[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

sem-TAP.png


Gente eu fui logo no 1 TAP que chega em meu andar, removi ele e conectei direto o modem, ficou assim.
Sim, dessa forma aí o sinal está "gritando". Pelo que eu entendi você foi no DG do andar e tirou o TAP lá, não mexa do lado de fora do seu apartamento. Conecta o modem sem TAP ou Splitter no primeiro cabo que chegar dentro da sua casa e posta o sinal aqui.
 
sem-TAP.png


Gente eu fui logo no 1 TAP que chega em meu andar, removi ele e conectei direto o modem, ficou assim.

então, ou tem algum amplificador no seu prédio que ta desregulado ou é no amplificador/node na rua.
deixa do jeito que ta e boa sorte ligando pra net, no pior dos casos vão ter que ajustar o amplificador interno se já existir ou instalar um dentro do seu predio.

ta evidente que tem um amplificador, pq o sinal do RX ta tão alto que é pra compensar os divisores na rede dentro do prédio, agora o pq não amplificaram o TX que é o problema.

se bombear, não é so vc que ta com esse problema no seu prédio, seus vizinhos devem estar com o exato mesmo problema.
 
agora o pq não amplificaram o TX que é o problema.
Na verdade na rede HFC tem uma questão, o eMTA ele vai enviar o sinal (TX) de acordo com o que ele recebe (RX), no caso como ele está recebendo um sinal absurdo na ordem de +20dBm é provável que ele esteja transmitindo tão baixo que não tem amplificador que resolva. O certo é que saibamos o sinal na entrada do apartamento (não na entrada do andar) e quantos TAPs ou Splitters ele tem ligado e em que configuração (o que está ligado em cada saída, seja OUT ou TAP) e de quanto são esses TAPs e Splitters, para que possamos atenuar o sinal de chegada para níveis aceitáveis (RX o mais próximo de zero possível), e assim ver se o sinal TX dele irá se estabilizar, caso não estabilize aí realmente é um problema externo. Esse pelo menos deveria ser o trabalho do técnico para sanar o problema.
 
então, ou tem algum amplificador no seu prédio que ta desregulado ou é no amplificador/node na rua.
deixa do jeito que ta e boa sorte ligando pra net, no pior dos casos vão ter que ajustar o amplificador interno se já existir ou instalar um dentro do seu predio.

ta evidente que tem um amplificador, pq o sinal do RX ta tão alto que é pra compensar os divisores na rede dentro do prédio, agora o pq não amplificaram o TX que é o problema.

se bombear, não é so vc que ta com esse problema no seu prédio, seus vizinhos devem estar com o exato mesmo problema.

Sim, existe um amplificador CISCO instalado na caixa principal no térreo, moro no primeiro andar, meu prédio tem 7 andares, no 2º andar tem uma caixa que distriubui pro 1º andar e pro 3º andar, no 2º que chega o sinal e atraves de um TAP de 4 portas é que o sinal se distribui pro meu andar. o teste que fiz foi removendo o 1º tap que chega no meu andar. Enfim, não tenho mais o que fazer a não ser ligar pra NET T____T
 
Na verdade na rede HFC tem uma questão, o eMTA ele vai enviar o sinal (TX) de acordo com o que ele recebe (RX), no caso como ele está recebendo um sinal absurdo na ordem de +20dBm é provável que ele esteja transmitindo tão baixo que não tem amplificador que resolva. O certo é que saibamos o sinal na entrada do apartamento (não na entrada do andar) e quantos TAPs ou Splitters ele tem ligado e em que configuração (o que está ligado em cada saída, seja OUT ou TAP) e de quanto são esses TAPs e Splitters, para que possamos atenuar o sinal de chegada para níveis aceitáveis (RX o mais próximo de zero possível), e assim ver se o sinal TX dele irá se estabilizar, caso não estabilize aí realmente é um problema externo. Esse pelo menos deveria ser o trabalho do técnico para sanar o problema.

o amplificador resolve esse tipo de problema, nele da pra configurar se vai atenuar, amplificar ou deixar passar batido tanto o sinal de downstream como o de upstream.

independence como seja solucionado essa questão, só a net que vai poder fazer alguma coisa, já que depende de manutenção em um equipamento ativo de rede externa.
 
o amplificador resolve esse tipo de problema, nele da pra configurar se vai atenuar, amplificar ou deixar passar batido tanto o sinal de downstream como o de upstream.

independence como seja solucionado essa questão, só a net que vai poder fazer alguma coisa, já que depende de manutenção em um equipamento ativo de rede externa.
O amplificador é configurável porém de maneira genérica para atender todos aqueles clientes, e a forma como o eMTA transmite também não é fixa, é negociável de acordo com o posicionamento dele na rede e isso é decidido conforme o sinal entrante. Nesse caso acredito até que o amplificador não esteja ruim ou até mesmo não esteja mal configurado. Acho bem provável o técnico fazer um batimento no apartamento e trocar o TAP por um de maior atenuação e resolver o problema. Ou até mesmo apenas ligar o cable modem na saída TAP ajudaria, por isso perguntei em que saída estava. Nesse caso em específico me parece apenas que o sinal está chegando muito forte, a rede talvez tenha sido dimensionada para ser "splitada" várias vezes para múltiplos pontos de TV.
 
O amplificador é configurável porém de maneira genérica para atender todos aqueles clientes, e a forma como o eMTA transmite também não é fixa, é negociável de acordo com o posicionamento dele na rede e isso é decidido conforme o sinal entrante. Nesse caso acredito até que o amplificador não esteja ruim ou até mesmo não esteja mal configurado. Acho bem provável o técnico fazer um batimento no apartamento e trocar o TAP por um de maior atenuação e resolver o problema. Ou até mesmo apenas ligar o cable modem na saída TAP ajudaria, por isso perguntei em que saída estava. Nesse caso em específico me parece apenas que o sinal está chegando muito forte, a rede talvez tenha sido dimensionada para ser "splitada" várias vezes para múltiplos pontos de TV.

Isso, do amplificador no térreo, vai pro 2º Andar, lá possui um TAP , que liga um cabo aqui pro meu andar, chegando no meu andar, tem o 1º TAP que divide um ponto para um quarto ( Um ponto de TV) e outro para a sala. Chegando na sala , tem o 2º TAP , que liga a outro switch para o ponto de TV e o Modem.
 
Isso, do amplificador no térreo, vai pro 2º Andar, lá possui um TAP , que liga um cabo aqui pro meu andar, chegando no meu andar, tem o 1º TAP que divide um ponto para um quarto ( Um ponto de TV) e outro para a sala. Chegando na sala , tem o 2º TAP , que liga a outro switch para o ponto de TV e o Modem.
Beleza, pelo que entendi você tem dentro do seu apartamento você tem 1 TAP e 1 Splitter. Imagino que a saída TAP está indo pro ponto de TV e a saída OUT está indo pro Splitter que divide para mais um ponto de TV e para o cable modem. Assumindo que o TAP que a NET colocou aí seja de 6dB (acho que é o mais padrão que ela coloca) e que o splitter seja de 3,5dB por saída, vejo dois cenários de teste que poderiam ser feitos:
1: conectar o modem na saída TAP, porém, acredito que não faria muita diferença 6dB do TAP (caso seja este) contra o cenário atual, contanto cabos e conectores e a atenuação de -3,5dB do Splitter.
2: inverter a localização do Splitter com o TAP, sendo feito da seguinte forma: o Splitter no quarto, saindo um cabo para a TV e o outro para a sala, e o TAP na sala, saindo um cabo para a TV da saída OUT e o cabo para o modem da saída TAP (muita atenção as saídas).
Bem essa foi a única ideia de testes que tive considerando o material que você tem disponível, caso o sinal não estabilize aí realmente seria necessário ou uma troca para um TAP que você não tem ou algo mais sério na rede externa.
 
Beleza, pelo que entendi você tem dentro do seu apartamento você tem 1 TAP e 1 Splitter. Imagino que a saída TAP está indo pro ponto de TV e a saída OUT está indo pro Splitter que divide para mais um ponto de TV e para o cable modem. Assumindo que o TAP que a NET colocou aí seja de 6dB (acho que é o mais padrão que ela coloca) e que o splitter seja de 3,5dB por saída, vejo dois cenários de teste que poderiam ser feitos:
1: conectar o modem na saída TAP, porém, acredito que não faria muita diferença 6dB do TAP (caso seja este) contra o cenário atual, contanto cabos e conectores e a atenuação de -3,5dB do Splitter.
2: inverter a localização do Splitter com o TAP, sendo feito da seguinte forma: o Splitter no quarto, saindo um cabo para a TV e o outro para a sala, e o TAP na sala, saindo um cabo para a TV da saída OUT e o cabo para o modem da saída TAP (muita atenção as saídas).
Bem essa foi a única ideia de testes que tive considerando o material que você tem disponível, caso o sinal não estabilize aí realmente seria necessário ou uma troca para um TAP que você não tem ou algo mais sério na rede externa.
@Luiz1409
cara, nem adianta queimar a cabeça pra balancear o sinal. é melhor ele ligar direto pra net.
só tem que ficar em cima do técnico que for na casa dele pra pra deixar tanto o sinal do modem quanto o sinal da tv dentro dos padrões.

ate a tv dele deve dar problemas, já que o tem modem docsis embarcado pra fazer aquelas comunicações de mensagens que a net envia, e o now que funciona via streaming.
 
boa noite gente. aqui em casa nós temos o modem HGB10R-02, eu estou usando ligado direto no meu computador (nunca deu problema) e na segunda porta está ligado em um roteador para outra pessoa (não mora na mesma casa, cabo de +- 50m), porém de novembro pra cá +- aleatoriamente apenas o roteador dessa pessoa não capta a internet. mesmo sem reiniciar o modem e nem o roteador dela, simplesmente ela está mexendo a tantas horas e do nada para. no meu celular tentando conectar no wifi dela, aparece assim connected, no internet.
obs: o modem da net não está configurado como bridge e o gateway é 192.168.0.1, e o gateway do roteador da pessoa é 192.168.1.1 (roteador TL-WR541/542g)


o que acho estranho é o roteador funcionar por tanto tempo e para simplesmente do nada.. as vezes reiniciando e/ou trocando os cabos de porta (nas 4 portas de trás do modem da net) volta a funcionar mas também não é sempre.. o que posso fazer?

aqui no computador ligado direto nunca deu problema, porém a pessoa precisa tanto do roteador para o wifi e para conectar também ao computador dela
 
@Luiz1409
cara, nem adianta queimar a cabeça pra balancear o sinal. é melhor ele ligar direto pra net.
só tem que ficar em cima do técnico que for na casa dele pra pra deixar tanto o sinal do modem quanto o sinal da tv dentro dos padrões.
De fato. Eu que sou uma pessoa ligeiramente sem paciência com a NET, em especial com os técnicos de campo (talvez por já ter trabalhado com muitos rs), no geral eu já fazia (no passado pois hoje larguei essa vida de NET) todos os testes e o troubleshooting antes pra só falar "é aqui, faz isso aí".
Mas realmente fique em cima do técnico, no geral a maioria só olha se está tudo verde não se importando com valores e fecha o chamado, numa mínima flutuação o problema está aí de novo.

ate a tv dele deve dar problemas, já que o tem modem docsis embarcado pra fazer aquelas comunicações de mensagens que a net envia, e o now que funciona via streaming.
É possível. Tem gente que não utiliza o NOW aí isso passa batido.
 
De fato. Eu que sou uma pessoa ligeiramente sem paciência com a NET, em especial com os técnicos de campo (talvez por já ter trabalhado com muitos rs), no geral eu já fazia (no passado pois hoje larguei essa vida de NET) todos os testes e o troubleshooting antes pra só falar "é aqui, faz isso aí".
Mas realmente fique em cima do técnico, no geral a maioria só olha se está tudo verde não se importando com valores e fecha o chamado, numa mínima flutuação o problema está aí de novo.


É possível. Tem gente que não utiliza o NOW aí isso passa batido.

Ok, vou ficar atento aos padrões de atenuação quando o técnico aparecer aqui, e realmente, nesse cabeamento que vai pra sala que tem esses taps/splitter o now nem estava sincronizando, ficou bastante tempo off, quando começei a ter algumas quedas de internet foi que resolvi tentar arrumar, já que nao uso mt.
 
Bom, tecnico veio hoje mais cedo, trocou o modem, viu que nos testes sinteticos tavam todos ok (speedtest), quando eu mostrei o obs com o inspector do twitch e o testmynet ele viu que realmente tava tendo alterações no upload, trocou o modem, verificou no poste que tinha um cabo oxidado, deu um aumento no RX UP (de 34 pra 36), melhorou um pouco, ta caindo pra 1000kpbs em vez de 0, mas ainda assim tenho que esperar até segunda pra verificarem se alguém ta gerando ruido na rede...
 
Galera, bom dia
Tentei procurar, mas infelizmente não achei, e ainda, constam muitas páginas, das quais li bastante mas não achei nada que resolvesse meu problema, enfim, quem puder ajudar agradeço, já não sei mais o que fazer.
Eu tinha 15MB da Vivo, e nunca tive problemas em relação a quedas na internet, e acabei mudando para a NET CLARO por que a cobertura no meu endereço não suportava aumento de velocidade na VIVO.
Contratei 240MB de velocidade, porém, ela cai de mais, e pior, na maioria das vezes, tem que ficar reiniciando o modem por que ela não volta sozinha.
Já tive situações de ter que tirar o cabo de NET do modem, ai sim ela sincroniza de volta (notei que o MODEM parece ficar travado as vezes por que tiro os cabos que não são de energia e continuam acessos os leds). A questão do sinal ele consta sempre acima de 90%, inclusive nos receptores de TV, por isso, acredito que não seja o cabeamento.
Chamei o tecnido e está agendado para amanha, mas vi muitos relatos de eles cobrarem a visita, e estou cancelando o tecnico com receio que seja cobrado e não resolvido.
Inclusive, já mudei o modem de ponto, e continua na mesma.
Normalmente, essas caídas são durante o dia, a noite, funciona perfeitamente, raramente cai.
Quando está funcionando, sempre bate os 240MB, apenas o UP que fica em 10MB
Meu modem é um SAGEMBOM F@ST 3486.
Sabem me dizem se esse modem é bom? Há algum melhor que eu posso pedir para trocar?
Ainda, li algo sobre por ele em bridge, e usar um outro router, caso eu coloque ele em bridge, posso colocar dois routers? Tenho uma edícula, e infelizmente o sinal de WI FI não está chegando até a edícula, e na VIVO, eu colocava e era muito fácil, só plugava e funcionava.
Muito obrigado.
Tenho o mesmo modem, até hoje, 2 meses, não tive problemas ao ponto de ter que reiniciá-lo... Esse travado que você disse é sobre as luzes dele?
 
Pessoal aqui na minha cidade a claro esta vendendo a internet nesses preços, tudo FTTH, sera que saõ preços promocionais e depois de um tempo aumentam? Pois vi no site que em sao paulo capital nao são esses valores (mais caro).

ada74f1331408443.jpg
 
Pessoal aqui na minha cidade a claro esta vendendo a internet nesses preços, tudo FTTH, sera que saõ preços promocionais e depois de um tempo aumentam? Pois vi no site que em sao paulo capital nao são esses valores (mais caro).

ada74f1331408443.jpg
No FTTH o preço é mais em conta mesmo. Eu tenho 240Mbps por 99.
Sem surpresas na fatura.
 
Pessoal aqui na minha cidade a claro esta vendendo a internet nesses preços, tudo FTTH, sera que saõ preços promocionais e depois de um tempo aumentam? Pois vi no site que em sao paulo capital nao são esses valores (mais caro).

ada74f1331408443.jpg

Ué, mas em Salvador já não tem HFC? Que eu saiba FTTH só em cidades onde a Claro não atuava.
 
Pessoal, como está a internet da NET/Claro neste momento aí na cidade de vcs?

Em Uberlandia/MG, Araraquara/SP e São José do Rio Preto/SP onde tenho conhecidos estão acusando instabilidade ou até mesmo ausência de sinal.
 
Pessoal, como está a internet da NET/Claro neste momento aí na cidade de vcs?

Em Uberlandia/MG, Araraquara/SP e São José do Rio Preto/SP onde tenho conhecidos estão acusando instabilidade ou até mesmo ausência de sinal.
Aqui em Cotia/SP o Minha Claro Residencial está mostrando um aviso que eu posso ter problemas com a internet que podem afetar o whatsapp, normalização 20/01 18h00.
 
Ué, mas em Salvador já não tem HFC? Que eu saiba FTTH só em cidades onde a Claro não atuava.
Talvez em áreas onde ela não atendia em Salvador estão colocando FTTH. Pelo que eu vi eles vão manter o HFC pelo máximo que der mas a tendência no futuro é tudo ser FTTH.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, como está a internet da NET/Claro neste momento aí na cidade de vcs?

Em Uberlandia/MG, Araraquara/SP e São José do Rio Preto/SP onde tenho conhecidos estão acusando instabilidade ou até mesmo ausência de sinal.
Bombando os 240 chegando 268. Tudo normal por enquanto. Em Xangri-lá, RS.
No aplicativo minha net lá diz que está sem sinal na TV, NOW e INTERNET. Mas na verdade só o upload que está um pouco abaixo.
 
Última edição:
Pessoal, como está a internet da NET/Claro neste momento aí na cidade de vcs?

Em Uberlandia/MG, Araraquara/SP e São José do Rio Preto/SP onde tenho conhecidos estão acusando instabilidade ou até mesmo ausência de sinal.

Caraguatatuba-SP tá funcionando normal, velocidade e ping normal, aqui é FTTH.
 
Então, ele cai diversas vezes. O que notei, em algumas, ele trava, a ponto de eu tirar os cabos de trás, da Lan ou outros, e não apagam as luzes, somente reiniciando ele. Quando tá funcionando a velocidade sempre bate o máximo.
 
Aproveitando o tópico que aqui é muito mais movimentado, e acredito que boa parte tenha NET TV. Existe algum decoder da NET que seja mais rápido? O que tenho instalado aqui é meio lento.
 
Aproveitando o tópico que aqui é muito mais movimentado, e acredito que boa parte tenha NET TV. Existe algum decoder da NET que seja mais rápido? O que tenho instalado aqui é meio lento.

O ideal é perguntar no tópico de TV para não fazer off.

Mas te respondendo os decoders 4k são quase instantâneos, você liga e praticamente ja sai usando.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo