[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Uma das coisas que precisa melhorar no coaxial não e somente o UPLOAD e sim a latência, perto da fibra ainda e alta.
Concordo, tem o low latency pro docsis mas acho difícil a Claro implementar.... é difícil mas não é impossível.
 
Concordo, tem o low latency pro docsis mas acho difícil a Claro implementar.... é difícil mas não é impossível.
É uma tecnologia para DOCSIS 3.1, acredito que quando a rede estiver uniforme com OFDM, ela irá adotar.

Pelo que parece, só alguns players pelo mundo que usam a tecnologia, apesar de ser bem barata e apenas com atualização simples vc já tem ela disponível.
 
É uma tecnologia para DOCSIS 3.1, acredito que quando a rede estiver uniforme com OFDM, ela irá adotar.

Pelo que parece, só alguns players pelo mundo que usam a tecnologia, apesar de ser bem barata e apenas com atualização simples vc já tem ela disponível.
Sim, uma simples atualização vc já ativa... gosto de pesquisar sobre. HFC tem um grande potencial ainda. Concordo com as palavras do @Mosqueteirors. Ele que fez o tópico da rede hfc, conhece muito bem.
 
Colegas, que tal fazermos um resumo dos modems Docsis 3.1 atuais, do ponto de vista de quais permitem que a rede #Net-Claro-Wifi seja totalmente desabilitada em modo Bridge, mas pelo próprio equipamento?

- CBN (Compal) CH8568 - SIM
- Humax HGJ310 - ?
- Sagemcom Fast 3895 - ?
- Kaon CG3000 - ?
- demais modelos - ?

Obrigado!

Kaon CG3000 é possível desativar 100% a NET-CLARO-WIFI entrando em http://192.168.100.1/cable_pwrmgt.html e desmarcando WIFI 2.4G e WIFI 5G, não precisa nem pedir o opt-out.
 
Em um modem 3.0 há como ver se a rede na cidade já ativou algum canal OFDM?
Tenho um Arris TG1692 que sincroniza 16x4. Percebe-se pela numeração dos canais que tem no mínimo 32 de down e 8 de up pois eles sincronizam e mostram a numeração, nem sempre sequencial. Mas e os novos tipos de canais tem como identificar neste modem? Ou apenas em um modem 3.1?
 
Em um modem 3.0 há como ver se a rede na cidade já ativou algum canal OFDM?
Tenho um Arris TG1692 que sincroniza 16x4. Percebe-se pela numeração dos canais que tem no mínimo 32 de down e 8 de up pois eles sincronizam e mostram a numeração, nem sempre sequencial. Mas e os novos tipos de canais tem como identificar neste modem? Ou apenas em um modem 3.1?
Saber via modem, só com um 3.1

Mas vc pode ver em planos.claro.com.br e ver se tem o plano de 500mbps sendo ofertado. Se tiver, é porque tem canal OFDM.
 
Só corrigindo, eu tenho modem 3.1 com OFDM ativado e não tem mais de 240Mb para assinar... não é regra. ;)
mas se tiver é 100% garantido que tem ofdm ativo no node que vai atender =p
esse que é o ponto.

agora sem a velocidade a venda, a gente como cliente só com modem 3.1 msm pra ver.
 
mas se tiver é 100% garantido que tem ofdm ativo no node que vai atender =p
esse que é o ponto.

agora sem a velocidade a venda, a gente como cliente só com modem 3.1 msm pra ver.
Sim, mas dudu vc não acha que o cliente que tem OFDM ativo à uns 3 meses já não deveria ter pelo menos no site 500Mb? A rede à meu ver tá tudo ok atualizado, mas o site tá uma m... só com 35 e 240Mb disponíveis.
 
Sim, mas dudu vc não acha que o cliente que tem OFDM ativo à uns 3 meses já não deveria ter pelo menos no site 500Mb? A rede à meu ver tá tudo ok atualizado, mas o site tá uma m... só com 35 e 240Mb disponíveis.
não necessariamente, é como falei nuns posts atrás pra vc, a ultima milha(no caso a rede HFC) esta pronta ae pra vc, mas não tem como saber se o backbone da net na cidade + o backbone da embratel que atente essa sua cidade esta preparado pra avalanche de trafego que vai vir com 500Mb e 600Mb.
 
não necessariamente, é como falei nuns posts atrás pra vc, a ultima milha(no caso a rede HFC) esta pronta ae pra vc, mas não tem como saber se o backbone da net na cidade + o backbone da embratel que atente essa sua cidade esta preparado pra avalanche de trafego que vai vir com 500Mb e 600Mb.
Sim, mas dudu vc não acha que o cliente que tem OFDM ativo à uns 3 meses já não deveria ter pelo menos no site 500Mb? A rede à meu ver tá tudo ok atualizado, mas o site tá uma m... só com 35 e 240Mb disponíveis.
Acontece de ter o sinal OFDM mas o pessoal das vendas ainda não ter liberação. Pode ser isso.
 
  • Haha
Reações: HFS
  • Curtir
Reações: HFS
Tudo questão de rota, não sei onde você mora, mas olha aqui esse teste da Claro fibra em Ribeirão Pires no servidor em Santo André:

9573473543.png
Fibra ok amigo, Coaxial tem o ping maior.
 
Fibra ok amigo, Coaxial tem o ping maior.
Como explicado e explanado, a única diferença é o ping até a terminação do sistema HFC, passou disso é fibra.
O que pode influenciar é a rota utilizada. Não quer dizer que necessariamente o ping na fibra será menor, tudo depende da troca de tráfego, de otimização de rotas.
No seu caso, sua rota atual está melhor do que com a Claro HFC, mas isso não necessariamente quer dizer que simplesmente por ser fibra o ping é menor.
 
galera precisa entender que no cable do tap até residência é coxial o restante da malha é fibra,me corrija se estiver errado,parece que a tim live usava esquema assim para entregar os vdsl com upload alto.
 
galera precisa entender que no cable do tap até residência é coxial o restante da malha é fibra,me corrija se estiver errado,parece que a tim live usava esquema assim para entregar os vdsl com upload alto.
Modem > Tap > Amplificador > Node = Coaxial

Node > Headend > Embratel = Fibra

Eu acho que é assim, se estiver errado me avisem
 
galera precisa entender que no cable do tap até residência é coxial o restante da malha é fibra,me corrija se estiver errado,parece que a tim live usava esquema assim para entregar os vdsl com upload alto.
todas as operadoras que utilizavam DSL e a net com HFC a rede é assim,
fibra ate perto(coisa de ate 1km dependendo da tecnologia) da casa da pessoa e depois algum tipo de cabo de cobre.
 
Modem > Tap > Amplificador > Node = Coaxial

Node > Headend > Embratel = Fibra

Eu acho que é assim, se estiver errado me avisem
é mais ou menos, teu senário é de quem ta no final da linha.
tem gente que ta do lado do node(tipo eu) e não tem amplificador.

mas independente, não é o docsis que fode com o ping dos caras que que reclama por aqui, é rota no backbone da embrate, já não sei nem quantas vezes postei isso aqui, numa comparação imparcial entre as 2 tecnologias docsis e gpon, o docsis tem em media 8 a 9ms a mais do que o gpon quando se compara as duas tecnologias ligadas NO MESMO BACKBONE, sendo que as duas só afetam a conexão ate o cmts e olt respectivamente, depois disso é tudo dentro da rede backbone da operadora que conta muito mais no tempo de resposta.

agora o que vivem falando aqui no tópico que a culpa sempre é do docsis e da rede hfc, é pessoal que esquece que eles estão comparando operadoras distintas e não tecnologia, e simplesmente falam que o único e exclusivo culpado é a tecnologia =p

mesma coisa deu comparar aqui, pegar uma vivo aqui em BH e ter 15ms de rota pra SP e com a NET tenho ~30ms, e a culpa não é da tecnologia docsis e sim ta pura putaria que a embratel fez de priorizar a saída de trafego no backbone dela pra passar tudo pelo maldito HELL DE JANEIRO.
 
Tiraram os 32 canais que estavam aqui e agora tá só 16. Agora estou conseguindo os 240Mbps contratados! ;)
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo