Então galera, hoje um técnico da Claro realizou a visita técnica e confirmou o problema de velocidade abaixo dos 400Mbit.
O que ele fez foi a troca do aparelho, de um Sagemcom F@st 3895 para um Technicolor TC3102, porém não resolveu o problema de velocidade também. Aliás, esse TC3102 é melhor ou pior em relação ao F@st 3895? Notei que a interface do Technicolor é mais lenta, porém parece ter mais opções.
O técnico achou estranho também pois os níveis de sinal estão okay de acordo com ele. Problema de perfil no modem ele disse que não tem acesso, porém segunda-feira alguém de nome Débora me ligou do setor técnico e resetou o modem durante a ligação, dizendo que em mudança de plano às vezes acontece "isso". Se não é problema de rede externa e nem de perfil, o que pode ser mais?
Então, mais ninguém tem alguma sugestão do que poderia ser o meu problema de velocidade?
Outra dúvida: qual equipamento é melhor? F@st 3895 ou TC3102?
Só pra atualizar, hoje alguém da ouvidoria da Claro me ligou e, apesar de bastante educado e gentil esclarecendo várias outras dúvidas a respeito dos serviços da Claro, não resolveu meu problema de velocidade, alegando que mesmo os resultados do Speedtest repetidamente dando abaixo de 400Mbit, no final do mês a operadora irá fornecer os 80% de velocidade média regulamentada pela Anatel, o que não é verdade. Aí eu pensei: bom, já que eu tou recebendo quase sempre entre ~300-390Mbit, vou reduzir o plano para 350MB, pois só estaria deixando de receber uns ~50MB no final das contas (e olha lá). Enfim, o atendente da ouvidoria me ofereceu um bom desconto na próxima fatura, e reduzimos o plano de 500MB para 350MB, reduzindo R$10,00 no valor do plano (de R$99,99 por R$89,99). Achei bom negócio até.