[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Olha... pode ser normal passar por lá pois o Datacenter deles está lá, porém não está normal a diferença de latência dos dois testes.

Digo isso pois jogo Fifa online e os servidores ficam nos EUA. Estou há 1 mês e meio jogando com meio segundo a mais de delay que todos os outros jogadores brasileiros.
Há sim um problema na rota internacional da Net Virtua.

Segue meu teste de rota:
|------------------------------------------------------------------------------------------|
| WinMTR statistics |
| Host - % | Sent | Recv | Best | Avrg | Wrst | Last |
|------------------------------------------------|------|------|------|------|------|------|
| 192.168.0.1 - 0 | 263 | 263 | 0 | 0 | 16 | 0 |
| 10.41.96.1 - 0 | 263 | 263 | 5 | 9 | 45 | 17 |
| c9062241.virtua.com.br - 0 | 263 | 263 | 6 | 9 | 46 | 10 |
| c90628c9.virtua.com.br - 0 | 263 | 263 | 6 | 9 | 44 | 8 |
| c90628d1.virtua.com.br - 0 | 263 | 263 | 7 | 10 | 55 | 8 |
|embratel-t0-4-0-1-uacc03.spomb.embratel.net.br - 0 | 263 | 263 | 6 | 10 | 48 | 10 |
|ebt-h0-15-0-0-tcore01.spolp.embratel.net.br - 0 | 263 | 263 | 7 | 12 | 52 | 15 |
| ebt-b11551-intl01.atl.embratel.net.br - 0 | 263 | 263 | 115 | 125 | 156 | 119 |
| No response from host - 100 | 53 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
| No response from host - 100 | 53 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
| 4.79.23.202 - 0 | 263 | 263 | 134 | 145 | 244 | 147 |
| 159.153.92.10 - 0 | 263 | 263 | 138 | 144 | 167 | 147 |
| 159.153.92.94 - 0 | 263 | 263 | 136 | 145 | 163 | 140 |
| dragonage.gos.ea.com - 0 | 263 | 263 | 137 | 144 | 166 | 149 |
|________________________________________________|______|______|______|______|______|______|

Estou há mais de 1 mês tentando resolver isso. Mais de 30 ligações pra NET, mais de 3 visitas técnicas, 1 reclamação na ANATEL e 1 reclamação no consumidor.gov. O que a NET decidiu fazer? Me ignorar. Já Não sei o que fazer. Não sei se trocando de ip público pra um plano com IP fixo isso melhoraria. Só sei que to desesperado kkkkkk.

Você não vai resolver isso, desculpe ser tão franco.

Questões de latência podem estar atrelada há muitas coisas, IP (Rota), peering, banda contratada, empresa de transporte, enfim, são tantas variáveis que a NET vai te dizer que o problema é fora da rede dela. Por todas estas questões você pode ter 10 servidores nos EUA e ter um resultado diferente para cada server (até porque os EUA são enorme).

De repente se te mudarem de Ip, pega uma "rota" diferente, mesmo assim vai ser no acaso, porque a NET não vai pegar um engenheiro e mandar analisar.
 
Olha... pode ser normal passar por lá pois o Datacenter deles está lá, porém não está normal a diferença de latência dos dois testes.

Digo isso pois jogo Fifa online e os servidores ficam nos EUA. Estou há 1 mês e meio jogando com meio segundo a mais de delay que todos os outros jogadores brasileiros.
Há sim um problema na rota internacional da Net Virtua.

Segue meu teste de rota:
|------------------------------------------------------------------------------------------|
| WinMTR statistics |
| Host - % | Sent | Recv | Best | Avrg | Wrst | Last |
|------------------------------------------------|------|------|------|------|------|------|
| 192.168.0.1 - 0 | 263 | 263 | 0 | 0 | 16 | 0 |
| 10.41.96.1 - 0 | 263 | 263 | 5 | 9 | 45 | 17 |
| c9062241.virtua.com.br - 0 | 263 | 263 | 6 | 9 | 46 | 10 |
| c90628c9.virtua.com.br - 0 | 263 | 263 | 6 | 9 | 44 | 8 |
| c90628d1.virtua.com.br - 0 | 263 | 263 | 7 | 10 | 55 | 8 |
|embratel-t0-4-0-1-uacc03.spomb.embratel.net.br - 0 | 263 | 263 | 6 | 10 | 48 | 10 |
|ebt-h0-15-0-0-tcore01.spolp.embratel.net.br - 0 | 263 | 263 | 7 | 12 | 52 | 15 |
| ebt-b11551-intl01.atl.embratel.net.br - 0 | 263 | 263 | 115 | 125 | 156 | 119 |
| No response from host - 100 | 53 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
| No response from host - 100 | 53 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
| 4.79.23.202 - 0 | 263 | 263 | 134 | 145 | 244 | 147 |
| 159.153.92.10 - 0 | 263 | 263 | 138 | 144 | 167 | 147 |
| 159.153.92.94 - 0 | 263 | 263 | 136 | 145 | 163 | 140 |
| dragonage.gos.ea.com - 0 | 263 | 263 | 137 | 144 | 166 | 149 |
|________________________________________________|______|______|______|______|______|______|

Estou há mais de 1 mês tentando resolver isso. Mais de 30 ligações pra NET, mais de 3 visitas técnicas, 1 reclamação na ANATEL e 1 reclamação no consumidor.gov. O que a NET decidiu fazer? Me ignorar. Já Não sei o que fazer. Não sei se trocando de ip público pra um plano com IP fixo isso melhoraria. Só sei que to desesperado kkkkkk.

esquece, nem uma operadora no pais vai ti dar o ping que vc quer morando aqui na região sul/sudeste para os USA, é física pura, o sinal de luz tem que sair de santos/sp ou rio/rj(depende de qual cabo submarino vai pegar) e chegar ate la no USA que pode ser em miami, atlanta ou NY, o atraso no MS do ping esta ligado diretamente ao tempo que a luz leva pra chegar la e o sinal de OK voltar para o seu equipamento.

fora o tanto de outroas questão citadas pelo @Mosqueteirors que tb interfere diretamente na qualidade da conexão.

assim, melhor lugar no brasil pra se ter ping bom para usa é em Fortaleza, pois la tem a maioria dos cabos submarinos ligados direto ao destino final, e logicamente esta na metade do caminho.
já peguei uns teste de um amigo que morava la, era 80ms pra miami o normal pra eles.
 
Sim... já me conformei com isso.
Quanto ao IP, já consegui mudar 3 vezes, mas a rota não se alterou.
Você acha que mudando meu plano pra IP fixo não resolveria?

n mudaria, ip dinâmico ou fixo pouco importa para rota =p

o que pode mudar é vc contratar um link dedicado, pagar por cada 1Mb uns 1000 a 2000 reais, pra ter prioridade alta na rede da operadora, ae sim vc vai ter melhores rotas e seu trafego vai passar na frente de todo mundo.
a mas msm assim, a questão da fisica continua xD isso ae não tem como mudar n, só se reinventar o universo.
 
Você acha que mudando meu plano pra IP fixo não resolveria?

Eventualmente quando muda-se de Ip podemos pegar uma rota diferente, mas não há a menor chance de ter certeza. Algumas operadoras trabalham com prioridade de tráfego em planos corporativos, a NET se não me engano, fornece ip fixo apenas para pessoa jurídica, mas não sei valeria a pena toda essa correria para você.
 
Você acha que mudando meu plano pra IP fixo não resolveria?

n mudaria, ip dinâmico ou fixo pouco importa para rota =p

o que pode mudar é vc contratar um link dedicado, pagar por cada 1Mb uns 1000 a 2000 reais, pra ter prioridade alta na rede da operadora, ae sim vc vai ter melhores rotas e seu trafego vai passar na frente de todo mundo.
a mas msm assim, a questão da fisica continua xD isso ae não tem como mudar n, só se reinventar o universo.

Eventualmente quando muda-se de Ip podemos pegar uma rota diferente, mas não há a menor chance de ter certeza. Algumas operadoras trabalham com prioridade de tráfego em planos corporativos, a NET se não me engano, fornece ip fixo apenas para pessoa jurídica, mas não sei valeria a pena toda essa correria para você.
Acho que nem em contrato corporativo vai resolver, fiz uns testes simples com 2 links que tenho aqui na empresa (Algar e Copel) para os mesmos destinos e os resultados não são muito diferentes.
Se quiserem podemos comparar mas o moderador tá na área e eventualmente a coisa pode descambar para offtopic :haha:
 
Então. Na verdade acabei de fazer uns testes aqui e o servidor do jogo não é esse. A empresa do jogo fala pra fazer teste nesse endereço mas tá errado. Eu joguei uma partida agora num servidor da Amazon
52.20.214.128
O problema é que o servidor tem proteção pra teste de ping e rota, então nem dá pra saber.
Quanto à questão da latência por ser nos EUA, eu sei disso. A questão é que a maioria dos jogadores joga com menos lag que eu. Não quero perfeição pois sei que é impossível, só quero jogar num nível razoável de jogabilidade.

é cara, neste jogo em especifico n tem como melhorar.
saindo aqui de casa, ate aonde responde ao ping icmp:
Rastreando a rota para ec2-52-20-214-128.compute-1.amazonaws.com [52.20.214.128]
com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.0.1
2 8 ms 8 ms 8 ms 10.23.0.1
3 10 ms 12 ms 10 ms c91180fe.virtua.com.br [201.17.128.254]
4 16 ms 11 ms 11 ms c91180fc.virtua.com.br [201.17.128.252]
5 12 ms 11 ms 13 ms embratel-T0-0-0-0-tacc01.bhe.embratel.net.br [200.244.95.1]
6 12 ms 10 ms 10 ms ebt-P5-2-1-agg01.bhe.embratel.net.br [200.244.213.123]
7 * 9 ms 10 ms ebt-P3-2-4-core01.bhe.embratel.net.br [200.244.24.41]
8 132 ms 135 ms 137 ms ebt-B13111-intl01.nyk.embratel.net.br [200.230.220.94]
9 138 ms 139 ms 140 ms nyiix-peering.amazon.com [198.32.160.64]
10 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
11 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.

o teu lag é por conta da distancia, no caso essa vantagem do outro jogador deve-se dar que ele esta mais próximo ao servidor.
resumidamente, único jeito de se melhorar é literalmente se mudar para mais perto do servidor, questão posso assumir como inviável.

e por nada não, jogos da EA, que eu me lembre tirando o BF, o resto tem a maioria dos servidores no USA.
algo que nem uma operadora pode interferir, e questão que a propria ea deveria ver e melhorar a estrutura para seus clientes aqui no Brasil. mas sabemos como a ea é "ótima" com o consumidor.
 
Toda mudança de plano que eu faço eu fico 3 meses indo no consumidor.gov corrigir a fatura... Esse mês de dezembro foi assim...
Parece que pro mês de Fevereiro já vai vir certo, mandaram uma carta, afirmando o compromisso, inclusive o atendente foi super atencioso, disse que mudou tudo no sistema. Esperar pra ver agora, pois esse mês terei que pagar mais caro, o "desconto" começa a ser aplicado definitivamente em Fevereiro.
 
Última edição:
Parece que pro mês de Fevereiro já vai vir certo, mandaram uma carta, afirmando o compromisso, inclusive o atendente foi super atencioso, disse que mudou tudo no sistema. Esperar pra ver agora, pois esse mês terei que pagar mais caro, o "desconto" começa a ser aplicado definitivamente em Fevereiro.
Ele também mandou uma carta me dizendo que alterou no sistema, com print e etc... Quero só ver
 
Ele também mandou uma carta me dizendo que alterou no sistema, com print e etc... Quero só ver
Pior dos casos, eu acho que com as provas em mãos, isso dá pra levar na Justiça, em pequenas causas. Ele disse pra mim que Fevereiro a fatura já está correndo, e que se vier errada, era pra enviar pro e-mail dele, solicitando a correção. Agora é esperar, mas é foda mesmo.
 
Pior dos casos, eu acho que com as provas em mãos, isso dá pra levar na Justiça, em pequenas causas. Ele disse pra mim que Fevereiro a fatura já está correndo, e que se vier errada, era pra enviar pro e-mail dele, solicitando a correção. Agora é esperar, mas é foda mesmo.
Pior que isso pode se classificar como mero aborrecimento no judiciário... Se o juiz n estiver afim de julgar a causa
 
Resolveram meu problema no net fibra FTTH, fiquei 32h sem internet.
Os técnicos chegaram aqui as 17:30 e sairam as 20h em ponto, acho que tenho sorte da região aqui ter uns técnicos muito gente fina.
 
Resolveram meu problema no net fibra FTTH, fiquei 32h sem internet.
Os técnicos chegaram aqui as 17:30 e sairam as 20h em ponto, acho que tenho sorte da região aqui ter uns técnicos muito gente fina.
O problema era na sua instalação, então?
 
O problema era na sua instalação, então?
Sim, não havia sinal algum do poste até no modem, trocaram os conectores no poste e dentro de casa, download voltou ao normal mas com velocidade de 0.16MBit de upload.
Então trocaram os conectores novamente, subiram nos postes e deram uma esticada melhor no fio na fibra, sinal no meu terminal ficou bom, porém por algum motivo o modem não conectou mais.
Trocaram o modem, e finalmente tudo voltou 100%. Isso tudo num calor de 38Cº lá fora.
 
Galera, quem tem o modem Humax HGB10R-02 pra por em modo bridge é só desabilitar ambos wi-fi (2.4 e 5.0Ghz) e ir lá em router configuration e aplicar o modo bridge? Como eu me certifico que estou nesse modo? Valeu.
 
Galera, quem tem o modem Humax HGB10R-02 pra por em modo bridge é só desabilitar ambos wi-fi (2.4 e 5.0Ghz) e ir lá em router configuration e aplicar o modo bridge? Como eu me certifico que estou nesse modo? Valeu.
Acho que o procedimento é esse mesmo e naturalmente o sucesso será validado se/quando você receber um IPv4 "real" (ou CGNAT se for o caso) na porta Internet/WAN de seu roteador próprio ou PC, dependendo do cenário.
 
Até ontem a NET estava jogando todo meu tráfego pro servidor da Steam do Brasil através da infraestrutura de Miami: https://i.imgur.com/Zth3dl8.png
Hoje, está assim: https://i.imgur.com/RCvrgwh.png
Entretanto, o valor do ping in-game continua o mesmo: 130ms em média (ontem, apesar do WinMRT indicar mais de 200ms, in-game indicava 130ms).
Poderiam me ajudar a interpretar os valores do Tracert? Outra coisa, ao tentar ver a rota do servidor da valve"gru.valve.net", não obtenho resposta: https://i.imgur.com/0wAOI8Z.png

Eu entrei em contato com a NET via mensagem no site e apenas agendaram uma visita tecnica, sequer devem ter lido (ou o atendente é leigo e não entendeu o que eu falei), marcando indevidamente e sem eu ter pedido essa visita. Já cancelei a visita tecnica, pois sei que o problema não é local. Alguma recomendação do que fazer para forçar a NET resolver esse problema? Um abraço.
 
Até ontem a NET estava jogando todo meu tráfego pro servidor da Steam do Brasil através da infraestrutura de Miami: https://i.imgur.com/Zth3dl8.png
Hoje, está assim: https://i.imgur.com/RCvrgwh.png
Entretanto, o valor do ping in-game continua o mesmo: 130ms em média (ontem, apesar do WinMRT indicar mais de 200ms, in-game indicava 130ms).
Poderiam me ajudar a interpretar os valores do Tracert? Outra coisa, ao tentar ver a rota do servidor da valve"gru.valve.net", não obtenho resposta: https://i.imgur.com/0wAOI8Z.png

Eu entrei em contato com a NET via mensagem no site e apenas agendaram uma visita tecnica, sequer devem ter lido (ou o atendente é leigo e não entendeu o que eu falei), marcando indevidamente e sem eu ter pedido essa visita. Já cancelei a visita tecnica, pois sei que o problema não é local. Alguma recomendação do que fazer para forçar a NET resolver esse problema? Um abraço.
(Independente do que aparece in-game, pois pode ser algo do jogo) não observei nada de errado na sua rota 'atual', antes realmente havia alguma anomalia BR-MIA-BR que basicamente dobrava a latência.

gru.valve.net parou de responder ICMP há algum tempo e para todos os provedores.
 
(Independente do que aparece in-game, pois pode ser algo do jogo) não observei nada de errado na sua rota 'atual', antes realmente havia alguma anomalia BR-MIA-BR que basicamente dobrava a latência.

gru.valve.net parou de responder ICMP há algum tempo e para todos os provedores.
Anteriormente, eu tinha 30ms de ping. Depois dessa anomalia, continuo com 130ms no servidor brasileiro in-game (e dá pra sentir no jogo que tem um pouco de latência mesmo).
Há algo que eu possa fazer?
Também interpretei que a NET arrumou a rota, mas o ping continua elevado no Dota 2. Não entendo.
 
Anteriormente, eu tinha 30ms de ping. Depois dessa anomalia, continuo com 130ms no servidor brasileiro in-game (e dá pra sentir no jogo que tem um pouco de latência mesmo).
Há algo que eu possa fazer?
Também interpretei que a NET arrumou a rota, mas o ping continua elevado no Dota 2. Não entendo.
Há tempos não jogo nada da Steam mas eles podem simplesmente ter desativado os servidores BR -ao menos temporariamente- e por isso seu tráfego está indo para os EUA... isso acaba explicando o gru.valve.net não estar respondendo também.

Notou se isso ocorre com conhecidos que usam outros provedores? De toda forma vou deixar para alguém mais à par do tema responder isso pra você :)
 
Há tempos não jogo nada da Steam mas eles podem simplesmente ter desativado os servidores BR -ao menos temporariamente- e por isso seu tráfego está indo para os EUA... isso acaba explicando o gru.valve.net não estar respondendo também.

Notou se isso ocorre com conhecidos que usam outros provedores? De toda forma vou deixar para alguém mais à par do tema responder isso pra você :)
Tem relatos no reddit no /r/brasil de diversos usuários. Tem muita gente sofrendo (ou melhor, muita gente sofreu) com essa rota indo até os estados unidos.
Mas o servidor do Brasil continua existindo, a Valve não desativou.
 
Há tempos não jogo nada da Steam mas eles podem simplesmente ter desativado os servidores BR -ao menos temporariamente- e por isso seu tráfego está indo para os EUA... isso acaba explicando o gru.valve.net não estar respondendo também.

Notou se isso ocorre com conhecidos que usam outros provedores? De toda forma vou deixar para alguém mais à par do tema responder isso pra você :)

Somente a NET está tendo esse problema. Servidores BRs da valve estão normais. Por causa desse problema, todos os jogos que usam o Steam Datagram vão redirecionar pro servidor com o menor ping, tanto in-game quanto na procura do server.
 
Última edição:
Tô jogando com 190-200 ms, a vontade de jogar é maior do que a minha raiva pelo ping alto :isso:

Única coisa que você pode fazer é usar uma VPN paga ou usar algum servidor do do VPN Gate aqui do Brasil. Se for usar o VPN Gate, recomendo baixar o Softether que ele já faz tudo automático. Pelo VPN Gate ser free e qualquer um poder usar, não espere estabilidade, já que vai depender da banda da pessoa que está hospedando a "ponte" e a quantidade de pessoas usando.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo