[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

Vou aguardar mesmo.
Já fiquei 2 dia vendo coisa no nano sem parar, agora vou relaxar e curtir um Elden ring kkkk.
Daqui uns 15-30 dias quando tudo chegar eu testo de novo e posto aqui no tópico

A leitura do extreme é ruim?
Eu tava com receio de pegar um Ultra na ali e ser falsificado, pois vários anúncios custavam metade do extreme
Pelo preço (80) acho que não seria falso rsrs

Longe de ser ruim, é um dos melhores, acima do Extreme, só o Extreme Plus e Pro.

O lance é que algo está atrapalhando a performance, pode ser o MicroSD, fonte ou até mesmo o NanoPi com defeito, vai saber...

Sobre o MicroSD:

Velocidade - Padrão até Classe 10 e Ultra Velocidade de UHS-1 ou U1 até UHS-3 ou U3.
Obs: Todo UHS tambem é Classe 10, por isso vem marcado sempre os 2 padrões de velocidade.

App Performance - Por causa dos celulares Android, mais relacionado aos IOPS (input output per second) pro App não ficar lento.
A1 até A3 - O tempo de resposta é mais importante que a taxa de transferência.

Video Performance - As GoPro sofriam no começo, arquivo corrompido ou vídeo com artefatos.
V10 até V30 - Garante escrita continua e sustentável, principalmente qdo o cartão estava ficando cheio. Tinha cartão que a gente usava só até a metade e tinha que descarregar.

Tudo isso é valido, se o hardware onde for usado tiver suporte, a gente nem sabe qual a velocidade do slot MicroSD do NanoPi... duvido que seja UHS.

Um simples Classe 10 é mais do que suficiente, uma analogia seria usar picanha para fazer hambúrguer.

Qdo eu fechar as configurações e ver que cabe num menor, vou colocar num menor mais simples que estiver sobrando.
 
Longe de ser ruim, é um dos melhores, acima do Extreme, só o Extreme Plus e Pro.

O lance é que algo está atrapalhando a performance, pode ser o MicroSD, fonte ou até mesmo o NanoPi com defeito, vai saber...

Sobre o MicroSD:

Velocidade - Padrão até Classe 10 e Ultra Velocidade de UHS-1 ou U1 até UHS-3 ou U3.
Obs: Todo UHS tambem é Classe 10, por isso vem marcado sempre os 2 padrões de velocidade.

App Performance - Por causa dos celulares Android, mais relacionado aos IOPS (input output per second) pro App não ficar lento.
A1 até A3 - O tempo de resposta é mais importante que a taxa de transferência.

Video Performance - As GoPro sofriam no começo, arquivo corrompido ou vídeo com artefatos.
V10 até V30 - Garante escrita continua e sustentável, principalmente qdo o cartão estava ficando cheio. Tinha cartão que a gente usava só até a metade e tinha que descarregar.

Tudo isso é valido, se o hardware onde for usado tiver suporte, a gente nem sabe qual a velocidade do slot MicroSD do NanoPi... duvido que seja UHS.

Um simples Classe 10 é mais do que suficiente, uma analogia seria usar picanha para fazer hambúrguer.

Qdo eu fechar as configurações e ver que cabe num menor, vou colocar num menor mais simples que estiver sobrando.
Se usar só pro sistema openwrt um cartão de 2GB é suficiente. Difícil é achar de 2GB barato, então uso de 32 ou 64 GB mesmo.
 
Vou aguardar mesmo.
Já fiquei 2 dia vendo coisa no nano sem parar, agora vou relaxar e curtir um Elden ring kkkk.
Daqui uns 15-30 dias quando tudo chegar eu testo de novo e posto aqui no tópico

A leitura do extreme é ruim?
Eu tava com receio de pegar um Ultra na ali e ser falsificado, pois vários anúncios custavam metade do extreme
Pelo preço (80) acho que não seria falso rsrs
Uma dúvida; As outras vezes que você formatou também era lento assim?
 
Uma dúvida; As outras vezes que você formatou também era lento assim?
Sempre que formatei ele gravou em 20mb/s. Agora não sei se o problema é o adaptador 100% vagabundo ou o SD Card.
Nos comentários do produto tinha várias pessoas recomendando e falando que era original de fato.
Não sei então

Esse que usei era Extreme Pro 32gb
Comprei o Extreme de 64gb de outro vendedor. Tomara que não dê ruim também kkkk
 
Sempre que formatei ele gravou em 20mb/s. Agora não sei se o problema é o adaptador 100% vagabundo ou o SD Card.
Nos comentários do produto tinha várias pessoas recomendando e falando que era original de fato.
Não sei então

Esse que usei era Extreme Pro 32gb
Comprei o Extreme de 64gb de outro vendedor. Tomara que não dê ruim também kkkk
Mas pra aplicar as alterações no OpenWRT também sempre foi lento?

Eu acredito que o problema seja o adptador.
 
Mas pra aplicar as alterações no OpenWRT também sempre foi lento?

Eu acredito que o problema seja o adptador.
Tomara que você esteja certo nisso. Peguei um adaptador usb 3.0 da ugreen.

O opkg update sempre deu problema quando era build diferente da friendlyarm.

Eu não sei se precisa fazer algum procedimento de formatação do SD antes de usar o win32disk imager ou o balena etcher. @xShARkx

Parece que a mikrotik melhorou a implementação do cake. O desempenho está quase tão bom quanto o que estava aqui no nanopi r4s. (Porém PPPOE é sofrível no routeros)
 
Tomara que você esteja certo nisso. Peguei um adaptador usb 3.0 da ugreen.

O opkg update sempre deu problema quando era build diferente da friendlyarm.

Eu não sei se precisa fazer algum procedimento de formatação do SD antes de usar o win32disk imager ou o balena etcher. @xShARkx

Parece que a mikrotik melhorou a implementação do cake. O desempenho está quase tão bom quanto o que estava aqui no nanopi r4s. (Porém PPPOE é sofrível no routeros)
Eu tenho a mania de com um editor de partição deletar todas as partições do cartão sd e depois criar uma ntfs para que o programa que eu for usar para gravar o openwrt detecte com sucesso o cartão sd, pois percebi que sem essa partição tem hora que não aparecia no win32disk.

Mais que tem algo esquisito ai tem, aqui qualquer build que eu use, seja a da friendly arm, aquela do github ou a snapshot gerada direto do master do openwrt, o opkg update sempre vai rápido e é consistente! Mais ai no seu caso ele estava super esquisito!

Quanto a cake no mikrotik melhorar isso é bom, porém, os caras estão anos atrasados, no openwrt tem cake desde 2019 ou antes! Fora que é como tu falou, pppoe ai é sofrível e vc está a merce disso, já no opeenwrt como vc viu, caso quem desenvolve fizer algo que não tem atende ou agrada, vc pode mudar como o cpu affinity na build da friendly arm que estava setada para um núcleo só e a gente espalhou para 4 núcleos! No openwrt, vc não fica refém de ninguém, o único limitante é esforço e conhecimento.
 
Última edição:
Parece que a mikrotik melhorou a implementação do cake. O desempenho está quase tão bom quanto o que estava aqui no nanopi r4s. (Porém PPPOE é sofrível no routeros)
O PPPoE funciona em multithreading em outros sistemas como pfsense e openwrt ? Caso não, acredito que isso seja uma limitação do próprio protocolo...
 
O PPPoE funciona em multithreading em outros sistemas como pfsense e openwrt ? Caso não, acredito que isso seja uma limitação do próprio protocolo...
Usando as mesmas configs quanto a cpu affinity para IRQ e queues, o meu uso de CPU com IPoE na boi fibra e o uso de cpu do @Arris com PPPoE era o mesmo e usando 4 nucleos dos 6 do nano pi.

Fora isso temos alguns benchmarks aqui de mesmo hardware que acho que da para ter uma ideia quanto a otimização para PPPoE no openwrt?

encurtador.com.br/alFHS

tive que postar com o encurtador porque o forum está trolando com esse link.
 
Tomara que você esteja certo nisso. Peguei um adaptador usb 3.0 da ugreen.

O opkg update sempre deu problema quando era build diferente da friendlyarm.

Eu não sei se precisa fazer algum procedimento de formatação do SD antes de usar o win32disk imager ou o balena etcher. @xShARkx

Parece que a mikrotik melhorou a implementação do cake. O desempenho está quase tão bom quanto o que estava aqui no nanopi r4s. (Porém PPPOE é sofrível no routeros)
Essa luta com o cartão sd foi tão grande que até o Mikrotik voltou a parecer interessante
:tom:



:badass:
 
Dólar tá 5.12
Para quem quer comprar algo Aliexpress ainda tá com o dólar a 5.01 acho que atualiza as 12h de Brasília
 
Qual que vc pegou?
comprei este
comprei na shopee com o cupom
Qau61tG.jpg
OLoxw9h.jpg
 
Um gringo dando um parecer quanto a temperaturas e consumo de energia do NanoPi R4S la no forum do openwrt:

DfUj288.png


Resumindo, em idle consome 2.7 Watts e em full load é 8 Watts isso na snapshot direto do master do openwrt aonde o clock é 1.8 GHz nos núcleos A72 e 1.4 GHz nos núcleos A53!

Já na build da friendly arm o clock é 2.0 GHz nos núcleos A72 e 1.5 GHz nos núcleos A53. E para quem é mais hardcore, da para subir o clock dos núcleos A72 até 2.2 GHz e dos núcleos A53 até 1.8 GHz.
 
Ontem o correios não quis entregar o meu NanoPi é só foi entregar hoje cedo.
Depois irei começar a configurar ele (ou tentar rsrs).
Irei utilizar a build da friendly mesmo
 
Acho que vou entrar na brincadeira também e comprar um NanoPi R4S.
@Arris eu vi eu seus posts que você utiliza APs da Ubiquit. Você usa um switch PoE ai? Eu estava pensando em usar o NanoPi com um Switch PoE + 2 Aps Ubiquits tipo este aqui:
Só precisaria ver o switch PoE. Alguém recomenda algum?
 
Acho que vou entrar na brincadeira também e comprar um NanoPi R4S.
@Arris eu vi eu seus posts que você utiliza APs da Ubiquit. Você usa um switch PoE ai? Eu estava pensando em usar o NanoPi com um Switch PoE + 2 Aps Ubiquits tipo este aqui:
Só precisaria ver o switch PoE. Alguém recomenda algum?
Olá.
Eu uso 2 AP
1 U6 lite (não recomendo)
1 U6 LR recomendo

Não recomendo o lite porque pelo preço e performance vale muito mais a pena vc pegar um roteador chinês e usar como AP tipo AX1800.

O LR e o Pro(não tem no Br ainda) valem a pena sim, seja pela estética, estabilidade e etc.

Eu uso injetor POE que consta na própria página do produto no site da ubiquiti de cada AP.
 
Olá.
Eu uso 2 AP
1 U6 lite (não recomendo)
1 U6 LR recomendo

Não recomendo o lite porque pelo preço e performance vale muito mais a pena vc pegar um roteador chinês e usar como AP tipo AX1800.

O LR e o Pro(não tem no Br ainda) valem a pena sim, seja pela estética, estabilidade e etc.

Eu uso injetor POE que consta na própria página do produto no site da ubiquiti de cada AP.
Você se refere a este aqui?
 
Você se refere a este aqui?
Sim
Se o seu objetivo é prender no teto e levar energia pelo cabo de rede ele é uma ótima opção. Do contrário recomendo ir no tópico de Redes mesh aqui no adrena e pedir dicas ao @tecpix

Switch poe acho que só vale a pena se você tiver muito bem organizado os cabos na sua casa, pois vai ter que sair um cabo longo pra áreas opostas do imóvel.

Com injetor POE dependendo pode ser mais fácil.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo