[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Galera, eu simplesmente não consigo jogar warzone pois o jogo congela, e volta , congela e volta e as vezes cai do lobby moro em SP capital, e tenho net claro, liguei la pra trocar minha rota , a atendente não fazia ideia do que eu tava falando ( não culpo ela) , foi falar com o supervisor e mandou eu pesquisar sobre claro gaming, q q eu faço

Primeiro dá uma olhada no niveis.virtua.com.br pra ver se o sinal está ok

O modem atual da Claro aqui é DOCSIS 3.0.
Esse modem suporta velocidades 120mb e 240mb? Ou só no DOCSIS 3.1?

Qual o modelo? Nem todos os 3.0 suportam 240.
 
Galera, sou bem leigo, um tempo atrás perguntei sobre usar o ax3 pro como roteador, me indicaram apenas a colocar o modem da net em modo bridge que funcionaria o ax3 normal, pois bem, deixei o modem da net em modo bridge, conectei o roteador da ax3 pro e conectei os aparelhos, depois disso percebi que a velocidade contratada nunca bate nos testes, tenho 250mb, chega no máximo em 200mb, maioria das vezes fica em 100mb, uma vez chegou a 250mb mas foi só uma vez, quando acesso sites que o roteador nunca acessou vejo que a internet meio que "cai" inteira, digamos, entro no site da globo e a internet de todo mundo morre, ou qdo conecto um novo aparelho, a internet de todo mundo morre, isso é direto, será problema no roteador? ou tenho que configurar algo a mais? um tempo atrás ouvi falar que a net impedia outro roteador de trabalhar normal, lembrando, sou leigo, não sei de muita coisa, obrigado a quem ajudar
 
Alguns casos de clientes capados, entre eles a coincidência de alto consumo de banda ainda que tenha ocorrido durante um período, visitas técnicas agendadas e em algumas situações técnico questionando o cliente sobre os hábitos de consumo, atribuindo a ocorrência ao elevado consumo de banda, acusações da operadora de desvio de banda (gato Net), alguns casos de admissão da redução da velocidade. Nada disso bastou para você chegar a uma conclusão? Não foste capaz de ligar os pontos?

Existe uma prerrogativa que se houver um consumo desparelho com o uso residencial o provedor pode até ir na sua casa fiscalizar o que está ocorrendo, para entender algumas questões:

OBS: Como não há uma diretriz do que é consumo residencial há certamente uma métrica de média de consumo.

- Revenda de banda (Provedor Pirata)
- Servidor de dados
- Serviços corporativos

Infelizmente na venda de um serviço residencial ficamos nas mãos apenas de achismos das operadoras, visto que não fica no papel o limite para uma conexão residencial, então qual a moralidade que a operadora tem para "cobrar" um heavyuser?

Eu não discuto de maneira nenhuma o direito de usar o que se paga, mas sempre tenho a tendência a olhar os 2 lados e entender quanto uma operadora perde com certos usuários, e isso indiferente o quanto se ganha com outros, estamos em um país capitalista, não esqueçam.

O que me incomoda é o fato das coisas não serem claras, então ficam nessa coisa vexatória de caparem usuários que consomem X/Tera mês para provocarem atendimentos e incomodos, tudo com a finalidade de um cancelamento e/ou desistência, seja da operadora ou da reclamação.

No contrato questões SUBJETIVAS que sustentam determinadas abordagens:

"08.03 O NET VÍRTUA destina-se ao uso do ASSINANTE em conformidade com a modalidade e plano por ele optado. É vedada e terminantemente proibida a comercialização, distribuição, cessão, locação, sublocação ou compartilhamento do sinal do NET VÍRTUA, exceto por expressa autorização por escrito, da 6 PRESTADORA, responsabilizando-se o ASSINANTE penal e civilmente pelo eventual descumprimento desta cláusula."

"08.08 O NET VÍRTUA, nas modalidades RESIDENCIAL e CONDOMÍNIO, não permite a disponibilização do(s) terminal(is) de computador a ele conectado(s) como servidor(es) de dados de qualquer espécie, inclusive: servidores Web, FTP, SMTP, POP3, redes virtuais privadas e quaisquer conexões entrantes que caracterizem ofertas de serviços pelo ASSINANTE, sendo tais disponibilizações exclusivas da modalidade EMPRESA."
 
Eu não discuto de maneira nenhuma o direito de usar o que se paga, mas sempre tenho a tendência a olhar os 2 lados e entender quanto uma operadora perde com certos usuários, e isso indiferente o quanto se ganha com outros, estamos em um país capitalista, não esqueçam.

O que me incomoda é o fato das coisas não serem claras, então ficam nessa coisa vexatória de caparem usuários que consomem X/Tera mês para provocarem atendimentos e incomodos, tudo com a finalidade de um cancelamento e/ou desistência, seja da operadora ou da reclamação
.

Eu entendo e também não entro no mérito do consumo alheio mas é claro que também pondero o lado da operadora. O que não é admissível são manobras de caráter protelatório, que minam a paciência e perspectiva do cliente de ver solução, algo direcionado propositalmente para que esse tipo de público saia do provedor. Eu não estou capado e não tenho um consumo como muitos daqui já declararam ter, agora eu não posso calar em relação ao modus operandi adotado por certas prestadoras.

No contrato questões SUBJETIVAS que sustentam determinadas abordagens:

As questões contratuais precisam ter uma abordagem macro, nenhuma cláusula disposta em contrato pode se sobressair perante a lei ou o que é disposto pela agência reguladora, foi justamente por esse viés que o Procon conseguiu reverter vários cancelamentos de contrato impostos pela Tim, que usou suas cláusulas contratuais para definir consumo acima de 2TB como algo que viola suas diretrizes, gerando ruptura na prestação do serviço. É um processo tortuoso, lento e desgastante e é por isso mesmo que muitas vezes vence pelo cansaço. Eu não estou dizendo com isso que a prestadora não possa agendar uma vistoria, ela pode!

No contrato questões SUBJETIVAS que sustentam determinadas abordagens:
Existe uma prerrogativa que se houver um consumo desparelho com o uso residencial o provedor pode até ir na sua casa fiscalizar o que está ocorrendo, para entender algumas questões:

Aqui no grupo tivemos usuários que receberam vistoria, inclusive com fotos do roteador e da instalação, praticamente ninguém conseguiu sair da restrição, teve admissão da operadora, teve promessa verbal de resolver a situação e a sinalização na resposta da Anatel, nada se concretizou.

O pano de fundo é esse:

"Vamos fazer uma vistoria na sua residência, se nada for encontrado nós vamos resolver retirando a restrição."

Na prática:

"Vamos fazer uma vistoria na sua residência, se não for encontrado nada vamos matá-lo pelo cansaço, como a diretoria da Claro não permite a remoção da restrição os atendentes devem seguir empurrando a situação como puderem até o cliente se dar por vencido, não queremos usuários na base de assinantes com esse perfil".

A figura do heavy user de banda incomoda qualquer prestadora mas em todo tipo de negócio envolvendo prestação de serviço essencial há o bônus e o ônus, o que você não pode fazer é manobrar a situação vigente de tal sorte que fique apenas com o "bônus", isso através do uso da fragilidade da agência reguladora na fiscalização, da possibilidade de não pagar a maioria das multas através de acordos questionáveis pelo lobby das grandes operadoras, com o lançamento de cláusulas contratuais divergentes das prerrogativa da Anatel e por aí vai.
 
Última edição:
Só tive minha internet reduzida em 2011 por uma semana, na epoca nao reclamei e desde lá não tive mais problemas com isso.
Se eles reduzieram por muito tempo é so cancelar e contratar de novo, sem estresse.
 
Me ajuda aí, Embratel :monkey:

Screenshot-20210203-102127-Mikro-Tik.jpg

Em IPv6 também está tendo perda de pacotes no caminho e no começo.
 
Me ajuda aí, Embratel :monkey:

Screenshot-20210203-102127-Mikro-Tik.jpg

Em IPv6 também está tendo perda de pacotes no caminho e no começo.

Não é problema (e dependendo do serviço nem no destino é).
 
Existe uma prerrogativa que se houver um consumo desparelho com o uso residencial o provedor pode até ir na sua casa fiscalizar o que está ocorrendo, para entender algumas questões:

OBS: Como não há uma diretriz do que é consumo residencial há certamente uma métrica de média de consumo.

- Revenda de banda (Provedor Pirata)
- Servidor de dados
- Serviços corporativos

Infelizmente na venda de um serviço residencial ficamos nas mãos apenas de achismos das operadoras, visto que não fica no papel o limite para uma conexão residencial, então qual a moralidade que a operadora tem para "cobrar" um heavyuser?

Eu não discuto de maneira nenhuma o direito de usar o que se paga, mas sempre tenho a tendência a olhar os 2 lados e entender quanto uma operadora perde com certos usuários, e isso indiferente o quanto se ganha com outros, estamos em um país capitalista, não esqueçam.

O que me incomoda é o fato das coisas não serem claras, então ficam nessa coisa vexatória de caparem usuários que consomem X/Tera mês para provocarem atendimentos e incomodos, tudo com a finalidade de um cancelamento e/ou desistência, seja da operadora ou da reclamação.

No contrato questões SUBJETIVAS que sustentam determinadas abordagens:

"08.03 O NET VÍRTUA destina-se ao uso do ASSINANTE em conformidade com a modalidade e plano por ele optado. É vedada e terminantemente proibida a comercialização, distribuição, cessão, locação, sublocação ou compartilhamento do sinal do NET VÍRTUA, exceto por expressa autorização por escrito, da 6 PRESTADORA, responsabilizando-se o ASSINANTE penal e civilmente pelo eventual descumprimento desta cláusula."

"08.08 O NET VÍRTUA, nas modalidades RESIDENCIAL e CONDOMÍNIO, não permite a disponibilização do(s) terminal(is) de computador a ele conectado(s) como servidor(es) de dados de qualquer espécie, inclusive: servidores Web, FTP, SMTP, POP3, redes virtuais privadas e quaisquer conexões entrantes que caracterizem ofertas de serviços pelo ASSINANTE, sendo tais disponibilizações exclusivas da modalidade EMPRESA."

A empresa já tem um respaldo legal pra aplicar algum tipo de restrição quando verificado algum uso excessivo, não precisaria desse "showzinho" com uma restrição "oculta"... se de fato há essa tal restrição analisando de forma fria ela mesma está se prejudicando... eu particularmente não acredito em restrição, acredito em incompetência ou má vontade em resolver o problema... é muita mobilização (e você como empresário acredito deva saber o custo disso) apenas pra tentar "enganar" o assinante e com isso fazer ele desistir.
 
Última edição:
Mapa de ping nas cidades mais próximas (speedtest), tem algumas rotas da Claro que não fazem sentido (lugares distantes com ping menor que lugares mais perto).
Verde sou eu, amarelo é o datacenter que me atende e azul são as cidades que selecionei. (pensando em desenvolver algo que automatize isso)

tBdEoop.png
 
Última edição:
A empresa já tem um respaldo legal pra aplicar algum tipo de restrição quando verificado algum uso excessivo, não precisaria desse "showzinho" com uma restrição "oculta"... se de fato há essa tal restrição analisando de forma frio ela mesma está se prejudicando... eu particularmente não acredito em restrição acredito em incompetência ou má vontade em resolver o problema... é muito mobilização (e você como empresários acredito deva saber o custo disso) apenas pra tentar "enganar" o assinante e com isso fazer ele desistir.
Imagino que alem da má vontade deve ter outros problemas, como falha do sistema de controle deles, me lembro que em 2009 meu modem tinha sido clonado, levei o modem na central deles e a atendete ficou de cara no chao quando respondi a ela que meu modem tava comigo e não em casa "online" como ela havia acabado de dizer.
 
A empresa já tem um respaldo legal pra aplicar algum tipo de restrição quando verificado algum uso excessivo, não precisaria desse "showzinho" com uma restrição "oculta"... se de fato há essa tal restrição analisando de forma fria ela mesma está se prejudicando... eu particularmente não acredito em restrição, acredito em incompetência ou má vontade em resolver o problema... é muita mobilização (e você como empresário acredito deva saber o custo disso) apenas pra tentar "enganar" o assinante e com isso fazer ele desistir.

Empresas do tamanho da Claro tomam medidas administrativas e muitas vezes não cascateiam as informações, fatos normais em multinacionais, planejamento sem ação, ação sem planejamento.

No fim tudo estoura nas regionais que as vezes não sabem como resolver, e sim, com certeza tudo geram custos muito maior para a própria Claro.
 
Mapa de ping nas cidades mais próximas (speedtest), tem algumas rotas da Claro que não fazem sentido (lugares distantes com ping menor que lugares mais perto).
Verde sou eu, amarelo é o datacenter que me atende e azul são as cidades que selecionei. (pensando em desenvolver algo que automatize isso)

GofinBd.png
Pra ta 21ms pra cá, provavelmente a sua rota deve estar sendo : São Paulo > Campinas > Campo Grande. Agora, se eu fazer tracert pro ip da sua cidade provavelmente vou ficar com 60ms
 
Resetei o modem e fiz os testes novamente com o modem em router. O único canto que pego 240 ou um pouquinho mais é no Fast.com. Qualquer outro download que eu faça, Speedtest até para os próprios servers da Claro, não consigo chegar nisso, ficando limitado de 200Mbps pra baixo.

Eu realmente devo ter jogado uma pedra na cruz, pois não tive sorte com a brisa e agora não estou tendo sorte com a Claro. :rolleyes:
 
Empresas do tamanho da Claro tomam medidas administrativas e muitas vezes não cascateiam as informações, fatos normais em multinacionais, planejamento sem ação, ação sem planejamento.
É que estou falando desde o início, as áreas não conversam entre si, ninguém sabe de nada... no máximo umas estorinhas que no final não se sustentam... e assim segue o baile.
 
Pra ta 21ms pra cá, provavelmente a sua rota deve estar sendo : São Paulo > Campinas > Campo Grande. Agora, se eu fazer tracert pro ip da sua cidade provavelmente vou ficar com 60ms

Esquece, atualizei não é 21ms e sim 34ms, Campo Grande que tava pegando aqui é uma cidade do RJ.

TRACERT para Campo Grande, que rota estranha e com ping alto logo em São Paulo.

Código:
PS C:\> tracert velocimetro-cpe.virtua.com.br.prod.hosts.ooklaserver.net

Tracing route to velocimetro-cpe.virtua.com.br [189.7.76.138]
over a maximum of 30 hops:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  router.lan [192.168.0.1]
  2     7 ms     3 ms     4 ms  100.71.128.1
  3     7 ms     2 ms     2 ms  bd2298ed.virtua.com.br [189.34.152.237]
  4     4 ms     3 ms     3 ms  10.216.50.38
  5     5 ms     6 ms     5 ms  bd229869.virtua.com.br [189.34.152.105]
  6     6 ms     6 ms    18 ms  embratel-T0-0-0-1-4004-uacc02.spo.embratel.net.br [200.231.241.85]
  7    36 ms    37 ms    37 ms  ebt-h1-9-0-0-tcore01.spo.embratel.net.br [200.244.211.43]
  8    34 ms    37 ms    37 ms  ebt-b2111-tcore01.rjo.embratel.net.br [200.230.251.1]
  9     *        *        *     Request timed out.
10     *        *        *     Request timed out.
11    36 ms    39 ms    41 ms  189.42.172.2
12    36 ms    36 ms    36 ms  bd074c8a.virtua.com.br [189.7.76.138]

Trace complete.
 
Esquece, atualizei não é 21ms e sim 34ms, Campo Grande que tava pegando aqui é uma cidade do RJ.

TRACERT para Campo Grande, que rota estranha e com ping alto logo em São Paulo.

Código:
PS C:\> tracert velocimetro-cpe.virtua.com.br.prod.hosts.ooklaserver.net

Tracing route to velocimetro-cpe.virtua.com.br [189.7.76.138]
over a maximum of 30 hops:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  router.lan [192.168.0.1]
  2     7 ms     3 ms     4 ms  100.71.128.1
  3     7 ms     2 ms     2 ms  bd2298ed.virtua.com.br [189.34.152.237]
  4     4 ms     3 ms     3 ms  10.216.50.38
  5     5 ms     6 ms     5 ms  bd229869.virtua.com.br [189.34.152.105]
  6     6 ms     6 ms    18 ms  embratel-T0-0-0-1-4004-uacc02.spo.embratel.net.br [200.231.241.85]
  7    36 ms    37 ms    37 ms  ebt-h1-9-0-0-tcore01.spo.embratel.net.br [200.244.211.43]
  8    34 ms    37 ms    37 ms  ebt-b2111-tcore01.rjo.embratel.net.br [200.230.251.1]
  9     *        *        *     Request timed out.
10     *        *        *     Request timed out.
11    36 ms    39 ms    41 ms  189.42.172.2
12    36 ms    36 ms    36 ms  bd074c8a.virtua.com.br [189.7.76.138]

Trace complete.
Essas rotas da Embratel tão uma maravilha :fanboys:

Screenshot-20210203-120803-Samsung-Internet.jpg
 
Mapa de ping nas cidades mais próximas (speedtest), tem algumas rotas da Claro que não fazem sentido (lugares distantes com ping menor que lugares mais perto).
Verde sou eu, amarelo é o datacenter que me atende e azul são as cidades que selecionei. (pensando em desenvolver algo que automatize isso)

tBdEoop.png
Sou de Mafra. Meu ping com Curitiba da 7ms, com SP da 16ms e com Santos da 15ms. Um tanto estranho mesmo.
 
Estou na Zona Norte, entre o Iguatemi e o Bourbon Wallig, o cap de 19 Mbps no upload continua. Por outro lado esse cap resolveu o problema de bufferbloat. Eu costumava usar QoS justamente para limitar o upload em 19Mbps senão bastava um celular começar a fazer backup do rolo da câmera e a internet praticamente parava por causa do bufferbloat (DOCSIS 3.0). Não sei se tem alguma coisa a ver, mas desde que esse cap de 19Mbps apareceu o bufferbloat praticamente desapareceu, desabilitei o QoS no roteador para limitar o upload e tudo está rodando de boa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Eu moro no Rio Branco e aqui, aparentemente, o upload segue normal. Só na espera de liberarem 500 mega pelo Docsis 3.1, já que temos o canal OFDM.
 
Não é bem um "móvel", faz parte da parede.
Ah sim. Pensei que fosse um móvel mesmo, aí ficaria muito delicado em razão de arrastar para limpar e acabei quebrando a fibra
 
Esquece, atualizei não é 21ms e sim 34ms, Campo Grande que tava pegando aqui é uma cidade do RJ.

TRACERT para Campo Grande, que rota estranha e com ping alto logo em São Paulo.

Código:
PS C:\> tracert velocimetro-cpe.virtua.com.br.prod.hosts.ooklaserver.net

Tracing route to velocimetro-cpe.virtua.com.br [189.7.76.138]
over a maximum of 30 hops:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  router.lan [192.168.0.1]
  2     7 ms     3 ms     4 ms  100.71.128.1
  3     7 ms     2 ms     2 ms  bd2298ed.virtua.com.br [189.34.152.237]
  4     4 ms     3 ms     3 ms  10.216.50.38
  5     5 ms     6 ms     5 ms  bd229869.virtua.com.br [189.34.152.105]
  6     6 ms     6 ms    18 ms  embratel-T0-0-0-1-4004-uacc02.spo.embratel.net.br [200.231.241.85]
  7    36 ms    37 ms    37 ms  ebt-h1-9-0-0-tcore01.spo.embratel.net.br [200.244.211.43]
  8    34 ms    37 ms    37 ms  ebt-b2111-tcore01.rjo.embratel.net.br [200.230.251.1]
  9     *        *        *     Request timed out.
10     *        *        *     Request timed out.
11    36 ms    39 ms    41 ms  189.42.172.2
12    36 ms    36 ms    36 ms  bd074c8a.virtua.com.br [189.7.76.138]

Trace complete.
Esse hop 9 certeza que é Brasília... ta assim aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essas rotas da Embratel tão uma maravilha :fanboys:

Screenshot-20210203-120803-Samsung-Internet.jpg
Repito, a rede da Net é muito boa!!! Mas oq estraga o rolê é a Embratel e sua política de rotas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Opa segue as imagens ai.




Nossa isso é um modem ftth? de cara achei q era um DOCSIS 3.1 haha
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo