[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga BRISANET - FIBRA ÓPTICA

Ao meu ver vale a pena o plano de 700 pois, o valor normal é na faixa dos R$140.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cadê o 4G/5G SA da Brisanet em João Pessoa???? até agora só dois estados estão disponiveis, Ceará e Rio Grande do Norte, a liberação ta lenta de mais, alguém ai ja conseguiu testar???
Aqui em Fortaleza ainda não foi lançado ainda, mas tô pensando em fazer portabilidade da Claro pra Brisanet assim que for lançado, eu até gosto da Claro mas o plano da Brisa tá destruidor de concorrência, ainda mais com os 3 primeiros meses grátis.
 
Aqui ta normal:



A Brisanet colocou no SpeedTest um servidor de teste deles próprio aqui em Fortaleza, porém o ping tá dando bem maior que outros servidores daqui, achei super estranho:
As rotas pra esse servidor devem passar por Pereiro.
Esse ping já entrega isso.
Quem tem IP fixo aqui em Fortaleza fica com esse mesmo ping justamente por todas as rotas irem até Pereiro e voltarem pro destino.
 
Pergunta sincera.... eles nunca vão massificar ofertas de 1gb ou mais, menos pela capacidade e efeitos positivos do marketing, porém muito mais por conta da dificuldade de atingir de forma estável e total os 1gbps através da estrutura massificada do mercado hoje, certo? Exemplo... o cliente residencial padrão, no máximo tem um equipamento gigabit que não vai, de fato, ver um teste de velocidade como os que temos hoje, do tipo: vc tem 700mb no contrato mas os teste batem 800mb. Já no plano de 1gb pra cima, vc não iria fazer um teste pro resultado bater 1,1gbps.

Mesmo acreditando que eles tem rede e estrutura pra isso, acho que não fazem pq o enchimento de saco que teriam pq a velocidade não bate toda no Wi-Fi iria se replicar tal qual no cabo.
É triste e vejo como um entrave real pra massificação de planos gigas.
E como empresa competitiva, a gnt sabe que esse passo vai ter que ser dado pela Brisanet e demais... não vai ocorrer por parte da Vivo, Oi, etc. Essas últimas vão sempre chegar no meio da festa. Perderam totalmente a capacidade de inovar e competir.
 
Pergunta sincera.... eles nunca vão massificar ofertas de 1gb ou mais, menos pela capacidade e efeitos positivos do marketing, porém muito mais por conta da dificuldade de atingir de forma estável e total os 1gbps através da estrutura massificada do mercado hoje, certo? Exemplo... o cliente residencial padrão, no máximo tem um equipamento gigabit que não vai, de fato, ver um teste de velocidade como os que temos hoje, do tipo: vc tem 700mb no contrato mas os teste batem 800mb. Já no plano de 1gb pra cima, vc não iria fazer um teste pro resultado bater 1,1gbps.

Mesmo acreditando que eles tem rede e estrutura pra isso, acho que não fazem pq o enchimento de saco que teriam pq a velocidade não bate toda no Wi-Fi iria se replicar tal qual no cabo.
É triste e vejo como um entrave real pra massificação de planos gigas.
E como empresa competitiva, a gnt sabe que esse passo vai ter que ser dado pela Brisanet e demais... não vai ocorrer por parte da Vivo, Oi, etc. Essas últimas vão sempre chegar no meio da festa. Perderam totalmente a capacidade de inovar e competir.
A empresa sempre vai priorizar retorno financeiro, seja ela um provedor regional ou uma grande operadora.
Dito isso: a qual público eles agradariam fazendo isso de massificar 1 Gbps?
Resposta: só a meia dúzia de gatos pingados aqui do Adrenaline e outros poucos entusiastas de tecnologia.
Isso dá o que? 1% dos clientes?
Tem que levar em conta isso.
 
A empresa sempre vai priorizar retorno financeiro, seja ela um provedor regional ou uma grande operadora.
Dito isso: a qual público eles agradariam fazendo isso de massificar 1 Gbps?
Resposta: só a meia dúzia de gatos pingados aqui do Adrenaline e outros poucos entusiastas de tecnologia.
Isso dá o que? 1% dos clientes?
Tem que levar em conta isso.
Mas o argumento do retorno financeiro valida exatamente a ideia de massificar maiores velocidades, afinal, vender planos de altas velocidades "tecnicamente" baratos pq:
1. o usuário termina o download dele mais rápido
2. a rede fica ociosa mais tempo
3. melhoria na capacidade de banda
4. vc aumenta o seu ticket médio (mais no sentido de - exemplo: ao invés de ter 50 mil pessoas contratando 100mb, vc tem 100 mil pessoas contratando 1gbps)

Inclusive essa é a magia por trás do "pq empresas que oferecem planos gigas não tem grande incrementos de custo": na exata medida que vc remove filas e mais filas de download/upload com mto rate limit.

Achei 2 vídeos úteis nesse assunto:

 
Última edição:
Mas o argumento do retorno financeiro valida exatamente a ideia de massificar maiores velocidades, afinal, vender planos de altas velocidades "tecnicamente" baratos pq:
1. o usuário termina o download dele mais rápido
2. a rede fica ociosa mais tempo
3. melhoria na capacidade de banda
4. vc aumenta o seu ticket médio (mais no sentido de - exemplo: ao invés de ter 50 mil pessoas contratando 100mb, vc tem 100 mil pessoas contratando 1gbps)

Inclusive essa é a magia por trás do "pq empresas que oferecem planos gigas não tem grande incrementos de custo": na exata medida que vc remove filas e mais filas de download/upload com mto rate limit.

Achei 2 vídeos úteis nesse assunto:


Eu conheço esses vídeos e concordo demais com o pessoal do Fiberschool.
Eu não acredito é que as empresas pensem dessa forma.
 
Mas o argumento do retorno financeiro valida exatamente a ideia de massificar maiores velocidades, afinal, vender planos de altas velocidades "tecnicamente" baratos pq:
1. o usuário termina o download dele mais rápido
2. a rede fica ociosa mais tempo
3. melhoria na capacidade de banda
4. vc aumenta o seu ticket médio (mais no sentido de - exemplo: ao invés de ter 50 mil pessoas contratando 100mb, vc tem 100 mil pessoas contratando 1gbps)

Inclusive essa é a magia por trás do "pq empresas que oferecem planos gigas não tem grande incrementos de custo": na exata medida que vc remove filas e mais filas de download/upload com mto rate limit.

Achei 2 vídeos úteis nesse assunto:


qualquer empresa tá preocupada em lucrar, aumentar a arrecadação e lucrar cada vez mais. por mais que eles colocassem 1gbps por R$99,00 por exemplo, mesmo assim continuaria tendo planos mais baratos. eu chuto que, pelo menos 90% da caderneta de clientes da brisa (e de qualquer outra operadora) é tudo usuário de rede social. o máximo que eles querem é um wifi decente, que carregue tudo normal, sem lentidão e que tenha um bom alcance. então é muito melhor para eles ter 200 mil clientes que paguem 80 reais no plano mais básico do que ter 100 mil que paguem 99 em 1gbps. acredito que o pensamento de qualquer empresa de telecomunicações seja esse. nao a toa as rotas são bem zoadas na maioria dos provedores. além de tudo, essa galera das redes sociais e streaming nao ocupam tanta banda assim pq o uso é muito "básico"
 
Reparei que sites de filme online começaram a serem bloqueados por eles. Osso
Tem certeza? Operadoras geralmente não realizam bloqueios de forma própria, geralmente as pesquisas do google que são indexadas são bloqueadas por grandes empresas do ramo do Cinema por conter conteúdo proprietário ilegal.
 
Última edição:
Internet aqui tá voando, mesmo num sábado que geralmente tem demanda de banda maior. :yeah::olha::que:

Plano 700/350

f38ede51-ddfb-4add-b855-4cc12c5234bc.png
 
Internet aqui tá voando, mesmo num sábado que geralmente tem demanda de banda maior. :yeah::olha::que:

Plano 700/350

f38ede51-ddfb-4add-b855-4cc12c5234bc.png
Perfeito demais esse overhead, tava pensando em migrar mas resolvi deixar quieto por agora, minha fidelidade acaba em fevereiro e eu quero cancelar o fixo e pode ser que daqui pra lá o Móvel já tenha sido lançado aqui em Fortaleza e venha algum combo.
 
Internet aqui tá voando, mesmo num sábado que geralmente tem demanda de banda maior. :yeah::olha::que:

Plano 700/350

f38ede51-ddfb-4add-b855-4cc12c5234bc.png
Está excelente! Uma pena que quando assinei, a qualidade dela no meu bairro era uma porcaria. Meu teste via cabo não batia o contratado, 500mb nem chegava nesse valor no download, o upload era a metade da metade, 250mb eu mal recebia 100mb, e quando liguei reclamando me falaram que estavam entregando o contratado por lei.

Por isso nem perdi tempo, com 3 ou 4 dias não lembro ao certo eu cancelei, o interessante foi que quando pedi o cancelamento se prontificaram em resolver o problema da internet não cumprir o contratado, nem pensei duas vezes e cancelei na hora, fiquei puto com essa atitude deles.
 
Está excelente! Uma pena que quando assinei, a qualidade dela no meu bairro era uma porcaria. Meu teste via cabo não batia o contratado, 500mb nem chegava nesse valor no download, o upload era a metade da metade, 250mb eu mal recebia 100mb, e quando liguei reclamando me falaram que estavam entregando o contratado por lei.

Por isso nem perdi tempo, com 3 ou 4 dias não lembro ao certo eu cancelei, o interessante foi que quando pedi o cancelamento se prontificaram em resolver o problema da internet não cumprir o contratado, nem pensei duas vezes e cancelei na hora, fiquei puto com essa atitude deles.
eu usava brisa, ai cancelei em julho desse ano por problemas com a tv (na realidade era problema com a recepção do sinal por parte deles mas minha mãe nao entende isso e é ela que usa a tv, por isso ficou com raiva e pediu pra eu cancelar) e assinei um provedor local aqui de minha cidade. o suporte dos caras era terrível, a tv vivia falhando e a internet sempre dando perda de pacotes e quedas pontuais. isso passou a acontecer justamente depois do primeiro mês. tentei diversas vezes falar com o suporte avançado para tentar arrumar os problemas e nada. da última vez solicitei o suporte e só vieram 4 dias depois. cancelei mês passado e voltei pra brisa. fora isso da tv, nunca tive qualquer outro problema com eles, e aparentemente resolveram o problema da tv.
 
eu usava brisa, ai cancelei em julho desse ano por problemas com a tv (na realidade era problema com a recepção do sinal por parte deles mas minha mãe nao entende isso e é ela que usa a tv, por isso ficou com raiva e pediu pra eu cancelar) e assinei um provedor local aqui de minha cidade. o suporte dos caras era terrível, a tv vivia falhando e a internet sempre dando perda de pacotes e quedas pontuais. isso passou a acontecer justamente depois do primeiro mês. tentei diversas vezes falar com o suporte avançado para tentar arrumar os problemas e nada. da última vez solicitei o suporte e só vieram 4 dias depois. cancelei mês passado e voltei pra brisa. fora isso da tv, nunca tive qualquer outro problema com eles, e aparentemente resolveram o problema da tv.
Infelizmente não tive essa sorte, aqui na instalação já percebi que a qualidade da conexão já tava ruim, sequer batia o contratado, o overhead pra download e upload não existia, sem contar que eu estava recebendo a metade da metade do upload, de 250mb não chegava sequer 120mb, e bem instáveis.

Reclamei na instalação mesmo e ficaram enchendo o saco que tava recebendo o contratado e tal, por isso que cancelei logo antes de aumentar o estresse. Hoje não sei se ela tá melhor, mas não tenho vontade de usar ela não, só se tiver muito boa aí cogitaria voltar a assinar com a brisa novamente
 
eu usava brisa, ai cancelei em julho desse ano por problemas com a tv (na realidade era problema com a recepção do sinal por parte deles mas minha mãe nao entende isso e é ela que usa a tv, por isso ficou com raiva e pediu pra eu cancelar) e assinei um provedor local aqui de minha cidade. o suporte dos caras era terrível, a tv vivia falhando e a internet sempre dando perda de pacotes e quedas pontuais. isso passou a acontecer justamente depois do primeiro mês. tentei diversas vezes falar com o suporte avançado para tentar arrumar os problemas e nada. da última vez solicitei o suporte e só vieram 4 dias depois. cancelei mês passado e voltei pra brisa. fora isso da tv, nunca tive qualquer outro problema com eles, e aparentemente resolveram o problema da tv.
O que não entendi é porque tu cancelou o contrato todo só por causa da TV, sendo que existem outras opções que podem ser contratadas à parte, como o Claro Box ou SKY.
Isso de combo na maioria das vezes é pedir pra ter dor de cabeça.
Fora que essa TV da Brisanet é uma bela de uma porcaria. Tanto no empacotamento quanto na qualidade técnica do serviço.
É muito cara pra grade de canais pequena que tem.
 
O que não entendi é porque tu cancelou o contrato todo só por causa da TV, sendo que existem outras opções que podem ser contratadas à parte, como o Claro Box ou SKY.
Isso de combo na maioria das vezes é pedir pra ter dor de cabeça.
Fora que essa TV da Brisanet é uma bela de uma porcaria. Tanto no empacotamento quanto na qualidade técnica do serviço.
É muito cara pra grade de canais pequena que tem.
por causa que minha mãe quem usa a tv, como falei no post original. já tive oi tv, claro tv e esses negócios todos. a parada é que em nenhuma dessas tem os canais locais aqui do RN, e minha mãe só vê esses canais, ela nao liga para canais fechados. é só intertv costa branca (globo), tv tropical (record), tv ponta negra (sbt) e band rn, todos são locais. nas grandes operadoras de tv nao tem esses canais, só tem a globo. por isso que eu fico meio "refém" da tv da brisa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Infelizmente não tive essa sorte, aqui na instalação já percebi que a qualidade da conexão já tava ruim, sequer batia o contratado, o overhead pra download e upload não existia, sem contar que eu estava recebendo a metade da metade do upload, de 250mb não chegava sequer 120mb, e bem instáveis.

Reclamei na instalação mesmo e ficaram enchendo o saco que tava recebendo o contratado e tal, por isso que cancelei logo antes de aumentar o estresse. Hoje não sei se ela tá melhor, mas não tenho vontade de usar ela não, só se tiver muito boa aí cogitaria voltar a assinar com a brisa novamente
o pior foi que provavelmente houve problemas na instalação e os caras sequer se interessaram em tentar resolver. foi mais ou menos o que aconteceu comigo, só muda que pra mim foi um tempo depois de estar funcionando. é osso. por isso que eu falo, provedor de internet é meio que sorte. além da sorte na instalação, de pegar um técnico que queira fazer o serviço como é para ser feito, é ter sorte tbm no suporte, caindo com um atendente que tenha interesse em resolver o seu problema. é complicado
 
Acho que a Brisanet tá na iminência de lançar o 5G aqui em Fortaleza, vi que uma banca de jornal que fica em frente a uma filial da empresa aqui em Fortaleza já tá customizada indicando a venda de chip da Brisanet, além do site estar fora do ar. Tava pensando em fazer portabilidade, mas vi no ERB Mapa que a Brisanet tem muito menos torres de celular que as tradicionais Claro, Vivo e TIM, não sei se a informação do site ta correta e até que ponto isso influenciaria na cobertura.
 
Acho que a Brisanet tá na iminência de lançar o 5G aqui em Fortaleza, vi que uma banca de jornal que fica em frente a uma filial da empresa aqui em Fortaleza já tá customizada indicando a venda de chip da Brisanet, além do site estar fora do ar. Tava pensando em fazer portabilidade, mas vi no ERB Mapa que a Brisanet tem muito menos torres de celular que as tradicionais Claro, Vivo e TIM, não sei se a informação do site ta correta e até que ponto isso influenciaria na cobertura.
pode ser que por serem novatos nesse ramo, de início tenha menos antenas mesmo, mas acredito que com o tempo isso deve aumentar. mas tbm possa ser que eles usem antenas de maior capacidade e necessite de menos para manter uma operação estável para todos. em tese, quanto menos antenas, menor a cobertura. na prática a história pode ser outra. é esperar lançar de fato para ver como vai se sair
 
Eu moro em Natal e ha anos uso a antiga cabo telecom , hoje Alares mas estoupensando em mudar para a Brisa.
Em termos de velocidade nao tenho o que reclamar do meu provedor mas pra jogos está me deixando revoltado. Tudo isso começou depois que mudei pra fibra . Tenho pesquisado, feito ajustes e nada . Unica coisa que achei estranho é que o WinMtr detectou perdas de pacotes na ONU technicolor , como podem ver na imagem, quando no campo opçoes do programa eu coloco o tempo em 0.5ms. Falei com o suporte tecnico e disseram que isso acontece porque o aparelho entende que se trata de ataques hackers .
Será que algum companheiro que usa a Brisa poderia fazer esse teste com o WinMtr e postar aqui o resultado ? Qeuria saber se tem o memso problema


 
Última edição:
Eu moro em Natal e ha anos uso a antiga cabo telecom , hoje Alares mas estoupensando em mudar para a Brisa.
Em termos de velocidade nao tenho o que reclamar do meu provedor mas pra jogos está me deixando revoltado. Tudo isso começou depois que mudei pra fibra . Tenho pesquisado, feito ajustes e nada . Unica coisa que achei estranho é que o WinMtr detectou perdas de pacotes na ONU technicolor , como podem ver na imagem, quando no campo opçoes do programa eu coloco o tempo em 0.5ms. Falei com o suporte tecnico e disseram que isso acontece porque o aparelho entende que se trata de ataques hackers .
Será que algum companheiro que usa a Brisa poderia fazer esse teste com o WinMtr e postar aqui o resultado ? Qeuria saber se tem o memso problema


Pra resolver ai teria que colocar o roteador 192.168.1.1 em Bridge, em tese acabaria com essa perda de pacotes pois ele se tornaria apenas um conversor de sinal óptico e não um roteador.
 
Eu moro em Natal e ha anos uso a antiga cabo telecom , hoje Alares mas estoupensando em mudar para a Brisa.
Em termos de velocidade nao tenho o que reclamar do meu provedor mas pra jogos está me deixando revoltado. Tudo isso começou depois que mudei pra fibra . Tenho pesquisado, feito ajustes e nada . Unica coisa que achei estranho é que o WinMtr detectou perdas de pacotes na ONU technicolor , como podem ver na imagem, quando no campo opçoes do programa eu coloco o tempo em 0.5ms. Falei com o suporte tecnico e disseram que isso acontece porque o aparelho entende que se trata de ataques hackers .
Será que algum companheiro que usa a Brisa poderia fazer esse teste com o WinMtr e postar aqui o resultado ? Qeuria saber se tem o memso problema


Mais fácil você plugar teu PC diretamente na ONU pra ver se a perda de pacote cessa.
No print que você postou também mostra que você está em duplo NAT. Tem que retirar esse duplo NAT aí.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo