[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Acho que vou entrar na brincadeira também e comprar um NanoPi R4S.
@Arris eu vi eu seus posts que você utiliza APs da Ubiquit. Você usa um switch PoE ai? Eu estava pensando em usar o NanoPi com um Switch PoE + 2 Aps Ubiquits tipo este aqui:
Só precisaria ver o switch PoE. Alguém recomenda algum?
Olá.
Eu uso 2 AP
1 U6 lite (não recomendo)
1 U6 LR recomendo

Não recomendo o lite porque pelo preço e performance vale muito mais a pena vc pegar um roteador chinês e usar como AP tipo AX1800.

O LR e o Pro(não tem no Br ainda) valem a pena sim, seja pela estética, estabilidade e etc.

Eu uso injetor POE que consta na própria página do produto no site da ubiquiti de cada AP.
Lembrando que da para hospedar o unifi controller no docker do NanoPi.

Lembrando que da para hospedar o unifi controller no docker do NanoPi.

Sim
Se o seu objetivo é prender no teto e levar energia pelo cabo de rede ele é uma ótima opção. Do contrário recomendo ir no tópico de Redes mesh aqui no adrena e pedir dicas ao @tecpix

Switch poe acho que só vale a pena se você tiver muito bem organizado os cabos na sua casa, pois vai ter que sair um cabo longo pra áreas opostas do imóvel.

Com injetor POE dependendo pode ser mais fácil.
Vou partir para as compras então. A minha ideia é substituir os roteadores RT-AC68U e o RT-AC86U pelos APs da Ubiquit fixados no teto pois conseguiria melhorar a distribuição do sinal WIFI e melhorar a estética também. Ai o NanoPi iria ser o roteador conectado a ONT em bridge.
O NanoPi suporta VPN como cliente e servidor também?
@Arris, os APs U6 LR não possuem função Mesh, sendo assim você configura a potência do sinal para que seja feita uma transição suave entre os APs, certo? Funciona tão bem quanto uma rede Mesh? Qual switch você usa ai?

Vou partir para as compras então. A minha ideia é substituir os roteadores RT-AC68U e o RT-AC86U pelos APs da Ubiquit fixados no teto pois conseguiria melhorar a distribuição do sinal WIFI e melhorar a estética também. Ai o NanoPi iria ser o roteador conectado a ONT em bridge.
@Arris, os APs U6 LR não possuem função Mesh, sendo assim você configura a potência do sinal para que seja feita uma transição suave entre os APs, certo? Funciona tão bem quanto uma rede Mesh? Qual switch você usa ai?
Quanto a VPN server, tem muita informação aqui:

Openwrt basicamente suporta tudo.

O arris não conseguiu configurar, porém, no caso dele tem alguma coisa de errado, seja com o cartão SD ou com a fonte ou com o gravador de cartão sd dele gravando de "forma porca"? Pois o comportamento que estava tendo com ele, é totalmente fora do padrão, como o opkg update demorando 30 min para completar ou a build snapshot direto do master do openwrt não dando boot!

OBS: Eu testei aqui @Arris, gerei a snapshot e ela deu boot de boa.

Parece ser original o extreme pro
O problema deve ser ou o adaptador USB ou a fonte quick charge

Última edição:
Olhei a wiki da friendlyelec e clonei o friendly wrt em uma maquina virtual ubuntu 18.04...

Pois bem, fiz algumas alterações simples aqui:
  • Como remover todos aqueles pacotes de linguagens que vem na build
  • Mudei o ip default para 10.0.1.1
  • Inclui os pacotes do openvpn por padrão
  • Adicionei o tema openwrt2020
35ynuHb.png

Agora vou tirar umas duvidas com o dev la da friendlyelec via e-mail e também tentar remover esses drivers extras que estão incluídos ai e mexer na afinidade da CPU.

Nos últimos dias tenho pensado seriamente em substituir meu udm-pro por um udm-pro se, assim eu poderia vender o switch poe atual e com a grana compraria um netgate 6100, porém, o fato do udm e do netgate não terem um switch chip me faz pensar se essa mudança valeria a pena, já que a ideia é usar as saídas lan de 2.5GbE para conectar meu servidor < ao > desktop.

O equipamento é caro com força, é verdade, mas acredito que montar algo similar custaria mais caro. Opiniões ?

Brother, quem disse que os U6 LR não possuem mesh?
Possuem sim, inclusive melhores que esses kit mesh Intelbras e TP Link.
Porém, você precisa ter outro AP Unifi e fazer a configuração correta para funcionamento. Não precisa ajustar potência, o próprio AP faz a transição da maneira correta entre os pontos.

uma dúvida:
no provedor de esquina é IP provado, mas notei que ao usar torrent com vpn, consigo fazer upload e downloads normalmente.
O encaminhamento de portas acontece, neste caso com uso de vpn, no provedor ou na VPN? No xbox nada mudou em relação a NET que é IP público, continua NAT Moderado.
Outra coisa, usam um mikotik, acho q é uma RB750 pra distribuir a rede no prédio
:nps2:

uma dúvida:
no provedor de esquina é IP provado, mas notei que ao usar torrent com vpn, consigo fazer upload e downloads normalmente.
O encaminhamento de portas acontece, neste caso com uso de vpn, no provedor ou na VPN?
É na vpn, caso a mesma suporte fazer isso é claro.

No xbox nada mudou em relação a NET que é IP público, continua NAT Moderado.
Outra coisa, usam um mikotik, acho q é uma RB750 pra distribuir a rede no prédio
:nps2:
Era para o nat ficar aberto.

Blz então, estou usando fastestvpn só para torrent, chegando até 250Mbps num link de 300.
Quando eu usei mikrotik tinha qua fazer os encaminhamentos de portas criando regra ou Ativando o upnp
No caso se você tá usando a VPN tem que fazer para o encaminhamento para a VPN
Só que isto era muito chato pq tiva as portas certinha ai para usar a VPN tinha que desativar os encaminhamentos que sai pela Wan e ativar para a VPN então deixava o upnp ativo que era bem melhor

Olá.
Eu uso 2 AP
1 U6 lite (não recomendo)
1 U6 LR recomendo

Não recomendo o lite porque pelo preço e performance vale muito mais a pena vc pegar um roteador chinês e usar como AP tipo AX1800.

O LR e o Pro(não tem no Br ainda) valem a pena sim, seja pela estética, estabilidade e etc.

Eu uso injetor POE que consta na própria página do produto no site da ubiquiti de cada AP.

Aproveitando o papo sobre Acess Points, alguém com alguma opinião sobre os APs da TP-Link Omada, como o EAP245 e 225 ?
Vou partir pra um roteador x86 e vou precisar de 2 APs, serão ligados por cabo ao roteador. Internet de 500MB. Não preciso de WIFI6. Serão montados no teto e preciso de algo com essa estética mais clean, sem antenas aparentes.

Última edição:
Aproveitando o papo sobre Acess Points, alguém com alguma opinião sobre os APs da TP-Link Omada, como o EAP245 e 225 ?
Vou partir pra um roteador x86 e vou precisar de 2 APs, serão ligados por cabo ao roteador. Não preciso de WIFI6. Serão montados no teto e preciso de algo com essa estética mais clean, sem antenas aparentes.

Última edição:
Mais pelo que eu li, o omada tem a vantagem de tu não ter que ligar com controlador igual é na ubiquiti.
Vc pode configurar pelo app do celular ou instalar a controladora 1x pra configurar e depois nunca mais se quiser

Essa Boi fibra é foda, tava fazendo outra build aqui(com mais pacotes integrados e apenas linguagem inglês), tive que começar de novo! Na hora que baixar as coisas do git do openwrt, só timeout! Agora passou o horário de pico ai está indo.

Última edição:
Essa Boi fibra é foda, tava fazendo outra build aqui(com mais pacotes integrados e apenas linguagem inglês), tive que começar de novo! Na hora que baixar as coisas do git to openwrt, só timeout! Agora passou o horário de pico ai está indo.

Não tem outra opção na região?

Vivo Fibra é vida, usava Net, qdo chovia o sinal oscilava ou caia de vez, agora só alegria.

Não tem outra opção na região?

Vivo Fibra é vida, usava Net, qdo chovia o sinal oscilava ou caia de vez, agora só alegria.
Tem nada, só tem provedor pequeno com cgnat como a sumicity ou provedor pequeno, caro e duvidoso, como:

Aqui na cidade de Petrópolis até 2017 era só boi adsl\vdsl e um provedor HFC bem meia boca! Ai de 2017 para cá chegou a net que mal cabeou a cidade com o HFC deles e trocentos provedores pequenos de fibra!

Entre 2017 e meio de 2019 usei 3 provedores pequenos de fibra diferentes, todos eram zuados com rede saturada em horário de pico, perda de pacote ou quedas! Só passei raiva e gastei uns 300-400 pila com instalação! Depois veio a Boi fibra com suas rotas adsl\vdsl e sua ultima milha FTTH rsrs, eu comparei a boi fibra com os 3 provedores pequenos FTTH que eu tinha usado + net aqui na cidade de um colega e a boi fibra perda em rota para todos, inclusive a net hfc! Porém, ela na época estava estável em horário de pico! Só que de 2020 para cá virou uma desgraça no horário de pico, é 6 ou mais horas que muitas coisa fica ruim de usar, se for internacional então fudeu, pois é tudo!

Boi pelo menos tem ip válido e não cai, ultima milha deles é top! Agora o backbone? É adsl\vdsl disfarçado de fibra.

Estou na espera de uma vivo fibra, claro fibra e etc! Porém, parece que a Boi falindo é mais rápido para cabear e expandir do que as outras? Porra, mais como assim?

Agora ta indo:

yXObCue.png

Também estou tentando atualizar o friendlywrt para versão 21.02.2 do openwrt, pois saiu o service pack poucos dias atrás. Atualmente o friendlywrt está na build 21.02.1 do openwrt.

Vc usa o nordvpn no nanopi pra resolver esses problemas?
Eu até iria fazer isso, mais porra tem site que fica de frescura com vpn como o próprio forum aqui! Então eu uso um navegador para o forum e sites problemáticos através to split tunneling da nord e o resto eu uso no meu principal com nord em horário de pico!

Tive que reiniciar a build duas vezes, toda hora que chegava na parte de baixar coisas do git.openwrt.org dava timeout!

Tem nada, só tem provedor pequeno com cgnat como a sumicity ou provedor pequeno, caro e duvidoso, como:

Aqui na cidade de Petrópolis até 2017 era só boi adsl\vdsl e um provedor HFC bem meia boca! Ai de 2017 para cá chegou a net que mal cabeou a cidade com o HFC deles e trocentos provedores pequenos de fibra!

Entre 2017 e meio de 2019 usei 3 provedores pequenos de fibra diferentes, todos eram zuados com rede saturada em horário de pico, perda de pacote ou quedas! Só passei raiva e gastei uns 300-400 pila com instalação! Depois veio a Boi fibra com suas rotas adsl\vdsl e sua ultima milha FTTH rsrs, eu comparei a boi fibra com os 3 provedores pequenos FTTH que eu tinha usado + net aqui na cidade de um colega e a boi fibra perda em rota para todos, inclusive a net hfc! Porém, ela na época estava estável em horário de pico! Só que de 2020 para cá virou uma desgraça no horário de pico, é 6 ou mais horas que muitas coisa fica ruim de usar, se for internacional então fudeu, pois é tudo!

Boi pelo menos tem ip válido e não cai, ultima milha deles é top! Agora o backbone? É adsl\vdsl disfarçado de fibra.

Estou na espera de uma vivo fibra, claro fibra e etc! Porém, parece que a Boi falindo é mais rápido para cabear e expandir do que as outras? Porra, mais como assim?

Ta doido, não arriscaria mini provedores caseiros por nada.

O lance da Boi (gostei do apelido) que foi aquela mega fusão corrupta, juntou Telebrás, Telemar, Telerj, Brasil Telecom e Portugal Telecom, era pra ser uma Telecom incrível... mas a história mostra o que acontece com quem começa errado.

Porem a Boi Fibra continua, venderam a parte móvel e TV, mas acho que é questão de tempo até perecer, não da para competir sem os combos TV + Banda Larga + Celular + Fixo + SVAs.

A empresa da vez mesmo em fibra é a FiBrasil, está vendendo infra estrutura completa pra B2B e B2C, fazem a chatice que as operadoras não querem fazer e por um preço melhor.

Build feita:

Q2RAsCE.png

Quem quiser testar:

Mudanças:

Openwrt 21.02.1 -> 21.02.2

Pacotes Removidos:

Todos os pacotes de linguagem, ficou só inglês mesmo! Tirando os pacotes de linguagem desnecessários, não vejo necessidade de remover mais nada.

Pacotes adicionados:
  • banip(para aparecer na interface tem que instalar o luci-app-banip, eu esqueci de adicionar esse rsrs)
  • htop
  • nano-plus
  • collectd-mod-ping(para monitorar ips e gerar gráfico simples de ping, perda e jitter)
  • tcpdump(para gerar consultas rápidas no adblock e no banip caso vc queira achar um hostname\ip para colocar na whitelist ou na blacklist)
  • strongswan-full
  • libreswan
  • openvpn
  • vpn-policy-routing
  • wireguard
Falta:

Acertar o cpu afinity, porém, eu já achei o arquivo:

FPbwmtr.png

E fazer o processo da build atualizar os pacotes quando fizer o build, pois os pacotes ainda estão vindo desatualizados!

O ip é 192.168.2.1, ou seja, voltei para o default ao invés de forçar 10.0.1.1 em quem não quer rsrs, já que 192.168.xxx.xxx é mais usado. Senha permanece password.

Era para ter ficado pronto lá pelas 22:00 da noite, essa boi me fudeu kkkkkkkk Vou instalar a nord na maquina virtual só para fazer o build, nem para isso essa boi presta.

Última edição:
Vou partir pra um roteador x86 e vou precisar de 2 APs, serão ligados por cabo ao roteador. Internet de 500MB. Não preciso de WIFI6. Serão montados no teto e preciso de algo com essa estética mais clean, sem antenas aparentes.
Em 2022 não faz sentido adquirir AP que não seja wi-fi 6. Minha opinião.

Users who are viewing this thread

Voltar