Depois de exatos um mês e
213 horas chega ao fim a minha playthrough em Baldur's Gate 3. Fiz basicamente tudo que achei, explorei cada canto, conversei com todo npc e abri toda caixa que surgiu na minha frente, jogando na dificuldade estrategista com um Hobbit (Halfling) Gloom Stalker.
Esse game é basicamente um sonho que se tornou realidade. Qual sonho no caso? Um CRPG, tático por turno e visão isométrica com a qualidade técnica de um AAA. Graficamente maravilhoso tanto explorando como nos diálogos superando até games como Final Fantasy XVI e Starfield. Um bom exemplo de outro "sonho que se realizou", que todo fã queria: Elden Ring o "Dark Souls de Mundo Aberto".
A imersão que tive nessa jornada se equipara com aventuras como na trilogia Mass Effect e Pathfinder Kingmaker: simplesmente épicas! Aquele sentimento de realmente tá vivendo naquele universo/mundo, interpretando aqueles personagens e criando uma história única.
A quantidade de possibilidades é difícil até de explicar, começa tanto na criação de personagem com as inúmeras classes, raças e até durante o gameplay, com suas ações "boas", "ruins", "neutras". Seja se esgueirando, resolvendo tudo na porradaria, ou até mesmo levando tudo na conversa.
Sobre premiações, GOTY é só um prêmio dado por um grupo de pessoas, mas seria maravilhoso a Larian Studios ser reconhecida por esse trabalho estupendo. Pelo menos RPG e Direção (Developer) do Ano, acho que seria justo.
A vontade de recomeçar essa obra prima e tomar várias decisões diferentes é gigante, com toda certeza será um game que irei rejogar por toda minha vida. Thx Larian Studios