[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Código:
https://www.waveform.com/tools/bufferbloat?test-id=e2e8cdd0-341e-42fd-9e8f-b272524e6b4b

Teste na Brisanet.
 
Eu já tenho um número claro, porém pre pago! A minha ideia era tentar negociar um valor de internet fixa + algum plano móvel por uns 150,00 mensal ao invés de eu ter que pagar 120,00 da internet e 50,00 de crédito.

Não sei será possível fazer isso, mas como disse anteriormente, não custa tentar barganhar um preço melhor.

Quando chegar o momento certo eu tento fazer isso, se eu conseguir alguma coisa boa compartilho com a galera.
Eu na Claro pago 154,00 com plano de 500/50 + pós pago com 71GB. O plano do móvel está saindo por R$ 40,70. Logo quando comecei com o plano móvel pagava 59,90 numa oferta do site.
Observação: Contratei o meu móvel depois da banda larga e aí acabei virando o Combo Multi, antes apenas tinha internet.
 
Galera, comprei um Series S pra jogar Warzone mas meu ping(média fica 100ms) e os lagpikes(chegam a travar o jogo de tão altos) tornam o jogo injogável. Depois de muita reclamação e trocas de modem descobri por conta própria que meu problema é BUFFERBLOAT, e só comprando um roteador melhor poderei solucionar meu problema. Meu plano tá em 350 mbps(acho que quando aumentou de 250 pra 350 foi o que desencadeou esse problema) com modem Kaon CG3000(um pouco melhor no sinal do wi-fi do que a merda do Arris antigo).

Não, não tenho como trocar de operadora pq no meu prédio o quadro da Vivo está cheio e a Tim e a Oi não atendem aqui na rua.

Portanto gostaria de saber se comprando um TP-Link Archer C6 V3 eu conseguiria resolver meu problema de bufferbloat com o QoS do firmware original ou instalando um OpenWrt. Já gastei uma nota no Series S então ficaria pesado pra mim gastar mais ainda num modem mais poderoso.

Segue minha nota do teste bufferbloat(às vezes oscila pra C e D):
CxoGYN9.png
Lembre-se que buffebloat acontece quando a conexão é saturada, ou seja, o roteador não prioriza os pacotes de aplicações sensíveis como jogos, voip e etc, e com isso eles ficam "agarrados" no roteador, aumentando o ping.

Exemplo:

Download sem SQM\QoS.
2k0ZEvm.png


Download com SQM\QoS ativado
AOYwg9N.png

Agora SQM não vai abaixar esse seu ping base de 100ms que vc fala ou resolver ping spikes caso esses ping spikes tenham como fonte algo fora da sua rede. Vc chegou a testar a conexão sem saturar a mesma para um ip com um pc conectado via cabo direto no modem para ver se rola ping spikes? O xbox vc está rodando ele no wifi ou no cabo?

Opa cara, eu tenho aqui o Arris TG1692a e uso em bridge com o Archer C6 V3.2.
Esses são os meus resultados do teste.
Sem QOS:
Captura-de-tela-2022-02-28-100744

Com QOS:
com-qos

E outra coisa, o QOS desse roteador é estranho, eu percebi que se escolher no speedtest um servidor da claro móvel ele não limita a velocidade, ja no servidor da Claro net vírtua ele limita a velocidade. Se usar o teste de conexão única.
Ou o QoS está configurado errado, ou ele não está funcionando corretamente nesse firmware d tp-link, ou a implementação da tp-link é bem ruim. De qualquer forma, eu não acho que o C6 consiga fazer SQM\QoS de uma conexão de 350mb devido ao cpu fraco.
 
Última edição:
Lembre-se que buffebloat acontece quando a conexão é saturada, ou seja, o roteador não prioriza os pacotes de aplicações sensíveis como jogos, voip e etc, e com isso eles ficam "agarrados" no roteador, aumentando o ping.

Exemplo:

Download sem SQM\QoS.
2k0ZEvm.png


Download com SQM\QoS ativado
AOYwg9N.png

Agora SQM não vai abaixar esse seu ping base de 100ms que vc fala ou resolver ping spikes caso esses ping spikes tenham como fonte algo fora da sua rede. Vc chegou a testar a conexão sem saturar a mesma para um ip com um pc conectado via cabo direto no modem para ver se rola ping spikes? O xbox vc está rodando ele no wifi ou no cabo?


Ou o QoS está configurado errado, ou ele não está funcionando corretamente nesse firmware d tp-link, ou a implementação da tp-link é bem ruim. De qualquer forma, eu não acho que o C6 consiga fazer SQM\QoS de uma conexão de 350mb devido ao cpu fraco.
Aqui uso sem QOS e meu resultado é A+.
 
Amigos boa tarde. Hoje é o dia da instalação da Claro fone aqui na minha avó. Uma dúvida: aqui ela tem 2 telefones fixos ligados na mesma linha. Na sala sai a linha e tem uma extensão pro quarto. No caso tem como ligar esses 2 telefones no claro fixo fixo na mesma linha? O modem que eles vão colocar, suporta dois telefones simultaneamente?
 
Amigos boa tarde. Hoje é o dia da instalação da Claro fone aqui na minha avó. Uma dúvida: aqui ela tem 2 telefones fixos ligados na mesma linha. Na sala sai a linha e tem uma extensão pro quarto. No caso tem como ligar esses 2 telefones no claro fixo fixo na mesma linha? O modem que eles vão colocar, suporta dois telefones simultaneamente?
Normal. Basta plugar um fio no modem e fazer a divisão por emenda ou adaptador para os dois telefones.
 
Aqui uso sem QOS e meu resultado é A+.
Ai depende de varias variáveis, roteador utilizado, provedor, tipo de bufferbloat, ou seja, um bufferbloat gerado por um download http é muito mais fácil de lidar do que um bufferbloat gerado por trocentas conexões em um torrent por exemplo.
 
Mas no modem não dá pra ligar 2 aparelhos de telefone? O modem da Oi fibra na minha casa tem 2 saidas
as saidas no modem são para linhas independerdes. em outras palavras vc pode contratar 2 linhas na operadora e ela entrega no mesmo modem, plano pme é isso ae tenho 2 linhas e uso as duas portas no modem.

pra ter extensão de um numero é mesma coisa que sempre foi feito com linha analógica antiga, só derivar o cabo que sai de 1 porta do modem pra ate vários aparelhos, só não abusar se não pode queimar a saido do modem por sobrecarga, ou usa aparelho sem fio que não consome energia da porta do modem.
 
Bom dia pessoas, estou com um pequeno problema aqui e gostaria de saber se alguém pode me ajudar.

Tenho um plano da claro de 500mb coaxial e até essa semana usava apenas o modem/roteador deles mais por preguiça e por falta de opções decentes no mercado nacional.
Cansei de passar raiva, criei coragem e peguei um xiaomi ax 6000 da china que chegou nessa semana, ai vem o problema:

Desativei o wifi do roteador claro e coloquei ele em modo bridge e o sinal e a estabilidade com o roteador xiaomi ficam maravilhosos e nem pendurando tudo que eu tenho junto como teste sinto engasgos , porem aproximadamente após 24h de uso o sinal do modem da claro simplesmente para e o roteador acende um led laranja e eu preciso desligar e ligar o modem ou então fazer um reset de fabrica e recolocar em bridge ( 2 dias tive que fazer reset e 1 dias fiz reset de fabrica), tem alguma configuração extra que devo fazer no modem?
estou usando dns da cloudflare diretamente no roteador

o modelo do modem é TC3102 da Technicolor
coloque o modem em router desativa: wi-fi, todo firewall, upnp, dhcp e depois coloque em bridge
 
Gente, a internet da claro aqui no RJ há uns 3 dias está engasgando bastante, quando faço speedtest a banda está em 635/36 certinho, porem em streaming está travando os videos e continuando, jogos desconectando e voltando uns 10 segundos depois, sites em determinados momentos ficam sem resposta e depois abre vale apena reclamar? como posso identificar o que tá errado?
 
@KILLME , você sabe dizer se a ONU Ufiber Loco funcionaria na rede GPON da Claro como neste caso aqui?
Acessando a ONT só dá para ver a PON Serial. Não achei nada de SLID.
 
Opa cara, eu tenho aqui o Arris TG1692a e uso em bridge com o Archer C6 V3.2.
Esses são os meus resultados do teste.
Sem QOS:
Captura-de-tela-2022-02-28-100744

Com QOS:
com-qos

E outra coisa, o QOS desse roteador é estranho, eu percebi que se escolher no speedtest um servidor da claro móvel ele não limita a velocidade, ja no servidor da Claro net vírtua ele limita a velocidade. Se usar o teste de conexão única.
Cara estranho o QoS não funcionar, tá configurado certo? com OpenWrt deve funcionar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

já tentou reduzir um pouquinho do upload ? tipo deu 20Mbps deixa em 19 e testa, se o problema for com o download vale o teste tbm
aqui resolveu !
Ainda não comprei o roteador, o modem da Claro nem tem opção de QoS.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Caralho, aqui achei que tava ruim dando B...
Não é qualquer roteador que vai te possibilitar fazer SQM pra reduzir esse bufferbloat hein...
Recomendo ver o tópico https://forum.adrenaline.com.br/thr...a-pi-x86-e-etc.690717/page-28#post-1075993811

Talvez o nanopi r2s seja suficiente pra você (250 reais+-)
Eu preciso de pelo menos 2 portas ethernet pro PC e pro Xbox, dá pra colocar em bridge por wifi?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Código:
https://www.waveform.com/tools/bufferbloat?test-id=e2e8cdd0-341e-42fd-9e8f-b272524e6b4b

Teste na Brisanet.
Caramba, inveja desse ping no Nordeste. Aqui em Recife não tem Brisanet ainda. Onde vc mora? Ping fica baixo assim em jogos?
 
@KILLME , você sabe dizer se a ONU Ufiber Loco funcionaria na rede GPON da Claro como neste caso aqui?
Acessando a ONT só dá para ver a PON Serial. Não achei nada de SLID.

Se dá eu não sei, mas o serial é a única coisa que você precisa além de ter os dados das VLAN's.
 
Se dá eu não sei, mas o serial é a única coisa que você precisa além de ter os dados das VLAN's.
Quando o técnico fez a instalação aqui, eu não reparei qual informação da etiqueta da ONT ele usou para habilitá-la. Com relação a VLANS, na interface da ONT não achei nada sobre isso.
 
Na ONT Humax HP610 não dá para ver isso. Pelo que eu me lembro nem no modo router tem esta informação. Vou ver com o meu irmão se na ONT dele tem estas informações pois a dele é de outro fabricante.
 
Na ONT Humax HP610 não dá para ver isso. Pelo que eu me lembro nem no modo router tem esta informação. Vou ver com o meu irmão se na ONT dele tem estas informações pois a dele é de outro fabricante.
A informação é essa aí, caso vc utilize uma ONT de outro fabricante são esses dados que vc precisa colocar para funcionar tudo. Se for só internet só a 2_INTERNET_R_VID_11 (VLAN 11, ipv4/6) que precisa.

No Humax tem a info, mas vc precisa mudar o cookie userRole de admin para technician, aí vai abrir a opção WAN:

xnt4Igp.png
 
A informação é essa aí, caso vc utilize uma ONT de outro fabricante são esses dados que vc precisa colocar para funcionar tudo. Se for só internet só a 2_INTERNET_R_VID_11 (VLAN 11, ipv4/6) que precisa.

No Humax tem a info, mas vc precisa mudar o cookie userRole de admin para technician, aí vai abrir a opção WAN:

xnt4Igp.png
Essa tela ai só aparece com a ONT em modo router, certo?
2022-02-28-20-44-37-Claro.jpg

Como faz para fazer isso?
"No Humax tem a info, mas vc precisa mudar o cookie userRole de admin para technician, aí vai abrir a opção WAN:"
 
Última edição:
Deve ser algum update que tirou esse "hack".


Huawei HG8245Q2
Tive que voltar a ONT para o modo router. Ai funcionou a sua dica de mudar o cookie "userRole" para "technician". @GustavoFer teste ai e veja se funciona.
2022-02-28-22-16-16-Claro.jpg


A questão que fica é se o GPON da Claro só usa o PON serial para liberar o sinal ou se é necessário clonar o MAC da ONT também.
O que seria este "Community Wi-Fi"? O "Management" imagino que seria o acesso remoto feito pela Claro.
 
Tive que voltar a ONT para o modo router. Ai funcionou a sua dica de mudar o cookie "userRole" para "technician". @GustavoFer teste ai e veja se funciona.
2022-02-28-22-16-16-Claro.jpg


A questão que fica é se o GPON da Claro só usa o PON serial para liberar o sinal ou se é necessário clonar o MAC da ONT também.
O que seria este "Community Wi-Fi"? O "Management" imagino que seria o acesso remoto feito pela Claro.

Aqui é só serial, tanto que nem uso o MAC original da ONT.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo