[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Se for concurso da internet mais ruim do país acho que ganho, plano de 500 megas com cara de 250, só essa semana teve 3 manutenções massivas na rede, uma de madrugada e duas a tarde

12085225730.png


Captura-da-Web-24-9-2021-102347-niveis-virtua-com-br.jpg


Mesma coisa aqui. Plano de 250Mb com roupa de 500Mb. A diferença que aqui o sinal está ok (todas as medias verdes).
 
Precisa mudar alguma coisa nos equipamentos da rede externa pra ofertar 500M, ou é apenas capacidade de node?
@dudu1505
sim e não ao mesmo tempo.

depende de capacidade disponibilizada/utilizada no node, e capacidade é relacionado a como esta a rede externa(cabeamento e equipamentos) e a quantidade de gente que entope o mesmo node.

pra ter ideia, ate da pra ter os 500Mb com docsis 3.0 usando 32 canais, mas fica limitado d+ a capacidade com quantidade de gente pendurada em um node.

isso é no downstream, já no upstream, esse ae só resolve a capacidade expandindo na rede externa do jeito que ela é low-split em grante parte.
 
No router mi3g. Agora fiquei preocupado. Será que esse router está me capando? :scare:
Estranho que está oscilando bastante, quando tinha 250M dava certinho.

00992488-fca2-42c1-84d6-8d41461f046d.png
Tira o seu router fora e testa direto com o modem pra ver
 
No router mi3g. Agora fiquei preocupado. Será que esse router está me capando? :scare:
Estranho que está oscilando bastante, quando tinha 250M dava certinho.

00992488-fca2-42c1-84d6-8d41461f046d.png
Faz um teste direto no Modem.

Sabe se o OpenWrt/Mi Router ta com o HW Offloading ativado? Tem que ta ativado pra suportar essas velocidades.
 
Faz um teste direto no Modem.

Sabe se o OpenWrt/Mi Router ta com o HW Offloading ativado? Tem que ta ativado pra suportar essas velocidades.
Eu aqui em Pelotas/RS (rua com cabeamento de +- 6 anos) tenho o plano 500/35 e meço todos os dias antes da aula on-line e sempre bate 530/38. Melhorou muito a conexão desde que mudei de 250 para 500, inclusive o ping que antes era algo em torno de 60 ms e agora veio para 8~9 ms (tempo de ping testado pelo nperf e o speedtest). OBS: Este teste é realizado pelo cabo direto no pc.
 
Eu tenho o mesmo modem Humax em bridge, nem o Humax ou qualquer outro modem distribuído para a base de clientes da Claro/Net requer a clonagem do MAC para operar em modo bridge com roteador particular. Se há quedas consecutivas verifique os níveis de sinais, veja se há atualizações de firmware para o Archer C6, enfim... Vá eliminando as possibilidades. É um relato curioso, primeiro o TP-Link não estava funcionando em bridge com o MAC clonado do Humax, agora só funciona assim sem quedas? O problema não é esse!
Sinais estão ok, verdes, tanto os 2 no modem humax quanto no níveis virtua. O nível TX estava fora do padrão e foi colocado um passivo alguns meses atrás logo antes do humax.

Archer C6 sempre verifico firmware quando vou mexer em algo, está ok.

Concordo que independente da necessidade ou não de clonar o MAC, não é esse o problema.
Claro que não! O problema com certeza é outro! Eu sou cliente antigo e na minha mão já passaram vários modem da Claro, nunca clonei MAC!
Duas ideias bobas aqui:
-isso não pode ser diferente em cada região? Ou algum resquício da ampliação da rede?
-nem sei se faz sentido, na primeira tentativa de usar o C6 após a troca do humax eu comecei já com o MAC clonado, alguma chance de ter liberado o acesso por causa disso e mantido mesmo no MAC padrão por causa do tempo de lease?
ja pensou na possibilidade do teu router nao estar aguentando o processamento? aqui esse sintoma do torrent era visivel com roteadores padrao, instalei um mikrotik e tah aguentando de boa agora..
Olá amigo,

Isso era óbvio no primeiro humax, não caia a internet mas ficava quase inutilizável, não respondia sempre, ficava tudo lerdo, e podia ser "remendado" com redução de conexões globais máxima.

Então com o Archer C6 isso tudo normalizou e até aumentei o limite de conexões, zero problemas sempre.

Dessa vez, com o humax novo, ele parece bom o bastante, não alterei em nada e suportou tranquilo torrent sem sinais de lerdeza e afins.
Idem ao colocar em modo bridge com o Archer C6.

Logo, eu não acho que seja falta de processamento, mas não estou excluindo nada. Passei a madrugada testando e criando uma forma de repetir o problema, quando postei estava pra mandar mensagem pro técnico, e daí foi quando editei a mensagem pois não repetiu o problema que se repetiu a madrugada toda.
 
Tira o seu router fora e testa direto com o modem pra ver

Faz um teste direto no Modem.

Sabe se o OpenWrt/Mi Router ta com o HW Offloading ativado? Tem que ta ativado pra suportar essas velocidades.
Bem lembrado. Vou fazer os testes mais tarde. Independente disso, o modem fica com o LED online piscando, sem internet enquanto isso, várias vezes ao dia. O sinal TX piorou. Nada de ofdm por aqui. Estamos no Docsis 3.1 raíz.
 
No router mi3g. Agora fiquei preocupado. Será que esse router está me capando? :scare:
Estranho que está oscilando bastante, quando tinha 250M dava certinho.

00992488-fca2-42c1-84d6-8d41461f046d.png

Uma coisa que aconteceu aqui quando migrei de 240 para 500: meu C7 capava o download por algum motivo. Precisei refazer a configuração dele, basicamente um reset e aí foi sucesso colocando ele como roteador de novo.

Mas antes faça os testes ligando direto no modem da Claro por desencargo.
 
Tira o seu router fora e testa direto com o modem pra ver

Faz um teste direto no Modem.

Sabe se o OpenWrt/Mi Router ta com o HW Offloading ativado? Tem que ta ativado pra suportar essas velocidades.

Uma coisa que aconteceu aqui quando migrei de 240 para 500: meu C7 capava o download por algum motivo. Precisei refazer a configuração dele, basicamente um reset e aí foi sucesso colocando ele como roteador de novo.

Mas antes faça os testes ligando direto no modem da Claro por desencargo.

:thatfeel:
Era o firewall do openwrt mesmo. Obrigado por lembrarem desse detalhe.

1209b075-8da1-4194-ad6b-90b6ca29355f.png


agora, quando o modem não está fora de sincronia, está batendo os 500M.

:mother::mesa::vish::vish:

que vergonha, atualizei o router do openwrt 19 para o 21 no mesmo periodo da migração da claro e esqueci de olhar as configurações de firewall: estava com o hardware offloading desativado!
:mesa: :mesa: :mesa: :mesa: :mesa: :mesa:

6YRGZYS.jpg
 
Tecnico acabou de sair daqui, testado e comprovado, sagemcom 3895 nao suporta telefone em modo bridge. Colocou um technicolor em bridge tambem e tudo funcionando....
Logico que para isso o tecnico teve que fazer um monte de teste antes. O sagemcom sem cabo de rede (bridge) ate chegou a fazer ligacao foi soh espetar a rede e fazer um acesso web que o telefone caiu!!
Ontem o supervisor ainda questionou que meu cabo de rede estava dando retorno ou curto no modem e eles queriam cobrar visita tecnica!!
 
:thatfeel:
Era o firewall do openwrt mesmo. Obrigado por lembrarem desse detalhe.

1209b075-8da1-4194-ad6b-90b6ca29355f.png


agora, quando o modem não está fora de sincronia, está batendo os 500M.

:mother::mesa::vish::vish:

que vergonha, atualizei o router do openwrt 19 para o 21 no mesmo periodo da migração da claro e esqueci de olhar as configurações de firewall: estava com o hardware offloading desativado!
:mesa: :mesa: :mesa: :mesa: :mesa: :mesa:

6YRGZYS.jpg
agora é só esperar horário de pico ae no teu node pra ver a velocidade descer sem o docsis 3.1 sincado :haha:

no mais, tu ta perto de algum amplificador ou do próprio node em si? sinal TX baixo esse ae, pelo menos o snr up esta bom.
 
tem amplificador no predio.
se tirar e colocar ele na tomada, resolve alguma coisa?

node fica a tres quadras.
resolve não, tem que abrir ele e configurar a potencia de TX melhor nele.
só não vai mexer nisso, quem tem que fazer é pessoal da net.
 
Aqui faço uso desse modelo em Bridge com telefone funcionando 100%.
entao era defeito dele mesmo. E que eu cheguei a ver um outro user comentando tambem que estava com problemas mas nao acho mais o post dele..
 
Culpa da emoção dos 500Mb/s. :limo:

Agora é botar ordem nesse teu sinal.
não tem como nao se emocionar com isso, pelo menos até fatura errada chegar é só alegria.
resolve não, tem que abrir ele e configurar a potencia de TX melhor nele.
só não vai mexer nisso, quem tem que fazer é pessoal da net.
ok, vou guardar a chave philips e deixar pro pessoal da net resolver. :bwahaha:
 
ja pensou na possibilidade do teu router nao estar aguentando o processamento? aqui esse sintoma do torrent era visivel com roteadores padrao, instalei um mikrotik e tah aguentando de boa agora..
Cheguei a cogitar essa possibilidade...
Quando virei de 250Mb para 500Mb, eu estava usando o CG3000 como router. Batia 535/37~38.
Botei o C6 e perdi um pouco de velocidade. Mas era em horário de pico. Chega a 523/36 (pisca 37Mb).

Vou continuar monitorando e se for o caso volto o CG3000 para router e testar um pouco.
 
Última edição:
não tem como nao se emocionar com isso, pelo menos até fatura errada chegar é só alegria.

No seu caso creio que os descontos progressivos até o sexto mês vão continuar, a velocidade foi alterada, mas não há razão para não seguirem aplicando os descontos pelo transtorno passado com a limitação, o preço vai ficar baixo por um bom tempo.

Alguém sabe qual é o valor que o plano de 500MB vai ficar após 12 meses?
 
Boa tarde a todos

Moro em Fortaleza e, semana que vem, vão trocar minha banda larga para 500 M.
Alguém saberia dizer qual modelo de modem eles estão usando?
Agradeço a resposta.
 
só pra constar, acabaram de mudar o modem aqui e o plano subiu pra 500Mb, o modem é o CBN CH8568.
e o ofdma ta ativo aqui no node, na quela faixa amada por muitos aqui no forum :haha::haha::haha::haha::haha:
12086626868.png

image.png

image.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa tarde a todos

Moro em Fortaleza e, semana que vem, vão trocar minha banda larga para 500 M.
Alguém saberia dizer qual modelo de modem eles estão usando?
Agradeço a resposta.
qual quer um dos novos modens docsis 3.1
 
  • Curtir
Reações: HFS

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo