[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga BRISANET - FIBRA ÓPTICA

cara, eu uso brisa tem por volta de 7 anos, desde que chegou em minha cidade. até ano passado meu ping era por volta de 65~70ms no cs. esse ano eu nao sei o que houve, mas meu ping baixou para 45~50ms e nao passa disso. diminuiu absurdamente. eu sou do RN, mais longe de SP que vc. então, em tese, o seu ping deveria ser ainda mais baixo que o meu. eu moro no interior, a cerca de 200km de Natal. o ping lá deve ser ainda menor, acredito eu. é esquisito o seu caso. seu ping deveria ser na casa dos 35~40, eu acho
Até onde sei, a rota da Brisanet sai de Fortaleza até SP/RJ, fisicamente Alagoas é mais distante de Fortaleza do que natal, por isso a maior latência.
 
Até onde sei, a rota da Brisanet sai de Fortaleza até SP/RJ, fisicamente Alagoas é mais distante de Fortaleza do que natal, por isso a maior latência.
Sim. Tem isso mesmo.
Em várias cidades do Nordeste, a Brisanet não tem uma rota direta.
A rota geralmente sai da cidade de origem, passa por Pereiro, Juazeiro do Norte ou Fortaleza, e só depois vai pra São Paulo.
Num cenário como esse, é esperado que o ping fique na casa dos 60 ms.
 
Sim. Tem isso mesmo.
Em várias cidades do Nordeste, a Brisanet não tem uma rota direta.
A rota geralmente sai da cidade de origem, passa por Pereiro, Juazeiro do Norte ou Fortaleza, e só depois vai pra São Paulo.
Num cenário como esse, é esperado que o ping fique na casa dos 60 ms.
A Brisanet está dentro de alguns IXs, não daria para usar isso como caminho para novas rotas de tráfego?

Diminuindo o gargalo em Fortaleza e reduzindo a latência até SP/RJ?
 
Até onde sei, a rota da Brisanet sai de Fortaleza até SP/RJ, fisicamente Alagoas é mais distante de Fortaleza do que natal, por isso a maior latência.
ah, nao sabia disso. achava que eles usavam as rotas do IXs que eles tem país afora. sendo assim faz sentido o ping aqui ser menor que em alagoas. bizarro essa parada, já deviam ter cuidado disso há muito tempo
 
A Brisanet está dentro de alguns IXs, não daria para usar isso como caminho para novas rotas de tráfego?

Diminuindo o gargalo em Fortaleza e reduzindo a latência até SP/RJ?
Só Deus sabe.
A rede dos caras é uma bagunça.
Se nem conseguir fazer funcionar direito uma simples conexão PPPoE (que qualquer provedor de fundo de quintal faz funcionar direito) os caras conseguem.
 
A Brisanet está dentro de alguns IXs, não daria para usar isso como caminho para novas rotas de tráfego?

Diminuindo o gargalo em Fortaleza e reduzindo a latência até SP/RJ?

Nem a Claro aqui em Alagoas faz isso, pelo contrário, a latência beira na casa dos 70ms ~ 80ms em SP e chega a 90ms no RJ em alguns casos.
 
Até onde sei, a rota da Brisanet sai de Fortaleza até SP/RJ, fisicamente Alagoas é mais distante de Fortaleza do que natal, por isso a maior latência.
Exato. Acredito que é por isso mesmo, ele precisa subir pra depois descer.. Fucking logic hahahaha

Ontem estava jogando e começou a saltar de 60 para 100ms, o negócio tá muito complicado, não sei o que faço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nem a Claro aqui em Alagoas faz isso, pelo contrário, a latência beira na casa dos 70ms ~ 80ms em SP e chega a 90ms no RJ em alguns casos.
É Claro Fibra? Dois amigos saíram da Brisanet para eles e estão com 50ms no CS, servidor em SP. Geralmente reclamam que a net as vezes cai de manhã.
 
Exato. Acredito que é por isso mesmo, ele precisa subir pra depois descer.. Fucking logic hahahaha

Ontem estava jogando e começou a saltar de 60 para 100ms, o negócio tá muito complicado, não sei o que faço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


É Claro Fibra? Dois amigos saíram da Brisanet para eles e estão com 50ms no CS, servidor em SP. Geralmente reclamam que a net as vezes cai de manhã.

Mas essa latência é do coaxial, não?
Acho que ele se refere à fibra da Claro.

Sim Coaxial, fibra da Claro aqui em Maceió - AL se tem em 4 bairros é muito. A única empresa que chegou e botou fibra até em bibocas foi a Brisanet, depois começou a popularizar as pequenas empresas que antes eram caras e tinha um suporte pífio.

Acho que fora a Brisanet, antes, algumas empresas voltados para o lado empresarial tem uma rota com uma latência mais baixa (se eu não me engano com 50ms ~ 60ms)
 
Galera, meu roteador BE5000 está pra chegar e vou mandar os testes aq como prometido. pensando em contribuir com o tópico quais testes vcs me sugerem fazer?

Aqui já to programado pra fazer as comparações de velocidade, porem não consegui ainda um dispositivo wifi 7 mas acho que nem vai impactar tanto ja que meu link da brisa é de 700 megas e os dispositivos wifi 6 ja atingem essa velocidade na teoria. Além disso, pensei em fazer testes de CGNAT pra ver como ta meu ip e o teste ipv6 tbm pensando no mano que teve problemas com essas coisas, ja que meu roteador tbm é da china podemos avaliar essa hipótese

Mais alguma sugestão?
 
Galera, meu roteador BE5000 está pra chegar e vou mandar os testes aq como prometido. pensando em contribuir com o tópico quais testes vcs me sugerem fazer?

Aqui já to programado pra fazer as comparações de velocidade, porem não consegui ainda um dispositivo wifi 7 mas acho que nem vai impactar tanto ja que meu link da brisa é de 700 megas e os dispositivos wifi 6 ja atingem essa velocidade na teoria. Além disso, pensei em fazer testes de CGNAT pra ver como ta meu ip e o teste ipv6 tbm pensando no mano que teve problemas com essas coisas, ja que meu roteador tbm é da china podemos avaliar essa hipótese

Mais alguma sugestão?
Será interessante! De onde você é?
 
bom galera, passando aq pra mostrar minhas comparações primárias pra ajudar vcs, fiz em formato de tabela pra facilitar o entendimento

Imagem-do-Whats-App-de-2024-06-29-s-22-36-48-35478e58.jpg

*na imagem cortou mas ali no roteador be5000 ele tem a função de MLO habilitada


IPV6 funcionou corretamente, compatibilidade 10/10
aqui estou no CGNAT mas isso pra mim, no momento, não é um problema

Já sobre as velocidades da pra ver que claramente tem um ganho no wifi, pro meu espanto no wifi 5 melhorou mais que o no 6, mas creio eu que seja só uma questão de otimizar os canais e algo tbm com o dispositivo que usei pra testar, vou precisar de mais testes pra ver se mantém assim
As velocidades e a fluidez de navegação pelo celular mudaram muito, a experiência ficou absurdamente melhor, 0 travamentos

Vou procurar outros dispositivos wifi 6 pra testar melhor, mas fiquei satisfeito com o compra de um roteador próprio, muitas vantagens em puder configurar da forma que vc quiser e ja teve ganhos expressivos de velocidade sendo que so pluguei tudo e fiz os testes sem mexer em nada de configuração

talvez esses roteadores wifi 7 ainda não sejam tao proveitosos assim, peguei so pra me manter "atualizado" pela próxima década e n precisar trocar de roteador, mas acho que vale sim a compra de um roteador pra substituir esses da brisa, o ganho na liberdade de configuração e etc faz toda a diferença

por enquanto é isso, qualquer duvida podem mantar aq que tento ajudar.
 
bom galera, passando aq pra mostrar minhas comparações primárias pra ajudar vcs, fiz em formato de tabela pra facilitar o entendimento

Imagem-do-Whats-App-de-2024-06-29-s-22-36-48-35478e58.jpg

*na imagem cortou mas ali no roteador be5000 ele tem a função de MLO habilitada


IPV6 funcionou corretamente, compatibilidade 10/10
aqui estou no CGNAT mas isso pra mim, no momento, não é um problema

Já sobre as velocidades da pra ver que claramente tem um ganho no wifi, pro meu espanto no wifi 5 melhorou mais que o no 6, mas creio eu que seja só uma questão de otimizar os canais e algo tbm com o dispositivo que usei pra testar, vou precisar de mais testes pra ver se mantém assim
As velocidades e a fluidez de navegação pelo celular mudaram muito, a experiência ficou absurdamente melhor, 0 travamentos

Vou procurar outros dispositivos wifi 6 pra testar melhor, mas fiquei satisfeito com o compra de um roteador próprio, muitas vantagens em puder configurar da forma que vc quiser e ja teve ganhos expressivos de velocidade sendo que so pluguei tudo e fiz os testes sem mexer em nada de configuração

talvez esses roteadores wifi 7 ainda não sejam tao proveitosos assim, peguei so pra me manter "atualizado" pela próxima década e n precisar trocar de roteador, mas acho que vale sim a compra de um roteador pra substituir esses da brisa, o ganho na liberdade de configuração e etc faz toda a diferença

por enquanto é isso, qualquer duvida podem mantar aq que tento ajudar.
melhor coisa que existe é usar o próprio roteador. depois que a brisa passou a adotar o uso do IPOE então, ficou ainda melhor. a liberdade que temos para usar e controlar a nossa própria rede é muito melhor. boa aquisição
 
bom galera, passando aq pra mostrar minhas comparações primárias pra ajudar vcs, fiz em formato de tabela pra facilitar o entendimento

Imagem-do-Whats-App-de-2024-06-29-s-22-36-48-35478e58.jpg

*na imagem cortou mas ali no roteador be5000 ele tem a função de MLO habilitada


IPV6 funcionou corretamente, compatibilidade 10/10
aqui estou no CGNAT mas isso pra mim, no momento, não é um problema

Já sobre as velocidades da pra ver que claramente tem um ganho no wifi, pro meu espanto no wifi 5 melhorou mais que o no 6, mas creio eu que seja só uma questão de otimizar os canais e algo tbm com o dispositivo que usei pra testar, vou precisar de mais testes pra ver se mantém assim
As velocidades e a fluidez de navegação pelo celular mudaram muito, a experiência ficou absurdamente melhor, 0 travamentos

Vou procurar outros dispositivos wifi 6 pra testar melhor, mas fiquei satisfeito com o compra de um roteador próprio, muitas vantagens em puder configurar da forma que vc quiser e ja teve ganhos expressivos de velocidade sendo que so pluguei tudo e fiz os testes sem mexer em nada de configuração

talvez esses roteadores wifi 7 ainda não sejam tao proveitosos assim, peguei so pra me manter "atualizado" pela próxima década e n precisar trocar de roteador, mas acho que vale sim a compra de um roteador pra substituir esses da brisa, o ganho na liberdade de configuração e etc faz toda a diferença

por enquanto é isso, qualquer duvida podem mantar aq que tento ajudar.
Massa! E o PING, você chegou a tratar dele? Com direcionamento de porta, etc? Por que no roteador da Brisa você não consegue mexer em nada disso
 
Desde cedo hoje estou sem internet, acho que toda a Maceió deve estar sem internet, o 4G da Vivo é muito lento

gc4rZEA.jpeg
Também sou de Maceió... problemas também na minha internet... estava acessando minha câmera de casa e nem enxergo mais a câmera e nem o roteador... e o pior que estou viajando e não tenho nem como reiniciar o meu roteador ou a conexão da fibra da Brisanet... putz... vou ter que esperar até amanhã pra ver o que houve.
 
Estava com muitos problemas no wi-fi mesmo próximo ao roteador havia constantes travamentos. Liguei para o suporte e eles efetuaram a troca do aparelho pelo ax3000 (eu utilizava a versão antiga da brisa) por enquanto esse roteador está suprindo as necessidades e bem melhor que o anterior
 
Esses dias sinto que as vezes a Brisanet tem uma queda rápida e volta, fora isso está funcionando muito bem em relação a velocidade, vou reiniciar meus equipamentos e qualquer coisa ligar pra lá pra eles darem um "reset", moro em João Pessoa.
Resolveu? Tenho o mesmo problema aqui, quedas de 10 a 20 segundos. Um técnico veio aqui e disse que a instalação era antiga, então trocou o roteador e instalou junto com uma ONU, mas o problema persiste. Isso já está me tirando do sério. Também moro em João Pessoa.
 
Última edição:
Estava com muitos problemas no wi-fi mesmo próximo ao roteador havia constantes travamentos. Liguei para o suporte e eles efetuaram a troca do aparelho pelo ax3000 (eu utilizava a versão antiga da brisa) por enquanto esse roteador está suprindo as necessidades e bem melhor que o anterior
esse ax3000 é top eles trocaram o meu tbm .
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo