[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Uma dúvida: colocando o HI3120 em bridge eu só consigo retomar acesso ao modem com reset? Eu perdi tudo aqui, até as wi-fi. Nem com cabo direto nele eu consegui abrir o 192.168.0.1.

Teste com 192.168.100.1
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se não estou enganado após passar pra bridge fica acessível pelo IP 192.168.100.1. Pelo menos era assim no Arris.

Tenho um Humax e é assim também
 
Chegou minha Claro 250MBps e parece que estou com problema similar a alguns colegas aqui. Coloquei em modo bridge e a velocidade caiu pra quase a metade nos testes de velocidade.
Acompanhei pelo task manager, no teste do FAST ele dá um pico de quase 200 depois despenca, no speedtest não passa dos 140 de máxima.
Aparenta ser algum QoS aplicado no teu Asus... chegou a verificar isso?

Ah, o VPN aplicado no Asus pode gerar essa redução de velocidade.
 
Última edição:
Comigo foi parecido. Mas veja que a atendente precisa de muita paciência ao responder um usuário que fica entrando no resolvaaqui várias vezes pelo mesmo motivo, sendo que todo o histórico das conversas anteriores fica registrado.
Eu já aprendi que não adianta discutir com porta. Faço uma interação em cada nível de atendimento, não resolveu, vou subindo, ouvidoria, Anatel, consumidor, procon.
Sim, concordo. O problema (problema este de que padecem todas as operadoras também) é que quando o cliente é joguete, sendo jogado de lá para cá, tendo que repetir história a cada atendente que é transferido, e "sistemas" fora do ar, é meio que compreensível ficar com o pé atrás e ligar insistindo. Claro, há as parcelas de impacientes, que juro que não foi o meu caso. E eu nem sabia que o histórico fica registrado... mais uma vez, mais uma falha devido a falta de confiabilidade na "palavra" da empresa gerada por eles mesmos. Também não discuto, é murro em ponta de faca!

Cara, comigo foi a mesma coisa quando tentei a segunda vez o upgrade pros 500mbps. Foi uma tal de Greice, mas pensa numa atendente grossa e mal educada. Já usei por várias vezes esse resolva aqui da Claro e nunca fui tão mal atendido.

Mandei no twitter o protocolo e ficaram de me dar uma resposta por lá, mas até já desencanei, vejo tanta reclamação nessa migração dos 500mbps que pra mim agora já tanto faz se mudar ou não.

Aqui nos 240mbps está 100% estável
É complicado. O atendente está ali representando a empresa, numa dessas é que enrolam os bigodes e o assinante vai embora e queima a empresa. E o atendente acaba rodando, ele está no fio da ponta da corda dessa brincadeira.

Vai saber o que esse pessoal atura. Eu já caí com uma atendente mulher que estava chorando e fungando o nariz, aí ela pediu um momento e não voltou mais. kkkkk...
É triste isso, conheço pessoas que trabalhavam na área e me contavam várias situações. Eu nunca destratei, não adianta, mesmo que eu fique puto dou outro jeito. Mas, sabe como é que é... tem gente que quer descarregar em alguém, quer se sentir superior, acha que isso adianta ou resolve alguma coisa... (...)

Minha esposa trabalhava nesse canal crítico da Claro Móvel. (Anatel)
Cara, é muita coisa que essas meninas aguentam... Tinha dias que minha esposa terminava uma ligação e começava a chorar com o tanto de coisa que ouvia de clientes.
Já foi xingada de tudo que era nome: Puta, vagabunda, piranha, prostituta...
E sim, eu ouvia tudo isso, pois ela estava de home e deixava eu ouvir essas coisas que diziam à ela.
Depois disso, nunca mais tratei nenhuma atendente da Claro com ignorância, pois só elas sabem o que passam no dia a dia.
Rapaz... :feelbad:
 
É irmão... Eu queria muito estar só zoando com isso. Mas a pressão psicológica que essas meninas sofrem por parte dos supervisores e tals é pesada demais.
 
É irmão... Eu queria muito estar só zoando com isso. Mas a pressão psicológica que essas meninas sofrem por parte dos supervisores e tals é pesada demais.
E os caras se acham a última bolacha do pacote. É aquilo, qualquer degrau acima do outro, já viu.
 
Existem muito atendente que trabalha de mal gosto, obviamente. Não é a profissão dos sonhos de ninguém. Porem, muitas vezes a culpa não é deles. Falta treinamento, o sistema é uma merda, eles são obrigados pela empresa a enrolar o máximo possível. Xingar a pessoa na ponta da linha é ridículo, se for para xingar e brigar tem que brigar com a empresa. O sistema feito por essas empresas é todo cagado, os processos de atendimento tambem são cagados e quem leva dor de cabeça é o atendente.

Um problema antigo, mas parece que nenhuma das operadoras querem resolver seriamente esse problema. É melhor deixar tudo cagado e os coitado dos funcionarios levando xingo. Até porque o dono e acionistas não ouvem nada, então está ok!
 
Aparenta ser algum QoS aplicado no teu Asus... chegou a verificar isso?

Ah, o VPN aplicado no Asus pode gerar essa redução de velocidade.
O VPN server já estava desligado.

Sim eu uso o QoS adaptativo dele. Estava com as velocidades em auto, coloquei manualmente download e upload máximo.

Usei o testador de velocidade que fica embutido na interface do Asus, ou seja, é ele com o modem via cabo Cat6.
Download 217.37 Mbps
Upload 23.73 Mbps

Fiz download da ISO do WIN11 com o FDM e ficou na casa dos 140~150.
Desliguei o QoS e já começou a dar uns tapas em 190. Vou avaliar um tempo o Qos desligado, especialmente trabalho remoto.
Valeu pela dica!

E a galera que deu a dica do 192.168.100.1, já dei a curtida. Funcionou.
 
Você tem que decidir se a Oi está fibrando ou não a Zona Sul , afinal como citei e você respondeu, os poucos suburbios que ela fibrou não foi por concorrência e sim por furto de cabo, mais incomum na Cidade Maravilhosa que no Rio de Janeiro.

De novo: a OI não está fibrando mais nada no Rio de Janeiro. Concorda ou não?
Sem querer ser coveiro da thread ou colocar lenha na fogueira, a Oi desde segunda está mexendo em tudo e instalando as CDOE's aqui na minha rua, fibra pra tudo que é lado com previsão de liberar dia 14 deste mês. Bangu - RJ, que supostamente não se esperaria mais nada. Um adendo: tudo bem, Bangu não é a Cidade do RJ no todo.

Não me interprete mal, não estou te sacaneando, mas se foi informação que te passaram, pede pra quem passou não te dar palpite pro jogo do bicho ou loteria que é complicado... :limo:
 
O VPN server já estava desligado.

Sim eu uso o QoS adaptativo dele. Estava com as velocidades em auto, coloquei manualmente download e upload máximo.

Usei o testador de velocidade que fica embutido na interface do Asus, ou seja, é ele com o modem via cabo Cat6.
Download 217.37 Mbps
Upload 23.73 Mbps

Fiz download da ISO do WIN11 com o FDM e ficou na casa dos 140~150.
Desliguei o QoS e já começou a dar uns tapas em 190. Vou avaliar um tempo o Qos desligado, especialmente trabalho remoto.
Valeu pela dica!

E a galera que deu a dica do 192.168.100.1, já dei a curtida. Funcionou.
Em tempo: todo modem quando vai pra bridge é acessado por esse endereço.

Sobre sua velocidade, no cabo está batendo abaixo do contrato, que deveria ser pelo menos 80% do contratado. Veja se no nperf e no speedtest continua nessa faixa. O up está ok, o down é que tá abaixo.

Eu te sugiro salvar essa config do router num arquivo e resetar ele e o modem de fábrica, e começar do zero: desligando o wifi do modem da claro, o dhcp etc etc antes de setar o bridge. Aí sim ligar o asus, esperar ele pegar o ip e então testar num desses que eu mencionei. Se der os 250 ou perto dele bonitinho, aí ir configurando o asus como gosta:o(((((
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, aproveitando pra atualizar minha situação e possivelmente ajudar a quem estivesse com problemas com os docsis 3.1:

Minha conexão está absolutamente estável sem nenhuma queda há 3 dias. Os níveis virtua se mantém os mesmos, inclusive o OFDMA em 10mhz... o que me leva à conclusão que talvez nem tudo seja culpa dele.

Quando o f@st 3895 chegou aqui semana passada eu reparei que havia configs que fazia no c7 que tornavam o modem mais ou menos instável; em suma: percebia que existia um link entre o que se setava no router e em como se comportavam as quedas no modem. Notei, por exemplo, que desativar as estatísticas de tráfego diminuíram as quedas consideravelmente - embora não cessassem. Outra coisa que notei é que as quedas paravam quando eu desligava o c7 da tomada - e evidentemente tirava o f@st do bridge.

Bem, então saí fazendo testes, desativando coisas ali e ativando coisas aqui, "brincando" no router, mas buscando estabilidade com o modem em bridge. Reparei que o uso do mac personalizado que eu fazia com o cisco dpc3925 não era bem aceito pelo f@st. Colocar ele em padrão diminui bem. E por fim, desativei o nat boost (nat acceleration em outras marcas), e essa parece ter sido a chave de ouro na questão; se com a desativação de estatísticas de tráfego e uso do mac padrão do router já tornaram a conexão beeem mais estável, a desativação do nat booster parece ter terminado o serviço! É bem vdd que depois de desativar o recurso dificilmente consigo os 250mb cravados via wifi no meu s7, mas isso era esperado, já que o nat boost é recomendado ser ativado para velocidades acima de 200mb para facilitar a entrega da velocidade via wifi pra alguns dispositivos (se quiser saber mais leia aqui: https://routerguide.net/nat-acceleration-on-or-off/)

Ainda é cedo, mas já são 3 dias totalmente zerado de queda olhando o log do modem. Claro que nem tudo é explicado por isso, mas TALVEZ alguns dos problemas que têm sido encontrados pelo pessoal (principalmente os que já tinham uma conexão bem estável antes da troca pra 3.1, o que é meu caso) podem ser literalmente a ponte modem-router. Por alguma razão o protocolo docsis 3.1 pode ser mais sensível a mudanças nos routers, o que faz sentido já que esses novos modems são muito mais roteadores que os antigos e quem sabe isso gere mais conflitos entre os softwares.

Estou começando a cogitar abrir o resolvaaqui e pedir os 500mb, até pq com o 3.1 basta eles atualizarem no datacenter sem visita. Estava cabreiro com essas quedas e pensando em pedir um docsis 3.0 de volta, mas com essa estabilização acho que o bichinho do upgrade "de graça até injeção na testa" voltou a coçar hehehe
 
Última edição:
Minha esposa trabalhava nesse canal crítico da Claro Móvel. (Anatel)
Cara, é muita coisa que essas meninas aguentam... Tinha dias que minha esposa terminava uma ligação e começava a chorar com o tanto de coisa que ouvia de clientes.
Já foi xingada de tudo que era nome: Puta, vagabunda, piranha, prostituta...
E sim, eu ouvia tudo isso, pois ela estava de home e deixava eu ouvir essas coisas que diziam à ela.
Depois disso, nunca mais tratei nenhuma atendente da Claro com ignorância, pois só elas sabem o que passam no dia a dia.
Que absurdo... eu nem consigo imaginar o que alguns clientes, verdadeiros excrementos humanos, tratam as atendentes como se fossem lixo. Eu me revolto com isso demais. São pessoas normais, com sentimentos, com problemas como todos, mas que precisam do emprego para viver.

Como essas conversas são gravadas, eu acho que não só a Claro - todas as empresas de telecom principalmente deviam fazer um acordo com a Anatel e se uma atendente fosse chamada de vagabunda ou algo assim, PROCESSAR o cliente que falou isso, afinal eles tem todos os dados do cidadão que está do outro lado da linha.

Essas pessoas honradas que trabalham por quase 12h direto ganhando uma MISÉRIA por mês NÃO MERECEM ser destratadas assim. Aliás, nenhum cidadão tem o direito de ofender o outro assim, só pq paga o serviço e tá do outro lado da linha de um telefone. Queria ver se um bosta desses teria coragem de xingar AO VIVO... aí iam se borrar.
 
Sem querer ser coveiro da thread ou colocar lenha na fogueira, a Oi desde segunda está mexendo em tudo e instalando as CDOE's aqui na minha rua, fibra pra tudo que é lado com previsão de liberar dia 14 deste mês. Bangu - RJ, que supostamente não se esperaria mais nada. Um adendo: tudo bem, Bangu não é a Cidade do RJ no todo.

Não me interprete mal, não estou te sacaneando, mas se foi informação que te passaram, pede pra quem passou não te dar palpite pro jogo do bicho ou loteria que é complicado... :limo:
Bangu todo mundo conhece, não sabia que era um bairro, vejam só .

:thatfeel:
 
Chegou minha Claro 250MBps e parece que estou com problema similar a alguns colegas aqui. Coloquei em modo bridge e a velocidade caiu pra quase a metade nos testes de velocidade.
Acompanhei pelo task manager, no teste do FAST ele dá um pico de quase 200 depois despenca, no speedtest não passa dos 140 de máxima.

O modem da Claro é o HI3120. Meu roteador pessoal é um RT-AC68U, se eu não usar bridge vou perder alguns recursos muito úteis dele como VPN e DynDNS :(

Uma dúvida: colocando o HI3120 em bridge eu só consigo retomar acesso ao modem com reset? Eu perdi tudo aqui, até as wi-fi. Nem com cabo direto nele eu consegui abrir o 192.168.0.1.
Eu mudo meu Archer C6 pra 192.168.1.1, assim mantenho acesso ao modem da Claro em bridge no IP 192.168.0.1.

Edit: isso também facilita deixar a senha salva no browser de cada um sem interferência.
 
Eu mudo meu Archer C6 pra 192.168.1.1, assim mantenho acesso ao modem da Claro em bridge no IP 192.168.0.1.

Edit: isso também facilita deixar a senha salva no browser de cada um sem interferência.
Me desculpa a intromissão, mas tem ctz que ele está setado pra bridge??

Essa config pela forma que vc está acessando os dois aparelhos está me dando impressão de double nat.
 
Amigo meu foi upado de 240 pra 500 (sem custo adicional, pagava 105 pelos 240) e viu no minhaclaroresidencial que precisava marcar visita técnica pra terminar o upgrade. Alguém aí sabe mais sobre? Ele é de Goiás.
 
Amigo meu foi upado de 240 pra 500 (sem custo adicional, pagava 105 pelos 240) e viu no minhaclaroresidencial que precisava marcar visita técnica pra terminar o upgrade. Alguém aí sabe mais sobre? Ele é de Goiás.
se ta o mesmo preço, é pra fidelizar ele por mais 1 ano.
promoção pra segurar cliente.

sinceridade? se ele não pretender mudar de operadora, só aceitar velocidade nova e marca visita pra mudar o modem.
 
Aqui fui pra 500 Mega, trocaram o modem pelo F@ST 3895. Via cabo estou conseguindo os 500Mb, mas no WiFi 5GHz mesmo ao lado do modem não passa dos 400Mb, normal isso?

Outra coisa que notei é que o ping pro próprio modem via WiFi está em 7ms, nunca vi isso, todos os modems e roteadores que eu tive
era 1ms. Alguém sabe se é padrão desse modem ou tem alguma configuração pra melhorar?
 
Aqui fui pra 500 Mega, trocaram o modem pelo F@ST 3895. Via cabo estou conseguindo os 500Mb, mas no WiFi 5GHz mesmo ao lado do modem não passa dos 400Mb, normal isso?

Outra coisa que notei é que o ping pro próprio modem via WiFi está em 7ms, nunca vi isso, todos os modems e roteadores que eu tive
era 1ms. Alguém sabe se é padrão desse modem ou tem alguma configuração pra melhorar?
Normal.
Pra conseguir mais de 400-500mb constantes só no wifi6
 
Aqui fui pra 500 Mega, trocaram o modem pelo F@ST 3895. Via cabo estou conseguindo os 500Mb, mas no WiFi 5GHz mesmo ao lado do modem não passa dos 400MB, normal isso?

Outra coisa que notei é que o ping pro próprio modem via WiFi está em 7ms, nunca vi isso, todos os modems e roteadores que eu tive
era 1ms. Alguém sabe se é padrão desse modem ou tem alguma configuração pra melhorar?
veja se seu dispositivo esta conectado a rede 5GHz e se a rede esta conectado com velocidade maior do que 433Mb, se no teu dispositivo mostrar essa velocidade esse é a limitação.

e já ti falar, não espere milagres no wifi dos modens que a operadora coloca ae pra vc, msm esses modens 3.1 tendo rede 5GHz boa, notei que o modem cbn que colocaram aqui simplesmente tem algum problema com rede wireless da intel no pc e capa a 433Mb a velocidade dela, e no celular s20 fe pega 866Mb e a velocidade do plano de 500Mb vem completo.
 
veja se seu dispositivo esta conectado a rede 5GHz e se a rede esta conectado com velocidade maior do que 433Mb, se no teu dispositivo mostrar essa velocidade esse é a limitação.

e já ti falar, não espere milagres no wifi dos modens que a operadora coloca ae pra vc, msm esses modens 3.1 tendo rede 5GHz boa, notei que o modem cbn que colocaram aqui simplesmente tem algum problema com rede wireless da intel no pc e capa a 433Mb a velocidade dela, e no celular s20 fe pega 866Mb e a velocidade do plano de 500Mb vem completo.

Olhei e está 866Mb, ainda assim colado no Modem não passa de 400Mb.
 
A Claro abriu as pernas para os 500 Mbps mesmo, hein? :bem:

Em tempo: todo modem quando vai pra bridge é acessado por esse endereço.

Sobre sua velocidade, no cabo está batendo abaixo do contrato, que deveria ser pelo menos 80% do contratado. Veja se no nperf e no speedtest continua nessa faixa. O up está ok, o down é que tá abaixo.

Eu te sugiro salvar essa config do router num arquivo e resetar ele e o modem de fábrica, e começar do zero: desligando o wifi do modem da claro, o dhcp etc etc antes de setar o bridge. Aí sim ligar o asus, esperar ele pegar o ip e então testar num desses que eu mencionei. Se der os 250 ou perto dele bonitinho, aí ir configurando o asus como gosta:o(((((
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, aproveitando pra atualizar minha situação e possivelmente ajudar a quem estivesse com problemas com os docsis 3.1:

Minha conexão está absolutamente estável sem nenhuma queda há 3 dias. Os níveis virtua se mantém os mesmos, inclusive o OFDMA em 10mhz... o que me leva à conclusão que talvez nem tudo seja culpa dele.

Quando o f@st 3895 chegou aqui semana passada eu reparei que havia configs que fazia no c7 que tornavam o modem mais ou menos instável; em suma: percebia que existia um link entre o que se setava no router e em como se comportavam as quedas no modem. Notei, por exemplo, que desativar as estatísticas de tráfego diminuíram as quedas consideravelmente - embora não cessassem. Outra coisa que notei é que as quedas paravam quando eu desligava o c7 da tomada - e evidentemente tirava o f@st do bridge.

Bem, então saí fazendo testes, desativando coisas ali e ativando coisas aqui, "brincando" no router, mas buscando estabilidade com o modem em bridge. Reparei que o uso do mac personalizado que eu fazia com o cisco dpc3925 não era bem aceito pelo f@st. Colocar ele em padrão diminui bem. E por fim, desativei o nat boost (nat acceleration em outras marcas), e essa parece ter sido a chave de ouro na questão; se com a desativação de estatísticas de tráfego e uso do mac padrão do router já tornaram a conexão beeem mais estável, a desativação do nat booster parece ter terminado o serviço! É bem vdd que depois de desativar o recurso dificilmente consigo os 250mb cravados via wifi no meu s7, mas isso era esperado, já que o nat boost é recomendado ser ativado para velocidades acima de 200mb para facilitar a entrega da velocidade via wifi pra alguns dispositivos (se quiser saber mais leia aqui: https://routerguide.net/nat-acceleration-on-or-off/)

Ainda é cedo, mas já são 3 dias totalmente zerado de queda olhando o log do modem. Claro que nem tudo é explicado por isso, mas TALVEZ alguns dos problemas que têm sido encontrados pelo pessoal (principalmente os que já tinham uma conexão bem estável antes da troca pra 3.1, o que é meu caso) podem ser literalmente a ponte modem-router. Por alguma razão o protocolo docsis 3.1 pode ser mais sensível a mudanças nos routers, o que faz sentido já que esses novos modems são muito mais roteadores que os antigos e quem sabe isso gere mais conflitos entre os softwares.

Estou começando a cogitar abrir o resolvaaqui e pedir os 500mb, até pq com o 3.1 basta eles atualizarem no datacenter sem visita. Estava cabreiro com essas quedas e pensando em pedir um docsis 3.0 de volta, mas com essa estabilização acho que o bichinho do upgrade "de graça até injeção na testa" voltou a coçar hehehe

Fica de olho no TX do OFDMA. Aqui, quando estava ativo, se caísse para 30 ou menos, era certeza de quedas.
 
Minha primeira conta após migrar pros 500Mb veio uma zona. Tem 20 de crédito por despesa contestada que eu não sei nem o que é, não contestei nada. Resumindo: veio no mínimo R$15 a menos do que deveria. E o que seria esse BUSUU por R$9,33 que não tinha na fatura quando era 240Mb?

Espero que mês que vem venha os 89,99. Agora vou ter que entrar em contato pra saber o pq de ter vindo mais barato.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo