria diferença alguma é soh um detalhe como serrilhados e etc :p

experimenta o STALKER ai... um dos jogos com melhores efeitos sombra/tempo que ja vi
[]s
 
É, eu já percebi isso aqui também, e é coisa antiga, desde quando eu tive uma 9600PRO que eu percebo isso. Não acontece em todos os jogos, mas acontece sim, as sombras ficam bem quadriculadas nas quinas. De cabeça agora, eu só me lembro do NFS:MW. No ArmA II também dá pra perceber esses quadriculados nas quinas das sombras.

No NFS:MW esse "bug" foi bem gritante, pois eu tava com uma 6800GS e tava jogando muito esse jogo, depois que troquei por uma X1950PRO, e continuei jogando esse jogo, percebi nitidamente esse quadriculamento nas sombras dos carros.

No CoD4 eu também percebo esse quadriculamento nas quinas das sombras, mas é bem pouco.
 
Quadriculada nas bordas?

Tinha isso com uma nVidia
e tenho com ATI em alguns jogos.

Em GRID era um grande problema. Era chamuscada.
 
Tenho esse problema tosco na ATi, mas também tinha com nVidia e nos mesmos jogos.
Sempre pensei que esse bug foi típico de placas da ATI, pois, até hoje, eu só percebi ele em placas ATI. No ArmA II fica bem tosco, quando você seta tudo no máximo, chega perto de um soldado e repara nas sombras que aparecem na roupa dele, vai perceber um monte de quadriculado feio nas bordas das sombras.

No NFS:MW era feião também, a sombra dos carros parecia um serrote.

Ainda bem que não é em todo jogo que isso ocorre. Mas não sabia que acontecia nas nVidia também, pelo menos nas que eu tive, eu nunca percebi.
 
Pessoal,não entendam errado,não estou querendo ser flammer....

É porque pelo que vi em outros fórums,parecia que era um problema esclusivo das ATIs...

Um exemplo numa HD2600XT:

CoD42600XT.jpg


É MUITO feio Ingame
 
Isso não tem nada há ver com VGA, e sim com os jogos. Já tive Nvidia e Ati, e esse problema com as sombras acontecia em ambas placas.

Pare de ficar olhando para as sombras e vá jogar! :lol:
 
Sinceramente tem coisa mto pior q essa sua foto

PAra mim, nessa foto ta tudo ok.

A coisa é pior em alguns jogos.
 
Cara ja tive as 2 e nos jogos q tinha sombra quadriculada tinha nas 2, tanto na Ati tanto na GeForce.
 
No Call of Duty eu senti um serrilhado que não havia sentido na nVidia, mas creio que seja só impressão mesmo.

Nos demais jogos está tudo em ordem, não senti a mínima diferença na qualidade visual entre nVidia ou ATi, tirando um calibramento por default melhor na ATi, coisa que um simples ajuste em placas nVidia iguala facilmente.
 
Então estava enganado...se quiserem,podem fechar o tópico.

Achava que era um problema apenas das ATIs....
 
Olha, fiquei curioso, e resolvi pegar a 8500 GT que tenho encostada aqui, e posso dizer que comparado a HD 4650, não há a minima diferença em relação as sombras.Isto com fotos tiradas no mesmo instante.A única diferença que notei nas imagens, foi que a HD4650 tem as texturas pouco mais definidas comparada a 8500 GT (e na 8500GT são mais borradas).Mas acredito que isso não pode-se notar quando estava jogando, somente tirando uma SS e analisando detalhe por detalhe.Ah, os jogos que testei foram Crysis Warhead, GRID, e Call of Duty 4 e 5.
 
Aqui no assassins creed fica feião tbm as sombras quadriculadas nas bordas, com ou sem aa, mas tbm é so nesse jogo
 
Sinceramente, essa pequena perda de qualidade na sombra do CoD5 é uma coisa ínfima. E isso ingame só é perceptível caso o jogador jogue olhando para a sombra (alguém joga assim???)...

Na boa, ñ tem nada de errado com a ATI.
 
Aqui no assassins creed fica feião tbm as sombras quadriculadas nas bordas, com ou sem aa, mas tbm é so nesse jogo
pelo que sei, tem um negócio que as placas da nvidia tem pra suavizar as sombras que as da ATI não tem, fazem de outro jeito...

nao lembro o nome, sei que li uma vez na internet ^^
As vezes pode ser que a placa seja ATI ou de geração que não suporte essa técnica, daí fica com sombrinha levemente quadriculada.
 
já reparei nisso aalgum tempo, quando tinha minha 7900gt, mas achei que era bug da engine do jogo.pelo vista não.vou dar uma olhada no call of duty 4 aqui.
 
Assassin's Creed tem um problema com as sombras, mas é do jogo mesmo. Eu zerei ele na minha antiga 8800gt e testei na hd4870, em ambas as sombras ficam feias. Aliás, se procurarem no google vão ver que muita gente reclama das sombras nesse jogo, tanto usuários de nvidia como ati.
E é só nesse jogo mesmo que eu percebo isso, no farcry2, por exemplo, a sombra é tão nítida e definida que em certos momentos fica até um pouco irreal.

A única diferença que eu notei quando troquei de placa, é que na nvidia o efeito de sombra pesa menos. Posso estar enganado, mas tive essa impressão.
 
Em certos momentos? Eu acho a sombra do FC2 totalmente horrível, ela é toda certinha mesmo nas folhagens. Um trabalho gráfico péssimo, como o jogo todo em si.

Sobre o efeito de sombra pesar menos ou mais, não senti diferença na migração não.
 
Pelo que eu li em alguns sites,é exatamente oque gustavo00 citou:
Há o jeito ATI de fazer sombras,e o jeito Nvidia.
Nisso,quem desenvolve o jogo precisa decidir qual método utilizar.
Sem querer ser flammer,mas eles escolhem BEM mais o método da Nvidia.
Em alguns casos,é o inverso...mas poucos casos.
AS vezes a diferença é imperceptivel,outras é gritante.

Na minha X800,todas as sombras do COD4 aparecem assim:

bshpj6.jpg


É algo que não dá pra ignorar....
 
Sabe que agora eu tô começando a ficar encucado? haha. Lembro que no GRID eu tinha esse inferno de problema na 9600GT. Agora nem sei se tenho, não tenho notado, vou dar uma olhada melhor daqui a pouco.

Assassins lembro que um camarada meu ficava reclamando das sombras serrilhadas e eu não via isso na minha 9600GT. Mas também agora não tenho mais aqui pra testar o jogo.

Que tal compararmos imagens? Seria uma boa alguém com nVidia aí.

Vou ligar o CoD4 e o GRID aqui pra tirar SS.

Bem, entrei no jogo aqui (CoD4) e o que notei é o seguinte. Em alguns momentos a sombra fica serrilhada mesmo, como nesse da foto (inclusive joguei nessa fase), mas na maioria das vezes fica normal, certinha. Então acho que é algum problema do game mesmo.

GRID já testo.
 
Pow, no Assassins Creed esse problema das sombras quadriculas era bem crônico mesmo, chegava desanimar.
 
Tenho esse problema em tudo quanto é jogo, tenho ATI hd4850, já tive uma nVidia 7300GT e tbm tinha esse problema....

Estranho q quando eu tinha uma configuração Modesta com a 7300GT e eu tinha esse bug, nem ligava pq achava q era por causa da placa de vide fraca, mas a 1 ano atras troquei TODO o PC e botei HD4850 como placa de video e esse BUG continua....Não entendo o porque Oo
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo