[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga BRISANET - FIBRA ÓPTICA

é pessoal, acabei tendo que cancelar a brisa. assinava internet, tv e telefone e a tv ultimamente estava terrível. picotando muito a imagem, canais saindo do ar, travamentos insuportáveis a todo momento. tava bem ruim mesmo. quem usava era minha mãe e ela tava reclamando bastante ultimamente. acabei assinando um outro provedor local aqui de minha cidade tbm com tv e tem me saído bem nesses primeiros dias. alguns poréns: possuía 500/250mbps na brisa e agora é 400/400mbps nesse novo provedor. eles nao tem ipv6 (pois é, em pleno 2023...) e a tv é feito uma espécie de "gambiarra", algo que eu nunca tinha visto. ele vem com a fibra, coloca num dispositivo pequeno que tem duas portas sfp (onde vai a fibra) e dele sai um outro cabo que vai para a ont. desse aparelho pequeno sai um cabo coaxial rg6 que vai para a tv (no meu caso aqui saem 2 por causa que são 2 pontos e ele usa um adaptador para isso). ai é realizada a busca na tv e aparece os canais, tipo como se fosse conectado a uma antena. eles usam ont huawei (bem melhor que essas bomba da fiberhome). enfim, tá tudo certo por enquanto. o nome do provedor é tcm. quem mora na região do oeste do RN vai conhecer
 
é pessoal, acabei tendo que cancelar a brisa. assinava internet, tv e telefone e a tv ultimamente estava terrível. picotando muito a imagem, canais saindo do ar, travamentos insuportáveis a todo momento. tava bem ruim mesmo. quem usava era minha mãe e ela tava reclamando bastante ultimamente. acabei assinando um outro provedor local aqui de minha cidade tbm com tv e tem me saído bem nesses primeiros dias. alguns poréns: possuía 500/250mbps na brisa e agora é 400/400mbps nesse novo provedor. eles nao tem ipv6 (pois é, em pleno 2023...) e a tv é feito uma espécie de "gambiarra", algo que eu nunca tinha visto. ele vem com a fibra, coloca num dispositivo pequeno que tem duas portas sfp (onde vai a fibra) e dele sai um outro cabo que vai para a ont. desse aparelho pequeno sai um cabo coaxial rg6 que vai para a tv (no meu caso aqui saem 2 por causa que são 2 pontos e ele usa um adaptador para isso). ai é realizada a busca na tv e aparece os canais, tipo como se fosse conectado a uma antena. eles usam ont huawei (bem melhor que essas bomba da fiberhome). enfim, tá tudo certo por enquanto. o nome do provedor é tcm. quem mora na região do oeste do RN vai conhecer
Sem surpresa isso da TV.
A Brisanet já retirou da grade vários canais, e está esperando acabar os contratos com os demais para encerrar as vendas do serviço.
Aqui em Fortaleza, em alguns bairros, eles nem instalam mais a TV.
Amigo meu foi contratar e já falaram pra ele que não estavam vendendo mais na região dele. E não foi com aqueles vendedores de porta em porta, e sim no 0800 da própria Brisanet que ele tentou contratar.
TV aqui eu tenho da Claro via coaxial. Tenho zero paciência de contratar TV de empresa pequena, pois ou o serviço é capenga, como é na Brisanet, ou a grade é capada, faltando vários canais.
Meu primo usa o Claro Box TV na Brisanet e funciona super bem. Acho muito melhor o Claro Box ou o DGO que essas TVs de provedor pequeno.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

e a tv é feito uma espécie de "gambiarra", algo que eu nunca tinha visto. ele vem com a fibra, coloca num dispositivo pequeno que tem duas portas sfp (onde vai a fibra) e dele sai um outro cabo que vai para a ont. desse aparelho pequeno sai um cabo coaxial rg6 que vai para a tv (no meu caso aqui saem 2 por causa que são 2 pontos e ele usa um adaptador para isso). ai é realizada a busca na tv e aparece os canais, tipo como se fosse conectado a uma antena.
Eu vi aqui. Os canais ficam todos entre o 15 e o 29 da TV.
Eu só conhecia a TCM TV a cabo de uma viagem que passei por Mossoró.
Eram todos analógicos os canais nessa época.
 
Última edição:
Sem surpresa isso da TV.
A Brisanet já retirou da grade vários canais, e está esperando acabar os contratos com os demais para encerrar as vendas do serviço.
Aqui em Fortaleza, em alguns bairros, eles nem instalam mais a TV.
Amigo meu foi contratar e já falaram pra ele que não estavam vendendo mais na região dele. E não foi com aqueles vendedores de porta em porta, e sim no 0800 da própria Brisanet que ele tentou contratar.
TV aqui eu tenho da Claro via coaxial. Tenho zero paciência de contratar TV de empresa pequena, pois ou o serviço é capenga, como é na Brisanet, ou a grade é capada, faltando vários canais.
Meu primo usa o Claro Box TV na Brisanet e funciona super bem. Acho muito melhor o Claro Box ou o DGO que essas TVs de provedor pequeno.

meu cunhado tem o plano mais completo de tv e já perdeu diversos canais. ele vai cancelar tbm e pular pra tcm. eu só assinei ela pq aqui em minha cidade nao tem todos os canais digitais ainda e minha mãe gosta de ver os canais locais daqui do RN. até pensei em comprar uma parabólica digital mas tbm nela nao tem os locais daqui, ai assinei a tcm mesmo. por enquanto zero problema, tá tudo certo

Eu vi aqui. Os canais ficam todos entre o 15 e o 29 da TV.
Eu só conhecia a TCM TV a cabo de uma viagem que passei por Mossoró.
Eram todos analógicos os canais nessa época.

hoje já são todos digitais e tem canais em HD tbm, já nao tem mais analógicos
 
meu cunhado tem o plano mais completo de tv e já perdeu diversos canais. ele vai cancelar tbm e pular pra tcm. eu só assinei ela pq aqui em minha cidade nao tem todos os canais digitais ainda e minha mãe gosta de ver os canais locais daqui do RN. até pensei em comprar uma parabólica digital mas tbm nela nao tem os locais daqui, ai assinei a tcm mesmo. por enquanto zero problema, tá tudo certo



hoje já são todos digitais e tem canais em HD tbm, já nao tem mais analógicos
Que bom.
Eu até achei a grade na época da TCM interessante. Só não gostei do sinal analógico.
Isso de ter os canais locais também acho um diferencial. É uma das coisas que gosto na Claro/NET.
TVs via satélite, como a SKY, tem esse ponto fraco de não ter muita programação local.
 
muitas reclamações da Brisa como provedor regional e fico me questionando sobre como vai ser o serviço 4G/5G deles.
ela age como provedor de bairro sendo que a estrutura é de provedor grande. rede cheia de gambiarra, coisas básicas eles nao conseguem nos entregar. é complicado. eu confesso que já tava meio saturado da brisa mas ainda usava pq no geral ela nao me trazia problemas e tbm por causa do fixo que minha mãe nao abre mão de jeito nenhum. na troca que fiz de operadora tive que comprar um fixo com chip, colocar um chip de celular (já que aqui nao funciona fixo com chip de nenhuma operadora) e só assim poder cancelar
 
Aqui persistiu o problema de latência alterada e o plano que em vez de bater 500/250 só bate 470/120, entrei em contato com o suporte e verificaram que meu sinal comparado ao sinal de clientes da mesma caixa de distribuição estava de fato alterado, o atendente abriu chamado de reparo e falou que a equipe vai me ligar para marcar o horário da visita, pelo menos o atendimento foi rápido, espero que o problema seja resolvido também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Me parece ser vantajoso esse plano da Link1 então. Bom que já tem uma opção, caso não resolvam teu problema na Brisanet.
Quanto à Mob, nem me fale. Cancelei a internet deles depois de muito aborrecimento!
Eu tinha a Mob em 2 endereços aqui em Fortaleza. Tive muito problema nos 2: em um com faturas erradas todo mês e eles não conseguiam corrigir, e no outro com constantes quedas de PPPoE ou quedas apenas de IPv4 (isso mesmo: caia só o IPv4 e ficavam funcionando apenas os sites em IPv6, que são minoria em relação aos em IPv4). O suporte deles ficava dizendo que o problema era na minha casa e simplesmente não fazia nada. Nem técnico queriam mandar.
Sobre o IPv6 ter menor latência, não. As rotas são bem parecidas com IPv4.
E sim: é cagada da Brisanet não conseguir ofertar IPv6 em PPPoE, pois todos os demais provedores fornecem sem problema algum.
Quando tive IP fixo ano passado, a primeira coisa que parou de funcionar foi justamente o IPv6. Ninguém que contrate IP fixo consegue deixar o IPv6 funcional, simplesmente porque a Brisanet não fornece.
No caso a sua ONU não esta em bridge, e vc usa Roteador próprio e mesmo assim continua funcionando o IPV6 ?
 
Última edição:
Aqui persistiu o problema de latência alterada e o plano que em vez de bater 500/250 só bate 470/120, entrei em contato com o suporte e verificaram que meu sinal comparado ao sinal de clientes da mesma caixa de distribuição estava de fato alterado, o atendente abriu chamado de reparo e falou que a equipe vai me ligar para marcar o horário da visita, pelo menos o atendimento foi rápido, espero que o problema seja resolvido também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


No caso a sua ONU não esta em bridge, e vc usa Roteador próprio e mesmo assim continua funcionando o IPV6 ?
PPPoE que tu quer dizer, né? Em bridge todas as ONUs da Brisanet estão. A diferença que umas usam IPoE (a minha está dessa forma) e outras usam PPPoE quando se contrata IP fixo. Esse é o seu caso.
Só tem IPv6 quem usa IPoE.
E sim, tenho IPv6 aqui normalmente funcionando usando meu roteador particular.
 
Aqui persistiu o problema de latência alterada e o plano que em vez de bater 500/250 só bate 470/120, entrei em contato com o suporte e verificaram que meu sinal comparado ao sinal de clientes da mesma caixa de distribuição estava de fato alterado, o atendente abriu chamado de reparo e falou que a equipe vai me ligar para marcar o horário da visita, pelo menos o atendimento foi rápido, espero que o problema seja resolvido também.
Depois volta aqui e diz como ficou após o reparo.
 
Depois volta aqui e diz como ficou após o reparo.
A latência não conseguiram resolver, creio que o problema seja externo como eu suspeitava, os técnicos limparam a fibra com alcool isopropilico melhorou o sinal, porém só ficou bom mesmo a taxa de download e de upload quando trocaram o roteador ONU deles por uma pequena branquinha. vou continuar usando a Brisanet por enquanto, quem sabe depois eu dê uma olhada e troque pela LINK1 pela latência que acredito que seja bem melhor, mas preciso confirmar antes se é melhor mesmo, pois para mim o que importa mesmo é a menor latência.

Rastreando a rota para google.com.br [142.251.129.67]
com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms dlinkrouter [192.168.0.1]
2 19 ms 19 ms 20 ms 100.65.96.1
3 17 ms 19 ms 19 ms 172.16.127.1
4 30 ms 31 ms 30 ms 172.16.128.97
5 28 ms 30 ms 28 ms 172.16.128.57
6 27 ms 27 ms 27 ms 172.16.128.185
7 66 ms 63 ms 65 ms 72.14.216.196
8 65 ms 63 ms 64 ms 142.250.39.113
9 68 ms 68 ms 69 ms 142.251.76.95
10 67 ms 67 ms 67 ms rio07s07-in-f3.1e100.net [142.251.129.67]



 
Última edição:
A latência não conseguiram resolver, creio que o problema seja externo como eu suspeitava, os técnicos limparam a fibra com alcool isopropilico melhorou o sinal, porém só ficou bom mesmo a taxa de download e de upload quando trocaram o roteador ONU deles por uma pequena branquinha. vou continuar usando a Brisanet por enquanto, quem sabe depois eu dê uma olhada e troque pela LINK1 pela latência que acredito que seja bem melhor, mas preciso confirmar antes se é melhor mesmo, pois para mim o que importa mesmo é a menor latência.

Rastreando a rota para google.com.br [142.251.129.67]
com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms dlinkrouter [192.168.0.1]
2 19 ms 19 ms 20 ms 100.65.96.1
3 17 ms 19 ms 19 ms 172.16.127.1
4 30 ms 31 ms 30 ms 172.16.128.97
5 28 ms 30 ms 28 ms 172.16.128.57
6 27 ms 27 ms 27 ms 172.16.128.185
7 66 ms 63 ms 65 ms 72.14.216.196
8 65 ms 63 ms 64 ms 142.250.39.113
9 68 ms 68 ms 69 ms 142.251.76.95
10 67 ms 67 ms 67 ms rio07s07-in-f3.1e100.net [142.251.129.67]



Muito zoada as rotas da Brisanet. Fez speedtest para um servidor na rede interna dele e uma latência dessas.... Brisanet tem uma estrutura gigante, mas isso de tudo na rede deles passar por Pereiro faz acontecer essas latências.
Um teste desses é para ter latência de no máximo 12ms, uma latência dessa de entre 25~30ms seria uma conexão Fortaleza - Salvador por exemplo. Pensamento do Roberto em desenvolver a cidade dele é até bom. Mas tem circutâncias que tem que ser alterado e essa é uma delas.
 
Muito zoada as rotas da Brisanet. Fez speedtest para um servidor na rede interna dele e uma latência dessas.... Brisanet tem uma estrutura gigante, mas isso de tudo na rede deles passar por Pereiro faz acontecer essas latências.
Um teste desses é para ter latência de no máximo 12ms, uma latência dessa de entre 25~30ms seria uma conexão Fortaleza - Salvador por exemplo. Pensamento do Roberto em desenvolver a cidade dele é até bom. Mas tem circutâncias que tem que ser alterado e essa é uma delas.
eu sempre falo, a brisa é uma empresa com estrutura para ser gigante mas que na realidade só parece mais um provedor de bairro. a galera da engenharia deles parece que nunca mexeu com redes, é muita coisa sem sentido que eles fazem (ou nao fazem)
 
Muito zoada as rotas da Brisanet. Fez speedtest para um servidor na rede interna dele e uma latência dessas.... Brisanet tem uma estrutura gigante, mas isso de tudo na rede deles passar por Pereiro faz acontecer essas latências.
Um teste desses é para ter latência de no máximo 12ms, uma latência dessa de entre 25~30ms seria uma conexão Fortaleza - Salvador por exemplo. Pensamento do Roberto em desenvolver a cidade dele é até bom. Mas tem circutâncias que tem que ser alterado e essa é uma delas.
O ping da Brisanet realmente é ruim, e o do Ceará poderia ser melhor comparado a estados vizinhos como RN e PI, se vc for no Lag Report, que é onde tem estatísticas de conexão para o jogo LOL, da para selecionar as cidades e ver os provedores e suas latências para o servidor deles em SP, só que tem alguns lugares q as grandes teles estão bugadas mostrando ping irreal, mas se vc pega provedores locais vc tem uma base boa, no CE o a galera consegue 45ms~ basicamente só na capital ou juazeiro do norte, nos estados RN, PI, PE, AL, SE tem provedores regionais que pegam 35ms~ e em BA como é mais proximo a SP pegam 25ms~. O meu ping é o mais zuado possível moro na região do sertão central onde o ping segundo estatisticas para a minha cidade é 58ms~ que era o que eu tinha, porém tenho 70ms pq ta zuada alguma coisa e os tecnicos não conseguiram arrumar, eu até desanimei de jogar online, a brisanet precisa melhorar muito na questão de ping e rotas.
 
Última edição:
O ping da Brisanet realmente é ruim, e o do Ceará poderia ser melhor comparado a estados vizinhos como RN e PI, se vc for no Lag Report, que é onde tem estatísticas de conexão para o jogo LOL, da para selecionar as cidades e ver os provedores e suas latências para o servidor deles em SP, só que tem alguns lugares q as grandes teles estão bugadas mostrando ping irreal, mas se vc pega provedores locais vc tem uma base boa, no CE o a galera consegue 45ms~ basicamente só na capital ou juazeiro do norte, nos estados RN, PI, PE, AL, SE tem provedores regionais que pegam 35ms~ e em BA como é mais proximo a SP pegam 25ms~. O meu ping é o mais zuado possível moro na região do sertão central onde o ping segundo estatisticas para a minha cidade é 58ms~ que era o que eu tinha, porém tenho 70ms pq ta zuada alguma coisa e os tecnicos não conseguiram arrumar, eu até desanimei de jogar online, a brisanet precisa melhorar muito na questão de ping e rotas.
Pelo tracert você consegue ver os pontos que teoricamente estão com a latência maior que o normal. As vezes a configuração do equipamento da sua casa ou até mesmo o próprio equipamento já influi muito. Já peguei equipamento pra testar aumento em 10ms a latência, distância de 300mts do pop. Mesma configuração, mesmo usuário do pppoe. Latência era 1 foi pra 11 🫠🤦🏾‍♂️
 
Pelo tracert você consegue ver os pontos que teoricamente estão com a latência maior que o normal. As vezes a configuração do equipamento da sua casa ou até mesmo o próprio equipamento já influi muito. Já peguei equipamento pra testar aumento em 10ms a latência, distância de 300mts do pop. Mesma configuração, mesmo usuário do pppoe. Latência era 1 foi pra 11 🫠🤦🏾‍♂️
no tracert da pra ver 10~12ms no primeiro salto, testaram umas 3 ONUS tudo igual o ping, raramente o ping volta ao normal por alguns horas e depois volta a ficar alterado de 5 pra 17~19 não consigo entender essas coisas ja faz 1 mês isso... 500 megas mas com ping ruim.
 
Última edição:
no tracert da pra ver 10~12ms no primeiro salto, testaram umas 3 ONUS tudo igual o ping, raramente o ping volta ao normal por alguns horas e depois volta a ficar alterado de 5 pra 17~19 não consigo entender essas coisas ja faz 1 mês isso... 500 megas mas com ping ruim
Acho que é a forma como ela está configurada. Provavelmente ela que tá discando pppoe ou ipoe, aí fica com o processamento alterado.
 
Acho que é a forma como ela está configurada. Provavelmente ela que tá discando pppoe ou ipoe, aí fica com o processamento alterado.
Aqui pedi para deixarem em bridge e foi assim por varios anos e nunca tive problema, ja testei do modem deles ligando diretamente no pc fazendo pppoe, como tenho ipfixo se eu pedir para removerem o bridge vou ficar com double NAT, e isso vai fazer com que eu fico com NAT fechada. como os clientes não tem acesso ao modem fiberhome deles não consigo nem tirar o bridge só por um momento para testar isso, apesar de que acho que não seja isso. pois demorar tantos anos para apresentar problema só agora ? acho que não, mas valia o teste
 
Última edição:
A brisanet tem capacidade para se tornar um provedor de nivel nacional porém, como atua com um verdadeiro amadorismo de provedor de bairro, está um pouco dificil de isso vingar realmente.
 
Aqui pedi para deixarem em bridge e foi assim por varios anos e nunca tive problema, ja testei do modem deles ligando diretamente no pc fazendo pppoe, como tenho ipfixo se eu pedir para removerem o bridge vou ficar com double NAT, e isso vai fazer com que eu fico com NAT fechada. como os clientes não tem acesso ao modem fiberhome deles não consigo nem tirar o bridge só por um momento para testar isso, apesar de que acho que não seja isso. pois demorar tantos anos para apresentar problema só agora ? acho que não, mas valia o teste
Em NAT duplo não fica, pois a Brisanet opera em modo bridge sempre.
A diferença é que sem IP fixo, a ONU opera em IPoE, entregando diretamente o IP do CGNAT ao roteador, seja ele o da Brisanet ou o seu pessoal.
Pra ser NAT duplo, a ONU teria que gerar um NAT e o roteador outro.
É loucura da cabeça do pessoal da Brisanet achar que IPoE é modo router, pois não é.
 
Em NAT duplo não fica, pois a Brisanet opera em modo bridge sempre.
A diferença é que sem IP fixo, a ONU opera em IPoE, entregando diretamente o IP do CGNAT ao roteador, seja ele o da Brisanet ou o seu pessoal.
Pra ser NAT duplo, a ONU teria que gerar um NAT e o roteador outro.
É loucura da cabeça do pessoal da Brisanet achar que IPoE é modo router, pois não é.
Desde o inicio do meu contrato lá em 2015 eu pedi para colocarem em bridge, na época eu recebia um IPV4 valido e eu conseguia abrir as portas, com o passar dos anos que me enfiaram em um CGNAT porém sempre foi o meu roteador que fazia o PPPOE mesmo sem eu ter IP fixo, o que fazia com que eu ficasse somente com um IPV4 CGNAT sem IPV6.
 
Última edição:
Dei uma pequena garimpada no tópico, vi que algumas pessoas eram afetadas negativamente tanto em ping alto como velocidade baixa só pelo foda da ONU estar em Bridge e outras não, entrei em contato com a brisanet para eles colocaram em modo router porém disseram que a minha ONU que trocaram recentemente por uma pequenina quadrada não tem suporte ao modo router, sou muito azarado kkkk depois disso eu pedi para ativarem o IPv6, falaram q é possível IPv6 em ONU em bridge, falei que eu não estava recebendo e pediram pra baixar anydesk pra ter acesso remoto, mas aí já tava saturado, fora q provavelmente n iria ser solucionado, e iria só perder mais tempo.
 
Última edição:
Dei uma pequena garimpada no tópico, vi que algumas pessoas eram afetadas negativamente tanto em ping alto como velocidade baixa só pelo foda da ONU estar em Bridge e outras não, entrei em contato com a brisanet para eles colocaram em modo router porém disseram que a minha ONU que trocaram recentemente por uma pequenina quadrada não tem suporte ao modo router, sou muito azarado kkkk depois disso eu pedi para ativarem o IPv6, falaram q é possível IPv6 em ONU em bridge, falei q pra mim n estava recebendo e pediram pra baixar anydesk pra ter acesso remoto, mas aí já tava saturado, fora q provavelmente n iria ser solucionado, e iria só perder mais tempo.
Pede pra colocarem o roteador (tp-link) deles novamente junto com a ONU quadrada, ai quando eles sair da sua casa é só plugar o seu roteador na ONU quadrada novamente que vai ficar no modo Bridge (IPOE)
 
Pede pra colocarem o roteador (tp-link) deles novamente junto com a ONU quadrada, ai quando eles sair da sua casa é só plugar o seu roteador na ONU quadrada novamente que vai ficar no modo Bridge (IPOE)
E, de preferência, solicitar isso no setor de cancelamento, pois vão querer que ele pague 100 reais pra instalarem o TP Link.
 
Pede pra colocarem o roteador (tp-link) deles novamente junto com a ONU quadrada, ai quando eles sair da sua casa é só plugar o seu roteador na ONU quadrada novamente que vai ficar no modo Bridge (IPOE)
Então no caso eu tiro meu roteador do modo PPPOE e deixo em qual modo de conexão ? DHCP ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E, de preferência, solicitar isso no setor de cancelamento, pois vão querer que ele pague 100 reais pra instalarem o TP Link.
Isso é tudo má vontade deles ne ? eles poderiam muito bem configurar de la o modo correto para eu só plugar meu roteador e pronto.
 
Última edição:
Então no caso eu tiro meu roteador do modo PPPOE e deixo em qual modo de conexão ? DHCP ?
Isso. DHCP.
Mas primeiro é necessário mudar de PPPoE para IPoE o modo de autenticação.
A Brisanet só faz isso pedindo pra instalar o roteador deles.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso é tudo má vontade deles ne ? eles poderiam muito bem configurar de la o modo correto para eu só plugar meu roteador e pronto.
Bem, é o modo que a empresa trabalha, infelizmente.
Pra evitar o stress, é melhor fazer o que falamos: tu diz que quer usar o roteador deles.
Então, eles agendam a visita para a instalação do TP Link.
Ao chegar aí, o técnico liga pra central e pede para mudar para o "modo router", que na verdade é apenas o IPoE.
Quando ele for embora, tu pode desligar o TP Link e ligar o cabo que sai da WAN da ONU para a porta WAN/Internet do teu roteador próprio.
Lembrando que solicitando isso implica no cancelamento do teu IP fixo.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo