[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Senhores, uma dúvida. Após o amigo @Hemerson Silva postar o link https://resolvaaqui.claro.com.br/, entrei em contato com a Net, e "troquei" de boa a velocidade da minha Virtua, que antes era de 120mb por 123 reais, agora está por 99 reais com dobra para 240mb. Possuo o modem TC7337 em bridge junto com o Archer C7, mas só está sincronizando 8 canais, o correto seria 16 canais né? Ao realizar teste de velocidade, o máximo que consegui foi 170mb.

Seria um problema aqui na minha área de não sincronizar os 16 canais?
 
  • Curtir
Reações: HFS
Senhores, uma dúvida. Após o amigo @Hemerson Silva postar o link https://resolvaaqui.claro.com.br/, entrei em contato com a Net, e "troquei" de boa a velocidade da minha Virtua, que antes era de 120mb por 123 reais, agora está por 99 reais com dobra para 240mb. Possuo o modem TC7337 em bridge junto com o Archer C7, mas só está sincronizando 8 canais, o correto seria 16 canais né? Ao realizar teste de velocidade, o máximo que consegui foi 170mb.

Seria um problema aqui na minha área de não sincronizar os 16 canais?
Sim, provavelmente é isso. Já que cada canal no DOCSIS 3.0 entrega 25,5mbps mais ou menos...
E quanto a ser um problema da sua área, varia muito isso. Teria que ver com um técnico da NET pra ele averiguar a rede externa e ver o pq de n estar sincronizando os 16 canais.
 
Última edição:
Sim, provavelmente é isso. Já que cada canal no DOCSIS 3.0 entrega 25,5mbps mais ou menos...
E quanto a ser um problema da sua área, varia muito isso. Teria que ver com um técnico da NET pra ele averiguar a rede externa e ver o pq de n estar sincronizando os 16 canais.
Mais tarde irei entrar em contato com eles novamente. Agora estou todo enrolado no trabalho. Valeu pela ajuda.
 
Aqui em santo andré a net fez uma manutenção ontem, agora tem 32 canais de down e 12 de up :oops:
 
Tenta resetar ele e configurar novamente.

Reseta o TP-Link pras configuração de fábrica. Na parte de WAN do TP-Link vc configura pra ficar em modo DHCP (IP automático) e no modem da operadora NET, você deixa em bridge e desliga as redes Wi-Fi 2.4GHz e 5GHz. Daí vc coloca um cabo de rede em qualquer porta do modem da NET e a outra ponta você coloca na porta WAN do TP-Link, com isso, deve funcionar normalmente a internet.

Bom dia a todos,

Obrigado pelo suporte @keozw e @hyukazan
Fiz o reset do modem e conectei novamente o cabo do HGB e no TP-LINK.

Realizei as seguintes configurações no TP-LINK:

  1. Desliguei o DHCP do TP-LINK
  2. Em lan no TP-LINK, tentei substituir o ip atual 192.168.1.1 para 192.168.0.1 (IP do HGB). Esta correto?
  3. Porém ao dar save neste ip, aparece a seguinte mensagem: "Error code: 5008 WAN IP address and LAN IP address cannot be in a same subnet. Please input another IP address."
  4. OK, mantive o IP que estava
  5. Fiz o reboot e ok
Após isso testei a rede wi-fi do tp link e a internet funcionou via WI-FI no meu celular e notebook. No meu video-game quando tento conectar ela não conecta (mesmo colocando a senha correta).

Ao tentar conectar um cabo de rede na porta do TP-LINK, para testar se a internet estava funcionando via cabo, ele também NÃO CONECTA. Simplesmente a internet não funciona.

Ok, segui os ajustes agora desta vez no HGB.
  1. Desliguei o wi-fi 2.4 e 5G
  2. Alterei de router para bridge
  3. Resultado: O Wi-fi do tp-link parou de funcionar a internet, apesar de ainda estar dando sinal.
Obs: Quando volto para router, ai o wi-fi do tp-link funciona além do wi-fi do HGB.

Conseguiriam me ajudar? Por favor.

Abaixo link com fotos das telas:


Abraços
 
Aqui em santo andré a net fez uma manutenção ontem, agora tem 32 canais de down e 12 de up :oops:
Mas o modem no máximo é 32x8 ......
Manda print aí
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, provavelmente é isso. Já que cada canal no DOCSIS 3.0 entrega 25,5mbps mais ou menos...
E quanto a ser um problema da sua área, varia muito isso. Teria que ver com um técnico da NET pra ele averiguar a rede externa e ver o pq de n estar sincronizando os 16 canais.
Senão me engano é uns 38mbps utilizável por canal downstream e 27mbps no upstream.
 
Bom dia a todos,

Obrigado pelo suporte @keozw e @hyukazan
Fiz o reset do modem e conectei novamente o cabo do HGB e no TP-LINK.

Realizei as seguintes configurações no TP-LINK:

  1. Desliguei o DHCP do TP-LINK
  2. Em lan no TP-LINK, tentei substituir o ip atual 192.168.1.1 para 192.168.0.1 (IP do HGB). Esta correto?
  3. Porém ao dar save neste ip, aparece a seguinte mensagem: "Error code: 5008 WAN IP address and LAN IP address cannot be in a same subnet. Please input another IP address."
  4. OK, mantive o IP que estava
  5. Fiz o reboot e ok
Após isso testei a rede wi-fi do tp link e a internet funcionou via WI-FI no meu celular e notebook. No meu video-game quando tento conectar ela não conecta (mesmo colocando a senha correta).

Ao tentar conectar um cabo de rede na porta do TP-LINK, para testar se a internet estava funcionando via cabo, ele também NÃO CONECTA. Simplesmente a internet não funciona.

Ok, segui os ajustes agora desta vez no HGB.
  1. Desliguei o wi-fi 2.4 e 5G
  2. Alterei de router para bridge
  3. Resultado: O Wi-fi do tp-link parou de funcionar a internet, apesar de ainda estar dando sinal.
Obs: Quando volto para router, ai o wi-fi do tp-link funciona além do wi-fi do HGB.

Conseguiriam me ajudar? Por favor.

Abaixo link com fotos das telas:


Abraços

Vamos lá.

ROTEADOR

1 - No roteador vc precisa deixar o DHCP ligado.
2- N precisa alterar o IP do roteador.

MODEM

1 - Desliga o wifi
2- Configura como bridge
 
Bom dia a todos,

Obrigado pelo suporte @keozw e @hyukazan
Fiz o reset do modem e conectei novamente o cabo do HGB e no TP-LINK.

Realizei as seguintes configurações no TP-LINK:

  1. Desliguei o DHCP do TP-LINK
  2. Em lan no TP-LINK, tentei substituir o ip atual 192.168.1.1 para 192.168.0.1 (IP do HGB). Esta correto?
  3. Porém ao dar save neste ip, aparece a seguinte mensagem: "Error code: 5008 WAN IP address and LAN IP address cannot be in a same subnet. Please input another IP address."
  4. OK, mantive o IP que estava
  5. Fiz o reboot e ok
Após isso testei a rede wi-fi do tp link e a internet funcionou via WI-FI no meu celular e notebook. No meu video-game quando tento conectar ela não conecta (mesmo colocando a senha correta).

Ao tentar conectar um cabo de rede na porta do TP-LINK, para testar se a internet estava funcionando via cabo, ele também NÃO CONECTA. Simplesmente a internet não funciona.

Ok, segui os ajustes agora desta vez no HGB.
  1. Desliguei o wi-fi 2.4 e 5G
  2. Alterei de router para bridge
  3. Resultado: O Wi-fi do tp-link parou de funcionar a internet, apesar de ainda estar dando sinal.
Obs: Quando volto para router, ai o wi-fi do tp-link funciona além do wi-fi do HGB.

Conseguiriam me ajudar? Por favor.

Abaixo link com fotos das telas:


Abraços

Koé.

Para deixar o modem Humax HGB10R-02 em modo bridge:

1. Desligar as redes Wi-Fi 2.4GHz e 5GHz na opção > Wireless > 2.4GHz > Desabilitar a opção "Enabale Primary Network". Repetir o mesmo processo para rede 5GHz e aplica as mudanças.
2. Mudar o modo de funcionamento do modem para modo bridge na opção > Advanced Setup > Router Configuration > na opção "Operating Mode" mudar para bridge e aplica as mudanças.

Obs.: Não é necessário alterar mais nada no modem da operadora após isso.

Feito isso, você irá colocar um cabo de rede em qualquer porta LAN do Humax e a outra ponta do cabo você conecta na porta WAN do TP-Link.

Configurações do TP-Link:

1. Na parte WAN do TP-Link você deve deixar como "IP dinâmico/automático" ou "DHCP", depende de como estiver escrito no TP-Link.
2. Configurar as redes 2.4GHz e 5GHz.

Obs.: Caso não pegue internet, desligue o modem da Humax HGB10R-02 por cerca de 5 minutos, pois esses modens tende a prender o endereço MAC do último equipamento que conectou nele. Para resolver isso, basta desliga-lo por uns 5 minutos e liga-lo novamente que provavelmente vai funcionar.
 
Bom dia a todos,

Obrigado pelo suporte @keozw e @hyukazan
Fiz o reset do modem e conectei novamente o cabo do HGB e no TP-LINK.

Realizei as seguintes configurações no TP-LINK:

  1. Desliguei o DHCP do TP-LINK
  2. Em lan no TP-LINK, tentei substituir o ip atual 192.168.1.1 para 192.168.0.1 (IP do HGB). Esta correto?
  3. Porém ao dar save neste ip, aparece a seguinte mensagem: "Error code: 5008 WAN IP address and LAN IP address cannot be in a same subnet. Please input another IP address."
  4. OK, mantive o IP que estava
  5. Fiz o reboot e ok
Após isso testei a rede wi-fi do tp link e a internet funcionou via WI-FI no meu celular e notebook. No meu video-game quando tento conectar ela não conecta (mesmo colocando a senha correta).

Ao tentar conectar um cabo de rede na porta do TP-LINK, para testar se a internet estava funcionando via cabo, ele também NÃO CONECTA. Simplesmente a internet não funciona.

Ok, segui os ajustes agora desta vez no HGB.
  1. Desliguei o wi-fi 2.4 e 5G
  2. Alterei de router para bridge
  3. Resultado: O Wi-fi do tp-link parou de funcionar a internet, apesar de ainda estar dando sinal.
Obs: Quando volto para router, ai o wi-fi do tp-link funciona além do wi-fi do HGB.

Conseguiriam me ajudar? Por favor.

Abaixo link com fotos das telas:


Abraços
Não é recomendável usar o 192.168.0.1 e 192.168.100.1 como IP do roteador, pois estes endereços são usados para acessar o modem em bridge.
 
Seguindo a história:

Seguindo essa hístoria:




Meu irmão ligou lá e trocaram o modem pra ele, foi um técnico e abriu na frente dele a caixa. Lembrando que o plano dele é 120mb. Vai as fotos dele e um vídeo do problema, ele fica desligando e ligando direto, fica no máximo 10 minutos online:

HUMAX HGJ310


5vPHMan.jpg

iLYbEd2.jpg
QEr5zXy.jpg


HJfvTdI.jpg



Esse vídeo tá acelerado, timelapse, pra mostrar como ele fica caindo direto.

Já chamou o técnico de novo pra ir ver, mas alguém aqui tem ideia do que pode ser? O modem é novinho.


O técnico foi no meu irmão hoje. Trocou o modem para um do mesmo modelo, mas fabricado em Fevereiro/2020. Agora tá tudo funcionando normal. Achei estranho mas tá bom.

O técnico passou o contato do coordenador da Claro na região dele lá, falou pra ligar e mandar vídeo se der qualquer problema.

Falou também que já tem fila de espera para as novas altas velocidades da Claro.

:notbad:
 
Ontem para hoje foi de mal a pior
Código:
Rastreando a rota para 205.185.194.52 com no máximo 30 saltos

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.0.1
  2     8 ms     8 ms     9 ms  10.18.0.1
  3     8 ms     8 ms    18 ms  bd074803.virtua.com.br [189.7.72.3]
  4    86 ms    87 ms    86 ms  embratel-T0-1-1-4-uacc04.cas.embratel.net.br [200.174.147.109]
  5    93 ms    92 ms    95 ms  ebt-H0-7-0-3-tcore01.cas.embratel.net.br [200.244.213.103]
  6   100 ms    94 ms    94 ms  ebt-B12-tcore01.casqb.embratel.net.br [200.244.214.0]
  7    94 ms    94 ms    95 ms  ebt-B1902-tcore01.spomb.embratel.net.br [200.230.243.58]
  8    87 ms    94 ms    95 ms  ebt-B1171-tcore01.spolp.embratel.net.br [200.244.212.69]
  9    88 ms    90 ms    89 ms  ebt-H0-3-0-0-agg02.spolp.embratel.net.br [200.230.130.6]
 10    90 ms    89 ms    89 ms  205.185.194.236
 11    89 ms    89 ms    98 ms  192.168.200.3
 12    88 ms    87 ms    89 ms  205.185.194.52

Rastreamento concluído.
 
Seguindo a história:




O técnico foi no meu irmão hoje. Trocou o modem para um do mesmo modelo, mas fabricado em Fevereiro/2020. Agora tá tudo funcionando normal. Achei estranho mas tá bom.

O técnico passou o contato do coordenador da Claro na região dele lá, falou pra ligar e mandar vídeo se der qualquer problema.

Falou também que já tem fila de espera para as novas altas velocidades da Claro.

:notbad:
Como assim fila de espera?
 
Seguindo a história:




O técnico foi no meu irmão hoje. Trocou o modem para um do mesmo modelo, mas fabricado em Fevereiro/2020. Agora tá tudo funcionando normal. Achei estranho mas tá bom.

O técnico passou o contato do coordenador da Claro na região dele lá, falou pra ligar e mandar vídeo se der qualquer problema.

Falou também que já tem fila de espera para as novas altas velocidades da Claro.

:notbad:

Koe onde que vê quando que o modem foi fabricado?
 
Seguindo a história:




O técnico foi no meu irmão hoje. Trocou o modem para um do mesmo modelo, mas fabricado em Fevereiro/2020. Agora tá tudo funcionando normal. Achei estranho mas tá bom.

O técnico passou o contato do coordenador da Claro na região dele lá, falou pra ligar e mandar vídeo se der qualquer problema.

Falou também que já tem fila de espera para as novas altas velocidades da Claro.

:notbad:
como assim fila de espera? e de onde é esse coordenador?
 
Seguindo a história:




O técnico foi no meu irmão hoje. Trocou o modem para um do mesmo modelo, mas fabricado em Fevereiro/2020. Agora tá tudo funcionando normal. Achei estranho mas tá bom.

O técnico passou o contato do coordenador da Claro na região dele lá, falou pra ligar e mandar vídeo se der qualquer problema.

Falou também que já tem fila de espera para as novas altas velocidades da Claro.

:notbad:

Como assim "novas altas velocidades da Claro"?
 
Koé.

Para deixar o modem Humax HGB10R-02 em modo bridge:

1. Desligar as redes Wi-Fi 2.4GHz e 5GHz na opção > Wireless > 2.4GHz > Desabilitar a opção "Enabale Primary Network". Repetir o mesmo processo para rede 5GHz e aplica as mudanças.
2. Mudar o modo de funcionamento do modem para modo bridge na opção > Advanced Setup > Router Configuration > na opção "Operating Mode" mudar para bridge e aplica as mudanças.

Obs.: Não é necessário alterar mais nada no modem da operadora após isso.

Feito isso, você irá colocar um cabo de rede em qualquer porta LAN do Humax e a outra ponta do cabo você conecta na porta WAN do TP-Link.

Configurações do TP-Link:

1. Na parte WAN do TP-Link você deve deixar como "IP dinâmico/automático" ou "DHCP", depende de como estiver escrito no TP-Link.
2. Configurar as redes 2.4GHz e 5GHz.

Obs.: Caso não pegue internet, desligue o modem da Humax HGB10R-02 por cerca de 5 minutos, pois esses modens tende a prender o endereço MAC do último equipamento que conectou nele. Para resolver isso, basta desliga-lo por uns 5 minutos e liga-lo novamente que provavelmente vai funcionar.

off: Quando coloca o humax em bridge só pode conectar o router nele? Ou as outras portas continuam funcionando?
Pq pergunto: Eu tenho vontade de fazer isso aqui pq o wifi dele não cobre meu apto todo, e tenho uma tv ligada no cabo do lado dele e o router botaria em outro local, numa posição melhor (longe dessa tv)
 
off: Quando coloca o humax em bridge só pode conectar o router nele? Ou as outras portas continuam funcionando?
Pq pergunto: Eu tenho vontade de fazer isso aqui pq o wifi dele não cobre meu apto todo, e tenho uma tv ligada no cabo do lado dele e o router botaria em outro local, numa posição melhor (longe dessa tv)

Sim, em modo bridge só pode estar conectado apenas um equipamento no modem da operadora. Tecnicamente as outras portas do modem continuam funcionando, porém se conectar qualquer outro equipamento no modem a não ser o router, o modo bridge para de funcionar.
 
Como assim fila de espera?
como assim fila de espera? e de onde é esse coordenador?
Como assim "novas altas velocidades da Claro"?

Ele não entrou em muito detalhe, mas disse que esses novos modems estão sendo testados por causa das novas velocidades de 500Mb+ que vão passar a vender pela Claro, que clientes já estão em fila de espera para quando lançar (creio eu que sejam clientes com grana).

É na região do ABC, mas ele disse que no interior de SP já estão instalando bastante FTTH pra isso.

Koe onde que vê quando que o modem foi fabricado?

Vê no colante branco do lado do modem, tem escrito a data de fabricação.
 
Última edição:
Parece que estou com problemas na rede externa, porém no app não mostra nenhum problema até agora.
9348443568.png

Upload cansou de verdade
Capturar.png

SNR Up caiu drasticamente
Capturar1.png

Pegando 4 canais.
 
Ontem para hoje foi de mal a pior
Código:
Rastreando a rota para 205.185.194.52 com no máximo 30 saltos

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.0.1
  2     8 ms     8 ms     9 ms  10.18.0.1
  3     8 ms     8 ms    18 ms  bd074803.virtua.com.br [189.7.72.3]
  4    86 ms    87 ms    86 ms  embratel-T0-1-1-4-uacc04.cas.embratel.net.br [200.174.147.109]
  5    93 ms    92 ms    95 ms  ebt-H0-7-0-3-tcore01.cas.embratel.net.br [200.244.213.103]
  6   100 ms    94 ms    94 ms  ebt-B12-tcore01.casqb.embratel.net.br [200.244.214.0]
  7    94 ms    94 ms    95 ms  ebt-B1902-tcore01.spomb.embratel.net.br [200.230.243.58]
  8    87 ms    94 ms    95 ms  ebt-B1171-tcore01.spolp.embratel.net.br [200.244.212.69]
  9    88 ms    90 ms    89 ms  ebt-H0-3-0-0-agg02.spolp.embratel.net.br [200.230.130.6]
10    90 ms    89 ms    89 ms  205.185.194.236
11    89 ms    89 ms    98 ms  192.168.200.3
12    88 ms    87 ms    89 ms  205.185.194.52

Rastreamento concluído.
Olha aqui, net virtua 120MEGA (o problema começou quando eu fiz o upgrade de 60 p/ 120 em fevereiro). Brabo que os técnicos vem aqui e só falam a palavra saturação e que a NET não garante tracert e ping para servidores externos. Agora com isso de COVID é só desculpas....

Código:
Rastreando a rota para 205.185.194.52 com no máximo 30 saltos

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.0.1
  2    23 ms    48 ms    48 ms  10.17.0.1
  3    69 ms    15 ms    56 ms  c915c005.virtua.com.br [201.21.192.5]
  4   187 ms    54 ms    28 ms  c915c001.virtua.com.br [201.21.192.1]
  5   103 ms    70 ms    27 ms  embratel-T0-0-1-2-4004-uacc02.ctamr.embratel.net.br [201.64.24.13]
  6    62 ms    54 ms    55 ms  ebt-H0-12-0-0-tcore01.ctamc.embratel.net.br [200.244.211.125]
  7    31 ms    48 ms    53 ms  ebt-B4101-tcore01.spomb.embratel.net.br [200.230.243.22]
  8    42 ms    94 ms    46 ms  ebt-B1171-tcore01.spolp.embratel.net.br [200.244.212.69]
  9    58 ms    47 ms   121 ms  ebt-H0-4-0-1-agg02.spolp.embratel.net.br [200.230.130.18]
 10    39 ms   123 ms    69 ms  205.185.194.236
 11    35 ms    52 ms    38 ms  192.168.200.3
 12    38 ms    35 ms    31 ms  205.185.194.52
 
Código:
Tracing route to 205.185.194.52 over a maximum of 30 hops

  1     1 ms     1 ms     1 ms  USG [192.168.1.1]
  2     *        *        *     Request timed out.
  3    12 ms    15 ms    16 ms  c9112083.virtua.com.br [201.17.32.131]
  4    11 ms    11 ms    18 ms  embratel-h0-2-0-1-agg02.rjonbf.embratel.net.br [201.45.201.73]
  5    23 ms    23 ms    22 ms  200.244.19.147
  6    22 ms    23 ms    22 ms  ebt-B2102-tcore01.spomb.embratel.net.br [200.230.243.44]
  7    23 ms    22 ms    23 ms  ebt-b1171-tcore01.spolp.embratel.net.br [200.244.212.69]
  8    18 ms    18 ms    18 ms  ebt-H0-5-0-0-agg02.spolp.embratel.net.br [200.230.130.16]
  9    26 ms    22 ms    20 ms  205.185.194.236
 10     *        *        *     Request timed out.
 11    24 ms    19 ms    23 ms  205.185.194.52
 
Parece que estou com problemas na rede externa, porém no app não mostra nenhum problema até agora.
9348443568.png

Upload cansou de verdade
Capturar.png

SNR Up caiu drasticamente
Capturar1.png

Pegando 4 canais.

Ontem a noite tava exatamente desse mesmo jeito SNR UP batendo 26.5. Só foi melhorar de madrugada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo